Transformação de padrões centroafricanos no samba urbano do Rio de Janeiro: 1933-1978

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Menezes, Enrique Valarelli
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista do Instituto de Estudos Brasileiros
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/149634
Resumo: Este artigo pretende identificar, pelo viés da análise musical, transformações de padrões centro-africanos (linhas-guia em particular) no samba urbano do sudeste brasileiro, à luz do processo colonial e de sua projeção no século XX. Entendendo que as vias transat lânticas desenhadas pelo comércio escravista dão início a uma  ligação entre territórios separados pelo oceano através de uma convivência forçada, desigual e desestabilizadora de grupos diferentes, formulamos a hipótese de que  culturas diversas podem ter assimilado a seu modo as práticas musicais de outras, contribuindo para formar as estruturas complexas daquilo que hoje identificamos como o samba  urbano brasi leiro.
id IEB-1_cdff8e1970c3ecb2f0552e42772a043f
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/149634
network_acronym_str IEB-1
network_name_str Revista do Instituto de Estudos Brasileiros
repository_id_str
spelling Transformação de padrões centroafricanos no samba urbano do Rio de Janeiro: 1933-1978Transformation of central African patterns in the urban samba of Rio de Janeiro: 1933-1978Urban samba; African music; time lines; musical analysis; slaverySamba urbano; música africana; linhas-guia; análise musical; escravismoEste artigo pretende identificar, pelo viés da análise musical, transformações de padrões centro-africanos (linhas-guia em particular) no samba urbano do sudeste brasileiro, à luz do processo colonial e de sua projeção no século XX. Entendendo que as vias transat lânticas desenhadas pelo comércio escravista dão início a uma  ligação entre territórios separados pelo oceano através de uma convivência forçada, desigual e desestabilizadora de grupos diferentes, formulamos a hipótese de que  culturas diversas podem ter assimilado a seu modo as práticas musicais de outras, contribuindo para formar as estruturas complexas daquilo que hoje identificamos como o samba  urbano brasi leiro.This paper intends to identify, through the bias of the musical analysis, transformations of central African patterns (time lines in particular) in the Brazilian southeast  urban Samba, in the context of the colonial process and its projection in the twentieth century. Understanding that the transatlantic routes designed by the slave trade  begin a connection between territories separated by the ocean through a forced, unequal and destabilizing coexistence of different groups, we hypothesize that diverse  peoples may have assimilated in their own way the musical practices of others, contributing to form the complex structures of what we now identify as Brazilian urban Samba. Universidade de São Paulo. Instituto de Estudos Brasileiros2018-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/xmlhttps://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/14963410.11606/issn.2316-901X.v0i70p78-103Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; Núm. 70 (2018); 78-103Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; n. 70 (2018); 78-103Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; No 70 (2018); 78-103Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; No. 70 (2018); 78-1032316-901X0020-3874reponame:Revista do Instituto de Estudos Brasileirosinstname:Instituto de Estudos Brasileiros (IEB)instacron:IEBporhttps://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/149634/146691https://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/149634/147167Copyright (c) 2018 Revista do Instituto de Estudos Brasileirosinfo:eu-repo/semantics/openAccessMenezes, Enrique Valarelli2018-09-11T15:45:28Zoai:revistas.usp.br:article/149634Revistahttps://www.revistas.usp.br/rieb/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/rieb/oai||revistaieb@usp.br2316-901X0020-3874opendoar:2018-09-11T15:45:28Revista do Instituto de Estudos Brasileiros - Instituto de Estudos Brasileiros (IEB)false
dc.title.none.fl_str_mv Transformação de padrões centroafricanos no samba urbano do Rio de Janeiro: 1933-1978
Transformation of central African patterns in the urban samba of Rio de Janeiro: 1933-1978
title Transformação de padrões centroafricanos no samba urbano do Rio de Janeiro: 1933-1978
spellingShingle Transformação de padrões centroafricanos no samba urbano do Rio de Janeiro: 1933-1978
Menezes, Enrique Valarelli
Urban samba; African music; time lines; musical analysis; slavery
Samba urbano; música africana; linhas-guia; análise musical; escravismo
title_short Transformação de padrões centroafricanos no samba urbano do Rio de Janeiro: 1933-1978
title_full Transformação de padrões centroafricanos no samba urbano do Rio de Janeiro: 1933-1978
title_fullStr Transformação de padrões centroafricanos no samba urbano do Rio de Janeiro: 1933-1978
title_full_unstemmed Transformação de padrões centroafricanos no samba urbano do Rio de Janeiro: 1933-1978
title_sort Transformação de padrões centroafricanos no samba urbano do Rio de Janeiro: 1933-1978
author Menezes, Enrique Valarelli
author_facet Menezes, Enrique Valarelli
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Menezes, Enrique Valarelli
dc.subject.por.fl_str_mv Urban samba; African music; time lines; musical analysis; slavery
Samba urbano; música africana; linhas-guia; análise musical; escravismo
topic Urban samba; African music; time lines; musical analysis; slavery
Samba urbano; música africana; linhas-guia; análise musical; escravismo
description Este artigo pretende identificar, pelo viés da análise musical, transformações de padrões centro-africanos (linhas-guia em particular) no samba urbano do sudeste brasileiro, à luz do processo colonial e de sua projeção no século XX. Entendendo que as vias transat lânticas desenhadas pelo comércio escravista dão início a uma  ligação entre territórios separados pelo oceano através de uma convivência forçada, desigual e desestabilizadora de grupos diferentes, formulamos a hipótese de que  culturas diversas podem ter assimilado a seu modo as práticas musicais de outras, contribuindo para formar as estruturas complexas daquilo que hoje identificamos como o samba  urbano brasi leiro.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-08-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/149634
10.11606/issn.2316-901X.v0i70p78-103
url https://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/149634
identifier_str_mv 10.11606/issn.2316-901X.v0i70p78-103
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/149634/146691
https://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/149634/147167
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista do Instituto de Estudos Brasileiros
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista do Instituto de Estudos Brasileiros
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Instituto de Estudos Brasileiros
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Instituto de Estudos Brasileiros
dc.source.none.fl_str_mv Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; Núm. 70 (2018); 78-103
Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; n. 70 (2018); 78-103
Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; No 70 (2018); 78-103
Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; No. 70 (2018); 78-103
2316-901X
0020-3874
reponame:Revista do Instituto de Estudos Brasileiros
instname:Instituto de Estudos Brasileiros (IEB)
instacron:IEB
instname_str Instituto de Estudos Brasileiros (IEB)
instacron_str IEB
institution IEB
reponame_str Revista do Instituto de Estudos Brasileiros
collection Revista do Instituto de Estudos Brasileiros
repository.name.fl_str_mv Revista do Instituto de Estudos Brasileiros - Instituto de Estudos Brasileiros (IEB)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaieb@usp.br
_version_ 1798949711674081280