A sociotechnical review of the REDUC's oil pipeline accident occurred in 18-01-2000 in Rio de Janeiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Paulo Victor Rodrigues de
Data de Publicação: 2001
Outros Autores: Instituto de Engenharia Nuclear
Tipo de documento: Relatório
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Institucional do IEN
Texto Completo: http://carpedien.ien.gov.br:8080/handle/ien/2068
Resumo: A análise tradicional de acidentes está baseada na engenharia da confiabilidade, em fatores humanos e, mais recentemente, tem incorporado aspectos da engenharia cognitiva. A segurança é vista como algo que deve ser tratado mediante técnicas oriundas dos vários campos da engenharia e posteriormente aplicada aos sistemas na forma de novos equipamentos, melhorias nas interfaces, redundâncias, diversidade etc. Usando esta abordagem acidentes aparecem a partir de falhas técnicas, falhas humanas, ou por meio de um descasamento entre as partes máquina e humana do sistema. Tipicamente, estas análises resultam na introdução de novos sistemas técnicos, projetados a partir do resultado de acidentes anteriores. Neste trabalho nós apresentamos uma revisão do ponto de vista sócio-técnico, do trabalho, os precursores de acidentes, a atividade dos operadores que resultaram numa situação onde erros humanos poderiam der induzidos. O referido acidente resultou num vazamento de cerca de 1,5 milhões de litros de óleo na Baía de Guanabara a a partir do oleoduto PE-II que conecta a REDUC ao Terminal da Ilha d’água.
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