POLÍTICAS DA EDUCAÇÃO SUPERIOR DOS SURDOS E SURDOS-MUDOS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | AREL FAAr - Amazon's Research and Environmental Law |
Texto Completo: | https://www.faar.edu.br/portal/revistas/ojs/index.php/arel-faar/article/view/421 |
Resumo: | Objetiva-se analisar os mecanismos de inclusão dos surdos e surdos-mudos na educação superior ofertada pelo Instituto Federal de Brasília - IFB, campus Brasília. A metodologia será efetivada por intermédio da bibliografia existente, bem como na pesquisa qualitativa e quantitativa sobre discentes no ensino superior do Instituto Federal de Brasília, campus Brasília, a partir dos dados do IFB e Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – IPEA, e ainda em três etapas: a primeira que discute os tratados da Organização das Nações Unidas sobre a educação de surdos-mudos e a legislação brasileira sobre o tema; a segunda que versa sobre os mecanismos adotados nas instituições de ensino superior no Brasil para inclusão dos surdos-mudos; e a terceira sobre os efeitos que serão observados no incremento de políticas de inclusão dos surdos e surdos-mudos no ensino superior do Instituto Federal de Brasília, campus Brasília. A problemática se refere à suficiência de políticas de inclusão (tradutores e intérpretes de Libras) dos surdos e surdos-mudos na educação superior ofertada pelo Instituto Federal de Brasília, campus Brasília. |
id |
IESUR-1_11c6c08461f2a52cb41ebc56c52ec0fe |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/421 |
network_acronym_str |
IESUR-1 |
network_name_str |
AREL FAAr - Amazon's Research and Environmental Law |
repository_id_str |
|
spelling |
POLÍTICAS DA EDUCAÇÃO SUPERIOR DOS SURDOS E SURDOS-MUDOSPOLICIES OF HIGHER EDUCATION FOR THE DEAF AND DEAF-MUTEDObjetiva-se analisar os mecanismos de inclusão dos surdos e surdos-mudos na educação superior ofertada pelo Instituto Federal de Brasília - IFB, campus Brasília. A metodologia será efetivada por intermédio da bibliografia existente, bem como na pesquisa qualitativa e quantitativa sobre discentes no ensino superior do Instituto Federal de Brasília, campus Brasília, a partir dos dados do IFB e Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – IPEA, e ainda em três etapas: a primeira que discute os tratados da Organização das Nações Unidas sobre a educação de surdos-mudos e a legislação brasileira sobre o tema; a segunda que versa sobre os mecanismos adotados nas instituições de ensino superior no Brasil para inclusão dos surdos-mudos; e a terceira sobre os efeitos que serão observados no incremento de políticas de inclusão dos surdos e surdos-mudos no ensino superior do Instituto Federal de Brasília, campus Brasília. A problemática se refere à suficiência de políticas de inclusão (tradutores e intérpretes de Libras) dos surdos e surdos-mudos na educação superior ofertada pelo Instituto Federal de Brasília, campus Brasília.The aim is to analyze the mechanisms of inclusion of deaf and deaf-muted in higher education offered by the Federal Institute of the Federal District, campus Brasília - IFB. The methodology will be carried out through the existing bibliography, as well in the qualitative and quantitative research on students in higher education at the Federal Institute of the Federal District, campus Brasília, based on data from the IFB and Institute of Applied Economic Research (IPEA), and still in three stages: the first one that discusses the United Nations treaties on education deaf and dumb people and Brazilian legislation on the subject; the second deals with the mechanisms adopted by higher education institutions in Brazil for the inclusion of deaf- mutes; and the third on the effects that will be observed in the increment of inclusion policies for the deaf and deaf-muted in higher education at the Federal Institute of the Federal District, campus Brasília. The issue refers to the sufficiency of inclusion policies (translators and interpreters of Libras) for the deaf and deaf-muted in higher education offered by the Federal Institute of the Federal District, campus Brasília.Instituto de Ensino Superior de Rondônia - Faculdades Associadas de Ariquemes2023-01-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionDouble blind peer reviewapplication/pdfhttps://www.faar.edu.br/portal/revistas/ojs/index.php/arel-faar/article/view/42110.14690/2317-8442.2021v903421Amazon's Research and Environmental Law; v. 9 n. 03 (2021): Amazon’s Research and Environmental Law; 31-522317-84422317-844210.14690/2317-8442.2021903reponame:AREL FAAr - Amazon's Research and Environmental Lawinstname:Instituto de Ensino Superior de Rondônia (IESUR)instacron:IESURporhttps://www.faar.edu.br/portal/revistas/ojs/index.php/arel-faar/article/view/421/296Copyright (c) 2021 Amazon's Research and Environmental Lawinfo:eu-repo/semantics/openAccessTaquary, Eneida Orbage de BrittoBerino, Catharina Orbage de Britto Taquary2023-02-20T12:19:07Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/421Revistahttp://www.faar.edu.br/portal/revistas/ojs/index.php/arel-faar/indexPUBhttp://www.faar.edu.br/portal/revistas/ojs/index.php/arel-faar/oai||claudianunes@faar.edu.br|| rossanafisciletti@gmail.com2317-84422317-8442opendoar:2023-02-20T12:19:07AREL FAAr - Amazon's Research and Environmental Law - Instituto de Ensino Superior de Rondônia (IESUR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
POLÍTICAS DA EDUCAÇÃO SUPERIOR DOS SURDOS E SURDOS-MUDOS POLICIES OF HIGHER EDUCATION FOR THE DEAF AND DEAF-MUTED |
title |
POLÍTICAS DA EDUCAÇÃO SUPERIOR DOS SURDOS E SURDOS-MUDOS |
spellingShingle |
POLÍTICAS DA EDUCAÇÃO SUPERIOR DOS SURDOS E SURDOS-MUDOS Taquary, Eneida Orbage de Britto |
title_short |
POLÍTICAS DA EDUCAÇÃO SUPERIOR DOS SURDOS E SURDOS-MUDOS |
title_full |
POLÍTICAS DA EDUCAÇÃO SUPERIOR DOS SURDOS E SURDOS-MUDOS |
title_fullStr |
POLÍTICAS DA EDUCAÇÃO SUPERIOR DOS SURDOS E SURDOS-MUDOS |
title_full_unstemmed |
POLÍTICAS DA EDUCAÇÃO SUPERIOR DOS SURDOS E SURDOS-MUDOS |
title_sort |
POLÍTICAS DA EDUCAÇÃO SUPERIOR DOS SURDOS E SURDOS-MUDOS |
author |
Taquary, Eneida Orbage de Britto |
author_facet |
Taquary, Eneida Orbage de Britto Berino, Catharina Orbage de Britto Taquary |
author_role |
author |
author2 |
Berino, Catharina Orbage de Britto Taquary |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Taquary, Eneida Orbage de Britto Berino, Catharina Orbage de Britto Taquary |
description |
Objetiva-se analisar os mecanismos de inclusão dos surdos e surdos-mudos na educação superior ofertada pelo Instituto Federal de Brasília - IFB, campus Brasília. A metodologia será efetivada por intermédio da bibliografia existente, bem como na pesquisa qualitativa e quantitativa sobre discentes no ensino superior do Instituto Federal de Brasília, campus Brasília, a partir dos dados do IFB e Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – IPEA, e ainda em três etapas: a primeira que discute os tratados da Organização das Nações Unidas sobre a educação de surdos-mudos e a legislação brasileira sobre o tema; a segunda que versa sobre os mecanismos adotados nas instituições de ensino superior no Brasil para inclusão dos surdos-mudos; e a terceira sobre os efeitos que serão observados no incremento de políticas de inclusão dos surdos e surdos-mudos no ensino superior do Instituto Federal de Brasília, campus Brasília. A problemática se refere à suficiência de políticas de inclusão (tradutores e intérpretes de Libras) dos surdos e surdos-mudos na educação superior ofertada pelo Instituto Federal de Brasília, campus Brasília. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-01-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Double blind peer review |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.faar.edu.br/portal/revistas/ojs/index.php/arel-faar/article/view/421 10.14690/2317-8442.2021v903421 |
url |
https://www.faar.edu.br/portal/revistas/ojs/index.php/arel-faar/article/view/421 |
identifier_str_mv |
10.14690/2317-8442.2021v903421 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.faar.edu.br/portal/revistas/ojs/index.php/arel-faar/article/view/421/296 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Amazon's Research and Environmental Law info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Amazon's Research and Environmental Law |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Ensino Superior de Rondônia - Faculdades Associadas de Ariquemes |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Ensino Superior de Rondônia - Faculdades Associadas de Ariquemes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Amazon's Research and Environmental Law; v. 9 n. 03 (2021): Amazon’s Research and Environmental Law; 31-52 2317-8442 2317-8442 10.14690/2317-8442.2021903 reponame:AREL FAAr - Amazon's Research and Environmental Law instname:Instituto de Ensino Superior de Rondônia (IESUR) instacron:IESUR |
instname_str |
Instituto de Ensino Superior de Rondônia (IESUR) |
instacron_str |
IESUR |
institution |
IESUR |
reponame_str |
AREL FAAr - Amazon's Research and Environmental Law |
collection |
AREL FAAr - Amazon's Research and Environmental Law |
repository.name.fl_str_mv |
AREL FAAr - Amazon's Research and Environmental Law - Instituto de Ensino Superior de Rondônia (IESUR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||claudianunes@faar.edu.br|| rossanafisciletti@gmail.com |
_version_ |
1798948208224763904 |