Música como organizador prévio para o ensino da tabela periódica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas) |
Texto Completo: | http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/699 |
Resumo: | O ensino de Química é um trabalho com desafios e dificuldades que vem sendo enfrentado por diversos professores devido ao fato de excesso de conteúdos, e é necessário tornar esse ensino uma maneira fácil e divertida, que seja capaz de motivar e estimular o conhecimento dos alunos através de metodologias significativas. Os conteúdos da tabela periódica são assuntos que estão propostos nos parâmetros curriculares nacionais para os alunos do 1° ano do ensino médio, que visa trabalhar sobre a organização e aplicação dos elementos químicos. Pensando nessa temática a presente pesquisa tem por finalidade investigar a utilização da música para o ensino da tabela periódica na educação básica, tendo como objetivos, construir um repertorio de músicas para o ensino da tabela periódica de modo que se constituam como organizadores prévios para aprendizagem da mesma, acompanhar o desenvolvimento do conhecimento dos alunos durante o projeto e por fim verificar as contribuições da utilização da música para o ensino da tabela periódica. O trabalho teve inicio com a elaboração do plano de atividades do musical, no qual é possível visualizar diretamente o desenvolvimento do pequeno projeto. A proposta do plano de atividades separada em quatro fases para investigação da pesquisa, sendo:1° fase- plano de ação. 2° faseimplementação do plano. 3° fase- acompanhamento do seu desenvolvimento. 4° faseavaliação do processo e resultados. Mediante a esta pesquisa tomamos como resultado que a música é uma ferramenta que auxilia na aprendizagem e proporciona conhecimentos prévios significativos a partir dos conteúdos abordados durante a proposta do projeto. |
id |
IFAM-1_3babb60e15be358ebb5e133a16508d9f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:4321/699 |
network_acronym_str |
IFAM-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas) |
repository_id_str |
|
spelling |
Música como organizador prévio para o ensino da tabela periódicaQuímica - ensinoTabela periódicaMúsicaCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICAO ensino de Química é um trabalho com desafios e dificuldades que vem sendo enfrentado por diversos professores devido ao fato de excesso de conteúdos, e é necessário tornar esse ensino uma maneira fácil e divertida, que seja capaz de motivar e estimular o conhecimento dos alunos através de metodologias significativas. Os conteúdos da tabela periódica são assuntos que estão propostos nos parâmetros curriculares nacionais para os alunos do 1° ano do ensino médio, que visa trabalhar sobre a organização e aplicação dos elementos químicos. Pensando nessa temática a presente pesquisa tem por finalidade investigar a utilização da música para o ensino da tabela periódica na educação básica, tendo como objetivos, construir um repertorio de músicas para o ensino da tabela periódica de modo que se constituam como organizadores prévios para aprendizagem da mesma, acompanhar o desenvolvimento do conhecimento dos alunos durante o projeto e por fim verificar as contribuições da utilização da música para o ensino da tabela periódica. O trabalho teve inicio com a elaboração do plano de atividades do musical, no qual é possível visualizar diretamente o desenvolvimento do pequeno projeto. A proposta do plano de atividades separada em quatro fases para investigação da pesquisa, sendo:1° fase- plano de ação. 2° faseimplementação do plano. 3° fase- acompanhamento do seu desenvolvimento. 4° faseavaliação do processo e resultados. Mediante a esta pesquisa tomamos como resultado que a música é uma ferramenta que auxilia na aprendizagem e proporciona conhecimentos prévios significativos a partir dos conteúdos abordados durante a proposta do projeto.BrasilCampus Manaus CentroInstituto Federal do AmazonasIFAMLicenciatura em QuímicaInstituto Federal do AmazonasIFAMLicenciatura em QuímicaInstituto Federal do AmazonasIFAMLicenciatura em QuímicaCabral Neto, João dos Santoshttp://lattes.cnpq.br/9340150562756599Cabral Neto, João dos Santoshttp://lattes.cnpq.br/9340150562756599Ferreira, Danielle Cristina Oliveirahttp://lattes.cnpq.br/3971794341049346Anic, Cinara Calvihttp://lattes.cnpq.br/1702387634067240Amazonas, Jackssiane dos Santos2022-03-29T20:17:08Z2022-03-292022-03-29T20:17:08Z2018-12-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisAMAZONAS, Jackssiane dos Santos. Música como organizador prévio para o ensino da tabela periódica. 2018. 64 f. Monografia (Licenciatura em Química) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2018.http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/699porThe teaching of Chemistry is a work with challenges and difficulties that is being faced by several teachers due to the fact of excessive content, and it is necessary to make this teaching an easy and fun way, that is able to motivate and stimulate students' knowledge through methodologies. The contents of the periodic table are subjects that are proposed in the national curricular parameters for the students of the 1st year of high school, which aims to work on the organization and application of the chemical elements. Thinking about this theme, the present research aims to investigate the use of music for teaching the periodic table in basic education, aiming to build a repertoire of songs for the teaching of the periodic table so that they are constituted as previous organizers to learn the follow the development of students' knowledge during the project and finally check the contributions of the use of music to the teaching of the periodic table. The work began with the elaboration of the musical activity plan, in which it is possible to directly visualize the development of the small project. The proposal of the separate four-phase activity plan for research of the research, being: 1° st phase- action plan. 2° nd stage - implementation of the plan. 3° rd phase - monitoring of its development. 4° th stage - evaluation of the process and results. Through this research we have as a result that music is a tool that assists in learning and provides significant prior knowledge from the contents addressed during the project proposalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas)instname:Instituto Federal do Amazonas (IFAM)instacron:IFAM2022-11-23T22:45:40Zoai:localhost:4321/699Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifam.edu.br/oai/requestcgeb@ifam.edu.bropendoar:2022-11-23T22:45:40Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas) - Instituto Federal do Amazonas (IFAM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Música como organizador prévio para o ensino da tabela periódica |
title |
Música como organizador prévio para o ensino da tabela periódica |
spellingShingle |
Música como organizador prévio para o ensino da tabela periódica Amazonas, Jackssiane dos Santos Química - ensino Tabela periódica Música CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA |
title_short |
Música como organizador prévio para o ensino da tabela periódica |
title_full |
Música como organizador prévio para o ensino da tabela periódica |
title_fullStr |
Música como organizador prévio para o ensino da tabela periódica |
title_full_unstemmed |
Música como organizador prévio para o ensino da tabela periódica |
title_sort |
Música como organizador prévio para o ensino da tabela periódica |
author |
Amazonas, Jackssiane dos Santos |
author_facet |
Amazonas, Jackssiane dos Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Cabral Neto, João dos Santos http://lattes.cnpq.br/9340150562756599 Cabral Neto, João dos Santos http://lattes.cnpq.br/9340150562756599 Ferreira, Danielle Cristina Oliveira http://lattes.cnpq.br/3971794341049346 Anic, Cinara Calvi http://lattes.cnpq.br/1702387634067240 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Amazonas, Jackssiane dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Química - ensino Tabela periódica Música CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA |
topic |
Química - ensino Tabela periódica Música CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA |
description |
O ensino de Química é um trabalho com desafios e dificuldades que vem sendo enfrentado por diversos professores devido ao fato de excesso de conteúdos, e é necessário tornar esse ensino uma maneira fácil e divertida, que seja capaz de motivar e estimular o conhecimento dos alunos através de metodologias significativas. Os conteúdos da tabela periódica são assuntos que estão propostos nos parâmetros curriculares nacionais para os alunos do 1° ano do ensino médio, que visa trabalhar sobre a organização e aplicação dos elementos químicos. Pensando nessa temática a presente pesquisa tem por finalidade investigar a utilização da música para o ensino da tabela periódica na educação básica, tendo como objetivos, construir um repertorio de músicas para o ensino da tabela periódica de modo que se constituam como organizadores prévios para aprendizagem da mesma, acompanhar o desenvolvimento do conhecimento dos alunos durante o projeto e por fim verificar as contribuições da utilização da música para o ensino da tabela periódica. O trabalho teve inicio com a elaboração do plano de atividades do musical, no qual é possível visualizar diretamente o desenvolvimento do pequeno projeto. A proposta do plano de atividades separada em quatro fases para investigação da pesquisa, sendo:1° fase- plano de ação. 2° faseimplementação do plano. 3° fase- acompanhamento do seu desenvolvimento. 4° faseavaliação do processo e resultados. Mediante a esta pesquisa tomamos como resultado que a música é uma ferramenta que auxilia na aprendizagem e proporciona conhecimentos prévios significativos a partir dos conteúdos abordados durante a proposta do projeto. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-20 2022-03-29T20:17:08Z 2022-03-29 2022-03-29T20:17:08Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
AMAZONAS, Jackssiane dos Santos. Música como organizador prévio para o ensino da tabela periódica. 2018. 64 f. Monografia (Licenciatura em Química) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2018. http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/699 |
identifier_str_mv |
AMAZONAS, Jackssiane dos Santos. Música como organizador prévio para o ensino da tabela periódica. 2018. 64 f. Monografia (Licenciatura em Química) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2018. |
url |
http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/699 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
The teaching of Chemistry is a work with challenges and difficulties that is being faced by several teachers due to the fact of excessive content, and it is necessary to make this teaching an easy and fun way, that is able to motivate and stimulate students' knowledge through methodologies. The contents of the periodic table are subjects that are proposed in the national curricular parameters for the students of the 1st year of high school, which aims to work on the organization and application of the chemical elements. Thinking about this theme, the present research aims to investigate the use of music for teaching the periodic table in basic education, aiming to build a repertoire of songs for the teaching of the periodic table so that they are constituted as previous organizers to learn the follow the development of students' knowledge during the project and finally check the contributions of the use of music to the teaching of the periodic table. The work began with the elaboration of the musical activity plan, in which it is possible to directly visualize the development of the small project. The proposal of the separate four-phase activity plan for research of the research, being: 1° st phase- action plan. 2° nd stage - implementation of the plan. 3° rd phase - monitoring of its development. 4° th stage - evaluation of the process and results. Through this research we have as a result that music is a tool that assists in learning and provides significant prior knowledge from the contents addressed during the project proposal |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brasil Campus Manaus Centro Instituto Federal do Amazonas IFAM Licenciatura em Química Instituto Federal do Amazonas IFAM Licenciatura em Química Instituto Federal do Amazonas IFAM Licenciatura em Química |
publisher.none.fl_str_mv |
Brasil Campus Manaus Centro Instituto Federal do Amazonas IFAM Licenciatura em Química Instituto Federal do Amazonas IFAM Licenciatura em Química Instituto Federal do Amazonas IFAM Licenciatura em Química |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas) instname:Instituto Federal do Amazonas (IFAM) instacron:IFAM |
instname_str |
Instituto Federal do Amazonas (IFAM) |
instacron_str |
IFAM |
institution |
IFAM |
reponame_str |
Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas) |
collection |
Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas) - Instituto Federal do Amazonas (IFAM) |
repository.mail.fl_str_mv |
cgeb@ifam.edu.br |
_version_ |
1810022877894803456 |