Música como organizador prévio para o ensino da tabela periódica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amazonas, Jackssiane dos Santos
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas)
Texto Completo: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/699
Resumo: O ensino de Química é um trabalho com desafios e dificuldades que vem sendo enfrentado por diversos professores devido ao fato de excesso de conteúdos, e é necessário tornar esse ensino uma maneira fácil e divertida, que seja capaz de motivar e estimular o conhecimento dos alunos através de metodologias significativas. Os conteúdos da tabela periódica são assuntos que estão propostos nos parâmetros curriculares nacionais para os alunos do 1° ano do ensino médio, que visa trabalhar sobre a organização e aplicação dos elementos químicos. Pensando nessa temática a presente pesquisa tem por finalidade investigar a utilização da música para o ensino da tabela periódica na educação básica, tendo como objetivos, construir um repertorio de músicas para o ensino da tabela periódica de modo que se constituam como organizadores prévios para aprendizagem da mesma, acompanhar o desenvolvimento do conhecimento dos alunos durante o projeto e por fim verificar as contribuições da utilização da música para o ensino da tabela periódica. O trabalho teve inicio com a elaboração do plano de atividades do musical, no qual é possível visualizar diretamente o desenvolvimento do pequeno projeto. A proposta do plano de atividades separada em quatro fases para investigação da pesquisa, sendo:1° fase- plano de ação. 2° faseimplementação do plano. 3° fase- acompanhamento do seu desenvolvimento. 4° faseavaliação do processo e resultados. Mediante a esta pesquisa tomamos como resultado que a música é uma ferramenta que auxilia na aprendizagem e proporciona conhecimentos prévios significativos a partir dos conteúdos abordados durante a proposta do projeto.
id IFAM-1_3babb60e15be358ebb5e133a16508d9f
oai_identifier_str oai:localhost:4321/699
network_acronym_str IFAM-1
network_name_str Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas)
repository_id_str
spelling Música como organizador prévio para o ensino da tabela periódicaQuímica - ensinoTabela periódicaMúsicaCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICAO ensino de Química é um trabalho com desafios e dificuldades que vem sendo enfrentado por diversos professores devido ao fato de excesso de conteúdos, e é necessário tornar esse ensino uma maneira fácil e divertida, que seja capaz de motivar e estimular o conhecimento dos alunos através de metodologias significativas. Os conteúdos da tabela periódica são assuntos que estão propostos nos parâmetros curriculares nacionais para os alunos do 1° ano do ensino médio, que visa trabalhar sobre a organização e aplicação dos elementos químicos. Pensando nessa temática a presente pesquisa tem por finalidade investigar a utilização da música para o ensino da tabela periódica na educação básica, tendo como objetivos, construir um repertorio de músicas para o ensino da tabela periódica de modo que se constituam como organizadores prévios para aprendizagem da mesma, acompanhar o desenvolvimento do conhecimento dos alunos durante o projeto e por fim verificar as contribuições da utilização da música para o ensino da tabela periódica. O trabalho teve inicio com a elaboração do plano de atividades do musical, no qual é possível visualizar diretamente o desenvolvimento do pequeno projeto. A proposta do plano de atividades separada em quatro fases para investigação da pesquisa, sendo:1° fase- plano de ação. 2° faseimplementação do plano. 3° fase- acompanhamento do seu desenvolvimento. 4° faseavaliação do processo e resultados. Mediante a esta pesquisa tomamos como resultado que a música é uma ferramenta que auxilia na aprendizagem e proporciona conhecimentos prévios significativos a partir dos conteúdos abordados durante a proposta do projeto.BrasilCampus Manaus CentroInstituto Federal do AmazonasIFAMLicenciatura em QuímicaInstituto Federal do AmazonasIFAMLicenciatura em QuímicaInstituto Federal do AmazonasIFAMLicenciatura em QuímicaCabral Neto, João dos Santoshttp://lattes.cnpq.br/9340150562756599Cabral Neto, João dos Santoshttp://lattes.cnpq.br/9340150562756599Ferreira, Danielle Cristina Oliveirahttp://lattes.cnpq.br/3971794341049346Anic, Cinara Calvihttp://lattes.cnpq.br/1702387634067240Amazonas, Jackssiane dos Santos2022-03-29T20:17:08Z2022-03-292022-03-29T20:17:08Z2018-12-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisAMAZONAS, Jackssiane dos Santos. Música como organizador prévio para o ensino da tabela periódica. 2018. 64 f. Monografia (Licenciatura em Química) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2018.http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/699porThe teaching of Chemistry is a work with challenges and difficulties that is being faced by several teachers due to the fact of excessive content, and it is necessary to make this teaching an easy and fun way, that is able to motivate and stimulate students' knowledge through methodologies. The contents of the periodic table are subjects that are proposed in the national curricular parameters for the students of the 1st year of high school, which aims to work on the organization and application of the chemical elements. Thinking about this theme, the present research aims to investigate the use of music for teaching the periodic table in basic education, aiming to build a repertoire of songs for the teaching of the periodic table so that they are constituted as previous organizers to learn the follow the development of students' knowledge during the project and finally check the contributions of the use of music to the teaching of the periodic table. The work began with the elaboration of the musical activity plan, in which it is possible to directly visualize the development of the small project. The proposal of the separate four-phase activity plan for research of the research, being: 1° st phase- action plan. 2° nd stage - implementation of the plan. 3° rd phase - monitoring of its development. 4° th stage - evaluation of the process and results. Through this research we have as a result that music is a tool that assists in learning and provides significant prior knowledge from the contents addressed during the project proposalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas)instname:Instituto Federal do Amazonas (IFAM)instacron:IFAM2022-11-23T22:45:40Zoai:localhost:4321/699Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifam.edu.br/oai/requestcgeb@ifam.edu.bropendoar:2022-11-23T22:45:40Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas) - Instituto Federal do Amazonas (IFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv Música como organizador prévio para o ensino da tabela periódica
title Música como organizador prévio para o ensino da tabela periódica
spellingShingle Música como organizador prévio para o ensino da tabela periódica
Amazonas, Jackssiane dos Santos
Química - ensino
Tabela periódica
Música
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
title_short Música como organizador prévio para o ensino da tabela periódica
title_full Música como organizador prévio para o ensino da tabela periódica
title_fullStr Música como organizador prévio para o ensino da tabela periódica
title_full_unstemmed Música como organizador prévio para o ensino da tabela periódica
title_sort Música como organizador prévio para o ensino da tabela periódica
author Amazonas, Jackssiane dos Santos
author_facet Amazonas, Jackssiane dos Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cabral Neto, João dos Santos
http://lattes.cnpq.br/9340150562756599
Cabral Neto, João dos Santos
http://lattes.cnpq.br/9340150562756599
Ferreira, Danielle Cristina Oliveira
http://lattes.cnpq.br/3971794341049346
Anic, Cinara Calvi
http://lattes.cnpq.br/1702387634067240
dc.contributor.author.fl_str_mv Amazonas, Jackssiane dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Química - ensino
Tabela periódica
Música
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
topic Química - ensino
Tabela periódica
Música
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
description O ensino de Química é um trabalho com desafios e dificuldades que vem sendo enfrentado por diversos professores devido ao fato de excesso de conteúdos, e é necessário tornar esse ensino uma maneira fácil e divertida, que seja capaz de motivar e estimular o conhecimento dos alunos através de metodologias significativas. Os conteúdos da tabela periódica são assuntos que estão propostos nos parâmetros curriculares nacionais para os alunos do 1° ano do ensino médio, que visa trabalhar sobre a organização e aplicação dos elementos químicos. Pensando nessa temática a presente pesquisa tem por finalidade investigar a utilização da música para o ensino da tabela periódica na educação básica, tendo como objetivos, construir um repertorio de músicas para o ensino da tabela periódica de modo que se constituam como organizadores prévios para aprendizagem da mesma, acompanhar o desenvolvimento do conhecimento dos alunos durante o projeto e por fim verificar as contribuições da utilização da música para o ensino da tabela periódica. O trabalho teve inicio com a elaboração do plano de atividades do musical, no qual é possível visualizar diretamente o desenvolvimento do pequeno projeto. A proposta do plano de atividades separada em quatro fases para investigação da pesquisa, sendo:1° fase- plano de ação. 2° faseimplementação do plano. 3° fase- acompanhamento do seu desenvolvimento. 4° faseavaliação do processo e resultados. Mediante a esta pesquisa tomamos como resultado que a música é uma ferramenta que auxilia na aprendizagem e proporciona conhecimentos prévios significativos a partir dos conteúdos abordados durante a proposta do projeto.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-20
2022-03-29T20:17:08Z
2022-03-29
2022-03-29T20:17:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv AMAZONAS, Jackssiane dos Santos. Música como organizador prévio para o ensino da tabela periódica. 2018. 64 f. Monografia (Licenciatura em Química) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2018.
http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/699
identifier_str_mv AMAZONAS, Jackssiane dos Santos. Música como organizador prévio para o ensino da tabela periódica. 2018. 64 f. Monografia (Licenciatura em Química) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2018.
url http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/699
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv The teaching of Chemistry is a work with challenges and difficulties that is being faced by several teachers due to the fact of excessive content, and it is necessary to make this teaching an easy and fun way, that is able to motivate and stimulate students' knowledge through methodologies. The contents of the periodic table are subjects that are proposed in the national curricular parameters for the students of the 1st year of high school, which aims to work on the organization and application of the chemical elements. Thinking about this theme, the present research aims to investigate the use of music for teaching the periodic table in basic education, aiming to build a repertoire of songs for the teaching of the periodic table so that they are constituted as previous organizers to learn the follow the development of students' knowledge during the project and finally check the contributions of the use of music to the teaching of the periodic table. The work began with the elaboration of the musical activity plan, in which it is possible to directly visualize the development of the small project. The proposal of the separate four-phase activity plan for research of the research, being: 1° st phase- action plan. 2° nd stage - implementation of the plan. 3° rd phase - monitoring of its development. 4° th stage - evaluation of the process and results. Through this research we have as a result that music is a tool that assists in learning and provides significant prior knowledge from the contents addressed during the project proposal
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Brasil
Campus Manaus Centro
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Licenciatura em Química
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Licenciatura em Química
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Licenciatura em Química
publisher.none.fl_str_mv Brasil
Campus Manaus Centro
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Licenciatura em Química
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Licenciatura em Química
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Licenciatura em Química
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas)
instname:Instituto Federal do Amazonas (IFAM)
instacron:IFAM
instname_str Instituto Federal do Amazonas (IFAM)
instacron_str IFAM
institution IFAM
reponame_str Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas)
collection Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas) - Instituto Federal do Amazonas (IFAM)
repository.mail.fl_str_mv cgeb@ifam.edu.br
_version_ 1810022877894803456