Tabela periódica: uma abordagem interpretativa
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/6780 |
Resumo: | Sem dúvida alguma, a Tabela Periódica é uma das ferramentas mais utilizadas tanto por alunos quanto por profissionais do ramo da Química e do ensino. E longe de ser simplesmente uma coletânea dos elementos existentes, a Tabela contém muito mais informações relevantes e de fácil acesso do que se pode imaginar. Basta saber olhar. Mas o que acontece normalmente é que essa ferramenta tão poderosa não é usada com todo o seu potencial, passando desapercebidas muitas informações relevantes que podem ser levantadas com simplesmente localizar um elemento na Tabela. Além disso, no Ensino Médio a Química é vista como uma matéria maçante e enfadonha, com muitas regras e fórmulas, exigindo do aluno muita memorização e despertando pouco interesse. Ainda mais quando lhe é apresentada uma Tabela com muitas letrinhas e muitos números que não lhe dizem absolutamente nada! Foi pensando nisso que o presente trabalho foi desenvolvido: mostrar que a Tabela é uma ferramenta de apoio de grande importância para o estudante e que pode despertar o interesse por essa matéria tão fascinante que é a Química. Isso pode ser feito através da história da descoberta dos elementos e da inspiração dos cientistas dos séculos XIX e XX na hora de agrupá-los de forma lógica e razoável. Veremos um pouco da história dos elementos, como foram organizados pelos cientistas e como saber um pouco de cada um deles pela estrutura da Tabela Periódica. |
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Tabela periódica: uma abordagem interpretativaTabela periódicaElementos químicosEnsino de químicaCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICASem dúvida alguma, a Tabela Periódica é uma das ferramentas mais utilizadas tanto por alunos quanto por profissionais do ramo da Química e do ensino. E longe de ser simplesmente uma coletânea dos elementos existentes, a Tabela contém muito mais informações relevantes e de fácil acesso do que se pode imaginar. Basta saber olhar. Mas o que acontece normalmente é que essa ferramenta tão poderosa não é usada com todo o seu potencial, passando desapercebidas muitas informações relevantes que podem ser levantadas com simplesmente localizar um elemento na Tabela. Além disso, no Ensino Médio a Química é vista como uma matéria maçante e enfadonha, com muitas regras e fórmulas, exigindo do aluno muita memorização e despertando pouco interesse. Ainda mais quando lhe é apresentada uma Tabela com muitas letrinhas e muitos números que não lhe dizem absolutamente nada! Foi pensando nisso que o presente trabalho foi desenvolvido: mostrar que a Tabela é uma ferramenta de apoio de grande importância para o estudante e que pode despertar o interesse por essa matéria tão fascinante que é a Química. Isso pode ser feito através da história da descoberta dos elementos e da inspiração dos cientistas dos séculos XIX e XX na hora de agrupá-los de forma lógica e razoável. Veremos um pouco da história dos elementos, como foram organizados pelos cientistas e como saber um pouco de cada um deles pela estrutura da Tabela Periódica.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilInstituto de QuímicaUFRJRiehl, Carlos Alberto da Silvahttp://lattes.cnpq.br/2910118690760608http://lattes.cnpq.br/5566816361557796Tauhata , Luizhttp://lattes.cnpq.br/2827549634623238Massena , Elisa Presteshttp://lattes.cnpq.br/1106996657568928Bonis, Vanessa de2019-03-20T17:55:08Z2023-12-21T03:04:47Z2009-05-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://hdl.handle.net/11422/6780porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:04:47Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/6780Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:04:47Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
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