Tabela periódica: uma abordagem interpretativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bonis, Vanessa de
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/6780
Resumo: Sem dúvida alguma, a Tabela Periódica é uma das ferramentas mais utilizadas tanto por alunos quanto por profissionais do ramo da Química e do ensino. E longe de ser simplesmente uma coletânea dos elementos existentes, a Tabela contém muito mais informações relevantes e de fácil acesso do que se pode imaginar. Basta saber olhar. Mas o que acontece normalmente é que essa ferramenta tão poderosa não é usada com todo o seu potencial, passando desapercebidas muitas informações relevantes que podem ser levantadas com simplesmente localizar um elemento na Tabela. Além disso, no Ensino Médio a Química é vista como uma matéria maçante e enfadonha, com muitas regras e fórmulas, exigindo do aluno muita memorização e despertando pouco interesse. Ainda mais quando lhe é apresentada uma Tabela com muitas letrinhas e muitos números que não lhe dizem absolutamente nada! Foi pensando nisso que o presente trabalho foi desenvolvido: mostrar que a Tabela é uma ferramenta de apoio de grande importância para o estudante e que pode despertar o interesse por essa matéria tão fascinante que é a Química. Isso pode ser feito através da história da descoberta dos elementos e da inspiração dos cientistas dos séculos XIX e XX na hora de agrupá-los de forma lógica e razoável. Veremos um pouco da história dos elementos, como foram organizados pelos cientistas e como saber um pouco de cada um deles pela estrutura da Tabela Periódica.
id UFRJ_451622726f7877f1ca19ae9c250c0b33
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/6780
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Tabela periódica: uma abordagem interpretativaTabela periódicaElementos químicosEnsino de químicaCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICASem dúvida alguma, a Tabela Periódica é uma das ferramentas mais utilizadas tanto por alunos quanto por profissionais do ramo da Química e do ensino. E longe de ser simplesmente uma coletânea dos elementos existentes, a Tabela contém muito mais informações relevantes e de fácil acesso do que se pode imaginar. Basta saber olhar. Mas o que acontece normalmente é que essa ferramenta tão poderosa não é usada com todo o seu potencial, passando desapercebidas muitas informações relevantes que podem ser levantadas com simplesmente localizar um elemento na Tabela. Além disso, no Ensino Médio a Química é vista como uma matéria maçante e enfadonha, com muitas regras e fórmulas, exigindo do aluno muita memorização e despertando pouco interesse. Ainda mais quando lhe é apresentada uma Tabela com muitas letrinhas e muitos números que não lhe dizem absolutamente nada! Foi pensando nisso que o presente trabalho foi desenvolvido: mostrar que a Tabela é uma ferramenta de apoio de grande importância para o estudante e que pode despertar o interesse por essa matéria tão fascinante que é a Química. Isso pode ser feito através da história da descoberta dos elementos e da inspiração dos cientistas dos séculos XIX e XX na hora de agrupá-los de forma lógica e razoável. Veremos um pouco da história dos elementos, como foram organizados pelos cientistas e como saber um pouco de cada um deles pela estrutura da Tabela Periódica.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilInstituto de QuímicaUFRJRiehl, Carlos Alberto da Silvahttp://lattes.cnpq.br/2910118690760608http://lattes.cnpq.br/5566816361557796Tauhata , Luizhttp://lattes.cnpq.br/2827549634623238Massena , Elisa Presteshttp://lattes.cnpq.br/1106996657568928Bonis, Vanessa de2019-03-20T17:55:08Z2023-12-21T03:04:47Z2009-05-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://hdl.handle.net/11422/6780porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:04:47Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/6780Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:04:47Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Tabela periódica: uma abordagem interpretativa
title Tabela periódica: uma abordagem interpretativa
spellingShingle Tabela periódica: uma abordagem interpretativa
Bonis, Vanessa de
Tabela periódica
Elementos químicos
Ensino de química
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
title_short Tabela periódica: uma abordagem interpretativa
title_full Tabela periódica: uma abordagem interpretativa
title_fullStr Tabela periódica: uma abordagem interpretativa
title_full_unstemmed Tabela periódica: uma abordagem interpretativa
title_sort Tabela periódica: uma abordagem interpretativa
author Bonis, Vanessa de
author_facet Bonis, Vanessa de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Riehl, Carlos Alberto da Silva
http://lattes.cnpq.br/2910118690760608
http://lattes.cnpq.br/5566816361557796
Tauhata , Luiz
http://lattes.cnpq.br/2827549634623238
Massena , Elisa Prestes
http://lattes.cnpq.br/1106996657568928
dc.contributor.author.fl_str_mv Bonis, Vanessa de
dc.subject.por.fl_str_mv Tabela periódica
Elementos químicos
Ensino de química
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
topic Tabela periódica
Elementos químicos
Ensino de química
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
description Sem dúvida alguma, a Tabela Periódica é uma das ferramentas mais utilizadas tanto por alunos quanto por profissionais do ramo da Química e do ensino. E longe de ser simplesmente uma coletânea dos elementos existentes, a Tabela contém muito mais informações relevantes e de fácil acesso do que se pode imaginar. Basta saber olhar. Mas o que acontece normalmente é que essa ferramenta tão poderosa não é usada com todo o seu potencial, passando desapercebidas muitas informações relevantes que podem ser levantadas com simplesmente localizar um elemento na Tabela. Além disso, no Ensino Médio a Química é vista como uma matéria maçante e enfadonha, com muitas regras e fórmulas, exigindo do aluno muita memorização e despertando pouco interesse. Ainda mais quando lhe é apresentada uma Tabela com muitas letrinhas e muitos números que não lhe dizem absolutamente nada! Foi pensando nisso que o presente trabalho foi desenvolvido: mostrar que a Tabela é uma ferramenta de apoio de grande importância para o estudante e que pode despertar o interesse por essa matéria tão fascinante que é a Química. Isso pode ser feito através da história da descoberta dos elementos e da inspiração dos cientistas dos séculos XIX e XX na hora de agrupá-los de forma lógica e razoável. Veremos um pouco da história dos elementos, como foram organizados pelos cientistas e como saber um pouco de cada um deles pela estrutura da Tabela Periódica.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-05-15
2019-03-20T17:55:08Z
2023-12-21T03:04:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11422/6780
url http://hdl.handle.net/11422/6780
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Instituto de Química
UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Instituto de Química
UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv pantheon@sibi.ufrj.br
_version_ 1815455982251147264