Produções de jogos sobre ecologia como instrumento didático pedagógico no ensino fundamental: relações ecológicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Kátia Lima de
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas)
Texto Completo: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1053
Resumo: The present work aimed to teach ecology concepts, in a playful way, to the students of the 6th grade of Elementary School of a School of Integral Time in the city of Manaus-AM, using as a didactic-pedagogical tool the playfulness. The Case Study was carried out in two phases, namely: 1st phase, the direct observation in the classroom, at the time of classes and the resolutions of the exercises proposed in the book on the subject treated. The 2 ° phase have been prepared ecology games. After the presentation of the games, the students' acceptance and learning index was evaluated through a questionnaire elaborated for this purpose.109 students from the 6th grade of Elementary School, from classes 3, 4 and 5 participated in the research, presenting satisfactory results, When more than 95,116% were favorable to the application of the games, demonstrating interest and participation in the activities.
id IFAM-1_76e17f2b8a42f4b0fd05e68c6d503a51
oai_identifier_str oai:localhost:4321/1053
network_acronym_str IFAM-1
network_name_str Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas)
repository_id_str
spelling Produções de jogos sobre ecologia como instrumento didático pedagógico no ensino fundamental: relações ecológicasCiências - ensinoEcologiaJogo didáticoCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASThe present work aimed to teach ecology concepts, in a playful way, to the students of the 6th grade of Elementary School of a School of Integral Time in the city of Manaus-AM, using as a didactic-pedagogical tool the playfulness. The Case Study was carried out in two phases, namely: 1st phase, the direct observation in the classroom, at the time of classes and the resolutions of the exercises proposed in the book on the subject treated. The 2 ° phase have been prepared ecology games. After the presentation of the games, the students' acceptance and learning index was evaluated through a questionnaire elaborated for this purpose.109 students from the 6th grade of Elementary School, from classes 3, 4 and 5 participated in the research, presenting satisfactory results, When more than 95,116% were favorable to the application of the games, demonstrating interest and participation in the activities.O presente trabalho teve por objetivo ensinar os conceitos de Ecologia, de forma lúdica, aos alunos do 6°ano do Ensino Fundamental de uma Escola de Tempo Integral da cidade de Manaus-AM, usando como instrumento didático-pedagógico a ludicidade. O Estudo de Caso foi realizado em duas fases, a saber: 1a fase, a observação direta em sala de aula, no momento das aulas e das resoluções dos exercicios propostos no livro sobre o assunto tratado. A 2a fase foram preparados os jogos de ecologia. Após à apresentação dos jogos foi avaliado o índice de aceitação e aprendizagem dos alunos, através de um questionário elaborado com essa finalidade.109 alunos do 6°ano do Ensino Fundamental, das turmas 3, 4 e 5 participaram da pesquisa, apresentando resultados satisfatórios, quando mais de 95,116% foram favoráveis à aplicação dos jogos, demonstrando interesse e participação nas atividades.BrasilCampus Manaus CentroInstituto Federal do AmazonasIFAMLicenciatura em Ciências BiológicasInstituto Federal do AmazonasIFAMLicenciatura em Ciências BiológicasInstituto Federal do AmazonasIFAMLicenciatura em Ciências BiológicasMello, Maria Stela de Vasconcelos Nunes dehttp://lattes.cnpq.br/2805649897134729Mello, Maria Stela de Vasconcelos Nunes dehttp://lattes.cnpq.br/2805649897134729Reis, ClebernilsonSouza, José Estanislau Sant'Anna dehttp://lattes.cnpq.br/7774391151208979Sousa, Kátia Lima de2022-11-04T16:38:12Z2022-11-042022-11-04T16:38:12Z2016-12-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisSOUSA. Kátia Lima de. produções de jogos sobre ecologia como instrumento didático pedagógico no ensino fundamental: relações ecológicas. 2016. 78 f. Monografia (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2016.http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1053porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas)instname:Instituto Federal do Amazonas (IFAM)instacron:IFAM2022-11-04T16:50:37Zoai:localhost:4321/1053Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifam.edu.br/oai/requestcgeb@ifam.edu.bropendoar:2022-11-04T16:50:37Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas) - Instituto Federal do Amazonas (IFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv Produções de jogos sobre ecologia como instrumento didático pedagógico no ensino fundamental: relações ecológicas
title Produções de jogos sobre ecologia como instrumento didático pedagógico no ensino fundamental: relações ecológicas
spellingShingle Produções de jogos sobre ecologia como instrumento didático pedagógico no ensino fundamental: relações ecológicas
Sousa, Kátia Lima de
Ciências - ensino
Ecologia
Jogo didático
CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
title_short Produções de jogos sobre ecologia como instrumento didático pedagógico no ensino fundamental: relações ecológicas
title_full Produções de jogos sobre ecologia como instrumento didático pedagógico no ensino fundamental: relações ecológicas
title_fullStr Produções de jogos sobre ecologia como instrumento didático pedagógico no ensino fundamental: relações ecológicas
title_full_unstemmed Produções de jogos sobre ecologia como instrumento didático pedagógico no ensino fundamental: relações ecológicas
title_sort Produções de jogos sobre ecologia como instrumento didático pedagógico no ensino fundamental: relações ecológicas
author Sousa, Kátia Lima de
author_facet Sousa, Kátia Lima de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mello, Maria Stela de Vasconcelos Nunes de
http://lattes.cnpq.br/2805649897134729
Mello, Maria Stela de Vasconcelos Nunes de
http://lattes.cnpq.br/2805649897134729
Reis, Clebernilson
Souza, José Estanislau Sant'Anna de
http://lattes.cnpq.br/7774391151208979
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Kátia Lima de
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências - ensino
Ecologia
Jogo didático
CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
topic Ciências - ensino
Ecologia
Jogo didático
CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
description The present work aimed to teach ecology concepts, in a playful way, to the students of the 6th grade of Elementary School of a School of Integral Time in the city of Manaus-AM, using as a didactic-pedagogical tool the playfulness. The Case Study was carried out in two phases, namely: 1st phase, the direct observation in the classroom, at the time of classes and the resolutions of the exercises proposed in the book on the subject treated. The 2 ° phase have been prepared ecology games. After the presentation of the games, the students' acceptance and learning index was evaluated through a questionnaire elaborated for this purpose.109 students from the 6th grade of Elementary School, from classes 3, 4 and 5 participated in the research, presenting satisfactory results, When more than 95,116% were favorable to the application of the games, demonstrating interest and participation in the activities.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-19
2022-11-04T16:38:12Z
2022-11-04
2022-11-04T16:38:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SOUSA. Kátia Lima de. produções de jogos sobre ecologia como instrumento didático pedagógico no ensino fundamental: relações ecológicas. 2016. 78 f. Monografia (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2016.
http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1053
identifier_str_mv SOUSA. Kátia Lima de. produções de jogos sobre ecologia como instrumento didático pedagógico no ensino fundamental: relações ecológicas. 2016. 78 f. Monografia (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2016.
url http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1053
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Brasil
Campus Manaus Centro
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Licenciatura em Ciências Biológicas
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Licenciatura em Ciências Biológicas
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Licenciatura em Ciências Biológicas
publisher.none.fl_str_mv Brasil
Campus Manaus Centro
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Licenciatura em Ciências Biológicas
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Licenciatura em Ciências Biológicas
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Licenciatura em Ciências Biológicas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas)
instname:Instituto Federal do Amazonas (IFAM)
instacron:IFAM
instname_str Instituto Federal do Amazonas (IFAM)
instacron_str IFAM
institution IFAM
reponame_str Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas)
collection Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas) - Instituto Federal do Amazonas (IFAM)
repository.mail.fl_str_mv cgeb@ifam.edu.br
_version_ 1810022879346032640