Produções de jogos sobre ecologia como instrumento didático pedagógico no ensino fundamental: relações ecológicas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas) |
Texto Completo: | http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1053 |
Resumo: | The present work aimed to teach ecology concepts, in a playful way, to the students of the 6th grade of Elementary School of a School of Integral Time in the city of Manaus-AM, using as a didactic-pedagogical tool the playfulness. The Case Study was carried out in two phases, namely: 1st phase, the direct observation in the classroom, at the time of classes and the resolutions of the exercises proposed in the book on the subject treated. The 2 ° phase have been prepared ecology games. After the presentation of the games, the students' acceptance and learning index was evaluated through a questionnaire elaborated for this purpose.109 students from the 6th grade of Elementary School, from classes 3, 4 and 5 participated in the research, presenting satisfactory results, When more than 95,116% were favorable to the application of the games, demonstrating interest and participation in the activities. |
id |
IFAM-1_76e17f2b8a42f4b0fd05e68c6d503a51 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:4321/1053 |
network_acronym_str |
IFAM-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas) |
repository_id_str |
|
spelling |
Produções de jogos sobre ecologia como instrumento didático pedagógico no ensino fundamental: relações ecológicasCiências - ensinoEcologiaJogo didáticoCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASThe present work aimed to teach ecology concepts, in a playful way, to the students of the 6th grade of Elementary School of a School of Integral Time in the city of Manaus-AM, using as a didactic-pedagogical tool the playfulness. The Case Study was carried out in two phases, namely: 1st phase, the direct observation in the classroom, at the time of classes and the resolutions of the exercises proposed in the book on the subject treated. The 2 ° phase have been prepared ecology games. After the presentation of the games, the students' acceptance and learning index was evaluated through a questionnaire elaborated for this purpose.109 students from the 6th grade of Elementary School, from classes 3, 4 and 5 participated in the research, presenting satisfactory results, When more than 95,116% were favorable to the application of the games, demonstrating interest and participation in the activities.O presente trabalho teve por objetivo ensinar os conceitos de Ecologia, de forma lúdica, aos alunos do 6°ano do Ensino Fundamental de uma Escola de Tempo Integral da cidade de Manaus-AM, usando como instrumento didático-pedagógico a ludicidade. O Estudo de Caso foi realizado em duas fases, a saber: 1a fase, a observação direta em sala de aula, no momento das aulas e das resoluções dos exercicios propostos no livro sobre o assunto tratado. A 2a fase foram preparados os jogos de ecologia. Após à apresentação dos jogos foi avaliado o índice de aceitação e aprendizagem dos alunos, através de um questionário elaborado com essa finalidade.109 alunos do 6°ano do Ensino Fundamental, das turmas 3, 4 e 5 participaram da pesquisa, apresentando resultados satisfatórios, quando mais de 95,116% foram favoráveis à aplicação dos jogos, demonstrando interesse e participação nas atividades.BrasilCampus Manaus CentroInstituto Federal do AmazonasIFAMLicenciatura em Ciências BiológicasInstituto Federal do AmazonasIFAMLicenciatura em Ciências BiológicasInstituto Federal do AmazonasIFAMLicenciatura em Ciências BiológicasMello, Maria Stela de Vasconcelos Nunes dehttp://lattes.cnpq.br/2805649897134729Mello, Maria Stela de Vasconcelos Nunes dehttp://lattes.cnpq.br/2805649897134729Reis, ClebernilsonSouza, José Estanislau Sant'Anna dehttp://lattes.cnpq.br/7774391151208979Sousa, Kátia Lima de2022-11-04T16:38:12Z2022-11-042022-11-04T16:38:12Z2016-12-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisSOUSA. Kátia Lima de. produções de jogos sobre ecologia como instrumento didático pedagógico no ensino fundamental: relações ecológicas. 2016. 78 f. Monografia (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2016.http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1053porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas)instname:Instituto Federal do Amazonas (IFAM)instacron:IFAM2022-11-04T16:50:37Zoai:localhost:4321/1053Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifam.edu.br/oai/requestcgeb@ifam.edu.bropendoar:2022-11-04T16:50:37Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas) - Instituto Federal do Amazonas (IFAM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Produções de jogos sobre ecologia como instrumento didático pedagógico no ensino fundamental: relações ecológicas |
title |
Produções de jogos sobre ecologia como instrumento didático pedagógico no ensino fundamental: relações ecológicas |
spellingShingle |
Produções de jogos sobre ecologia como instrumento didático pedagógico no ensino fundamental: relações ecológicas Sousa, Kátia Lima de Ciências - ensino Ecologia Jogo didático CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS |
title_short |
Produções de jogos sobre ecologia como instrumento didático pedagógico no ensino fundamental: relações ecológicas |
title_full |
Produções de jogos sobre ecologia como instrumento didático pedagógico no ensino fundamental: relações ecológicas |
title_fullStr |
Produções de jogos sobre ecologia como instrumento didático pedagógico no ensino fundamental: relações ecológicas |
title_full_unstemmed |
Produções de jogos sobre ecologia como instrumento didático pedagógico no ensino fundamental: relações ecológicas |
title_sort |
Produções de jogos sobre ecologia como instrumento didático pedagógico no ensino fundamental: relações ecológicas |
author |
Sousa, Kátia Lima de |
author_facet |
Sousa, Kátia Lima de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Mello, Maria Stela de Vasconcelos Nunes de http://lattes.cnpq.br/2805649897134729 Mello, Maria Stela de Vasconcelos Nunes de http://lattes.cnpq.br/2805649897134729 Reis, Clebernilson Souza, José Estanislau Sant'Anna de http://lattes.cnpq.br/7774391151208979 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sousa, Kátia Lima de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciências - ensino Ecologia Jogo didático CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS |
topic |
Ciências - ensino Ecologia Jogo didático CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS |
description |
The present work aimed to teach ecology concepts, in a playful way, to the students of the 6th grade of Elementary School of a School of Integral Time in the city of Manaus-AM, using as a didactic-pedagogical tool the playfulness. The Case Study was carried out in two phases, namely: 1st phase, the direct observation in the classroom, at the time of classes and the resolutions of the exercises proposed in the book on the subject treated. The 2 ° phase have been prepared ecology games. After the presentation of the games, the students' acceptance and learning index was evaluated through a questionnaire elaborated for this purpose.109 students from the 6th grade of Elementary School, from classes 3, 4 and 5 participated in the research, presenting satisfactory results, When more than 95,116% were favorable to the application of the games, demonstrating interest and participation in the activities. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-19 2022-11-04T16:38:12Z 2022-11-04 2022-11-04T16:38:12Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SOUSA. Kátia Lima de. produções de jogos sobre ecologia como instrumento didático pedagógico no ensino fundamental: relações ecológicas. 2016. 78 f. Monografia (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2016. http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1053 |
identifier_str_mv |
SOUSA. Kátia Lima de. produções de jogos sobre ecologia como instrumento didático pedagógico no ensino fundamental: relações ecológicas. 2016. 78 f. Monografia (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2016. |
url |
http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1053 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brasil Campus Manaus Centro Instituto Federal do Amazonas IFAM Licenciatura em Ciências Biológicas Instituto Federal do Amazonas IFAM Licenciatura em Ciências Biológicas Instituto Federal do Amazonas IFAM Licenciatura em Ciências Biológicas |
publisher.none.fl_str_mv |
Brasil Campus Manaus Centro Instituto Federal do Amazonas IFAM Licenciatura em Ciências Biológicas Instituto Federal do Amazonas IFAM Licenciatura em Ciências Biológicas Instituto Federal do Amazonas IFAM Licenciatura em Ciências Biológicas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas) instname:Instituto Federal do Amazonas (IFAM) instacron:IFAM |
instname_str |
Instituto Federal do Amazonas (IFAM) |
instacron_str |
IFAM |
institution |
IFAM |
reponame_str |
Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas) |
collection |
Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas) - Instituto Federal do Amazonas (IFAM) |
repository.mail.fl_str_mv |
cgeb@ifam.edu.br |
_version_ |
1810022879346032640 |