Lectio: jogo sério educacional para alfabetização de crianças com transtorno do espectro autista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Alessandro Negrão dos
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas)
Texto Completo: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1292
Resumo: This work proposes the development of a serious game for children with Autistic Spectrum Disorder - ASD, LECTIO. The objective is to implement a game, using the Treatment and Education approach of Autistic and related Communicationhandicapped Children - TEACCH that helps children with autism in their learning to read in their literacy stage, valuing good usability practices and aiming at a good user experience. To that end, the game will be based on game development guidelines specifically aimed at people with ASD, providing children with an appropriate tool to use. Therefore, the proposal is to implement interactive, clear and easy-to-perform activities, applying the TEACCH approach, in order to help children with ASD to improve their learning.
id IFAM-1_99af531abd007c587632e5917514366a
oai_identifier_str oai:localhost:4321/1292
network_acronym_str IFAM-1
network_name_str Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas)
repository_id_str
spelling Lectio: jogo sério educacional para alfabetização de crianças com transtorno do espectro autistaDesenvolvimento de sistemasAprendizagemAlfabetizaçãoCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAOThis work proposes the development of a serious game for children with Autistic Spectrum Disorder - ASD, LECTIO. The objective is to implement a game, using the Treatment and Education approach of Autistic and related Communicationhandicapped Children - TEACCH that helps children with autism in their learning to read in their literacy stage, valuing good usability practices and aiming at a good user experience. To that end, the game will be based on game development guidelines specifically aimed at people with ASD, providing children with an appropriate tool to use. Therefore, the proposal is to implement interactive, clear and easy-to-perform activities, applying the TEACCH approach, in order to help children with ASD to improve their learning.Este trabalho propõe o desenvolvimento de um jogo sério para crianças com Transtorno do Espectro Autista - TEA, o LECTIO. O objetivo é implementar um jogo, utilizando a abordagem Treatment and Education of Autistic and related Communication-handicapped Children - TEACCH que auxilia crianças com autismo em seu aprendizado da leitura em sua etapa de alfabetização, valorizando boas práticas de usabilidade e visando uma boa experiência do usuário. Para isso, o jogo será embasado em diretrizes de desenvolvimento de jogos especificamente voltados para pessoas com TEA, oferecendo às crianças uma ferramenta apropriada para o uso. Portanto, a proposta é a implementação de atividades interativas, claras e de fácil execução, aplicando a abordagem TEACCH, com a finalidade de auxiliar crianças com TEA a aprimorarem seu aprendizado.BrasilCampus Manaus CentroInstituto Federal do AmazonasIFAMTecnologia em Análise e Desenvolvimento de SistemasInstituto Federal do AmazonasIFAMTecnologia em Análise e Desenvolvimento de SistemasInstituto Federal do AmazonasIFAMTecnologia em Análise e Desenvolvimento de SistemasSilva, Viviane Gomes dahttp://lattes.cnpq.br/3840356643382333Silva, Viviane Gomes dahttp://lattes.cnpq.br/3840356643382333Lima, Roceli Pereirahttp://lattes.cnpq.br/4785265306445784Azevedo, Renildo Vianahttp://lattes.cnpq.br/0601215754206476Santos, Alessandro Negrão dos2023-05-22T16:49:40Z2023-05-222023-05-22T16:49:40Z2022-12-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisSANTOS, Alessandro Negrão dos. Lectio: jogo sério educacional para alfabetização de crianças com transtorno do espectro autista. 62 f. 2022. Monografia (Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2022http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1292porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas)instname:Instituto Federal do Amazonas (IFAM)instacron:IFAM2023-05-22T16:53:06Zoai:localhost:4321/1292Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifam.edu.br/oai/requestcgeb@ifam.edu.bropendoar:2023-05-22T16:53:06Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas) - Instituto Federal do Amazonas (IFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv Lectio: jogo sério educacional para alfabetização de crianças com transtorno do espectro autista
title Lectio: jogo sério educacional para alfabetização de crianças com transtorno do espectro autista
spellingShingle Lectio: jogo sério educacional para alfabetização de crianças com transtorno do espectro autista
Santos, Alessandro Negrão dos
Desenvolvimento de sistemas
Aprendizagem
Alfabetização
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAO
title_short Lectio: jogo sério educacional para alfabetização de crianças com transtorno do espectro autista
title_full Lectio: jogo sério educacional para alfabetização de crianças com transtorno do espectro autista
title_fullStr Lectio: jogo sério educacional para alfabetização de crianças com transtorno do espectro autista
title_full_unstemmed Lectio: jogo sério educacional para alfabetização de crianças com transtorno do espectro autista
title_sort Lectio: jogo sério educacional para alfabetização de crianças com transtorno do espectro autista
author Santos, Alessandro Negrão dos
author_facet Santos, Alessandro Negrão dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Viviane Gomes da
http://lattes.cnpq.br/3840356643382333
Silva, Viviane Gomes da
http://lattes.cnpq.br/3840356643382333
Lima, Roceli Pereira
http://lattes.cnpq.br/4785265306445784
Azevedo, Renildo Viana
http://lattes.cnpq.br/0601215754206476
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Alessandro Negrão dos
dc.subject.por.fl_str_mv Desenvolvimento de sistemas
Aprendizagem
Alfabetização
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAO
topic Desenvolvimento de sistemas
Aprendizagem
Alfabetização
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAO
description This work proposes the development of a serious game for children with Autistic Spectrum Disorder - ASD, LECTIO. The objective is to implement a game, using the Treatment and Education approach of Autistic and related Communicationhandicapped Children - TEACCH that helps children with autism in their learning to read in their literacy stage, valuing good usability practices and aiming at a good user experience. To that end, the game will be based on game development guidelines specifically aimed at people with ASD, providing children with an appropriate tool to use. Therefore, the proposal is to implement interactive, clear and easy-to-perform activities, applying the TEACCH approach, in order to help children with ASD to improve their learning.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-14
2023-05-22T16:49:40Z
2023-05-22
2023-05-22T16:49:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SANTOS, Alessandro Negrão dos. Lectio: jogo sério educacional para alfabetização de crianças com transtorno do espectro autista. 62 f. 2022. Monografia (Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2022
http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1292
identifier_str_mv SANTOS, Alessandro Negrão dos. Lectio: jogo sério educacional para alfabetização de crianças com transtorno do espectro autista. 62 f. 2022. Monografia (Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2022
url http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1292
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Brasil
Campus Manaus Centro
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas
publisher.none.fl_str_mv Brasil
Campus Manaus Centro
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas)
instname:Instituto Federal do Amazonas (IFAM)
instacron:IFAM
instname_str Instituto Federal do Amazonas (IFAM)
instacron_str IFAM
institution IFAM
reponame_str Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas)
collection Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas) - Instituto Federal do Amazonas (IFAM)
repository.mail.fl_str_mv cgeb@ifam.edu.br
_version_ 1810022880616906752