Alfabetização de crianças com transtorno do espectro autista : representações do professor
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
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Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34313 |
Resumo: | O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma alteração no neurodesenvolvimento, de causa multifatorial, que afeta a interação social e comunicação, bem como o comportamento da criança, com sérias consequências para a aprendizagem. Esses fatores justificam a importância da intervenção educacional no intuito de favorecer a aprendizagem das crianças inseridas no ciclo de alfabetização. Com base no exposto, o objetivo desse estudo é avaliar a representação do professor acerca do processo de alfabetização de crianças com Transtorno do Espectro Autista. Trata-se de um estudo de abordagem quanti-qualitativa, de natureza exploratória, que foi realizado na cidade de Patos-PB, com professores de escolas das redes pública e privada, de salas de aula regulares. Como critério de inclusão, o professor deveria ter experiência na alfabetização de crianças com TEA. A amostra foi composta por conveniência. A coleta de dados foi realizada inicialmente por meio da técnica de associação livre (TAL) e dos procedimentos de classificação múltipla (PCM) e, na sequência, por meio da técnica da entrevista narrativa. Os dados quantitativos foram analisados por meio de estatística descritiva e os qualitativos por meio de análise de conteúdo na modalidade temática. Os resultados obtidos na TAL e no procedimento de classificação múltipla demonstraram que os professores representam a alfabetização de crianças com TEA como sendo fortemente associada à participação dos pais no decorrer do percurso da criança pelo ciclo de alfabetização. Também ressaltaram a busca de estratégias para favorecer a aprendizagem da criança; o desafio que esse processo representa para o professor e a sua segurança diante disso; o compromisso da escola; o respeito ao tempo da aprendizagem da criança e o ato de acreditar na capacidade dela; e a utilização de práticas inclusivas para alcance efetivo da referida função. Na entrevista narrativa, os resultados expostos mostraram existir heterogeneidade no que concerne às características de infantes com TEA, expondo que alguns são mais comprometidos que outros, inclusive nos aspectos envolvendo a alfabetização; a constatação da possibilidade de alguns alcançarem estágios significativos na alfabetização ou serem alfabetizadas; a insegurança do professor diante da nova experiência em alfabetizar alguém com TEA; e o ato de reprovarem alunos no ciclo de alfabetização quando não atingem os critérios estabelecidos para o ano letivo cursado, aspecto que se contrapõe ao que se preconiza para o ciclo de alfabetização, mas que nesse estudo a professora referiu ter sido uma estratégia positiva, utilizada por ela em parceria com a família, como também com a equipe multidisciplinar que assistia a criança, para o alcance da alfabetização. A partir dessas constatações é possível estruturar estratégias direcionados à população pesquisada. Tais estratégias necessitam contar com a participação de profissionais de saúde, além dos profissionais da educação, a fim de nortear todos os atores envolvidos na educação inclusiva: professores, escolas, pais e sociedade como um todo. |
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Trata-se de um estudo de abordagem quanti-qualitativa, de natureza exploratória, que foi realizado na cidade de Patos-PB, com professores de escolas das redes pública e privada, de salas de aula regulares. Como critério de inclusão, o professor deveria ter experiência na alfabetização de crianças com TEA. A amostra foi composta por conveniência. A coleta de dados foi realizada inicialmente por meio da técnica de associação livre (TAL) e dos procedimentos de classificação múltipla (PCM) e, na sequência, por meio da técnica da entrevista narrativa. Os dados quantitativos foram analisados por meio de estatística descritiva e os qualitativos por meio de análise de conteúdo na modalidade temática. Os resultados obtidos na TAL e no procedimento de classificação múltipla demonstraram que os professores representam a alfabetização de crianças com TEA como sendo fortemente associada à participação dos pais no decorrer do percurso da criança pelo ciclo de alfabetização. Também ressaltaram a busca de estratégias para favorecer a aprendizagem da criança; o desafio que esse processo representa para o professor e a sua segurança diante disso; o compromisso da escola; o respeito ao tempo da aprendizagem da criança e o ato de acreditar na capacidade dela; e a utilização de práticas inclusivas para alcance efetivo da referida função. Na entrevista narrativa, os resultados expostos mostraram existir heterogeneidade no que concerne às características de infantes com TEA, expondo que alguns são mais comprometidos que outros, inclusive nos aspectos envolvendo a alfabetização; a constatação da possibilidade de alguns alcançarem estágios significativos na alfabetização ou serem alfabetizadas; a insegurança do professor diante da nova experiência em alfabetizar alguém com TEA; e o ato de reprovarem alunos no ciclo de alfabetização quando não atingem os critérios estabelecidos para o ano letivo cursado, aspecto que se contrapõe ao que se preconiza para o ciclo de alfabetização, mas que nesse estudo a professora referiu ter sido uma estratégia positiva, utilizada por ela em parceria com a família, como também com a equipe multidisciplinar que assistia a criança, para o alcance da alfabetização. A partir dessas constatações é possível estruturar estratégias direcionados à população pesquisada. Tais estratégias necessitam contar com a participação de profissionais de saúde, além dos profissionais da educação, a fim de nortear todos os atores envolvidos na educação inclusiva: professores, escolas, pais e sociedade como um todo.Autistic Spectrum Disorder (ASD) is a neurodevelopmental change, caused by multiple factors, which affects social interaction and communication, as well as the behavior of the child, with serious consequences for learning. These factors justify the importance of the educational intervention in order to favor the learning of the children inserted in the literacy cycle. Based on the foregoing, the objective of this study is to evaluate the representation of the teacher about the process of literacy of children with Autism Spectrum Disorder. This is a quantitative-qualitative study of an exploratory nature, carried out in the city of Patos-PB, with public and private school teachers from regular classrooms. As an inclusion criterion, the teacher should have experience in the literacy of children with ASD. The sample consisted of convenience. Data collection was initially performed using the free association technique (TAL) and multiple classification procedures (PCM) and, subsequently, through the narrative interview technique. The quantitative data were analyzed by means of descriptive statistics and the qualitative ones by content analysis in the thematic modality. The results obtained in TAL and in the multiple classification procedure demonstrated that teachers represent the literacy of children with ASD as being strongly associated with parental participation during the course of the child through the literacy cycle. They also emphasized the search for strategies to favor the learning of the child; the challenge that this process represents for the teacher and his safety in this regard; the commitment of the school; respect for the child's learning time and the act of believing in the child's ability; and the use of inclusive practices to effectively achieve that function. In the narrative interview, the exposed results showed heterogeneity regarding the characteristics of infants with ASD, showing that some are more compromised than others, including in the aspects involving literacy; the realization of the possibility that some may reach significant stages in literacy or be literate; the teacher's insecurity about the new experience in literacy with someone with ASD; and the act of disapproving students in the literacy cycle when they do not achieve the criteria established for the school year studied, an aspect that is in opposition to what is advocated for the literacy cycle, but in this study the teacher mentioned that it was a positive strategy, used by her in partnership with the family, as well as with the multidisciplinary team advising the child to achieve literacy. From these findings it is possible to structure strategies directed to the population researched. Such strategies need to involve health professionals, as well as education professionals, in order to guide all actors involved in inclusive education: teachers, schools, parents and society as a whole.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Saude da Crianca e do AdolescenteUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessTranstorno do espectro autistaInclusão educacionalAlfabetizaçãoDesempenho escolarAlfabetização de crianças com transtorno do espectro autista : representações do professorinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILDISSERTAÇÃO Nara Raquel Cavalcanti Lima.pdf.jpgDISSERTAÇÃO Nara Raquel Cavalcanti Lima.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1246https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/34313/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Nara%20Raquel%20Cavalcanti%20Lima.pdf.jpgda3b3b4c8150d14afec7b7a169f5bfe8MD55ORIGINALDISSERTAÇÃO Nara Raquel Cavalcanti Lima.pdfDISSERTAÇÃO Nara Raquel Cavalcanti Lima.pdfapplication/pdf1805162https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/34313/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Nara%20Raquel%20Cavalcanti%20Lima.pdf60a4dbb72673e1bde378d11f3aee1baaMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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