O Ensino de Palavras Técnicas em LIBRAS: utilizando a Realidade Aumentada junto com Unity 3D como Ferramenta de Aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues Júnior, Edimar Soares
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas)
Texto Completo: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1132
Resumo: The use of technology proves to be a great ally as a teaching resource in educational environments. The use of the Augmented Reality feature to visualize the signs of the Brazilian Sign Language (LIBRAS) referring to words in the area of Technology helps to disseminate it interactively through a mobile application that shows an Avatar making the sign in LIBRAS through of cards made in MDF that shows the design and name of the Electronic Component. The objective of this project is to create a technological dictionary of LIBRAS signs applying the phases of Design Thinking. The results show that the developed application can be used as a tool for teaching technical words commonly used by electronics professionals, through user interaction with the application for mobile devices.
id IFAM-1_9b7ca1a88bee8e5661f64ca51afef894
oai_identifier_str oai:localhost:4321/1132
network_acronym_str IFAM-1
network_name_str Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas)
repository_id_str
spelling O Ensino de Palavras Técnicas em LIBRAS: utilizando a Realidade Aumentada junto com Unity 3D como Ferramenta de AprendizagemEnsino de librasRealidade aumentadaTecnologia Unity 3DAprendizagemCNPQ::ENGENHARIASThe use of technology proves to be a great ally as a teaching resource in educational environments. The use of the Augmented Reality feature to visualize the signs of the Brazilian Sign Language (LIBRAS) referring to words in the area of Technology helps to disseminate it interactively through a mobile application that shows an Avatar making the sign in LIBRAS through of cards made in MDF that shows the design and name of the Electronic Component. The objective of this project is to create a technological dictionary of LIBRAS signs applying the phases of Design Thinking. The results show that the developed application can be used as a tool for teaching technical words commonly used by electronics professionals, through user interaction with the application for mobile devices.O uso da tecnologia mostra ser uma grande aliada como recurso de ensino em ambientes educacionais. A utilização do recurso da Realidade Aumentada para a visualização dos sinais da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) referentes às palavras da área da Tecnologia ajuda a disseminar de forma interativa a partir de um aplicativo de celular que apresenta um Avatar que faz o sinal em LIBRAS por meio dos cartões feitos em MDF que mostram o desenho e o nome do Componente Eletrônico. O objetivo deste trabalho é criar um dicionário tecnológico de sinais da LIBRAS aplicando as fases do Design Thinking. Os resultados mostram que o aplicativo desenvolvido pode ser usado como ferramenta para o ensino de palavras técnicas comumente usadas por profissionais da Eletrônica, por meio da interação do usuário com o aplicativo para dispositivos móveis.BrasilCampus Manaus DistritoInstituto Federal do AmazonasIFAMEngenharia de Controle e AutomaçãoInstituto Federal do AmazonasIFAMEngenharia de Controle e AutomaçãoInstituto Federal do AmazonasIFAMEngenharia de Controle e AutomaçãoReis, Ailton GonçalvesSilva, Ailton GonçalvesSilva, Edson Moura daSouza, José Carlos Ferreirahttp://lattes.cnpq.br/9696451126151505Rodrigues Júnior, Edimar Soares2023-03-13T14:05:34Z2023-03-132023-03-13T14:05:34Z2022-12-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisRodrigues Júnior, Edimar Soares. O ensino de palavras técnicas em Libras: utilizando a realidade aumentada junto com Unity 3D como ferramenta de aprendizagem. Manaus. 2022. 65 f. Monografia. (Graduação em Engenharia de Controle e Automação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Distrito Industrial, Manaus, 2022.http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1132porANDRADE, Sarah. A educação geográfica de estudantes surdos em uma escola polo da Grande Florianópolis. (2013). BILLINGHURST, Mark; CLARK, Adrian; LEE Gun. A survey of augmented reality. Foundations and Trends® in Human–Computer Interaction, v. 8, n. 2-3, p. 73-272, 2015. BLENDER. Blender.org. Disponível em: < https://www.blender.org/>. 2022. Acessado em: 30 de nov. 2022. BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 1988. BRASIL. Ministério da Educação. Lei n. 10.098 de 19 de dezembro de 2000. Estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, e dá outras providências. Diário Oficial da União. BRASIL. Ministério da Educação. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, 23/12/1996, p. 12. BRASIL. Ministério da Educação. Decreto nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005. Regulamenta a Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras, e o art. 18 da Lei nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000. Diário Oficial [da República Federativa do Brasil], Poder Executivo, Brasília, DF, 23 dez. 2005. p. 28. BRENNER, Walter.; UEBERNICKEL, Falk (ed.). Design Thinking for Innovation: Research and Practice, Springer, 2016. CARDOSO, Raul GS et al. Uso da realidade aumentada em auxílio à Educação. Anais do Computer on the Beach, p. 330-339, 2014. CARNIEL, FAGNER. A reviravolta discursiva da LibrasLIBRAS na educação superior. Revista Brasileira de Educação, v. 23, 2018. COOPER, Alan. The origin of personas. INNOVATION-MCLEAN THEN DULLES VIRGINIA-, v. 23, n. 1, p. 26-29, 2004. CUSTÓDIO, Mônica. Mapa da empatia: o que é e 6 passos para criar um de qualidade. Disponível em: < https://resultadosdigitais.com.br/blog/mapa-da- empatia/ > Acesso em 24 de nov. de 2022. DA SILVA, Edvaldo Feliciano; CAMPOS, Marineide Furtado. O percurso dos surdos na história e a necessidade da librasLIBRAS para a inclusão dos sujeitos na escola. (2017). 63 DE CARVALHO, Paulo Vaz; CONFORTO, Simone Ferreira. Breve história dos surdos no mundo e em Portugal. 2014. DE LIMA, Luciana Maria Tabosa et al. A importância da librasLIBRAS para a inclusão de alunos surdos nas escolas de Cumaru-PE. Série Educar-Volume 45 Educação Especial e Inclusiva, p. 30. DE SOUZA, Pedro Paulo Ubarana. Educação de surdos no Brasil: uma narrativa histórica. 2018. DESAFIOS DA EDUCAÇÃO. Realidade aumentada e virtual: tecnologias que engrandecem a educação. Jul.2018. Disponível em:https://desafiosdaeducacao.grupoa.com.br/realidade-aumentada-e-virtual-educac ao/. Acesso em: 30 de nov. 2022. ELVISHERLAN. Design Thinking. Disponível em: < https://elvisherlan.com/tag/design-thinking/ >. Acesso em: 24 de nov. 2022. FRANCO, Marco Antonio Melo; RIBEIRO, Cristiane Dias; DE ALMEIDA, Fabiana Nascimento. Atendimento Educacional Especializado: O que pensam professores sobre sua atuação e formação. Revista Teias, v. 20, n. 57, p. 315-331, 2019. GALVÃO FILHO, Teófilo Aves. Tecnologia assistiva para uma escola inclusiva: apropriação, demanda e perspectivas. 2009. GIL, Carlos, A. Como Elaborar Projetos de Pesquisa, 6ª edição. São Paulo, Atlas, 2017. HOUNSELL, Marcelo da Silva; TORI, Romero; KIRNER, Claudio. Capítulo 2 -Realidade Aumentada. In: TORI, Romero; HOUNSELL, Marcelo da Silva (Org) -Introdução a Realidade Virtual e Aumentada. 1. ed. Porto Alegre, 2018. KERNBACH, Sebastian; NABERGOJ, Anja Svetina. Visual design thinking: Understanding the role of knowledge visualization in the design thinking process. In: 2018 22nd International Conference Information Visualisation (IV). IEEE, 2018. p. 362-367. KREWER, Emanuele; DA SILVA, Angelise Fagundes; FONTANA, Marcus Vinícius Liessem. Professor autor e promotor da tecnologia no contexto educacional: uma experiência com realidade aumentada. ReTER, v. 2, n. 2, p. 1-01-17, 2021. LEITÃO, R. M. V. Aprendizagem baseada em jogos: realidade aumentada no ensino de sólidos geométricos. Universidade Aberta, Programa de Pós-Graduação em Expressão Gráfica e Audiovisual, 2013. Dissertação de Mestrado. LEONEL, Gladstone; DE SOUSA, José Geraldo. A luta pela constituinte e a reforma política no Brasil: caminhos para um “constitucionalismo achado na rua”. Revista Direito e Práxis, v. 8, p. 1008-1027, 2017. LEVY, Meira; HULI, Chen. Design thinking in a nutshell for eliciting requirements of a business process: A case study of a design thinking workshop. In: 2019 IEEE 27th international requirements engineering conference (RE). IEEE, 2019. p. 351-356. 64 LIÃO, Mariana de Morais Ribeiro et al. Uso da realidade aumentada como apoio ao ensino básico e tecnológico. In: v. 4 (2018): IV Congresso de Educação Profissional e Tecnológica do IFSP. 2018. MONTEIRO, Myrna Salerno. História dos movimentos dos surdos e o reconhecimento da LibrasLIBRAS no Brasil. ETD-Educação Temática Digital, v. 7, n. 2, p. 295-305, 2006. MORI, Nerli Nonato Ribeiro; SANDER, Ricardo Ernani. História da educação dos surdos no Brasil. Seminário de Pesquisa do PPE. Universidade Estadual de Maringá, v. 2, 2015. MOURÃO, Claudio Henrique Nunes; BRANCO, Bruna da Silva. OS SURDOS NARRANDO SEU TERRITÓRIO: UMA BREVE INCURSÃO. Revista Espaço, p. 39-60, 2021. MURTEIRA, Daniel de Oliveira. Colaboração em Realidade Aumentada. 2020. Tese de Doutorado. NEDIC, Zorica; MACHOTKA, Jan; NAFALSKI, Andrew. Remote laboratories versus virtual and real laboratories. IEEE, 2003. OLIVEIRA, Yanik Carla Araújo de; COSTA, Gabriela Maria Cavalcanti; COURA, Alexsandro Silva; CARTAXO, Renata de Oliveira; FRANÇA, Inacia Sátiro Xavier de. A língua brasileira de sinais na formação dos profissionais de enfermagem, fisioterapia e odontologia no estado da Paraíba, Brasil. Interface-Comunicação, Saúde, Educação, v. 16, p. 995-1008, 2012. PANEGALLI, F. S.; CAGLIARI, D. C.; BERNARDI, G.; CORDENONSi, A. Z.; MALLMANN, E. M. Realidade Aumentada no Desenvolvimento de Jogos Educacionais: um Estudo de Caso de um Jogo de Língua Inglesa. RENOTE, v. 13, n. 1, 2015. PERLIN, Gladis T. A cultura surda e os intérpretes de língua de sinais (ILS). ETD: Educação Temática Digital, v. 7, n. 2, p. 136-147, 2006. QUEIROZ, Joelma de Pontes Silveira. A importância do uso da tecnologia como ferramenta pedagógica na sala de aula. Congresso Internacional de Educação e Tecnologias. São Paulo, p. 1-13. jun./jul. 2018. RIBEIRO, Andréa Rodrigues. A História dos Surdos pelo mundo. Revista Portuguesa de Educação Contemporânea, v. 2, n. 02, p. 01-09, 2021. RIBEIRO, Laura. Passo a passo de como analisar a persona de um cliente. Disponível em < https://rockcontent.com/br/talent-blog/como-analisar-a-persona/>. Acesso em: 01 de dez. 2022. SOLARVIEW. Como estruturar um modelo de negócios para integradores fotovoltaicos. Disponível em: < https://solarview.com.br/como-estruturar-um-modelo-de-negocios-para-integradores-fotovoltaicos/ >. Acesso em 24 de nov. 2022. STROBEL, Karin. História da educação de surdos. Florianópolis: UFSC, 2009. 65 UNITY. Unity Store website. Disponível em: <https://store.unity.com/>. 2018. Acessado em: 16 de nov. 2022. VARGAS, Jaqueline Santos; GOBARA, Shirley Takeco. Sinais dos conceitos de massa, aceleração e força para surdos na literatura nacional e internacional. Atas do IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (X ENPEC) Águas de Lindóia, 2013. VUFORIA. Vuforia Developer Library. Disponível em: < https://library.vuforia.com/getting-started/overview.html >. Acesso em: 23 de nov. 2022info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas)instname:Instituto Federal do Amazonas (IFAM)instacron:IFAM2023-03-13T14:30:41Zoai:localhost:4321/1132Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifam.edu.br/oai/requestcgeb@ifam.edu.bropendoar:2023-03-13T14:30:41Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas) - Instituto Federal do Amazonas (IFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv O Ensino de Palavras Técnicas em LIBRAS: utilizando a Realidade Aumentada junto com Unity 3D como Ferramenta de Aprendizagem
title O Ensino de Palavras Técnicas em LIBRAS: utilizando a Realidade Aumentada junto com Unity 3D como Ferramenta de Aprendizagem
spellingShingle O Ensino de Palavras Técnicas em LIBRAS: utilizando a Realidade Aumentada junto com Unity 3D como Ferramenta de Aprendizagem
Rodrigues Júnior, Edimar Soares
Ensino de libras
Realidade aumentada
Tecnologia Unity 3D
Aprendizagem
CNPQ::ENGENHARIAS
title_short O Ensino de Palavras Técnicas em LIBRAS: utilizando a Realidade Aumentada junto com Unity 3D como Ferramenta de Aprendizagem
title_full O Ensino de Palavras Técnicas em LIBRAS: utilizando a Realidade Aumentada junto com Unity 3D como Ferramenta de Aprendizagem
title_fullStr O Ensino de Palavras Técnicas em LIBRAS: utilizando a Realidade Aumentada junto com Unity 3D como Ferramenta de Aprendizagem
title_full_unstemmed O Ensino de Palavras Técnicas em LIBRAS: utilizando a Realidade Aumentada junto com Unity 3D como Ferramenta de Aprendizagem
title_sort O Ensino de Palavras Técnicas em LIBRAS: utilizando a Realidade Aumentada junto com Unity 3D como Ferramenta de Aprendizagem
author Rodrigues Júnior, Edimar Soares
author_facet Rodrigues Júnior, Edimar Soares
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Reis, Ailton Gonçalves
Silva, Ailton Gonçalves
Silva, Edson Moura da
Souza, José Carlos Ferreira
http://lattes.cnpq.br/9696451126151505
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues Júnior, Edimar Soares
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de libras
Realidade aumentada
Tecnologia Unity 3D
Aprendizagem
CNPQ::ENGENHARIAS
topic Ensino de libras
Realidade aumentada
Tecnologia Unity 3D
Aprendizagem
CNPQ::ENGENHARIAS
description The use of technology proves to be a great ally as a teaching resource in educational environments. The use of the Augmented Reality feature to visualize the signs of the Brazilian Sign Language (LIBRAS) referring to words in the area of Technology helps to disseminate it interactively through a mobile application that shows an Avatar making the sign in LIBRAS through of cards made in MDF that shows the design and name of the Electronic Component. The objective of this project is to create a technological dictionary of LIBRAS signs applying the phases of Design Thinking. The results show that the developed application can be used as a tool for teaching technical words commonly used by electronics professionals, through user interaction with the application for mobile devices.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-15
2023-03-13T14:05:34Z
2023-03-13
2023-03-13T14:05:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Rodrigues Júnior, Edimar Soares. O ensino de palavras técnicas em Libras: utilizando a realidade aumentada junto com Unity 3D como ferramenta de aprendizagem. Manaus. 2022. 65 f. Monografia. (Graduação em Engenharia de Controle e Automação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Distrito Industrial, Manaus, 2022.
http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1132
identifier_str_mv Rodrigues Júnior, Edimar Soares. O ensino de palavras técnicas em Libras: utilizando a realidade aumentada junto com Unity 3D como ferramenta de aprendizagem. Manaus. 2022. 65 f. Monografia. (Graduação em Engenharia de Controle e Automação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Distrito Industrial, Manaus, 2022.
url http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1132
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv ANDRADE, Sarah. A educação geográfica de estudantes surdos em uma escola polo da Grande Florianópolis. (2013). BILLINGHURST, Mark; CLARK, Adrian; LEE Gun. A survey of augmented reality. Foundations and Trends® in Human–Computer Interaction, v. 8, n. 2-3, p. 73-272, 2015. BLENDER. Blender.org. Disponível em: < https://www.blender.org/>. 2022. Acessado em: 30 de nov. 2022. BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 1988. BRASIL. Ministério da Educação. Lei n. 10.098 de 19 de dezembro de 2000. Estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, e dá outras providências. Diário Oficial da União. BRASIL. Ministério da Educação. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, 23/12/1996, p. 12. BRASIL. Ministério da Educação. Decreto nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005. Regulamenta a Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras, e o art. 18 da Lei nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000. Diário Oficial [da República Federativa do Brasil], Poder Executivo, Brasília, DF, 23 dez. 2005. p. 28. BRENNER, Walter.; UEBERNICKEL, Falk (ed.). Design Thinking for Innovation: Research and Practice, Springer, 2016. CARDOSO, Raul GS et al. Uso da realidade aumentada em auxílio à Educação. Anais do Computer on the Beach, p. 330-339, 2014. CARNIEL, FAGNER. A reviravolta discursiva da LibrasLIBRAS na educação superior. Revista Brasileira de Educação, v. 23, 2018. COOPER, Alan. The origin of personas. INNOVATION-MCLEAN THEN DULLES VIRGINIA-, v. 23, n. 1, p. 26-29, 2004. CUSTÓDIO, Mônica. Mapa da empatia: o que é e 6 passos para criar um de qualidade. Disponível em: < https://resultadosdigitais.com.br/blog/mapa-da- empatia/ > Acesso em 24 de nov. de 2022. DA SILVA, Edvaldo Feliciano; CAMPOS, Marineide Furtado. O percurso dos surdos na história e a necessidade da librasLIBRAS para a inclusão dos sujeitos na escola. (2017). 63 DE CARVALHO, Paulo Vaz; CONFORTO, Simone Ferreira. Breve história dos surdos no mundo e em Portugal. 2014. DE LIMA, Luciana Maria Tabosa et al. A importância da librasLIBRAS para a inclusão de alunos surdos nas escolas de Cumaru-PE. Série Educar-Volume 45 Educação Especial e Inclusiva, p. 30. DE SOUZA, Pedro Paulo Ubarana. Educação de surdos no Brasil: uma narrativa histórica. 2018. DESAFIOS DA EDUCAÇÃO. Realidade aumentada e virtual: tecnologias que engrandecem a educação. Jul.2018. Disponível em:https://desafiosdaeducacao.grupoa.com.br/realidade-aumentada-e-virtual-educac ao/. Acesso em: 30 de nov. 2022. ELVISHERLAN. Design Thinking. Disponível em: < https://elvisherlan.com/tag/design-thinking/ >. Acesso em: 24 de nov. 2022. FRANCO, Marco Antonio Melo; RIBEIRO, Cristiane Dias; DE ALMEIDA, Fabiana Nascimento. Atendimento Educacional Especializado: O que pensam professores sobre sua atuação e formação. Revista Teias, v. 20, n. 57, p. 315-331, 2019. GALVÃO FILHO, Teófilo Aves. Tecnologia assistiva para uma escola inclusiva: apropriação, demanda e perspectivas. 2009. GIL, Carlos, A. Como Elaborar Projetos de Pesquisa, 6ª edição. São Paulo, Atlas, 2017. HOUNSELL, Marcelo da Silva; TORI, Romero; KIRNER, Claudio. Capítulo 2 -Realidade Aumentada. In: TORI, Romero; HOUNSELL, Marcelo da Silva (Org) -Introdução a Realidade Virtual e Aumentada. 1. ed. Porto Alegre, 2018. KERNBACH, Sebastian; NABERGOJ, Anja Svetina. Visual design thinking: Understanding the role of knowledge visualization in the design thinking process. In: 2018 22nd International Conference Information Visualisation (IV). IEEE, 2018. p. 362-367. KREWER, Emanuele; DA SILVA, Angelise Fagundes; FONTANA, Marcus Vinícius Liessem. Professor autor e promotor da tecnologia no contexto educacional: uma experiência com realidade aumentada. ReTER, v. 2, n. 2, p. 1-01-17, 2021. LEITÃO, R. M. V. Aprendizagem baseada em jogos: realidade aumentada no ensino de sólidos geométricos. Universidade Aberta, Programa de Pós-Graduação em Expressão Gráfica e Audiovisual, 2013. Dissertação de Mestrado. LEONEL, Gladstone; DE SOUSA, José Geraldo. A luta pela constituinte e a reforma política no Brasil: caminhos para um “constitucionalismo achado na rua”. Revista Direito e Práxis, v. 8, p. 1008-1027, 2017. LEVY, Meira; HULI, Chen. Design thinking in a nutshell for eliciting requirements of a business process: A case study of a design thinking workshop. In: 2019 IEEE 27th international requirements engineering conference (RE). IEEE, 2019. p. 351-356. 64 LIÃO, Mariana de Morais Ribeiro et al. Uso da realidade aumentada como apoio ao ensino básico e tecnológico. In: v. 4 (2018): IV Congresso de Educação Profissional e Tecnológica do IFSP. 2018. MONTEIRO, Myrna Salerno. História dos movimentos dos surdos e o reconhecimento da LibrasLIBRAS no Brasil. ETD-Educação Temática Digital, v. 7, n. 2, p. 295-305, 2006. MORI, Nerli Nonato Ribeiro; SANDER, Ricardo Ernani. História da educação dos surdos no Brasil. Seminário de Pesquisa do PPE. Universidade Estadual de Maringá, v. 2, 2015. MOURÃO, Claudio Henrique Nunes; BRANCO, Bruna da Silva. OS SURDOS NARRANDO SEU TERRITÓRIO: UMA BREVE INCURSÃO. Revista Espaço, p. 39-60, 2021. MURTEIRA, Daniel de Oliveira. Colaboração em Realidade Aumentada. 2020. Tese de Doutorado. NEDIC, Zorica; MACHOTKA, Jan; NAFALSKI, Andrew. Remote laboratories versus virtual and real laboratories. IEEE, 2003. OLIVEIRA, Yanik Carla Araújo de; COSTA, Gabriela Maria Cavalcanti; COURA, Alexsandro Silva; CARTAXO, Renata de Oliveira; FRANÇA, Inacia Sátiro Xavier de. A língua brasileira de sinais na formação dos profissionais de enfermagem, fisioterapia e odontologia no estado da Paraíba, Brasil. Interface-Comunicação, Saúde, Educação, v. 16, p. 995-1008, 2012. PANEGALLI, F. S.; CAGLIARI, D. C.; BERNARDI, G.; CORDENONSi, A. Z.; MALLMANN, E. M. Realidade Aumentada no Desenvolvimento de Jogos Educacionais: um Estudo de Caso de um Jogo de Língua Inglesa. RENOTE, v. 13, n. 1, 2015. PERLIN, Gladis T. A cultura surda e os intérpretes de língua de sinais (ILS). ETD: Educação Temática Digital, v. 7, n. 2, p. 136-147, 2006. QUEIROZ, Joelma de Pontes Silveira. A importância do uso da tecnologia como ferramenta pedagógica na sala de aula. Congresso Internacional de Educação e Tecnologias. São Paulo, p. 1-13. jun./jul. 2018. RIBEIRO, Andréa Rodrigues. A História dos Surdos pelo mundo. Revista Portuguesa de Educação Contemporânea, v. 2, n. 02, p. 01-09, 2021. RIBEIRO, Laura. Passo a passo de como analisar a persona de um cliente. Disponível em < https://rockcontent.com/br/talent-blog/como-analisar-a-persona/>. Acesso em: 01 de dez. 2022. SOLARVIEW. Como estruturar um modelo de negócios para integradores fotovoltaicos. Disponível em: < https://solarview.com.br/como-estruturar-um-modelo-de-negocios-para-integradores-fotovoltaicos/ >. Acesso em 24 de nov. 2022. STROBEL, Karin. História da educação de surdos. Florianópolis: UFSC, 2009. 65 UNITY. Unity Store website. Disponível em: <https://store.unity.com/>. 2018. Acessado em: 16 de nov. 2022. VARGAS, Jaqueline Santos; GOBARA, Shirley Takeco. Sinais dos conceitos de massa, aceleração e força para surdos na literatura nacional e internacional. Atas do IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (X ENPEC) Águas de Lindóia, 2013. VUFORIA. Vuforia Developer Library. Disponível em: < https://library.vuforia.com/getting-started/overview.html >. Acesso em: 23 de nov. 2022
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Brasil
Campus Manaus Distrito
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Engenharia de Controle e Automação
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Engenharia de Controle e Automação
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Engenharia de Controle e Automação
publisher.none.fl_str_mv Brasil
Campus Manaus Distrito
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Engenharia de Controle e Automação
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Engenharia de Controle e Automação
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Engenharia de Controle e Automação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas)
instname:Instituto Federal do Amazonas (IFAM)
instacron:IFAM
instname_str Instituto Federal do Amazonas (IFAM)
instacron_str IFAM
institution IFAM
reponame_str Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas)
collection Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas) - Instituto Federal do Amazonas (IFAM)
repository.mail.fl_str_mv cgeb@ifam.edu.br
_version_ 1810022879914360832