Realidade aumentada aplicada ao ensino pré-escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Órfão, João Pedro dos Santos Nobre
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.8/1338
Resumo: Dissertação apresentado à Escola Superior de Tecnologia e Gestão do IPL para obtenção do grau de Mestre em Engenharia Informática - Computação Móvel, orientada pelo Doutor Luis Marcelino.
id RCAP_421af6c3d932d4cdd380aa0b031eb1b3
oai_identifier_str oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/1338
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Realidade aumentada aplicada ao ensino pré-escolarRealidade aumentadaEnsinoJogosYVisionUnityDissertação apresentado à Escola Superior de Tecnologia e Gestão do IPL para obtenção do grau de Mestre em Engenharia Informática - Computação Móvel, orientada pelo Doutor Luis Marcelino.Neste projeto foi abordado o tema da Realidade Aumentada e a sua aplicação no ensino a crianças em idade pré-escolar. Baseado nos desenvolvimentos já efetuados na área, os objetivos deste trabalho foram verificar a capacidade da framework YVision em produzir jogos que recorressem à realidade aumentada e validar a sua utilização na educação de crianças com idades compreendidas entre os 5 e 6 anos. Controlos pouco fiáveis, pouca tolerância na deteção dos movimentos, imaginários desinteressantes e destuantes da realidade das crianças, podem comprometer a experiência desta tecnologia. Por isso foram tidos em conta, na implementação dos jogos, os temas abordados e a jogabilidade de modo a cativar e despertar o interesse das crianças. Os resultados obtidos comprovaram a capacidade da framework e demonstraram que a realidade aumentada pode ser um bom complemento para as técnicas de ensino clássicas. Isto foi observado através da facilidade de adoção deste modo de interação por parte dos utilizadores e o conhecimento demonstrado após a utilização dos jogos desenvolvidos. Como este projeto não representa uma abordagem completa ao tema, identificámos também o que poderá ser implementado no futuro de forma a melhorar e massificar esta ideia.Instituto Politécnico de LeiriaMarcelino, Luís Filipe Fernandes SilvaPinto, Filipe Jorge MotaIC-OnlineÓrfão, João Pedro dos Santos Nobre2015-03-19T16:02:32Z2014-12-052014-12-05T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/1338TID:201223783porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:42:52Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/1338Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:46:00.565375Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Realidade aumentada aplicada ao ensino pré-escolar
title Realidade aumentada aplicada ao ensino pré-escolar
spellingShingle Realidade aumentada aplicada ao ensino pré-escolar
Órfão, João Pedro dos Santos Nobre
Realidade aumentada
Ensino
Jogos
YVision
Unity
title_short Realidade aumentada aplicada ao ensino pré-escolar
title_full Realidade aumentada aplicada ao ensino pré-escolar
title_fullStr Realidade aumentada aplicada ao ensino pré-escolar
title_full_unstemmed Realidade aumentada aplicada ao ensino pré-escolar
title_sort Realidade aumentada aplicada ao ensino pré-escolar
author Órfão, João Pedro dos Santos Nobre
author_facet Órfão, João Pedro dos Santos Nobre
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Marcelino, Luís Filipe Fernandes Silva
Pinto, Filipe Jorge Mota
IC-Online
dc.contributor.author.fl_str_mv Órfão, João Pedro dos Santos Nobre
dc.subject.por.fl_str_mv Realidade aumentada
Ensino
Jogos
YVision
Unity
topic Realidade aumentada
Ensino
Jogos
YVision
Unity
description Dissertação apresentado à Escola Superior de Tecnologia e Gestão do IPL para obtenção do grau de Mestre em Engenharia Informática - Computação Móvel, orientada pelo Doutor Luis Marcelino.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-05
2014-12-05T00:00:00Z
2015-03-19T16:02:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.8/1338
TID:201223783
url http://hdl.handle.net/10400.8/1338
identifier_str_mv TID:201223783
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Leiria
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Leiria
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136956126330880