Realidade aumentada aplicada ao ensino pré-escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.8/1338 |
Resumo: | Dissertação apresentado à Escola Superior de Tecnologia e Gestão do IPL para obtenção do grau de Mestre em Engenharia Informática - Computação Móvel, orientada pelo Doutor Luis Marcelino. |
id |
RCAP_421af6c3d932d4cdd380aa0b031eb1b3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/1338 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Realidade aumentada aplicada ao ensino pré-escolarRealidade aumentadaEnsinoJogosYVisionUnityDissertação apresentado à Escola Superior de Tecnologia e Gestão do IPL para obtenção do grau de Mestre em Engenharia Informática - Computação Móvel, orientada pelo Doutor Luis Marcelino.Neste projeto foi abordado o tema da Realidade Aumentada e a sua aplicação no ensino a crianças em idade pré-escolar. Baseado nos desenvolvimentos já efetuados na área, os objetivos deste trabalho foram verificar a capacidade da framework YVision em produzir jogos que recorressem à realidade aumentada e validar a sua utilização na educação de crianças com idades compreendidas entre os 5 e 6 anos. Controlos pouco fiáveis, pouca tolerância na deteção dos movimentos, imaginários desinteressantes e destuantes da realidade das crianças, podem comprometer a experiência desta tecnologia. Por isso foram tidos em conta, na implementação dos jogos, os temas abordados e a jogabilidade de modo a cativar e despertar o interesse das crianças. Os resultados obtidos comprovaram a capacidade da framework e demonstraram que a realidade aumentada pode ser um bom complemento para as técnicas de ensino clássicas. Isto foi observado através da facilidade de adoção deste modo de interação por parte dos utilizadores e o conhecimento demonstrado após a utilização dos jogos desenvolvidos. Como este projeto não representa uma abordagem completa ao tema, identificámos também o que poderá ser implementado no futuro de forma a melhorar e massificar esta ideia.Instituto Politécnico de LeiriaMarcelino, Luís Filipe Fernandes SilvaPinto, Filipe Jorge MotaIC-OnlineÓrfão, João Pedro dos Santos Nobre2015-03-19T16:02:32Z2014-12-052014-12-05T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/1338TID:201223783porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:42:52Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/1338Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:46:00.565375Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Realidade aumentada aplicada ao ensino pré-escolar |
title |
Realidade aumentada aplicada ao ensino pré-escolar |
spellingShingle |
Realidade aumentada aplicada ao ensino pré-escolar Órfão, João Pedro dos Santos Nobre Realidade aumentada Ensino Jogos YVision Unity |
title_short |
Realidade aumentada aplicada ao ensino pré-escolar |
title_full |
Realidade aumentada aplicada ao ensino pré-escolar |
title_fullStr |
Realidade aumentada aplicada ao ensino pré-escolar |
title_full_unstemmed |
Realidade aumentada aplicada ao ensino pré-escolar |
title_sort |
Realidade aumentada aplicada ao ensino pré-escolar |
author |
Órfão, João Pedro dos Santos Nobre |
author_facet |
Órfão, João Pedro dos Santos Nobre |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Marcelino, Luís Filipe Fernandes Silva Pinto, Filipe Jorge Mota IC-Online |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Órfão, João Pedro dos Santos Nobre |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Realidade aumentada Ensino Jogos YVision Unity |
topic |
Realidade aumentada Ensino Jogos YVision Unity |
description |
Dissertação apresentado à Escola Superior de Tecnologia e Gestão do IPL para obtenção do grau de Mestre em Engenharia Informática - Computação Móvel, orientada pelo Doutor Luis Marcelino. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-12-05 2014-12-05T00:00:00Z 2015-03-19T16:02:32Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.8/1338 TID:201223783 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.8/1338 |
identifier_str_mv |
TID:201223783 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Leiria |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Leiria |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136956126330880 |