Sequência didática para o ensino da cinemática relativística por meio das TICs
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas) |
Texto Completo: | http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/579 |
Resumo: | Albert Einstein's Theory of Special Relativity (TRR) revolutionized the way we understood concepts for a long time considered absolute as space and time. With considerably counter intuitive definitions, TRR has become one of the pillars of Modern Contemporary Physics (FMC) and has provided a range of technologies that are present today in our daily lives. In view of the importance of this knowledge in the formation of critical citizens capable of understanding and associating information related to FMC, this work aims to propose a didactic sequence that, based on David Ausubel Theory of Meaningful Learning and the use of information and communication technologies (ICT), enables the teacher to debate and develop knowledge about relativistic kinematics with his high school students. |
id |
IFAM-1_ba65bf930a17d07efe898e15332604f4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:4321/579 |
network_acronym_str |
IFAM-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas) |
repository_id_str |
|
spelling |
Sequência didática para o ensino da cinemática relativística por meio das TICsFísica - ensinoCinemáticaAprendizagem significativaTecnologias de informação e comunicaçãoCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICAAlbert Einstein's Theory of Special Relativity (TRR) revolutionized the way we understood concepts for a long time considered absolute as space and time. With considerably counter intuitive definitions, TRR has become one of the pillars of Modern Contemporary Physics (FMC) and has provided a range of technologies that are present today in our daily lives. In view of the importance of this knowledge in the formation of critical citizens capable of understanding and associating information related to FMC, this work aims to propose a didactic sequence that, based on David Ausubel Theory of Meaningful Learning and the use of information and communication technologies (ICT), enables the teacher to debate and develop knowledge about relativistic kinematics with his high school students.A Teoria da Relatividade Especial (TRR) de Albert Einstein revolucionou a forma como entendíamos conceitos por muito tempo considerados absolutos como espaço e o tempo. Com definições consideravelmente contra intuitivas, a TRR se tornou um dos pilares da Física Moderna Contemporânea (FMC) e proporcionou uma gama de tecnologias que se fazem presentes hoje em nosso cotidiano. Tendo em vista a importância desses conhecimentos na formação de cidadãos críticos capazes de compreender e associar informações relacionados a FMC, esse trabalho tem como objetivo propor e aplicar, em duas turmas do primeiro ano do ensino médio de uma escola pública estadual, uma sequência didática para o ensino da cinemática relativística. Essa sequência didática foi fundamentada na Teoria de Aprendizagem Significativa de David Ausubel associada a tecnologias de informação e comunicação (TIC). A aprendizagem foi avaliada por meio de avaliações formativas que ocorreram durante as aulas e uma avaliação somativa que ocorreu no início e termino da aplicação da sequência didática. A proposta possibilitou a discussão e a compreensão de conhecimentos acerca do tema abordado e através dos testes avaliativos aplicados aos alunos, demonstrou ser eficaz e aplicável em qualquer escola com pouco recurso tecnológico. Palavras-FAPEAMBrasilCampus Manaus CentroPrograma de Pós-Graduação polo 4 UFAM/IFAM - Mestrado Profissional de Ensino de Física (MNPEF)Instituto Federal do AmazonasIFAMInstituto Federal do AmazonasIFAMSousa, José Ricardo dehttp://lattes.cnpq.br/3871066069541626Sousa, José Ricardo dehttp://lattes.cnpq.br/3871066069541626Carara, Sabrina Silvahttp://lattes.cnpq.br/0332844927349554Anglada-Rivera, Joséhttp://lattes.cnpq.br/5724564590431920Yamashita, Fábio Kazuyuki de Souza2021-10-13T17:16:47Z2021-10-132021-10-13T17:16:47Z2020-12-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisYAMASHITA, Fábio Kazuyuki de Souza. Sequência didática para o ensino da cinemática relativística por meio das TIC's. 69 f. 2020. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2020http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/579porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas)instname:Instituto Federal do Amazonas (IFAM)instacron:IFAM2022-08-16T00:10:33Zoai:localhost:4321/579Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifam.edu.br/oai/requestcgeb@ifam.edu.bropendoar:2022-08-16T00:10:33Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas) - Instituto Federal do Amazonas (IFAM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Sequência didática para o ensino da cinemática relativística por meio das TICs |
title |
Sequência didática para o ensino da cinemática relativística por meio das TICs |
spellingShingle |
Sequência didática para o ensino da cinemática relativística por meio das TICs Yamashita, Fábio Kazuyuki de Souza Física - ensino Cinemática Aprendizagem significativa Tecnologias de informação e comunicação CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA |
title_short |
Sequência didática para o ensino da cinemática relativística por meio das TICs |
title_full |
Sequência didática para o ensino da cinemática relativística por meio das TICs |
title_fullStr |
Sequência didática para o ensino da cinemática relativística por meio das TICs |
title_full_unstemmed |
Sequência didática para o ensino da cinemática relativística por meio das TICs |
title_sort |
Sequência didática para o ensino da cinemática relativística por meio das TICs |
author |
Yamashita, Fábio Kazuyuki de Souza |
author_facet |
Yamashita, Fábio Kazuyuki de Souza |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Sousa, José Ricardo de http://lattes.cnpq.br/3871066069541626 Sousa, José Ricardo de http://lattes.cnpq.br/3871066069541626 Carara, Sabrina Silva http://lattes.cnpq.br/0332844927349554 Anglada-Rivera, José http://lattes.cnpq.br/5724564590431920 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Yamashita, Fábio Kazuyuki de Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Física - ensino Cinemática Aprendizagem significativa Tecnologias de informação e comunicação CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA |
topic |
Física - ensino Cinemática Aprendizagem significativa Tecnologias de informação e comunicação CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA |
description |
Albert Einstein's Theory of Special Relativity (TRR) revolutionized the way we understood concepts for a long time considered absolute as space and time. With considerably counter intuitive definitions, TRR has become one of the pillars of Modern Contemporary Physics (FMC) and has provided a range of technologies that are present today in our daily lives. In view of the importance of this knowledge in the formation of critical citizens capable of understanding and associating information related to FMC, this work aims to propose a didactic sequence that, based on David Ausubel Theory of Meaningful Learning and the use of information and communication technologies (ICT), enables the teacher to debate and develop knowledge about relativistic kinematics with his high school students. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-21 2021-10-13T17:16:47Z 2021-10-13 2021-10-13T17:16:47Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
YAMASHITA, Fábio Kazuyuki de Souza. Sequência didática para o ensino da cinemática relativística por meio das TIC's. 69 f. 2020. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2020 http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/579 |
identifier_str_mv |
YAMASHITA, Fábio Kazuyuki de Souza. Sequência didática para o ensino da cinemática relativística por meio das TIC's. 69 f. 2020. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2020 |
url |
http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/579 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brasil Campus Manaus Centro Programa de Pós-Graduação polo 4 UFAM/IFAM - Mestrado Profissional de Ensino de Física (MNPEF) Instituto Federal do Amazonas IFAM Instituto Federal do Amazonas IFAM |
publisher.none.fl_str_mv |
Brasil Campus Manaus Centro Programa de Pós-Graduação polo 4 UFAM/IFAM - Mestrado Profissional de Ensino de Física (MNPEF) Instituto Federal do Amazonas IFAM Instituto Federal do Amazonas IFAM |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas) instname:Instituto Federal do Amazonas (IFAM) instacron:IFAM |
instname_str |
Instituto Federal do Amazonas (IFAM) |
instacron_str |
IFAM |
institution |
IFAM |
reponame_str |
Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas) |
collection |
Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas) - Instituto Federal do Amazonas (IFAM) |
repository.mail.fl_str_mv |
cgeb@ifam.edu.br |
_version_ |
1810022877256220672 |