Sequência didática para o ensino da cinemática relativística por meio das TICs

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Yamashita, Fábio Kazuyuki de Souza
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas)
Texto Completo: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/579
Resumo: Albert Einstein's Theory of Special Relativity (TRR) revolutionized the way we understood concepts for a long time considered absolute as space and time. With considerably counter intuitive definitions, TRR has become one of the pillars of Modern Contemporary Physics (FMC) and has provided a range of technologies that are present today in our daily lives. In view of the importance of this knowledge in the formation of critical citizens capable of understanding and associating information related to FMC, this work aims to propose a didactic sequence that, based on David Ausubel Theory of Meaningful Learning and the use of information and communication technologies (ICT), enables the teacher to debate and develop knowledge about relativistic kinematics with his high school students.
id IFAM-1_ba65bf930a17d07efe898e15332604f4
oai_identifier_str oai:localhost:4321/579
network_acronym_str IFAM-1
network_name_str Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas)
repository_id_str
spelling Sequência didática para o ensino da cinemática relativística por meio das TICsFísica - ensinoCinemáticaAprendizagem significativaTecnologias de informação e comunicaçãoCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICAAlbert Einstein's Theory of Special Relativity (TRR) revolutionized the way we understood concepts for a long time considered absolute as space and time. With considerably counter intuitive definitions, TRR has become one of the pillars of Modern Contemporary Physics (FMC) and has provided a range of technologies that are present today in our daily lives. In view of the importance of this knowledge in the formation of critical citizens capable of understanding and associating information related to FMC, this work aims to propose a didactic sequence that, based on David Ausubel Theory of Meaningful Learning and the use of information and communication technologies (ICT), enables the teacher to debate and develop knowledge about relativistic kinematics with his high school students.A Teoria da Relatividade Especial (TRR) de Albert Einstein revolucionou a forma como entendíamos conceitos por muito tempo considerados absolutos como espaço e o tempo. Com definições consideravelmente contra intuitivas, a TRR se tornou um dos pilares da Física Moderna Contemporânea (FMC) e proporcionou uma gama de tecnologias que se fazem presentes hoje em nosso cotidiano. Tendo em vista a importância desses conhecimentos na formação de cidadãos críticos capazes de compreender e associar informações relacionados a FMC, esse trabalho tem como objetivo propor e aplicar, em duas turmas do primeiro ano do ensino médio de uma escola pública estadual, uma sequência didática para o ensino da cinemática relativística. Essa sequência didática foi fundamentada na Teoria de Aprendizagem Significativa de David Ausubel associada a tecnologias de informação e comunicação (TIC). A aprendizagem foi avaliada por meio de avaliações formativas que ocorreram durante as aulas e uma avaliação somativa que ocorreu no início e termino da aplicação da sequência didática. A proposta possibilitou a discussão e a compreensão de conhecimentos acerca do tema abordado e através dos testes avaliativos aplicados aos alunos, demonstrou ser eficaz e aplicável em qualquer escola com pouco recurso tecnológico. Palavras-FAPEAMBrasilCampus Manaus CentroPrograma de Pós-Graduação polo 4 UFAM/IFAM - Mestrado Profissional de Ensino de Física (MNPEF)Instituto Federal do AmazonasIFAMInstituto Federal do AmazonasIFAMSousa, José Ricardo dehttp://lattes.cnpq.br/3871066069541626Sousa, José Ricardo dehttp://lattes.cnpq.br/3871066069541626Carara, Sabrina Silvahttp://lattes.cnpq.br/0332844927349554Anglada-Rivera, Joséhttp://lattes.cnpq.br/5724564590431920Yamashita, Fábio Kazuyuki de Souza2021-10-13T17:16:47Z2021-10-132021-10-13T17:16:47Z2020-12-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisYAMASHITA, Fábio Kazuyuki de Souza. Sequência didática para o ensino da cinemática relativística por meio das TIC's. 69 f. 2020. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2020http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/579porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas)instname:Instituto Federal do Amazonas (IFAM)instacron:IFAM2022-08-16T00:10:33Zoai:localhost:4321/579Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifam.edu.br/oai/requestcgeb@ifam.edu.bropendoar:2022-08-16T00:10:33Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas) - Instituto Federal do Amazonas (IFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv Sequência didática para o ensino da cinemática relativística por meio das TICs
title Sequência didática para o ensino da cinemática relativística por meio das TICs
spellingShingle Sequência didática para o ensino da cinemática relativística por meio das TICs
Yamashita, Fábio Kazuyuki de Souza
Física - ensino
Cinemática
Aprendizagem significativa
Tecnologias de informação e comunicação
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
title_short Sequência didática para o ensino da cinemática relativística por meio das TICs
title_full Sequência didática para o ensino da cinemática relativística por meio das TICs
title_fullStr Sequência didática para o ensino da cinemática relativística por meio das TICs
title_full_unstemmed Sequência didática para o ensino da cinemática relativística por meio das TICs
title_sort Sequência didática para o ensino da cinemática relativística por meio das TICs
author Yamashita, Fábio Kazuyuki de Souza
author_facet Yamashita, Fábio Kazuyuki de Souza
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sousa, José Ricardo de
http://lattes.cnpq.br/3871066069541626
Sousa, José Ricardo de
http://lattes.cnpq.br/3871066069541626
Carara, Sabrina Silva
http://lattes.cnpq.br/0332844927349554
Anglada-Rivera, José
http://lattes.cnpq.br/5724564590431920
dc.contributor.author.fl_str_mv Yamashita, Fábio Kazuyuki de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Física - ensino
Cinemática
Aprendizagem significativa
Tecnologias de informação e comunicação
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
topic Física - ensino
Cinemática
Aprendizagem significativa
Tecnologias de informação e comunicação
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
description Albert Einstein's Theory of Special Relativity (TRR) revolutionized the way we understood concepts for a long time considered absolute as space and time. With considerably counter intuitive definitions, TRR has become one of the pillars of Modern Contemporary Physics (FMC) and has provided a range of technologies that are present today in our daily lives. In view of the importance of this knowledge in the formation of critical citizens capable of understanding and associating information related to FMC, this work aims to propose a didactic sequence that, based on David Ausubel Theory of Meaningful Learning and the use of information and communication technologies (ICT), enables the teacher to debate and develop knowledge about relativistic kinematics with his high school students.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-21
2021-10-13T17:16:47Z
2021-10-13
2021-10-13T17:16:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv YAMASHITA, Fábio Kazuyuki de Souza. Sequência didática para o ensino da cinemática relativística por meio das TIC's. 69 f. 2020. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2020
http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/579
identifier_str_mv YAMASHITA, Fábio Kazuyuki de Souza. Sequência didática para o ensino da cinemática relativística por meio das TIC's. 69 f. 2020. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2020
url http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/579
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Brasil
Campus Manaus Centro
Programa de Pós-Graduação polo 4 UFAM/IFAM - Mestrado Profissional de Ensino de Física (MNPEF)
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
publisher.none.fl_str_mv Brasil
Campus Manaus Centro
Programa de Pós-Graduação polo 4 UFAM/IFAM - Mestrado Profissional de Ensino de Física (MNPEF)
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas)
instname:Instituto Federal do Amazonas (IFAM)
instacron:IFAM
instname_str Instituto Federal do Amazonas (IFAM)
instacron_str IFAM
institution IFAM
reponame_str Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas)
collection Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas) - Instituto Federal do Amazonas (IFAM)
repository.mail.fl_str_mv cgeb@ifam.edu.br
_version_ 1810022877256220672