Sequência didática com diferentes abordagens de conceitos de cinemática para alunos do 6º ano do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lunardi, Eliane Maria
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
Texto Completo: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25406
Resumo: O propósito dessa dissertação é relatar o desenvolvimento de um produto educacional(PE)destinado para o ensino da física escolar com estudantes do 6ºano do Ensino Fundamental, Ciclo II, objetivando a promoção de competências específicas em Ciências da Natureza e suas respectivas tecnologias e de habilidades essenciais no campo da Cinemática Linear. O PE foi elaborado com base na teoria de aprendizagem significativa e desenvolvido com aplicação da Sequência Didática (SD) e Ensino Híbrido (EH) como metodologias ativas de ensino. As atividades da SD foram programadas com o objetivo de promover o desenvolvimento de habilidades específicas para o aluno identificar e aplicar conceitos básicos da Mecânica Newtoniana no seu cotidiano. O PE foi experienciado e testado com a participação de estudantes do 6ºano do Ensino Fundamental, Ciclo II,matriculados e frequentes em uma instituição pública de ensino, localizada no Estado do Paraná. Os resultados da aplicação do PE na prática docente foram avaliados quali-quantitativamente. Os resultados da aplicação prática do PE indicam que as atividades programadas na SD podem ser aplicadas com sucesso a outras turmas de alunos do 6ºano do Ensino Fundamental, Ciclo II, incluindo a possibilidade de aplicação do PE como uma estratégia introdutória no ensino dos conteúdos da Cinemática, habitualmente contemplados no planeamento da disciplina de Ciências da Natureza do último ano do Ensino Fundamental, Ciclo II.
id UTFPR-12_bfbfbdfdff76d7b53e7ba67060ef6b0a
oai_identifier_str oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/25406
network_acronym_str UTFPR-12
network_name_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
repository_id_str
spelling 2021-06-28T14:25:21Z2021-06-28T14:25:21Z2020-12-17LUNARDI, Eliane Maria. Sequência didática com diferentes abordagens de conceitos de cinemática para alunos do 6º ano do ensino fundamental. 2020. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2020.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25406O propósito dessa dissertação é relatar o desenvolvimento de um produto educacional(PE)destinado para o ensino da física escolar com estudantes do 6ºano do Ensino Fundamental, Ciclo II, objetivando a promoção de competências específicas em Ciências da Natureza e suas respectivas tecnologias e de habilidades essenciais no campo da Cinemática Linear. O PE foi elaborado com base na teoria de aprendizagem significativa e desenvolvido com aplicação da Sequência Didática (SD) e Ensino Híbrido (EH) como metodologias ativas de ensino. As atividades da SD foram programadas com o objetivo de promover o desenvolvimento de habilidades específicas para o aluno identificar e aplicar conceitos básicos da Mecânica Newtoniana no seu cotidiano. O PE foi experienciado e testado com a participação de estudantes do 6ºano do Ensino Fundamental, Ciclo II,matriculados e frequentes em uma instituição pública de ensino, localizada no Estado do Paraná. Os resultados da aplicação do PE na prática docente foram avaliados quali-quantitativamente. Os resultados da aplicação prática do PE indicam que as atividades programadas na SD podem ser aplicadas com sucesso a outras turmas de alunos do 6ºano do Ensino Fundamental, Ciclo II, incluindo a possibilidade de aplicação do PE como uma estratégia introdutória no ensino dos conteúdos da Cinemática, habitualmente contemplados no planeamento da disciplina de Ciências da Natureza do último ano do Ensino Fundamental, Ciclo II.The purpose of this dissertation is to report the development of an educational product (EP) for the teaching of school physics with students inthe 6th year of Elementary School, Cycle II, aiming at the promotion of specific skills in Natural Sciences and their respective technologies and of essential skills in the field of Linear Kinematics. The EP was developed based on the theory of significant learning and developed with the application of the TeachingSequence (TS) and Blended Learning (BL) as active teaching methodologies. TSactivities were programmed with the objective of promoting the development of specific skills for the student to identify and apply basic concepts of Newtonian Mechanics in their daily lives. The EP was experienced and tested with the participation of students inthe 6th year of Elementary School, Cycle II, enrolled and frequent in a public educational institution, located in the state of Paraná. The results of the application of PE in teaching practice were assessed qualitatively and quantitatively. The results of the practical application of the EP indicate that the activities programmed in TScan be successfully applied to other classes of students inthe 6th year of Elementary School, Cycle II, including the possibility of applying the EP as an introductory strategy in teaching the contents of the kinematics, usually included in the planning of the discipline of Natural Sciences in the last year of Elementary School, Cycle II.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáMedianeiraPrograma de Pós-Graduação em Ensino de FísicaUTFPRBrasilCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICAFísica/Ensino de FísicaEnsino híbridoAprendizagemCinemáticaBlended learningLearningKinematicsSequência didática com diferentes abordagens de conceitos de cinemática para alunos do 6º ano do ensino fundamentalTeaching sequence with different approaches ofkinematics concepts for students in the 6th year of elementary schoolinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisMedianeiraLongen, Fabio Rogeriohttps://orcid.org/0000-0002-3968-6199http://lattes.cnpq.br/2776557906978341Almeida, Shiderlene Vieira dehttps://orcid.org/0000-0001-7861-3059http://lattes.cnpq.br/6420445044479337Silva, Fábio Ramos dahttps://orcid.org/0000-0002-0158-1279http://lattes.cnpq.br/3859177293482871Longen, Fabio Rogeriohttps://orcid.org/0000-0002-3968-6199http://lattes.cnpq.br/2776557906978341Coelho, Jaziel Goularthttps://orcid.org/0000-0001-9386-1042http://lattes.cnpq.br/0298932683600051http://lattes.cnpq.br/0535638781626662Lunardi, Eliane Mariainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRORIGINALcinematicaensinofundamental.pdfapplication/pdf1762467http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/25406/1/cinematicaensinofundamental.pdfa16c9d147e7ae11d3ae739ee57d69a93MD51cinematicaensinofundamental_produto.pdfapplication/pdf574680http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/25406/2/cinematicaensinofundamental_produto.pdf9427b068c0e31e3de11a8508f9935666MD52TEXTcinematicaensinofundamental.pdf.txtcinematicaensinofundamental.pdf.txtExtracted texttext/plain231131http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/25406/3/cinematicaensinofundamental.pdf.txt9a21f64ebdd2fe0ace3167e05dfaf87dMD53cinematicaensinofundamental_produto.pdf.txtcinematicaensinofundamental_produto.pdf.txtExtracted texttext/plain55085http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/25406/5/cinematicaensinofundamental_produto.pdf.txte162bae9bf3758d2067103cbede46ea7MD55THUMBNAILcinematicaensinofundamental.pdf.jpgcinematicaensinofundamental.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1271http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/25406/4/cinematicaensinofundamental.pdf.jpg4a872b62a007af53104b9207879f3e53MD54cinematicaensinofundamental_produto.pdf.jpgcinematicaensinofundamental_produto.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1320http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/25406/6/cinematicaensinofundamental_produto.pdf.jpg937ba4d5f9d51f94507cae8ba7fc08bbMD561/254062021-06-29 03:03:45.633oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/25406Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2021-06-29T06:03:45Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Sequência didática com diferentes abordagens de conceitos de cinemática para alunos do 6º ano do ensino fundamental
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Teaching sequence with different approaches ofkinematics concepts for students in the 6th year of elementary school
title Sequência didática com diferentes abordagens de conceitos de cinemática para alunos do 6º ano do ensino fundamental
spellingShingle Sequência didática com diferentes abordagens de conceitos de cinemática para alunos do 6º ano do ensino fundamental
Lunardi, Eliane Maria
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
Ensino híbrido
Aprendizagem
Cinemática
Blended learning
Learning
Kinematics
Física/Ensino de Física
title_short Sequência didática com diferentes abordagens de conceitos de cinemática para alunos do 6º ano do ensino fundamental
title_full Sequência didática com diferentes abordagens de conceitos de cinemática para alunos do 6º ano do ensino fundamental
title_fullStr Sequência didática com diferentes abordagens de conceitos de cinemática para alunos do 6º ano do ensino fundamental
title_full_unstemmed Sequência didática com diferentes abordagens de conceitos de cinemática para alunos do 6º ano do ensino fundamental
title_sort Sequência didática com diferentes abordagens de conceitos de cinemática para alunos do 6º ano do ensino fundamental
author Lunardi, Eliane Maria
author_facet Lunardi, Eliane Maria
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Longen, Fabio Rogerio
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-3968-6199
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2776557906978341
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Almeida, Shiderlene Vieira de
dc.contributor.advisor-co1ID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0001-7861-3059
dc.contributor.advisor-co1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6420445044479337
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Silva, Fábio Ramos da
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-0158-1279
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3859177293482871
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Longen, Fabio Rogerio
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-3968-6199
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2776557906978341
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Coelho, Jaziel Goulart
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0001-9386-1042
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0298932683600051
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0535638781626662
dc.contributor.author.fl_str_mv Lunardi, Eliane Maria
contributor_str_mv Longen, Fabio Rogerio
Almeida, Shiderlene Vieira de
Silva, Fábio Ramos da
Longen, Fabio Rogerio
Coelho, Jaziel Goulart
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
topic CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
Ensino híbrido
Aprendizagem
Cinemática
Blended learning
Learning
Kinematics
Física/Ensino de Física
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino híbrido
Aprendizagem
Cinemática
Blended learning
Learning
Kinematics
dc.subject.capes.pt_BR.fl_str_mv Física/Ensino de Física
description O propósito dessa dissertação é relatar o desenvolvimento de um produto educacional(PE)destinado para o ensino da física escolar com estudantes do 6ºano do Ensino Fundamental, Ciclo II, objetivando a promoção de competências específicas em Ciências da Natureza e suas respectivas tecnologias e de habilidades essenciais no campo da Cinemática Linear. O PE foi elaborado com base na teoria de aprendizagem significativa e desenvolvido com aplicação da Sequência Didática (SD) e Ensino Híbrido (EH) como metodologias ativas de ensino. As atividades da SD foram programadas com o objetivo de promover o desenvolvimento de habilidades específicas para o aluno identificar e aplicar conceitos básicos da Mecânica Newtoniana no seu cotidiano. O PE foi experienciado e testado com a participação de estudantes do 6ºano do Ensino Fundamental, Ciclo II,matriculados e frequentes em uma instituição pública de ensino, localizada no Estado do Paraná. Os resultados da aplicação do PE na prática docente foram avaliados quali-quantitativamente. Os resultados da aplicação prática do PE indicam que as atividades programadas na SD podem ser aplicadas com sucesso a outras turmas de alunos do 6ºano do Ensino Fundamental, Ciclo II, incluindo a possibilidade de aplicação do PE como uma estratégia introdutória no ensino dos conteúdos da Cinemática, habitualmente contemplados no planeamento da disciplina de Ciências da Natureza do último ano do Ensino Fundamental, Ciclo II.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-12-17
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-06-28T14:25:21Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-06-28T14:25:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv LUNARDI, Eliane Maria. Sequência didática com diferentes abordagens de conceitos de cinemática para alunos do 6º ano do ensino fundamental. 2020. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2020.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25406
identifier_str_mv LUNARDI, Eliane Maria. Sequência didática com diferentes abordagens de conceitos de cinemática para alunos do 6º ano do ensino fundamental. 2020. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2020.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25406
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Medianeira
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física
dc.publisher.initials.fl_str_mv UTFPR
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Medianeira
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
collection Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/25406/1/cinematicaensinofundamental.pdf
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/25406/2/cinematicaensinofundamental_produto.pdf
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/25406/3/cinematicaensinofundamental.pdf.txt
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/25406/5/cinematicaensinofundamental_produto.pdf.txt
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/25406/4/cinematicaensinofundamental.pdf.jpg
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/25406/6/cinematicaensinofundamental_produto.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv a16c9d147e7ae11d3ae739ee57d69a93
9427b068c0e31e3de11a8508f9935666
9a21f64ebdd2fe0ace3167e05dfaf87d
e162bae9bf3758d2067103cbede46ea7
4a872b62a007af53104b9207879f3e53
937ba4d5f9d51f94507cae8ba7fc08bb
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805923072926023680