Sequência didática baseada na energia solar fotovoltaica como auxílio ao ensino de física no 3º ano do ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cruz, Alê de Souza
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas)
Texto Completo: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/649
Resumo: A current problem for the teacher working in science is the lack of motivation of students facing current teaching methods, where many schools, even in very traditional schools have been changing their approaches with practical classes, construction of laboratories both science as of robotics. These changes can be noticed with greater intensity in private schools (CASTRO, 2015). But what do we do to change the current panorama of our public schools? This is one of the initiatives of this work that comes to assist the teacher of the Third Year of High School in the experimental area, making use of new technologies such as photovoltaic solar energy to work subjects within the area of electricity. Taking into consideration the environmental area and the incentive to use renewable energy. With this kind of activity we can encourage the elementary school student to explore other ways of producing electricity by taking advantage of what is abundant in our region that is solar energy. Taking into account the previous knowledge of the student to have a more meaningful learning.
id IFAM-1_d97b3dce431136b8a4e21457d014eb64
oai_identifier_str oai:localhost:4321/649
network_acronym_str IFAM-1
network_name_str Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas)
repository_id_str
spelling Sequência didática baseada na energia solar fotovoltaica como auxílio ao ensino de física no 3º ano do ensino médioEnsino de físicaAprendizagem significativaEnergia solarEletricidadeCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERALA current problem for the teacher working in science is the lack of motivation of students facing current teaching methods, where many schools, even in very traditional schools have been changing their approaches with practical classes, construction of laboratories both science as of robotics. These changes can be noticed with greater intensity in private schools (CASTRO, 2015). But what do we do to change the current panorama of our public schools? This is one of the initiatives of this work that comes to assist the teacher of the Third Year of High School in the experimental area, making use of new technologies such as photovoltaic solar energy to work subjects within the area of electricity. Taking into consideration the environmental area and the incentive to use renewable energy. With this kind of activity we can encourage the elementary school student to explore other ways of producing electricity by taking advantage of what is abundant in our region that is solar energy. Taking into account the previous knowledge of the student to have a more meaningful learning.Um problema atual para o professor que trabalha com ciências está na falta de motivação dos alunos frente aos métodos atuais de ensino, onde muitas escolas, até mesmos em escolas de ensino muito tradicional vem mudando suas abordagens com aulas práticas, construção de laboratórios tanto de ciências como de robótica. Essas mudanças podem ser notadas com maior intensidade em escolas particulares (CASTRO, 2015). Mas o que fazer par mudar o panorama atual de nossas escolas públicas? Esta é uma das iniciativas desse trabalho que vem auxiliar o professor do Terceiro Ano do Ensino Médio na área experimental, fazendo uso de novas tecnologias como a energia solar fotovoltaica para trabalhar assuntos dentro da área de eletricidade. Levado em consideração a área ambiental e o incentivo ao uso de energias renováveis. Com esse tipo de atividade podemos incentivar o aluno do ensino básico a explorar outras formas de produzir energia elétrica aproveitando o que há em abundância na nossa região que é a energia solar. Levando em consideração o conhecimento prévio do aluno para termos uma aprendizagem mais significativa.BrasilCampus Manaus CentroPrograma de Pós-Graduação Polo 4 UFAM/IFAM - Mestrado Profissional em Ensino de Física (MNPEF)Instituto Federal do AmazonasIFAMInstituto Federal do AmazonasIFAMAnglada-Rivera, Joséhttp://lattes.cnpq.br/5724564590431920Anglada-Rivera, Joséhttp://lattes.cnpq.br/5724564590431920Borges, Denilson da Silvahttp://lattes.cnpq.br/7149037835888302Silva, Ronaldo Santos Dahttp://lattes.cnpq.br/4548331237405072Ruiz, Yurimiler Leyethttp://lattes.cnpq.br/4485596227952529Nunes, Wagner Antônio da Silvahttp://lattes.cnpq.br/0253265789709463Cruz, Alê de Souza2021-11-26T20:51:08Z2021-11-262021-11-26T20:51:08Z2019-12-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisCRUZ, Alê de Souza. Sequência didática baseada na energia solar fotovoltaica como auxilio ao ensino de ensino de física no 3º ano do ensino médio.122 f. 2019. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2019.http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/649porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas)instname:Instituto Federal do Amazonas (IFAM)instacron:IFAM2022-08-15T23:02:18Zoai:localhost:4321/649Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifam.edu.br/oai/requestcgeb@ifam.edu.bropendoar:2022-08-15T23:02:18Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas) - Instituto Federal do Amazonas (IFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv Sequência didática baseada na energia solar fotovoltaica como auxílio ao ensino de física no 3º ano do ensino médio
title Sequência didática baseada na energia solar fotovoltaica como auxílio ao ensino de física no 3º ano do ensino médio
spellingShingle Sequência didática baseada na energia solar fotovoltaica como auxílio ao ensino de física no 3º ano do ensino médio
Cruz, Alê de Souza
Ensino de física
Aprendizagem significativa
Energia solar
Eletricidade
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERAL
title_short Sequência didática baseada na energia solar fotovoltaica como auxílio ao ensino de física no 3º ano do ensino médio
title_full Sequência didática baseada na energia solar fotovoltaica como auxílio ao ensino de física no 3º ano do ensino médio
title_fullStr Sequência didática baseada na energia solar fotovoltaica como auxílio ao ensino de física no 3º ano do ensino médio
title_full_unstemmed Sequência didática baseada na energia solar fotovoltaica como auxílio ao ensino de física no 3º ano do ensino médio
title_sort Sequência didática baseada na energia solar fotovoltaica como auxílio ao ensino de física no 3º ano do ensino médio
author Cruz, Alê de Souza
author_facet Cruz, Alê de Souza
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Anglada-Rivera, José
http://lattes.cnpq.br/5724564590431920
Anglada-Rivera, José
http://lattes.cnpq.br/5724564590431920
Borges, Denilson da Silva
http://lattes.cnpq.br/7149037835888302
Silva, Ronaldo Santos Da
http://lattes.cnpq.br/4548331237405072
Ruiz, Yurimiler Leyet
http://lattes.cnpq.br/4485596227952529
Nunes, Wagner Antônio da Silva
http://lattes.cnpq.br/0253265789709463
dc.contributor.author.fl_str_mv Cruz, Alê de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de física
Aprendizagem significativa
Energia solar
Eletricidade
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERAL
topic Ensino de física
Aprendizagem significativa
Energia solar
Eletricidade
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERAL
description A current problem for the teacher working in science is the lack of motivation of students facing current teaching methods, where many schools, even in very traditional schools have been changing their approaches with practical classes, construction of laboratories both science as of robotics. These changes can be noticed with greater intensity in private schools (CASTRO, 2015). But what do we do to change the current panorama of our public schools? This is one of the initiatives of this work that comes to assist the teacher of the Third Year of High School in the experimental area, making use of new technologies such as photovoltaic solar energy to work subjects within the area of electricity. Taking into consideration the environmental area and the incentive to use renewable energy. With this kind of activity we can encourage the elementary school student to explore other ways of producing electricity by taking advantage of what is abundant in our region that is solar energy. Taking into account the previous knowledge of the student to have a more meaningful learning.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-20
2021-11-26T20:51:08Z
2021-11-26
2021-11-26T20:51:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CRUZ, Alê de Souza. Sequência didática baseada na energia solar fotovoltaica como auxilio ao ensino de ensino de física no 3º ano do ensino médio.122 f. 2019. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2019.
http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/649
identifier_str_mv CRUZ, Alê de Souza. Sequência didática baseada na energia solar fotovoltaica como auxilio ao ensino de ensino de física no 3º ano do ensino médio.122 f. 2019. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2019.
url http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/649
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Brasil
Campus Manaus Centro
Programa de Pós-Graduação Polo 4 UFAM/IFAM - Mestrado Profissional em Ensino de Física (MNPEF)
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
publisher.none.fl_str_mv Brasil
Campus Manaus Centro
Programa de Pós-Graduação Polo 4 UFAM/IFAM - Mestrado Profissional em Ensino de Física (MNPEF)
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas)
instname:Instituto Federal do Amazonas (IFAM)
instacron:IFAM
instname_str Instituto Federal do Amazonas (IFAM)
instacron_str IFAM
institution IFAM
reponame_str Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas)
collection Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas) - Instituto Federal do Amazonas (IFAM)
repository.mail.fl_str_mv cgeb@ifam.edu.br
_version_ 1810022877772120064