Sequência didática baseada na energia solar fotovoltaica como auxílio ao ensino de física no 3º ano do ensino médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas) |
Texto Completo: | http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/649 |
Resumo: | A current problem for the teacher working in science is the lack of motivation of students facing current teaching methods, where many schools, even in very traditional schools have been changing their approaches with practical classes, construction of laboratories both science as of robotics. These changes can be noticed with greater intensity in private schools (CASTRO, 2015). But what do we do to change the current panorama of our public schools? This is one of the initiatives of this work that comes to assist the teacher of the Third Year of High School in the experimental area, making use of new technologies such as photovoltaic solar energy to work subjects within the area of electricity. Taking into consideration the environmental area and the incentive to use renewable energy. With this kind of activity we can encourage the elementary school student to explore other ways of producing electricity by taking advantage of what is abundant in our region that is solar energy. Taking into account the previous knowledge of the student to have a more meaningful learning. |
id |
IFAM-1_d97b3dce431136b8a4e21457d014eb64 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:4321/649 |
network_acronym_str |
IFAM-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas) |
repository_id_str |
|
spelling |
Sequência didática baseada na energia solar fotovoltaica como auxílio ao ensino de física no 3º ano do ensino médioEnsino de físicaAprendizagem significativaEnergia solarEletricidadeCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERALA current problem for the teacher working in science is the lack of motivation of students facing current teaching methods, where many schools, even in very traditional schools have been changing their approaches with practical classes, construction of laboratories both science as of robotics. These changes can be noticed with greater intensity in private schools (CASTRO, 2015). But what do we do to change the current panorama of our public schools? This is one of the initiatives of this work that comes to assist the teacher of the Third Year of High School in the experimental area, making use of new technologies such as photovoltaic solar energy to work subjects within the area of electricity. Taking into consideration the environmental area and the incentive to use renewable energy. With this kind of activity we can encourage the elementary school student to explore other ways of producing electricity by taking advantage of what is abundant in our region that is solar energy. Taking into account the previous knowledge of the student to have a more meaningful learning.Um problema atual para o professor que trabalha com ciências está na falta de motivação dos alunos frente aos métodos atuais de ensino, onde muitas escolas, até mesmos em escolas de ensino muito tradicional vem mudando suas abordagens com aulas práticas, construção de laboratórios tanto de ciências como de robótica. Essas mudanças podem ser notadas com maior intensidade em escolas particulares (CASTRO, 2015). Mas o que fazer par mudar o panorama atual de nossas escolas públicas? Esta é uma das iniciativas desse trabalho que vem auxiliar o professor do Terceiro Ano do Ensino Médio na área experimental, fazendo uso de novas tecnologias como a energia solar fotovoltaica para trabalhar assuntos dentro da área de eletricidade. Levado em consideração a área ambiental e o incentivo ao uso de energias renováveis. Com esse tipo de atividade podemos incentivar o aluno do ensino básico a explorar outras formas de produzir energia elétrica aproveitando o que há em abundância na nossa região que é a energia solar. Levando em consideração o conhecimento prévio do aluno para termos uma aprendizagem mais significativa.BrasilCampus Manaus CentroPrograma de Pós-Graduação Polo 4 UFAM/IFAM - Mestrado Profissional em Ensino de Física (MNPEF)Instituto Federal do AmazonasIFAMInstituto Federal do AmazonasIFAMAnglada-Rivera, Joséhttp://lattes.cnpq.br/5724564590431920Anglada-Rivera, Joséhttp://lattes.cnpq.br/5724564590431920Borges, Denilson da Silvahttp://lattes.cnpq.br/7149037835888302Silva, Ronaldo Santos Dahttp://lattes.cnpq.br/4548331237405072Ruiz, Yurimiler Leyethttp://lattes.cnpq.br/4485596227952529Nunes, Wagner Antônio da Silvahttp://lattes.cnpq.br/0253265789709463Cruz, Alê de Souza2021-11-26T20:51:08Z2021-11-262021-11-26T20:51:08Z2019-12-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisCRUZ, Alê de Souza. Sequência didática baseada na energia solar fotovoltaica como auxilio ao ensino de ensino de física no 3º ano do ensino médio.122 f. 2019. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2019.http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/649porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas)instname:Instituto Federal do Amazonas (IFAM)instacron:IFAM2022-08-15T23:02:18Zoai:localhost:4321/649Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifam.edu.br/oai/requestcgeb@ifam.edu.bropendoar:2022-08-15T23:02:18Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas) - Instituto Federal do Amazonas (IFAM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Sequência didática baseada na energia solar fotovoltaica como auxílio ao ensino de física no 3º ano do ensino médio |
title |
Sequência didática baseada na energia solar fotovoltaica como auxílio ao ensino de física no 3º ano do ensino médio |
spellingShingle |
Sequência didática baseada na energia solar fotovoltaica como auxílio ao ensino de física no 3º ano do ensino médio Cruz, Alê de Souza Ensino de física Aprendizagem significativa Energia solar Eletricidade CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERAL |
title_short |
Sequência didática baseada na energia solar fotovoltaica como auxílio ao ensino de física no 3º ano do ensino médio |
title_full |
Sequência didática baseada na energia solar fotovoltaica como auxílio ao ensino de física no 3º ano do ensino médio |
title_fullStr |
Sequência didática baseada na energia solar fotovoltaica como auxílio ao ensino de física no 3º ano do ensino médio |
title_full_unstemmed |
Sequência didática baseada na energia solar fotovoltaica como auxílio ao ensino de física no 3º ano do ensino médio |
title_sort |
Sequência didática baseada na energia solar fotovoltaica como auxílio ao ensino de física no 3º ano do ensino médio |
author |
Cruz, Alê de Souza |
author_facet |
Cruz, Alê de Souza |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Anglada-Rivera, José http://lattes.cnpq.br/5724564590431920 Anglada-Rivera, José http://lattes.cnpq.br/5724564590431920 Borges, Denilson da Silva http://lattes.cnpq.br/7149037835888302 Silva, Ronaldo Santos Da http://lattes.cnpq.br/4548331237405072 Ruiz, Yurimiler Leyet http://lattes.cnpq.br/4485596227952529 Nunes, Wagner Antônio da Silva http://lattes.cnpq.br/0253265789709463 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cruz, Alê de Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de física Aprendizagem significativa Energia solar Eletricidade CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERAL |
topic |
Ensino de física Aprendizagem significativa Energia solar Eletricidade CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERAL |
description |
A current problem for the teacher working in science is the lack of motivation of students facing current teaching methods, where many schools, even in very traditional schools have been changing their approaches with practical classes, construction of laboratories both science as of robotics. These changes can be noticed with greater intensity in private schools (CASTRO, 2015). But what do we do to change the current panorama of our public schools? This is one of the initiatives of this work that comes to assist the teacher of the Third Year of High School in the experimental area, making use of new technologies such as photovoltaic solar energy to work subjects within the area of electricity. Taking into consideration the environmental area and the incentive to use renewable energy. With this kind of activity we can encourage the elementary school student to explore other ways of producing electricity by taking advantage of what is abundant in our region that is solar energy. Taking into account the previous knowledge of the student to have a more meaningful learning. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-20 2021-11-26T20:51:08Z 2021-11-26 2021-11-26T20:51:08Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
CRUZ, Alê de Souza. Sequência didática baseada na energia solar fotovoltaica como auxilio ao ensino de ensino de física no 3º ano do ensino médio.122 f. 2019. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2019. http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/649 |
identifier_str_mv |
CRUZ, Alê de Souza. Sequência didática baseada na energia solar fotovoltaica como auxilio ao ensino de ensino de física no 3º ano do ensino médio.122 f. 2019. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2019. |
url |
http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/649 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brasil Campus Manaus Centro Programa de Pós-Graduação Polo 4 UFAM/IFAM - Mestrado Profissional em Ensino de Física (MNPEF) Instituto Federal do Amazonas IFAM Instituto Federal do Amazonas IFAM |
publisher.none.fl_str_mv |
Brasil Campus Manaus Centro Programa de Pós-Graduação Polo 4 UFAM/IFAM - Mestrado Profissional em Ensino de Física (MNPEF) Instituto Federal do Amazonas IFAM Instituto Federal do Amazonas IFAM |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas) instname:Instituto Federal do Amazonas (IFAM) instacron:IFAM |
instname_str |
Instituto Federal do Amazonas (IFAM) |
instacron_str |
IFAM |
institution |
IFAM |
reponame_str |
Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas) |
collection |
Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas) - Instituto Federal do Amazonas (IFAM) |
repository.mail.fl_str_mv |
cgeb@ifam.edu.br |
_version_ |
1810022877772120064 |