Science, Technology & Society: From the perspective of the Teaching – Research – Entrepreneurship triad
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educitec |
DOI: | 10.31417/educitec.v2i04.130 |
Texto Completo: | https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/130 |
Resumo: | Este artigo propõe algumas reflexões acerca da temática Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), por uma perspectiva que vá além do dual ensino e pesquisa, com vistas a uma Universidade Empreendedora. As incubadoras, enquanto agentes do ecossistema empreendedor, ainda no espaço da universidade, poderiam cumprir esse papel de ressignificar os projetos científicos e a geração de negócios, a partir deles. No entanto, ao entrevistarmos os coordenadores das incubadoras de empresas e instituto de pesquisa, em Manaus, verificamos o fosso ainda existente, principalmente no que tange as questões empreendedoras na área da Ciência, na contramão do interesse dos próprios estudantes, que se mostraram interessados, mas não conseguem enxergar, como associar com a educação, a tecnologia e/ou a Educação em Ciências. Concluímos que é necessário pensar estratégias específicas, de forma a proporcionar ações do ponto de vista da CTS, para além do dual ensino e pesquisa, ao fortalecer o empreendedorismo na universidade. |
id |
IFAM-2_4382dc803df9ee92cede42a92bc79ebb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:sistemascmc.ifam.edu.br:article/130 |
network_acronym_str |
IFAM-2 |
network_name_str |
Educitec |
spelling |
Science, Technology & Society: From the perspective of the Teaching – Research – Entrepreneurship triadCiência, Tecnologia & Sociedade: Na perspectiva da tríade Ensino – Pesquisa – EmpreendedorismoUniversidade Empreendedora. Incubadoras de Empresas. Ecossistema Empreendedor.Entrepreneurial UniversityBusiness Incubators.Entrepreneurial Ecosystem.Este artigo propõe algumas reflexões acerca da temática Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), por uma perspectiva que vá além do dual ensino e pesquisa, com vistas a uma Universidade Empreendedora. As incubadoras, enquanto agentes do ecossistema empreendedor, ainda no espaço da universidade, poderiam cumprir esse papel de ressignificar os projetos científicos e a geração de negócios, a partir deles. No entanto, ao entrevistarmos os coordenadores das incubadoras de empresas e instituto de pesquisa, em Manaus, verificamos o fosso ainda existente, principalmente no que tange as questões empreendedoras na área da Ciência, na contramão do interesse dos próprios estudantes, que se mostraram interessados, mas não conseguem enxergar, como associar com a educação, a tecnologia e/ou a Educação em Ciências. Concluímos que é necessário pensar estratégias específicas, de forma a proporcionar ações do ponto de vista da CTS, para além do dual ensino e pesquisa, ao fortalecer o empreendedorismo na universidade.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas2016-12-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/13010.31417/educitec.v2i04.130Educitec - Journal of Studies and Research on Technological Teaching ; Vol. 2 No. 04 (2016): Journal of Studies and Research on Technological Education - EDUCITECEducitec - Revista de Estudios e Investigación sobre Enseñanza Tecnológica; Vol. 2 Núm. 04 (2016): Revista de Estudios e Investigaciones en Educación Tecnológica - EDUCITECEducitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico; v. 2 n. 04 (2016): Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico - EDUCITEC2446-774X10.31417/educitec.v2i04reponame:Educitecinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM)instacron:IFAMporhttps://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/130/36https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCastelo Branco, Anne Karynne AlmeidaHardoim, Edna Lopesde Araujo, Cleusa Suzana2022-10-25T17:22:27Zoai:sistemascmc.ifam.edu.br:article/130Revistahttps://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitecPUBhttps://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/oaieducitec.revista@ifam.edu.brhttps://doi.org/10.314172446-774X2446-774Xopendoar:2022-10-25T17:22:27Educitec - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Science, Technology & Society: From the perspective of the Teaching – Research – Entrepreneurship triad Ciência, Tecnologia & Sociedade: Na perspectiva da tríade Ensino – Pesquisa – Empreendedorismo |
title |
Science, Technology & Society: From the perspective of the Teaching – Research – Entrepreneurship triad |
spellingShingle |
Science, Technology & Society: From the perspective of the Teaching – Research – Entrepreneurship triad Science, Technology & Society: From the perspective of the Teaching – Research – Entrepreneurship triad Castelo Branco, Anne Karynne Almeida Universidade Empreendedora. Incubadoras de Empresas. Ecossistema Empreendedor. Entrepreneurial University Business Incubators. Entrepreneurial Ecosystem. Castelo Branco, Anne Karynne Almeida Universidade Empreendedora. Incubadoras de Empresas. Ecossistema Empreendedor. Entrepreneurial University Business Incubators. Entrepreneurial Ecosystem. |
title_short |
Science, Technology & Society: From the perspective of the Teaching – Research – Entrepreneurship triad |
title_full |
Science, Technology & Society: From the perspective of the Teaching – Research – Entrepreneurship triad |
title_fullStr |
Science, Technology & Society: From the perspective of the Teaching – Research – Entrepreneurship triad Science, Technology & Society: From the perspective of the Teaching – Research – Entrepreneurship triad |
title_full_unstemmed |
Science, Technology & Society: From the perspective of the Teaching – Research – Entrepreneurship triad Science, Technology & Society: From the perspective of the Teaching – Research – Entrepreneurship triad |
title_sort |
Science, Technology & Society: From the perspective of the Teaching – Research – Entrepreneurship triad |
author |
Castelo Branco, Anne Karynne Almeida |
author_facet |
Castelo Branco, Anne Karynne Almeida Castelo Branco, Anne Karynne Almeida Hardoim, Edna Lopes de Araujo, Cleusa Suzana Hardoim, Edna Lopes de Araujo, Cleusa Suzana |
author_role |
author |
author2 |
Hardoim, Edna Lopes de Araujo, Cleusa Suzana |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Castelo Branco, Anne Karynne Almeida Hardoim, Edna Lopes de Araujo, Cleusa Suzana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Universidade Empreendedora. Incubadoras de Empresas. Ecossistema Empreendedor. Entrepreneurial University Business Incubators. Entrepreneurial Ecosystem. |
topic |
Universidade Empreendedora. Incubadoras de Empresas. Ecossistema Empreendedor. Entrepreneurial University Business Incubators. Entrepreneurial Ecosystem. |
description |
Este artigo propõe algumas reflexões acerca da temática Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), por uma perspectiva que vá além do dual ensino e pesquisa, com vistas a uma Universidade Empreendedora. As incubadoras, enquanto agentes do ecossistema empreendedor, ainda no espaço da universidade, poderiam cumprir esse papel de ressignificar os projetos científicos e a geração de negócios, a partir deles. No entanto, ao entrevistarmos os coordenadores das incubadoras de empresas e instituto de pesquisa, em Manaus, verificamos o fosso ainda existente, principalmente no que tange as questões empreendedoras na área da Ciência, na contramão do interesse dos próprios estudantes, que se mostraram interessados, mas não conseguem enxergar, como associar com a educação, a tecnologia e/ou a Educação em Ciências. Concluímos que é necessário pensar estratégias específicas, de forma a proporcionar ações do ponto de vista da CTS, para além do dual ensino e pesquisa, ao fortalecer o empreendedorismo na universidade. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/130 10.31417/educitec.v2i04.130 |
url |
https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/130 |
identifier_str_mv |
10.31417/educitec.v2i04.130 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/130/36 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educitec - Journal of Studies and Research on Technological Teaching ; Vol. 2 No. 04 (2016): Journal of Studies and Research on Technological Education - EDUCITEC Educitec - Revista de Estudios e Investigación sobre Enseñanza Tecnológica; Vol. 2 Núm. 04 (2016): Revista de Estudios e Investigaciones en Educación Tecnológica - EDUCITEC Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico; v. 2 n. 04 (2016): Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico - EDUCITEC 2446-774X 10.31417/educitec.v2i04 reponame:Educitec instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM) instacron:IFAM |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM) |
instacron_str |
IFAM |
institution |
IFAM |
reponame_str |
Educitec |
collection |
Educitec |
repository.name.fl_str_mv |
Educitec - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM) |
repository.mail.fl_str_mv |
educitec.revista@ifam.edu.br |
_version_ |
1822182165082800128 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.31417/educitec.v2i04.130 |