A resolução de problemas como proposta de estratégia de ensino da análise combinatória no ensino médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório do Instituto Federal do Amapá |
Texto Completo: | http://repositorio.ifap.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/223 |
Resumo: | This work consists of a methodology for teaching the rule of product, starting from the concrete to the abstract, with the aim of improving the students the mathematical knowledge on the topic. Discuss the Fundamental Counting Principle of high school, because this fundamental importance of content in the relationship of the student with his daily life and often approached in the entrance examination. The approach of the content from the problem-solving as PCNEM guidelines. |
id |
IFAP-2_66ec2c440c60b03738cc9576b23cf198 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ifap.edu.br:prefix/223 |
network_acronym_str |
IFAP-2 |
network_name_str |
Repositório do Instituto Federal do Amapá |
repository_id_str |
|
spelling |
A resolução de problemas como proposta de estratégia de ensino da análise combinatória no ensino médioPrincípio fundamental da contagemJogosAgrupamentosFundamental principle of countingGamesGroupsCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAThis work consists of a methodology for teaching the rule of product, starting from the concrete to the abstract, with the aim of improving the students the mathematical knowledge on the topic. Discuss the Fundamental Counting Principle of high school, because this fundamental importance of content in the relationship of the student with his daily life and often approached in the entrance examination. The approach of the content from the problem-solving as PCNEM guidelines.Este trabalho consiste em uma proposta metodológica para o ensino do princípio fundamental da contagem, partindo do concreto para o abstrato, com o objetivo de aprimorar nos alunos, os conhecimentos matemáticos referentes ao tema. Abordaremos o Princípio Fundamental da Contagem no ensino médio, por ser este conteúdo de fundamental importância na relação do aluno com o seu cotidiano e frequentemente abordado nos exames vestibulares. A abordagem do conteúdo a partir da resolução de problemas conforme orientações do PCNEM.Agência 2Instituto Federal do AmapáBrasilDepartamento 2PPG1IFAPLEAL, Simone de Almeida Delphimhttp://lattes.cnpq.br/2118998485216523MAGALHÃES, Rudá Tavares2020-07-18T14:17:18Z2020-07-172020-07-18T14:17:18Z2015-09-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisLEAL, Simone Almeida Delphim. A resolução de problemas como proposta de estratégia de ensino da análise combinatória no ensino médio. 2015. 37f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Universidade Federal do Amapá. Macapá, 2015.http://repositorio.ifap.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/223porAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório do Instituto Federal do Amapáinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá (IFAP)instacron:IFAP2021-08-19T18:25:48Zoai:repositorio.ifap.edu.br:prefix/223Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifap.edu.br/oai/requestsuzana.cardoso@ifap.edu.bropendoar:2021-08-19T18:25:48Repositório do Instituto Federal do Amapá - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá (IFAP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A resolução de problemas como proposta de estratégia de ensino da análise combinatória no ensino médio |
title |
A resolução de problemas como proposta de estratégia de ensino da análise combinatória no ensino médio |
spellingShingle |
A resolução de problemas como proposta de estratégia de ensino da análise combinatória no ensino médio MAGALHÃES, Rudá Tavares Princípio fundamental da contagem Jogos Agrupamentos Fundamental principle of counting Games Groups CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
title_short |
A resolução de problemas como proposta de estratégia de ensino da análise combinatória no ensino médio |
title_full |
A resolução de problemas como proposta de estratégia de ensino da análise combinatória no ensino médio |
title_fullStr |
A resolução de problemas como proposta de estratégia de ensino da análise combinatória no ensino médio |
title_full_unstemmed |
A resolução de problemas como proposta de estratégia de ensino da análise combinatória no ensino médio |
title_sort |
A resolução de problemas como proposta de estratégia de ensino da análise combinatória no ensino médio |
author |
MAGALHÃES, Rudá Tavares |
author_facet |
MAGALHÃES, Rudá Tavares |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
LEAL, Simone de Almeida Delphim http://lattes.cnpq.br/2118998485216523 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
MAGALHÃES, Rudá Tavares |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Princípio fundamental da contagem Jogos Agrupamentos Fundamental principle of counting Games Groups CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
topic |
Princípio fundamental da contagem Jogos Agrupamentos Fundamental principle of counting Games Groups CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
description |
This work consists of a methodology for teaching the rule of product, starting from the concrete to the abstract, with the aim of improving the students the mathematical knowledge on the topic. Discuss the Fundamental Counting Principle of high school, because this fundamental importance of content in the relationship of the student with his daily life and often approached in the entrance examination. The approach of the content from the problem-solving as PCNEM guidelines. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-09-29 2020-07-18T14:17:18Z 2020-07-17 2020-07-18T14:17:18Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
LEAL, Simone Almeida Delphim. A resolução de problemas como proposta de estratégia de ensino da análise combinatória no ensino médio. 2015. 37f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Universidade Federal do Amapá. Macapá, 2015. http://repositorio.ifap.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/223 |
identifier_str_mv |
LEAL, Simone Almeida Delphim. A resolução de problemas como proposta de estratégia de ensino da análise combinatória no ensino médio. 2015. 37f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Universidade Federal do Amapá. Macapá, 2015. |
url |
http://repositorio.ifap.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/223 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal do Amapá Brasil Departamento 2 PPG1 IFAP |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal do Amapá Brasil Departamento 2 PPG1 IFAP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório do Instituto Federal do Amapá instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá (IFAP) instacron:IFAP |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá (IFAP) |
instacron_str |
IFAP |
institution |
IFAP |
reponame_str |
Repositório do Instituto Federal do Amapá |
collection |
Repositório do Instituto Federal do Amapá |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório do Instituto Federal do Amapá - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá (IFAP) |
repository.mail.fl_str_mv |
suzana.cardoso@ifap.edu.br |
_version_ |
1798311981042630656 |