Criptografia como ferramenta educacional no ensino da Análise Combinatória
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/97/97138/tde-28112019-172528/ |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo verificar a viabilidade da aplicação de uma sequência didática para a Análise Combinatória com ênfase no Princípio Fundamental da Contagem utilizando a Criptografia como ferramenta educacional para o 2º ano do Ensino Médio. Para isso, foi aplicado um projeto, no segundo semestre de 2017, com duração de 26 horas-aula, em uma turma do 2º ano do Ensino Médio, de uma escola pública do interior de São Paulo. Essa proposta de ensino se apropriou da Engenharia Didática como metodologia de pesquisa qualitativa, a qual possibilitou o desenvolvimento de uma sequência didática. Essa por sua vez, foi dividida em cinco etapas, as quais abordaram as técnicas de contagem, sem o uso de fórmulas, por meio da criptografia dos números binários, o código de César e a criptografia presente no filme: O Código da Vinci. Esse estudo foi exposto na feira de ciências, realizada pela escola, pelos alunos participantes do projeto, a qual apresentou um ótimo desenvolvimento. A fim de analisar a evolução da aprendizagem dos alunos participantes foi aplicado um pré-teste e pós-teste, o qual apresentou uma evolução satisfatória, com um ganho educacional, considerado médio. Foi possível perceber também, durante a aplicação do projeto, o desenvolvimento das habilidades de: trabalho em equipe, autoconfiança, oratória, gestão do tempo e autonomia na busca do saber. |
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Criptografia como ferramenta educacional no ensino da Análise CombinatóriaCryptography as an educational tool in the teaching of Combinatorial AnalysisAnálise CombinatóriaCombinatorial AnalysisCriptografiaEncryptionFundamental Principle of CountingPrincípio Fundamental da ContagemEste trabalho tem como objetivo verificar a viabilidade da aplicação de uma sequência didática para a Análise Combinatória com ênfase no Princípio Fundamental da Contagem utilizando a Criptografia como ferramenta educacional para o 2º ano do Ensino Médio. Para isso, foi aplicado um projeto, no segundo semestre de 2017, com duração de 26 horas-aula, em uma turma do 2º ano do Ensino Médio, de uma escola pública do interior de São Paulo. Essa proposta de ensino se apropriou da Engenharia Didática como metodologia de pesquisa qualitativa, a qual possibilitou o desenvolvimento de uma sequência didática. Essa por sua vez, foi dividida em cinco etapas, as quais abordaram as técnicas de contagem, sem o uso de fórmulas, por meio da criptografia dos números binários, o código de César e a criptografia presente no filme: O Código da Vinci. Esse estudo foi exposto na feira de ciências, realizada pela escola, pelos alunos participantes do projeto, a qual apresentou um ótimo desenvolvimento. A fim de analisar a evolução da aprendizagem dos alunos participantes foi aplicado um pré-teste e pós-teste, o qual apresentou uma evolução satisfatória, com um ganho educacional, considerado médio. Foi possível perceber também, durante a aplicação do projeto, o desenvolvimento das habilidades de: trabalho em equipe, autoconfiança, oratória, gestão do tempo e autonomia na busca do saber.This work aims to verify the feasibility of applying a didactic sequence for Combinatorial Analysis with emphasis on the Fundamental Principle of Counting using cryptography as an educational tool for the 2nd year of High School. For this purpose, a project was applied in the second semester of 2017, during 26 class hours, in a 2nd years class of a public High School, in the São Paulo\'s cowntry town. This teaching proposal appropriated a didactic engineering as a qualitative research methodology, which enabled a didactic sequence development. This in turn was divided into five stages, which addressed techniques of counting, without using formulas, using a binary numbers encryption, the Caesar\'s code and the encryption present in the film: The Da Vinci Code. This study was presented at the science fair, held by the school, the students participating in the project, which presented a great development. Aiming to analyze the learning evolution of participating students, a diagnostic evaluation and a final test were applied, which presented a satisfactory evolution, with an average educational gain. It was also possible realize, during the project\'s application, the development of the skills of: teamwork, self-confidence, oratory, time management and autonomy in the search for knowledge.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPRomão, Estaner ClaroVidal, Sávia Cristina2019-09-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/97/97138/tde-28112019-172528/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2019-11-30T00:13:02Zoai:teses.usp.br:tde-28112019-172528Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212019-11-30T00:13:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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