Ensino e aprendizagem de corpos redondos na prática: sequência didática com recursos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: GOMES, Amanda Machado
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: REINALDO, Rosimara de Abreu
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório do Instituto Federal do Amapá
Texto Completo: http://repositorio.ifap.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/282
Resumo: This research suggests didactic sequences for the study of Spatial Geometry, specifically on round bodies, bringing algebraic demonstrations dynamically and experimentally through mathematical modeling, aiming that students have an intimacy with mathematics, using didactic resources that can be used. handled by students. Where, it is intended that with these sequences the creative and diversified thinking of geometry be developed, providing quality learning to students and that teaching be done in harmony with reality, making this a method to be debated by the group school. It also seeks to demystify the thought that mathematics is a totally abstract discipline.
id IFAP-2_f39b9479825b4a739c72febad9e4612a
oai_identifier_str oai:repositorio.ifap.edu.br:prefix/282
network_acronym_str IFAP-2
network_name_str Repositório do Instituto Federal do Amapá
repository_id_str
spelling Ensino e aprendizagem de corpos redondos na prática: sequência didática com recursosMatemática - recurso didáticoGeometriaModelagemCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMThis research suggests didactic sequences for the study of Spatial Geometry, specifically on round bodies, bringing algebraic demonstrations dynamically and experimentally through mathematical modeling, aiming that students have an intimacy with mathematics, using didactic resources that can be used. handled by students. Where, it is intended that with these sequences the creative and diversified thinking of geometry be developed, providing quality learning to students and that teaching be done in harmony with reality, making this a method to be debated by the group school. It also seeks to demystify the thought that mathematics is a totally abstract discipline.Esta pesquisa sugere sequências didáticas para o estudo de Geometria Espacial, em específico sobre corpos redondos, trazendo de maneira dinâmica e experimental as demonstrações algébricas por meio da modelagem matemática, almejando que os discentes tenham uma intimidade com a matemática, utilizando recursos didáticos que possam ser manipulados pelos alunos. Onde, objetiva-se que com essas sequências o pensamento criativo e diversificado da geometria seja desenvolvido, proporcionando uma aprendizagem de qualidade aos discentes e que o ensino seja feito em harmonia com a realidade, tornando, esse, um método a ser mais debatido pelo grupo escolar. Também, busca desmistificar o pensamento de que a matemática é uma disciplina totalmente abstrata.Instituto Federal do AmapáBrasilLicenciatura em MatemáticaIFAPOLIVEIRA, Carlos Alexandre Santanahttp://lattes.cnpq.br/9146863174918007SILVA, Márcio Abreu dahttp://lattes.cnpq.br/2989239499743187GOMES, Amanda MachadoREINALDO, Rosimara de Abreu2021-03-04T14:13:13Z2021-03-042021-03-04T14:13:13Z2020-12-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisGOMES, Amanda Machado; REINALDO, Rosimara de Abreu. Ensino e aprendizagem de corpos redondos na prática: sequência didática com recursos. 2020. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) – Instituto Federal do Amapá, Macapá, AP, 2020.http://repositorio.ifap.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/282porAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório do Instituto Federal do Amapáinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá (IFAP)instacron:IFAP2022-05-19T15:03:48Zoai:repositorio.ifap.edu.br:prefix/282Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifap.edu.br/oai/requestsuzana.cardoso@ifap.edu.bropendoar:2022-05-19T15:03:48Repositório do Instituto Federal do Amapá - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá (IFAP)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino e aprendizagem de corpos redondos na prática: sequência didática com recursos
title Ensino e aprendizagem de corpos redondos na prática: sequência didática com recursos
spellingShingle Ensino e aprendizagem de corpos redondos na prática: sequência didática com recursos
GOMES, Amanda Machado
Matemática - recurso didático
Geometria
Modelagem
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
title_short Ensino e aprendizagem de corpos redondos na prática: sequência didática com recursos
title_full Ensino e aprendizagem de corpos redondos na prática: sequência didática com recursos
title_fullStr Ensino e aprendizagem de corpos redondos na prática: sequência didática com recursos
title_full_unstemmed Ensino e aprendizagem de corpos redondos na prática: sequência didática com recursos
title_sort Ensino e aprendizagem de corpos redondos na prática: sequência didática com recursos
author GOMES, Amanda Machado
author_facet GOMES, Amanda Machado
REINALDO, Rosimara de Abreu
author_role author
author2 REINALDO, Rosimara de Abreu
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv OLIVEIRA, Carlos Alexandre Santana
http://lattes.cnpq.br/9146863174918007
SILVA, Márcio Abreu da
http://lattes.cnpq.br/2989239499743187
dc.contributor.author.fl_str_mv GOMES, Amanda Machado
REINALDO, Rosimara de Abreu
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática - recurso didático
Geometria
Modelagem
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
topic Matemática - recurso didático
Geometria
Modelagem
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
description This research suggests didactic sequences for the study of Spatial Geometry, specifically on round bodies, bringing algebraic demonstrations dynamically and experimentally through mathematical modeling, aiming that students have an intimacy with mathematics, using didactic resources that can be used. handled by students. Where, it is intended that with these sequences the creative and diversified thinking of geometry be developed, providing quality learning to students and that teaching be done in harmony with reality, making this a method to be debated by the group school. It also seeks to demystify the thought that mathematics is a totally abstract discipline.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-01
2021-03-04T14:13:13Z
2021-03-04
2021-03-04T14:13:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv GOMES, Amanda Machado; REINALDO, Rosimara de Abreu. Ensino e aprendizagem de corpos redondos na prática: sequência didática com recursos. 2020. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) – Instituto Federal do Amapá, Macapá, AP, 2020.
http://repositorio.ifap.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/282
identifier_str_mv GOMES, Amanda Machado; REINALDO, Rosimara de Abreu. Ensino e aprendizagem de corpos redondos na prática: sequência didática com recursos. 2020. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) – Instituto Federal do Amapá, Macapá, AP, 2020.
url http://repositorio.ifap.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/282
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal do Amapá
Brasil
Licenciatura em Matemática
IFAP
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal do Amapá
Brasil
Licenciatura em Matemática
IFAP
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório do Instituto Federal do Amapá
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá (IFAP)
instacron:IFAP
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá (IFAP)
instacron_str IFAP
institution IFAP
reponame_str Repositório do Instituto Federal do Amapá
collection Repositório do Instituto Federal do Amapá
repository.name.fl_str_mv Repositório do Instituto Federal do Amapá - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá (IFAP)
repository.mail.fl_str_mv suzana.cardoso@ifap.edu.br
_version_ 1798311981124419584