Ensino e aprendizagem de corpos redondos na prática: sequência didática com recursos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório do Instituto Federal do Amapá |
Texto Completo: | http://repositorio.ifap.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/282 |
Resumo: | This research suggests didactic sequences for the study of Spatial Geometry, specifically on round bodies, bringing algebraic demonstrations dynamically and experimentally through mathematical modeling, aiming that students have an intimacy with mathematics, using didactic resources that can be used. handled by students. Where, it is intended that with these sequences the creative and diversified thinking of geometry be developed, providing quality learning to students and that teaching be done in harmony with reality, making this a method to be debated by the group school. It also seeks to demystify the thought that mathematics is a totally abstract discipline. |
id |
IFAP-2_f39b9479825b4a739c72febad9e4612a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ifap.edu.br:prefix/282 |
network_acronym_str |
IFAP-2 |
network_name_str |
Repositório do Instituto Federal do Amapá |
repository_id_str |
|
spelling |
Ensino e aprendizagem de corpos redondos na prática: sequência didática com recursosMatemática - recurso didáticoGeometriaModelagemCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMThis research suggests didactic sequences for the study of Spatial Geometry, specifically on round bodies, bringing algebraic demonstrations dynamically and experimentally through mathematical modeling, aiming that students have an intimacy with mathematics, using didactic resources that can be used. handled by students. Where, it is intended that with these sequences the creative and diversified thinking of geometry be developed, providing quality learning to students and that teaching be done in harmony with reality, making this a method to be debated by the group school. It also seeks to demystify the thought that mathematics is a totally abstract discipline.Esta pesquisa sugere sequências didáticas para o estudo de Geometria Espacial, em específico sobre corpos redondos, trazendo de maneira dinâmica e experimental as demonstrações algébricas por meio da modelagem matemática, almejando que os discentes tenham uma intimidade com a matemática, utilizando recursos didáticos que possam ser manipulados pelos alunos. Onde, objetiva-se que com essas sequências o pensamento criativo e diversificado da geometria seja desenvolvido, proporcionando uma aprendizagem de qualidade aos discentes e que o ensino seja feito em harmonia com a realidade, tornando, esse, um método a ser mais debatido pelo grupo escolar. Também, busca desmistificar o pensamento de que a matemática é uma disciplina totalmente abstrata.Instituto Federal do AmapáBrasilLicenciatura em MatemáticaIFAPOLIVEIRA, Carlos Alexandre Santanahttp://lattes.cnpq.br/9146863174918007SILVA, Márcio Abreu dahttp://lattes.cnpq.br/2989239499743187GOMES, Amanda MachadoREINALDO, Rosimara de Abreu2021-03-04T14:13:13Z2021-03-042021-03-04T14:13:13Z2020-12-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisGOMES, Amanda Machado; REINALDO, Rosimara de Abreu. Ensino e aprendizagem de corpos redondos na prática: sequência didática com recursos. 2020. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) – Instituto Federal do Amapá, Macapá, AP, 2020.http://repositorio.ifap.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/282porAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório do Instituto Federal do Amapáinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá (IFAP)instacron:IFAP2022-05-19T15:03:48Zoai:repositorio.ifap.edu.br:prefix/282Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifap.edu.br/oai/requestsuzana.cardoso@ifap.edu.bropendoar:2022-05-19T15:03:48Repositório do Instituto Federal do Amapá - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá (IFAP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino e aprendizagem de corpos redondos na prática: sequência didática com recursos |
title |
Ensino e aprendizagem de corpos redondos na prática: sequência didática com recursos |
spellingShingle |
Ensino e aprendizagem de corpos redondos na prática: sequência didática com recursos GOMES, Amanda Machado Matemática - recurso didático Geometria Modelagem CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
title_short |
Ensino e aprendizagem de corpos redondos na prática: sequência didática com recursos |
title_full |
Ensino e aprendizagem de corpos redondos na prática: sequência didática com recursos |
title_fullStr |
Ensino e aprendizagem de corpos redondos na prática: sequência didática com recursos |
title_full_unstemmed |
Ensino e aprendizagem de corpos redondos na prática: sequência didática com recursos |
title_sort |
Ensino e aprendizagem de corpos redondos na prática: sequência didática com recursos |
author |
GOMES, Amanda Machado |
author_facet |
GOMES, Amanda Machado REINALDO, Rosimara de Abreu |
author_role |
author |
author2 |
REINALDO, Rosimara de Abreu |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
OLIVEIRA, Carlos Alexandre Santana http://lattes.cnpq.br/9146863174918007 SILVA, Márcio Abreu da http://lattes.cnpq.br/2989239499743187 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
GOMES, Amanda Machado REINALDO, Rosimara de Abreu |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Matemática - recurso didático Geometria Modelagem CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
topic |
Matemática - recurso didático Geometria Modelagem CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
description |
This research suggests didactic sequences for the study of Spatial Geometry, specifically on round bodies, bringing algebraic demonstrations dynamically and experimentally through mathematical modeling, aiming that students have an intimacy with mathematics, using didactic resources that can be used. handled by students. Where, it is intended that with these sequences the creative and diversified thinking of geometry be developed, providing quality learning to students and that teaching be done in harmony with reality, making this a method to be debated by the group school. It also seeks to demystify the thought that mathematics is a totally abstract discipline. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-01 2021-03-04T14:13:13Z 2021-03-04 2021-03-04T14:13:13Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
GOMES, Amanda Machado; REINALDO, Rosimara de Abreu. Ensino e aprendizagem de corpos redondos na prática: sequência didática com recursos. 2020. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) – Instituto Federal do Amapá, Macapá, AP, 2020. http://repositorio.ifap.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/282 |
identifier_str_mv |
GOMES, Amanda Machado; REINALDO, Rosimara de Abreu. Ensino e aprendizagem de corpos redondos na prática: sequência didática com recursos. 2020. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) – Instituto Federal do Amapá, Macapá, AP, 2020. |
url |
http://repositorio.ifap.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/282 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal do Amapá Brasil Licenciatura em Matemática IFAP |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal do Amapá Brasil Licenciatura em Matemática IFAP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório do Instituto Federal do Amapá instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá (IFAP) instacron:IFAP |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá (IFAP) |
instacron_str |
IFAP |
institution |
IFAP |
reponame_str |
Repositório do Instituto Federal do Amapá |
collection |
Repositório do Instituto Federal do Amapá |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório do Instituto Federal do Amapá - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá (IFAP) |
repository.mail.fl_str_mv |
suzana.cardoso@ifap.edu.br |
_version_ |
1798311981124419584 |