O uso de um livro-caderno de matemática alternativo em sala de aula: praticidade e coerência didática voltadas para a realidade local e tecnológica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório do Instituto Federal do Amapá |
Texto Completo: | http://repositorio.ifap.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/263 |
Resumo: | This paper analyzes two collections of textbooks in Mathematics adopted in recent years in the State School Esther da Silva Virgolino in Amapá, showing some educational use these collections to the disorders in the classroom, such as discrepancies between the contents of these collections and of course plane school, lack of objectivity as the approach of certain topics of mathematics and addictions in planning the content and exercises. For this analysis was used as a reference book Exam Texts: Analysis Math books for middle school LIMA et al, 2001 and of course plan adopted in school (divergent content present in current books). For this, there is a brief history of the textbook in Brazil, government programs (acquisition and quality of the books), analysis of collections and, finally, proposes the use of an alternative teaching material, it is possible to associate the mathematics content and local technological reality, bringing positive results for the teaching-learning process. |
id |
IFAP-2_f3c42685b434cd2b3e3b6c43fd4dc388 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ifap.edu.br:prefix/263 |
network_acronym_str |
IFAP-2 |
network_name_str |
Repositório do Instituto Federal do Amapá |
repository_id_str |
|
spelling |
O uso de um livro-caderno de matemática alternativo em sala de aula: praticidade e coerência didática voltadas para a realidade local e tecnológicaLivro didático - matemáticaCaderno de matemáticaMatemática - livro didáticoCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAThis paper analyzes two collections of textbooks in Mathematics adopted in recent years in the State School Esther da Silva Virgolino in Amapá, showing some educational use these collections to the disorders in the classroom, such as discrepancies between the contents of these collections and of course plane school, lack of objectivity as the approach of certain topics of mathematics and addictions in planning the content and exercises. For this analysis was used as a reference book Exam Texts: Analysis Math books for middle school LIMA et al, 2001 and of course plan adopted in school (divergent content present in current books). For this, there is a brief history of the textbook in Brazil, government programs (acquisition and quality of the books), analysis of collections and, finally, proposes the use of an alternative teaching material, it is possible to associate the mathematics content and local technological reality, bringing positive results for the teaching-learning process.Este trabalho analisa duas coleções de livros didáticos de Matemática adotados nos últimos anos na Escola Estadual Esther da Silva Virgolino no Amapá, mostrando alguns transtornos didáticos ao usar essas coleções em sala de aula, como: divergências entre os conteúdos das coleções e o plano de curso da escola, falta de objetividade quanto a abordagem de determinados tópicos da Matemática e vícios na elaboração dos conteúdos e exercícios. Para a referida análise foi utilizado como referencial o livro Exame de Textos: Análise de livros de Matemática para o Ensino Médio de LIMA et al, 2001 e o plano de curso adotado na escola (divergentes dos conteúdos presentes nos livros atuais). Para isso, destaca-se um breve histórico sobre o livro didático no Brasil, os programas governamentais (aquisição e qualidade dos livros), análise das coleções e, por fim, propõe o uso de um material didático alternativo, em que é possível associar o conteúdo de matemática à realidade local e tecnológica, trazendo resultados positivos para o processo ensino-aprendizagem.Instituto Federal do AmapáBrasilProgrma de Mestrado Profissional em MatemáticaIFAPLEAL, Simone de Almeida Delphimhttp://lattes.cnpq.br/2118998485216523FREIRE, Francielck Domingos2021-02-17T21:10:25Z2021-01-142021-02-17T21:10:25Z2014-04-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisFREIRE, Francielck Domingos. O uso de um livro-caderno de matemática alternativo em sala de aula: praticidade e coerência didática voltadas para a realidade local e tecnológica. 2014. 156f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) – Universidade Federal do Amapá, Macapá, AP, 2014.http://repositorio.ifap.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/263porAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório do Instituto Federal do Amapáinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá (IFAP)instacron:IFAP2021-02-17T21:10:25Zoai:repositorio.ifap.edu.br:prefix/263Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifap.edu.br/oai/requestsuzana.cardoso@ifap.edu.bropendoar:2021-02-17T21:10:25Repositório do Instituto Federal do Amapá - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá (IFAP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O uso de um livro-caderno de matemática alternativo em sala de aula: praticidade e coerência didática voltadas para a realidade local e tecnológica |
title |
O uso de um livro-caderno de matemática alternativo em sala de aula: praticidade e coerência didática voltadas para a realidade local e tecnológica |
spellingShingle |
O uso de um livro-caderno de matemática alternativo em sala de aula: praticidade e coerência didática voltadas para a realidade local e tecnológica FREIRE, Francielck Domingos Livro didático - matemática Caderno de matemática Matemática - livro didático CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
title_short |
O uso de um livro-caderno de matemática alternativo em sala de aula: praticidade e coerência didática voltadas para a realidade local e tecnológica |
title_full |
O uso de um livro-caderno de matemática alternativo em sala de aula: praticidade e coerência didática voltadas para a realidade local e tecnológica |
title_fullStr |
O uso de um livro-caderno de matemática alternativo em sala de aula: praticidade e coerência didática voltadas para a realidade local e tecnológica |
title_full_unstemmed |
O uso de um livro-caderno de matemática alternativo em sala de aula: praticidade e coerência didática voltadas para a realidade local e tecnológica |
title_sort |
O uso de um livro-caderno de matemática alternativo em sala de aula: praticidade e coerência didática voltadas para a realidade local e tecnológica |
author |
FREIRE, Francielck Domingos |
author_facet |
FREIRE, Francielck Domingos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
LEAL, Simone de Almeida Delphim http://lattes.cnpq.br/2118998485216523 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
FREIRE, Francielck Domingos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Livro didático - matemática Caderno de matemática Matemática - livro didático CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
topic |
Livro didático - matemática Caderno de matemática Matemática - livro didático CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
description |
This paper analyzes two collections of textbooks in Mathematics adopted in recent years in the State School Esther da Silva Virgolino in Amapá, showing some educational use these collections to the disorders in the classroom, such as discrepancies between the contents of these collections and of course plane school, lack of objectivity as the approach of certain topics of mathematics and addictions in planning the content and exercises. For this analysis was used as a reference book Exam Texts: Analysis Math books for middle school LIMA et al, 2001 and of course plan adopted in school (divergent content present in current books). For this, there is a brief history of the textbook in Brazil, government programs (acquisition and quality of the books), analysis of collections and, finally, proposes the use of an alternative teaching material, it is possible to associate the mathematics content and local technological reality, bringing positive results for the teaching-learning process. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-04-25 2021-02-17T21:10:25Z 2021-01-14 2021-02-17T21:10:25Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
FREIRE, Francielck Domingos. O uso de um livro-caderno de matemática alternativo em sala de aula: praticidade e coerência didática voltadas para a realidade local e tecnológica. 2014. 156f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) – Universidade Federal do Amapá, Macapá, AP, 2014. http://repositorio.ifap.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/263 |
identifier_str_mv |
FREIRE, Francielck Domingos. O uso de um livro-caderno de matemática alternativo em sala de aula: praticidade e coerência didática voltadas para a realidade local e tecnológica. 2014. 156f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) – Universidade Federal do Amapá, Macapá, AP, 2014. |
url |
http://repositorio.ifap.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/263 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal do Amapá Brasil Progrma de Mestrado Profissional em Matemática IFAP |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal do Amapá Brasil Progrma de Mestrado Profissional em Matemática IFAP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório do Instituto Federal do Amapá instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá (IFAP) instacron:IFAP |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá (IFAP) |
instacron_str |
IFAP |
institution |
IFAP |
reponame_str |
Repositório do Instituto Federal do Amapá |
collection |
Repositório do Instituto Federal do Amapá |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório do Instituto Federal do Amapá - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá (IFAP) |
repository.mail.fl_str_mv |
suzana.cardoso@ifap.edu.br |
_version_ |
1798311981082476544 |