A importância do projeto político pedagógico dentro do âmbito escolar (PPP): análise do PPP da escola municipal de Ensino Fundamental II Anete Farias da Silva no município de Oiapoque-AP

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: QUARESMA, Eliete Barbosa
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório do Instituto Federal do Amapá
Texto Completo: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/454
Resumo: The political-pedagogical project (PPP) is a document that defines the guidelines, goals and methods for the educational institution to achieve the goals it proposes. The PPP aims to improve the teaching capacity of the school as an entity inserted in a democratic society and political interactions. This document is responsible for guiding the way the school plans its strategic actions and establishes goals for the development of the teaching and learning process, which encourages the development of pedagogical actions and strategies. The research methodology was based on the documental analysis of the PPP of the Municipal Elementary School II Anete Farias da Silva, located in the municipality of Oiapoque-AP and is configured as a qualitative investigation. The main objective of this article is to analyze the importance of the PPP for the entire school body, as a guide for actions to be developed at school.
id IFAP-2_f6e2f3add6a20046248b1701c49e9dce
oai_identifier_str oai:repositorio.ifap.edu.br:prefix/454
network_acronym_str IFAP-2
network_name_str Repositório do Instituto Federal do Amapá
repository_id_str
spelling A importância do projeto político pedagógico dentro do âmbito escolar (PPP): análise do PPP da escola municipal de Ensino Fundamental II Anete Farias da Silva no município de Oiapoque-APFormação pedagógicaProjeto político pedagógicoAutonomia escolarCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOThe political-pedagogical project (PPP) is a document that defines the guidelines, goals and methods for the educational institution to achieve the goals it proposes. The PPP aims to improve the teaching capacity of the school as an entity inserted in a democratic society and political interactions. This document is responsible for guiding the way the school plans its strategic actions and establishes goals for the development of the teaching and learning process, which encourages the development of pedagogical actions and strategies. The research methodology was based on the documental analysis of the PPP of the Municipal Elementary School II Anete Farias da Silva, located in the municipality of Oiapoque-AP and is configured as a qualitative investigation. The main objective of this article is to analyze the importance of the PPP for the entire school body, as a guide for actions to be developed at school.O projeto político-pedagógico (PPP) é um documento que define as diretrizes, metas e métodos para que a instituição de ensino consiga alcance os objetivos a que se propõe. O PPP visa melhorar a capacidade de ensino da escola como uma entidade inserida em uma sociedade democrática e de interações políticas. Esse documento é o responsável por nortear a maneira como a escola planeja suas ações estratégicas e estabelece metas para desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem, que fomenta o desenvolvimento de ações e estratégias pedagógicas. A metodologia da pesquisa se baseou na análise documental do PPP da Escola Municipal de Ensino Fundamental II Anete Farias da Silva, localizada no município de Oiapoque-AP e configura-se como investigação qualitativa. O principal objetivo desse artigo é analisar a importância do PPP para todo o corpo escolar, como um guia para as ações a serem desenvolvidas na escola.Instituto Federal do AmapáInstituto Federal do AmapáBrasilLicenciatura em Formação Pedagógica - EADIFAPBRITO , José Cesar Fariashttp://lattes.cnpq.br/3737864225426162RODRIGUES, Efigênia das Neves Barbosahttp://lattes.cnpq.br/9534801323858553QUARESMA, Eliete Barbosa2021-10-05T19:37:53Z2021-10-052021-10-05T19:37:53Z2021-06-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisQUARESMA, Eliete Barbosa. A importância do projeto político pedagógico dentro do âmbito escolar (PPP): análise do PPP da escola municipal de Ensino Fundamental II Anete Farias da Silva no município de Oiapoque-AP. 2021. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Formação Pedagógica) - Instituto Federal do Amapá, Oiapoque, AP, 2021.http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/454porAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório do Instituto Federal do Amapáinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá (IFAP)instacron:IFAP2021-10-05T19:37:53Zoai:repositorio.ifap.edu.br:prefix/454Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifap.edu.br/oai/requestsuzana.cardoso@ifap.edu.bropendoar:2021-10-05T19:37:53Repositório do Instituto Federal do Amapá - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá (IFAP)false
dc.title.none.fl_str_mv A importância do projeto político pedagógico dentro do âmbito escolar (PPP): análise do PPP da escola municipal de Ensino Fundamental II Anete Farias da Silva no município de Oiapoque-AP
title A importância do projeto político pedagógico dentro do âmbito escolar (PPP): análise do PPP da escola municipal de Ensino Fundamental II Anete Farias da Silva no município de Oiapoque-AP
spellingShingle A importância do projeto político pedagógico dentro do âmbito escolar (PPP): análise do PPP da escola municipal de Ensino Fundamental II Anete Farias da Silva no município de Oiapoque-AP
QUARESMA, Eliete Barbosa
Formação pedagógica
Projeto político pedagógico
Autonomia escolar
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short A importância do projeto político pedagógico dentro do âmbito escolar (PPP): análise do PPP da escola municipal de Ensino Fundamental II Anete Farias da Silva no município de Oiapoque-AP
title_full A importância do projeto político pedagógico dentro do âmbito escolar (PPP): análise do PPP da escola municipal de Ensino Fundamental II Anete Farias da Silva no município de Oiapoque-AP
title_fullStr A importância do projeto político pedagógico dentro do âmbito escolar (PPP): análise do PPP da escola municipal de Ensino Fundamental II Anete Farias da Silva no município de Oiapoque-AP
title_full_unstemmed A importância do projeto político pedagógico dentro do âmbito escolar (PPP): análise do PPP da escola municipal de Ensino Fundamental II Anete Farias da Silva no município de Oiapoque-AP
title_sort A importância do projeto político pedagógico dentro do âmbito escolar (PPP): análise do PPP da escola municipal de Ensino Fundamental II Anete Farias da Silva no município de Oiapoque-AP
author QUARESMA, Eliete Barbosa
author_facet QUARESMA, Eliete Barbosa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv BRITO , José Cesar Farias
http://lattes.cnpq.br/3737864225426162
RODRIGUES, Efigênia das Neves Barbosa
http://lattes.cnpq.br/9534801323858553
dc.contributor.author.fl_str_mv QUARESMA, Eliete Barbosa
dc.subject.por.fl_str_mv Formação pedagógica
Projeto político pedagógico
Autonomia escolar
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Formação pedagógica
Projeto político pedagógico
Autonomia escolar
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description The political-pedagogical project (PPP) is a document that defines the guidelines, goals and methods for the educational institution to achieve the goals it proposes. The PPP aims to improve the teaching capacity of the school as an entity inserted in a democratic society and political interactions. This document is responsible for guiding the way the school plans its strategic actions and establishes goals for the development of the teaching and learning process, which encourages the development of pedagogical actions and strategies. The research methodology was based on the documental analysis of the PPP of the Municipal Elementary School II Anete Farias da Silva, located in the municipality of Oiapoque-AP and is configured as a qualitative investigation. The main objective of this article is to analyze the importance of the PPP for the entire school body, as a guide for actions to be developed at school.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-10-05T19:37:53Z
2021-10-05
2021-10-05T19:37:53Z
2021-06-21
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv QUARESMA, Eliete Barbosa. A importância do projeto político pedagógico dentro do âmbito escolar (PPP): análise do PPP da escola municipal de Ensino Fundamental II Anete Farias da Silva no município de Oiapoque-AP. 2021. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Formação Pedagógica) - Instituto Federal do Amapá, Oiapoque, AP, 2021.
http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/454
identifier_str_mv QUARESMA, Eliete Barbosa. A importância do projeto político pedagógico dentro do âmbito escolar (PPP): análise do PPP da escola municipal de Ensino Fundamental II Anete Farias da Silva no município de Oiapoque-AP. 2021. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Formação Pedagógica) - Instituto Federal do Amapá, Oiapoque, AP, 2021.
url http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/454
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal do Amapá
Brasil
Licenciatura em Formação Pedagógica - EAD
IFAP
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal do Amapá
Brasil
Licenciatura em Formação Pedagógica - EAD
IFAP
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório do Instituto Federal do Amapá
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá (IFAP)
instacron:IFAP
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá (IFAP)
instacron_str IFAP
institution IFAP
reponame_str Repositório do Instituto Federal do Amapá
collection Repositório do Instituto Federal do Amapá
repository.name.fl_str_mv Repositório do Instituto Federal do Amapá - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá (IFAP)
repository.mail.fl_str_mv suzana.cardoso@ifap.edu.br
_version_ 1798311981612007424