O uso da ferramenta moodle como recurso metodológico no processo de ensino-aprendizagem no IFAP - Campus Macapá

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CARVALHO, Idarlene Oliveira
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: SANTOS, Leonardo Brener de Souza
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório do Instituto Federal do Amapá
Texto Completo: http://repositorio.ifap.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/276
Resumo: In the current context of education, challenges and perspectives arise for the insertion of tools as methodological resources that enable the teaching and learning process. However, the inclusion of technological resources in the training of teachers, will make it possible to create a strategy for carrying out evaluative activities mediated by technological instruments that instigate the acquisition of knowledge. The purpose of this study was to present the Moodle tool as a methodological resource in teaching practice. The material adopted for the elaboration of the monograph while its objective was to carry out a bibliographic survey of theorists referring to the theme as well as to analyze the situation of the Moodle Tool as a Methodological Resource in the Teaching and Learning Process, in which a questionnaire was applied based on an approach of qualitative and quantitative research that were analyzed and they were represented through graphs and tables. The results showed that moodle can help teachers in the teaching and learning process, the most viable would be if the platforms used little internet.
id IFAP-2_fc0001b3956f2af7761f866c4692f950
oai_identifier_str oai:repositorio.ifap.edu.br:prefix/276
network_acronym_str IFAP-2
network_name_str Repositório do Instituto Federal do Amapá
repository_id_str
spelling O uso da ferramenta moodle como recurso metodológico no processo de ensino-aprendizagem no IFAP - Campus MacapáMoodle - plataformaMoodle - ensino e aprendizagemCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONALIn the current context of education, challenges and perspectives arise for the insertion of tools as methodological resources that enable the teaching and learning process. However, the inclusion of technological resources in the training of teachers, will make it possible to create a strategy for carrying out evaluative activities mediated by technological instruments that instigate the acquisition of knowledge. The purpose of this study was to present the Moodle tool as a methodological resource in teaching practice. The material adopted for the elaboration of the monograph while its objective was to carry out a bibliographic survey of theorists referring to the theme as well as to analyze the situation of the Moodle Tool as a Methodological Resource in the Teaching and Learning Process, in which a questionnaire was applied based on an approach of qualitative and quantitative research that were analyzed and they were represented through graphs and tables. The results showed that moodle can help teachers in the teaching and learning process, the most viable would be if the platforms used little internet.No contexto atual da educação surgem desafios e perspectivas para a inserção de ferramentas como recursos metodológicos que viabilizem o processo de ensino e aprendizagem. Todavia, a inclusão de recurso tecnológico na formação do docente possibilitará criar estratégias na realização de atividade avaliativa mediada por instrumentos tecnológicos que instigam a aquisição do conhecimento. O motivo do presente estudo foi apresentar a ferramenta Moodle como recurso metodológico na prática docente. O material adotado para elaboração da monografia enquanto seu objetivo foi realizar o levantamento bibliográfico dos teóricos referentes à temática bem como analisar a situação da Ferramenta Moodle como Recurso Metodológico no processo de ensino-aprendizagem, no qual foi feito a aplicação de um questionário a partir de uma abordagem da pesquisa qualitativa e quantitativa que foram analisados e os mesmos foram representados através de gráficos e tabelas. Os resultados apontaram que o Moodle pode auxiliar os docentes no processo de ensino e aprendizagem, o mais viável seria se as plataformas utilizassem pouca internet.Instituto Federal do AmapáBrasilLicenciatura em InformáticaIFAPANDRADE, Maria Antônia Ferreirahttp://lattes.cnpq.br/0757061406420411CARVALHO, Idarlene OliveiraSANTOS, Leonardo Brener de Souza2021-03-03T16:41:19Z2021-03-022021-03-03T16:41:19Z2020-12-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisCARVALHO, Idarlene Oliveira; SANTOS, Leonardo Brener de Souza. O uso da ferramenta moodle como recurso metodológico no processo de ensino-aprendizagem no IFAP - Campus Macapá. 2021. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Informática)-Instituto Federal do Amapá, Macapá, 2021.http://repositorio.ifap.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/276porAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório do Instituto Federal do Amapáinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá (IFAP)instacron:IFAP2022-05-19T14:48:22Zoai:repositorio.ifap.edu.br:prefix/276Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifap.edu.br/oai/requestsuzana.cardoso@ifap.edu.bropendoar:2022-05-19T14:48:22Repositório do Instituto Federal do Amapá - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá (IFAP)false
dc.title.none.fl_str_mv O uso da ferramenta moodle como recurso metodológico no processo de ensino-aprendizagem no IFAP - Campus Macapá
title O uso da ferramenta moodle como recurso metodológico no processo de ensino-aprendizagem no IFAP - Campus Macapá
spellingShingle O uso da ferramenta moodle como recurso metodológico no processo de ensino-aprendizagem no IFAP - Campus Macapá
CARVALHO, Idarlene Oliveira
Moodle - plataforma
Moodle - ensino e aprendizagem
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
title_short O uso da ferramenta moodle como recurso metodológico no processo de ensino-aprendizagem no IFAP - Campus Macapá
title_full O uso da ferramenta moodle como recurso metodológico no processo de ensino-aprendizagem no IFAP - Campus Macapá
title_fullStr O uso da ferramenta moodle como recurso metodológico no processo de ensino-aprendizagem no IFAP - Campus Macapá
title_full_unstemmed O uso da ferramenta moodle como recurso metodológico no processo de ensino-aprendizagem no IFAP - Campus Macapá
title_sort O uso da ferramenta moodle como recurso metodológico no processo de ensino-aprendizagem no IFAP - Campus Macapá
author CARVALHO, Idarlene Oliveira
author_facet CARVALHO, Idarlene Oliveira
SANTOS, Leonardo Brener de Souza
author_role author
author2 SANTOS, Leonardo Brener de Souza
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv ANDRADE, Maria Antônia Ferreira
http://lattes.cnpq.br/0757061406420411
dc.contributor.author.fl_str_mv CARVALHO, Idarlene Oliveira
SANTOS, Leonardo Brener de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Moodle - plataforma
Moodle - ensino e aprendizagem
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
topic Moodle - plataforma
Moodle - ensino e aprendizagem
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
description In the current context of education, challenges and perspectives arise for the insertion of tools as methodological resources that enable the teaching and learning process. However, the inclusion of technological resources in the training of teachers, will make it possible to create a strategy for carrying out evaluative activities mediated by technological instruments that instigate the acquisition of knowledge. The purpose of this study was to present the Moodle tool as a methodological resource in teaching practice. The material adopted for the elaboration of the monograph while its objective was to carry out a bibliographic survey of theorists referring to the theme as well as to analyze the situation of the Moodle Tool as a Methodological Resource in the Teaching and Learning Process, in which a questionnaire was applied based on an approach of qualitative and quantitative research that were analyzed and they were represented through graphs and tables. The results showed that moodle can help teachers in the teaching and learning process, the most viable would be if the platforms used little internet.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-18
2021-03-03T16:41:19Z
2021-03-02
2021-03-03T16:41:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CARVALHO, Idarlene Oliveira; SANTOS, Leonardo Brener de Souza. O uso da ferramenta moodle como recurso metodológico no processo de ensino-aprendizagem no IFAP - Campus Macapá. 2021. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Informática)-Instituto Federal do Amapá, Macapá, 2021.
http://repositorio.ifap.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/276
identifier_str_mv CARVALHO, Idarlene Oliveira; SANTOS, Leonardo Brener de Souza. O uso da ferramenta moodle como recurso metodológico no processo de ensino-aprendizagem no IFAP - Campus Macapá. 2021. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Informática)-Instituto Federal do Amapá, Macapá, 2021.
url http://repositorio.ifap.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/276
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal do Amapá
Brasil
Licenciatura em Informática
IFAP
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal do Amapá
Brasil
Licenciatura em Informática
IFAP
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório do Instituto Federal do Amapá
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá (IFAP)
instacron:IFAP
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá (IFAP)
instacron_str IFAP
institution IFAP
reponame_str Repositório do Instituto Federal do Amapá
collection Repositório do Instituto Federal do Amapá
repository.name.fl_str_mv Repositório do Instituto Federal do Amapá - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá (IFAP)
repository.mail.fl_str_mv suzana.cardoso@ifap.edu.br
_version_ 1798311981109739520