A MATEMÁTICA ESCOLAR E O LABORATÓRIO COMO AMBIENTE DE APRENDIZAGEM: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE O ENSINO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Joelma Nogueira dos
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Pereira, Ana Carolina Costa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
Texto Completo: https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/919
Resumo: O mundo atualmente vem passando por transformações afetando, sobretudo o âmbito escolar. Espaço esse, em que o conhecimento e a sua natureza estão em constante processo de expansão. Nesse sentido, entendemos que os conhecimentos adquiridos na escola são influenciados por essa dinâmica. Com base nisso, podemos dizer que a matemática é uma disciplina que passeia em diversos campos do saber, pois ela, assim como as demais disciplinas que compõem a matriz curricular escolar, faz parte da atividade humana. Por essa razão, tal artigo a priori, evidencia a relevância do Laboratório de Ensino de Matemática (LEM) como um ambiente de aprendizagem, pois, ele possibilita que a teoria e a prática caminhem juntas. Posteriormente o referido trabalho, apresenta considerações sobre a relação entre esse ambiente e a disciplina matemática, e de que forma as experiências de um laboratório de matemática podem contribuir para o melhor aproveitamento da disciplina em questão. Para isso fizemos um levantamento bibliográfico sobre o tema envolvido e relatamos uma experiência vivenciada na educação básica com o LEM. Dessa forma, consideramos que na escola é possível ter um espaço intra ou extraclasse que possa unir os saberes e as competências envolvidas no ensino da referida disciplina.
id IFCE-1_08107830045bbdbbc905dd5455ab6e78
oai_identifier_str oai:ojs2.conexoesnew.acessoacademico.com.br:article/919
network_acronym_str IFCE-1
network_name_str Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
repository_id_str
spelling A MATEMÁTICA ESCOLAR E O LABORATÓRIO COMO AMBIENTE DE APRENDIZAGEM: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE O ENSINOO mundo atualmente vem passando por transformações afetando, sobretudo o âmbito escolar. Espaço esse, em que o conhecimento e a sua natureza estão em constante processo de expansão. Nesse sentido, entendemos que os conhecimentos adquiridos na escola são influenciados por essa dinâmica. Com base nisso, podemos dizer que a matemática é uma disciplina que passeia em diversos campos do saber, pois ela, assim como as demais disciplinas que compõem a matriz curricular escolar, faz parte da atividade humana. Por essa razão, tal artigo a priori, evidencia a relevância do Laboratório de Ensino de Matemática (LEM) como um ambiente de aprendizagem, pois, ele possibilita que a teoria e a prática caminhem juntas. Posteriormente o referido trabalho, apresenta considerações sobre a relação entre esse ambiente e a disciplina matemática, e de que forma as experiências de um laboratório de matemática podem contribuir para o melhor aproveitamento da disciplina em questão. Para isso fizemos um levantamento bibliográfico sobre o tema envolvido e relatamos uma experiência vivenciada na educação básica com o LEM. Dessa forma, consideramos que na escola é possível ter um espaço intra ou extraclasse que possa unir os saberes e as competências envolvidas no ensino da referida disciplina.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)2016-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/91910.21439/conexoes.v9i4.919Journal Conexões – Ciência e Tecnologia of IFCE; Vol. 9 No. 4 (2015): EDIÇÃO ESPECIAL: ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA; 17-25Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 9 Núm. 4 (2015): EDIÇÃO ESPECIAL: ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA; 17-25Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 9 No 4 (2015): EDIÇÃO ESPECIAL: ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA; 17-25Conexões - Ciência e Tecnologia; V. 9 N. 4 (2015): EDIÇÃO ESPECIAL: ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA; 17-25Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 9 n. 4 (2015): EDIÇÃO ESPECIAL: ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA; 17-25Conexões 杂志 – IFCE 科技; 卷 9 编号 4 (2015): EDIÇÃO ESPECIAL: ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA; 17-252176-01441982-176Xreponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)instacron:IFCEporhttps://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/919/691Santos, Joelma Nogueira dosPereira, Ana Carolina Costainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-08-22T09:53:19Zoai:ojs2.conexoesnew.acessoacademico.com.br:article/919Revistahttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoesPUBhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/oaiconexoes@ifce.edu.br2176-01441982-176Xopendoar:2022-08-22T09:53:19Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)false
dc.title.none.fl_str_mv A MATEMÁTICA ESCOLAR E O LABORATÓRIO COMO AMBIENTE DE APRENDIZAGEM: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE O ENSINO
title A MATEMÁTICA ESCOLAR E O LABORATÓRIO COMO AMBIENTE DE APRENDIZAGEM: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE O ENSINO
spellingShingle A MATEMÁTICA ESCOLAR E O LABORATÓRIO COMO AMBIENTE DE APRENDIZAGEM: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE O ENSINO
Santos, Joelma Nogueira dos
title_short A MATEMÁTICA ESCOLAR E O LABORATÓRIO COMO AMBIENTE DE APRENDIZAGEM: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE O ENSINO
title_full A MATEMÁTICA ESCOLAR E O LABORATÓRIO COMO AMBIENTE DE APRENDIZAGEM: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE O ENSINO
title_fullStr A MATEMÁTICA ESCOLAR E O LABORATÓRIO COMO AMBIENTE DE APRENDIZAGEM: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE O ENSINO
title_full_unstemmed A MATEMÁTICA ESCOLAR E O LABORATÓRIO COMO AMBIENTE DE APRENDIZAGEM: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE O ENSINO
title_sort A MATEMÁTICA ESCOLAR E O LABORATÓRIO COMO AMBIENTE DE APRENDIZAGEM: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE O ENSINO
author Santos, Joelma Nogueira dos
author_facet Santos, Joelma Nogueira dos
Pereira, Ana Carolina Costa
author_role author
author2 Pereira, Ana Carolina Costa
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Joelma Nogueira dos
Pereira, Ana Carolina Costa
description O mundo atualmente vem passando por transformações afetando, sobretudo o âmbito escolar. Espaço esse, em que o conhecimento e a sua natureza estão em constante processo de expansão. Nesse sentido, entendemos que os conhecimentos adquiridos na escola são influenciados por essa dinâmica. Com base nisso, podemos dizer que a matemática é uma disciplina que passeia em diversos campos do saber, pois ela, assim como as demais disciplinas que compõem a matriz curricular escolar, faz parte da atividade humana. Por essa razão, tal artigo a priori, evidencia a relevância do Laboratório de Ensino de Matemática (LEM) como um ambiente de aprendizagem, pois, ele possibilita que a teoria e a prática caminhem juntas. Posteriormente o referido trabalho, apresenta considerações sobre a relação entre esse ambiente e a disciplina matemática, e de que forma as experiências de um laboratório de matemática podem contribuir para o melhor aproveitamento da disciplina em questão. Para isso fizemos um levantamento bibliográfico sobre o tema envolvido e relatamos uma experiência vivenciada na educação básica com o LEM. Dessa forma, consideramos que na escola é possível ter um espaço intra ou extraclasse que possa unir os saberes e as competências envolvidas no ensino da referida disciplina.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/919
10.21439/conexoes.v9i4.919
url https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/919
identifier_str_mv 10.21439/conexoes.v9i4.919
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/919/691
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
dc.source.none.fl_str_mv Journal Conexões – Ciência e Tecnologia of IFCE; Vol. 9 No. 4 (2015): EDIÇÃO ESPECIAL: ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA; 17-25
Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 9 Núm. 4 (2015): EDIÇÃO ESPECIAL: ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA; 17-25
Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 9 No 4 (2015): EDIÇÃO ESPECIAL: ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA; 17-25
Conexões - Ciência e Tecnologia; V. 9 N. 4 (2015): EDIÇÃO ESPECIAL: ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA; 17-25
Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 9 n. 4 (2015): EDIÇÃO ESPECIAL: ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA; 17-25
Conexões 杂志 – IFCE 科技; 卷 9 编号 4 (2015): EDIÇÃO ESPECIAL: ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA; 17-25
2176-0144
1982-176X
reponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
instacron:IFCE
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
instacron_str IFCE
institution IFCE
reponame_str Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
collection Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
repository.name.fl_str_mv Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
repository.mail.fl_str_mv conexoes@ifce.edu.br
_version_ 1797042065131962368