Ampliando Conhecimentos Matemáticos com Uso de Tecnologias Digitais e da Modelagem Matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
Texto Completo: | http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1053 |
Resumo: | Apresenta-se o processo de investigação e de ampliação de conhecimentos desenvolvido em um trabalho de conclusão de curso de licenciatura em Matemática de uma Universidade, localizada na região Sul do Brasil. Trata-se de uma pesquisa experimental, na qual se fez uso de Tecnologias Digitais e da Modelagem Matemática para modelar e otimizar um Problema de Corte de chapas de vidro de modo a propiciar a aprendizagem matemática. Para a resolução do problema modelado, foi utilizado o programa de otimização LINDO. Os resultados permitem refletir que o uso de recursos das Tecnologias Digitais aliado à abordagem pela Modelagem Matemática potencializa a aprendizagem, pois ressignifica diversos conceitos matemáticos, aproximando, assim, a matemática da realidade vivenciada. |
id |
IFCE-1_10a90ccbc413e7571240208bbff2d084 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1053 |
network_acronym_str |
IFCE-1 |
network_name_str |
Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Ampliando Conhecimentos Matemáticos com Uso de Tecnologias Digitais e da Modelagem MatemáticaApresenta-se o processo de investigação e de ampliação de conhecimentos desenvolvido em um trabalho de conclusão de curso de licenciatura em Matemática de uma Universidade, localizada na região Sul do Brasil. Trata-se de uma pesquisa experimental, na qual se fez uso de Tecnologias Digitais e da Modelagem Matemática para modelar e otimizar um Problema de Corte de chapas de vidro de modo a propiciar a aprendizagem matemática. Para a resolução do problema modelado, foi utilizado o programa de otimização LINDO. Os resultados permitem refletir que o uso de recursos das Tecnologias Digitais aliado à abordagem pela Modelagem Matemática potencializa a aprendizagem, pois ressignifica diversos conceitos matemáticos, aproximando, assim, a matemática da realidade vivenciada. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)Kripka, Rosana Maria LuvezuteSilva, Vanessa Panhossat daViali, LoriLahm, Regis Alexandre2016-10-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/105310.21439/conexoes.v10i4.1053Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 10, n. 4 (2016): EDIÇÃO ESPECIAL: ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA; 51-592176-01441982-176Xreponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)instacron:IFCEporhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1053/837info:eu-repo/semantics/openAccess2022-08-22T12:53:24Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1053Revistahttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoesPUBhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/oaiconexoes@ifce.edu.br2176-01441982-176Xopendoar:2022-08-22T12:53:24Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ampliando Conhecimentos Matemáticos com Uso de Tecnologias Digitais e da Modelagem Matemática |
title |
Ampliando Conhecimentos Matemáticos com Uso de Tecnologias Digitais e da Modelagem Matemática |
spellingShingle |
Ampliando Conhecimentos Matemáticos com Uso de Tecnologias Digitais e da Modelagem Matemática Kripka, Rosana Maria Luvezute |
title_short |
Ampliando Conhecimentos Matemáticos com Uso de Tecnologias Digitais e da Modelagem Matemática |
title_full |
Ampliando Conhecimentos Matemáticos com Uso de Tecnologias Digitais e da Modelagem Matemática |
title_fullStr |
Ampliando Conhecimentos Matemáticos com Uso de Tecnologias Digitais e da Modelagem Matemática |
title_full_unstemmed |
Ampliando Conhecimentos Matemáticos com Uso de Tecnologias Digitais e da Modelagem Matemática |
title_sort |
Ampliando Conhecimentos Matemáticos com Uso de Tecnologias Digitais e da Modelagem Matemática |
author |
Kripka, Rosana Maria Luvezute |
author_facet |
Kripka, Rosana Maria Luvezute Silva, Vanessa Panhossat da Viali, Lori Lahm, Regis Alexandre |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Vanessa Panhossat da Viali, Lori Lahm, Regis Alexandre |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Kripka, Rosana Maria Luvezute Silva, Vanessa Panhossat da Viali, Lori Lahm, Regis Alexandre |
description |
Apresenta-se o processo de investigação e de ampliação de conhecimentos desenvolvido em um trabalho de conclusão de curso de licenciatura em Matemática de uma Universidade, localizada na região Sul do Brasil. Trata-se de uma pesquisa experimental, na qual se fez uso de Tecnologias Digitais e da Modelagem Matemática para modelar e otimizar um Problema de Corte de chapas de vidro de modo a propiciar a aprendizagem matemática. Para a resolução do problema modelado, foi utilizado o programa de otimização LINDO. Os resultados permitem refletir que o uso de recursos das Tecnologias Digitais aliado à abordagem pela Modelagem Matemática potencializa a aprendizagem, pois ressignifica diversos conceitos matemáticos, aproximando, assim, a matemática da realidade vivenciada. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-10-27 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1053 10.21439/conexoes.v10i4.1053 |
url |
http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1053 |
identifier_str_mv |
10.21439/conexoes.v10i4.1053 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1053/837 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 10, n. 4 (2016): EDIÇÃO ESPECIAL: ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA; 51-59 2176-0144 1982-176X reponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) instacron:IFCE |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) |
instacron_str |
IFCE |
institution |
IFCE |
reponame_str |
Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
collection |
Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) |
repository.mail.fl_str_mv |
conexoes@ifce.edu.br |
_version_ |
1757994112542310400 |