O SABER DOCENTE DO CONHECIMENTO: REFLEXÕES DE UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA COM PROFESSORAS DO ENSINO FUNDAMENTAL I
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
Texto Completo: | http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1585 |
Resumo: | Os saberes da docência são: a experiência, o conhecimento e os saberes pedagógicos (Pimenta, 2007). Todos estes saberes precisam ser mobilizados no curso de formação inicial, à medida que se constrói a identidade dos futuros professores. Neste artigo trazemos discussões referentes aos saberes docente do conhecimento, saber esse que se refere ao conhecimento produzido e ensinado tanto na universidade quanto na escola e seus questionamentos. São questionamentos como: ─ Qual é significado dos conceitos específicos – da ciência, por exemplo – no curso de formação inicial? ─ E, para a sociedade, o que significam? É importante o professor saber como, por que e para que esse conhecimento se constitui. Ao obter respostas a esses questionamentos, o professor tem disponíveis os aportes necessários para falar aos estudantes sobre determinado conteúdo e/ou conceito. Reflexões sobre o saber docente do conhecimento é o que apresentamos neste artigo, que está fundamentado em um relato de experiência, no qual discutimos com um grupo de professoras (curso de formação continuada), que atuam na educação infantil, o conteúdo “solo”. Nesta atividade fica evidente a falta de conhecimento das professoras sobre o assunto “solo”, bem como a pouca reflexão sobre ele. Ao que foi possível observar, as professoras apresentam aos estudantes o conceito de “solo” de maneira acrítica, sem uma reflexão do que significam os termos científicos envolvidos no conceito. |
id |
IFCE-1_21630375e43350a9083cf4cad9593d3f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1585 |
network_acronym_str |
IFCE-1 |
network_name_str |
Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O SABER DOCENTE DO CONHECIMENTO: REFLEXÕES DE UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA COM PROFESSORAS DO ENSINO FUNDAMENTAL IEducação; Ensino de Ciências; Formação de Professores de QuímicaEnsino de Ciências. Formação de professores. Saberes docentesOs saberes da docência são: a experiência, o conhecimento e os saberes pedagógicos (Pimenta, 2007). Todos estes saberes precisam ser mobilizados no curso de formação inicial, à medida que se constrói a identidade dos futuros professores. Neste artigo trazemos discussões referentes aos saberes docente do conhecimento, saber esse que se refere ao conhecimento produzido e ensinado tanto na universidade quanto na escola e seus questionamentos. São questionamentos como: ─ Qual é significado dos conceitos específicos – da ciência, por exemplo – no curso de formação inicial? ─ E, para a sociedade, o que significam? É importante o professor saber como, por que e para que esse conhecimento se constitui. Ao obter respostas a esses questionamentos, o professor tem disponíveis os aportes necessários para falar aos estudantes sobre determinado conteúdo e/ou conceito. Reflexões sobre o saber docente do conhecimento é o que apresentamos neste artigo, que está fundamentado em um relato de experiência, no qual discutimos com um grupo de professoras (curso de formação continuada), que atuam na educação infantil, o conteúdo “solo”. Nesta atividade fica evidente a falta de conhecimento das professoras sobre o assunto “solo”, bem como a pouca reflexão sobre ele. Ao que foi possível observar, as professoras apresentam aos estudantes o conceito de “solo” de maneira acrítica, sem uma reflexão do que significam os termos científicos envolvidos no conceito.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)Cunha, Marcia Borin daRitter, Olga Maria SchimidtLeite, Rosana Franzen2020-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionRelatoapplication/pdfhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/158510.21439/conexoes.v14i4.1585Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 14, n. 4 (2020); 128-1382176-01441982-176Xreponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)instacron:IFCEporhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1585/1510Direitos autorais 2020 Conexões - Ciência e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-31T17:28:15Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1585Revistahttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoesPUBhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/oaiconexoes@ifce.edu.br2176-01441982-176Xopendoar:2020-08-31T17:28:15Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O SABER DOCENTE DO CONHECIMENTO: REFLEXÕES DE UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA COM PROFESSORAS DO ENSINO FUNDAMENTAL I |
title |
O SABER DOCENTE DO CONHECIMENTO: REFLEXÕES DE UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA COM PROFESSORAS DO ENSINO FUNDAMENTAL I |
spellingShingle |
O SABER DOCENTE DO CONHECIMENTO: REFLEXÕES DE UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA COM PROFESSORAS DO ENSINO FUNDAMENTAL I Cunha, Marcia Borin da Educação; Ensino de Ciências; Formação de Professores de Química Ensino de Ciências. Formação de professores. Saberes docentes |
title_short |
O SABER DOCENTE DO CONHECIMENTO: REFLEXÕES DE UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA COM PROFESSORAS DO ENSINO FUNDAMENTAL I |
title_full |
O SABER DOCENTE DO CONHECIMENTO: REFLEXÕES DE UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA COM PROFESSORAS DO ENSINO FUNDAMENTAL I |
title_fullStr |
O SABER DOCENTE DO CONHECIMENTO: REFLEXÕES DE UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA COM PROFESSORAS DO ENSINO FUNDAMENTAL I |
title_full_unstemmed |
O SABER DOCENTE DO CONHECIMENTO: REFLEXÕES DE UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA COM PROFESSORAS DO ENSINO FUNDAMENTAL I |
title_sort |
O SABER DOCENTE DO CONHECIMENTO: REFLEXÕES DE UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA COM PROFESSORAS DO ENSINO FUNDAMENTAL I |
author |
Cunha, Marcia Borin da |
author_facet |
Cunha, Marcia Borin da Ritter, Olga Maria Schimidt Leite, Rosana Franzen |
author_role |
author |
author2 |
Ritter, Olga Maria Schimidt Leite, Rosana Franzen |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cunha, Marcia Borin da Ritter, Olga Maria Schimidt Leite, Rosana Franzen |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação; Ensino de Ciências; Formação de Professores de Química Ensino de Ciências. Formação de professores. Saberes docentes |
topic |
Educação; Ensino de Ciências; Formação de Professores de Química Ensino de Ciências. Formação de professores. Saberes docentes |
description |
Os saberes da docência são: a experiência, o conhecimento e os saberes pedagógicos (Pimenta, 2007). Todos estes saberes precisam ser mobilizados no curso de formação inicial, à medida que se constrói a identidade dos futuros professores. Neste artigo trazemos discussões referentes aos saberes docente do conhecimento, saber esse que se refere ao conhecimento produzido e ensinado tanto na universidade quanto na escola e seus questionamentos. São questionamentos como: ─ Qual é significado dos conceitos específicos – da ciência, por exemplo – no curso de formação inicial? ─ E, para a sociedade, o que significam? É importante o professor saber como, por que e para que esse conhecimento se constitui. Ao obter respostas a esses questionamentos, o professor tem disponíveis os aportes necessários para falar aos estudantes sobre determinado conteúdo e/ou conceito. Reflexões sobre o saber docente do conhecimento é o que apresentamos neste artigo, que está fundamentado em um relato de experiência, no qual discutimos com um grupo de professoras (curso de formação continuada), que atuam na educação infantil, o conteúdo “solo”. Nesta atividade fica evidente a falta de conhecimento das professoras sobre o assunto “solo”, bem como a pouca reflexão sobre ele. Ao que foi possível observar, as professoras apresentam aos estudantes o conceito de “solo” de maneira acrítica, sem uma reflexão do que significam os termos científicos envolvidos no conceito. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-08-31 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Relato |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1585 10.21439/conexoes.v14i4.1585 |
url |
http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1585 |
identifier_str_mv |
10.21439/conexoes.v14i4.1585 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1585/1510 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2020 Conexões - Ciência e Tecnologia info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2020 Conexões - Ciência e Tecnologia |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 14, n. 4 (2020); 128-138 2176-0144 1982-176X reponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) instacron:IFCE |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) |
instacron_str |
IFCE |
institution |
IFCE |
reponame_str |
Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
collection |
Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) |
repository.mail.fl_str_mv |
conexoes@ifce.edu.br |
_version_ |
1757994110753439744 |