O SABER DOCENTE DO CONHECIMENTO: REFLEXÕES DE UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA COM PROFESSORAS DO ENSINO FUNDAMENTAL I

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha, Marcia Borin da
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Ritter, Olga Maria Schimidt, Leite, Rosana Franzen
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
Texto Completo: http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1585
Resumo: Os saberes da docência são: a experiência, o conhecimento e os saberes pedagógicos (Pimenta, 2007). Todos estes saberes precisam ser mobilizados no curso de formação inicial, à medida que se constrói a identidade dos futuros professores. Neste artigo trazemos discussões referentes aos saberes docente do conhecimento, saber esse que se refere ao conhecimento produzido e ensinado tanto na universidade quanto na escola e seus questionamentos. São questionamentos como: ─ Qual é significado dos conceitos específicos – da ciência, por exemplo – no curso de formação inicial? ─ E, para a sociedade, o que significam? É importante o professor saber como, por que e para que esse conhecimento se constitui. Ao obter respostas a esses questionamentos, o professor tem disponíveis os aportes necessários para falar aos estudantes sobre determinado conteúdo e/ou conceito. Reflexões sobre o saber docente do conhecimento é o que apresentamos neste artigo, que está fundamentado em um relato de experiência, no qual discutimos com um grupo de professoras (curso de formação continuada), que atuam na educação infantil, o conteúdo “solo”. Nesta atividade fica evidente a falta de conhecimento das professoras sobre o assunto “solo”, bem como a pouca reflexão sobre ele. Ao que foi possível observar, as professoras apresentam aos estudantes o conceito de “solo” de maneira acrítica, sem uma reflexão do que significam os termos científicos envolvidos no conceito.
id IFCE-1_21630375e43350a9083cf4cad9593d3f
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1585
network_acronym_str IFCE-1
network_name_str Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
repository_id_str
spelling O SABER DOCENTE DO CONHECIMENTO: REFLEXÕES DE UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA COM PROFESSORAS DO ENSINO FUNDAMENTAL IEducação; Ensino de Ciências; Formação de Professores de QuímicaEnsino de Ciências. Formação de professores. Saberes docentesOs saberes da docência são: a experiência, o conhecimento e os saberes pedagógicos (Pimenta, 2007). Todos estes saberes precisam ser mobilizados no curso de formação inicial, à medida que se constrói a identidade dos futuros professores. Neste artigo trazemos discussões referentes aos saberes docente do conhecimento, saber esse que se refere ao conhecimento produzido e ensinado tanto na universidade quanto na escola e seus questionamentos. São questionamentos como: ─ Qual é significado dos conceitos específicos – da ciência, por exemplo – no curso de formação inicial? ─ E, para a sociedade, o que significam? É importante o professor saber como, por que e para que esse conhecimento se constitui. Ao obter respostas a esses questionamentos, o professor tem disponíveis os aportes necessários para falar aos estudantes sobre determinado conteúdo e/ou conceito. Reflexões sobre o saber docente do conhecimento é o que apresentamos neste artigo, que está fundamentado em um relato de experiência, no qual discutimos com um grupo de professoras (curso de formação continuada), que atuam na educação infantil, o conteúdo “solo”. Nesta atividade fica evidente a falta de conhecimento das professoras sobre o assunto “solo”, bem como a pouca reflexão sobre ele. Ao que foi possível observar, as professoras apresentam aos estudantes o conceito de “solo” de maneira acrítica, sem uma reflexão do que significam os termos científicos envolvidos no conceito.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)Cunha, Marcia Borin daRitter, Olga Maria SchimidtLeite, Rosana Franzen2020-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionRelatoapplication/pdfhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/158510.21439/conexoes.v14i4.1585Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 14, n. 4 (2020); 128-1382176-01441982-176Xreponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)instacron:IFCEporhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1585/1510Direitos autorais 2020 Conexões - Ciência e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-31T17:28:15Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1585Revistahttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoesPUBhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/oaiconexoes@ifce.edu.br2176-01441982-176Xopendoar:2020-08-31T17:28:15Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)false
dc.title.none.fl_str_mv O SABER DOCENTE DO CONHECIMENTO: REFLEXÕES DE UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA COM PROFESSORAS DO ENSINO FUNDAMENTAL I
title O SABER DOCENTE DO CONHECIMENTO: REFLEXÕES DE UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA COM PROFESSORAS DO ENSINO FUNDAMENTAL I
spellingShingle O SABER DOCENTE DO CONHECIMENTO: REFLEXÕES DE UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA COM PROFESSORAS DO ENSINO FUNDAMENTAL I
Cunha, Marcia Borin da
Educação; Ensino de Ciências; Formação de Professores de Química
Ensino de Ciências. Formação de professores. Saberes docentes
title_short O SABER DOCENTE DO CONHECIMENTO: REFLEXÕES DE UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA COM PROFESSORAS DO ENSINO FUNDAMENTAL I
title_full O SABER DOCENTE DO CONHECIMENTO: REFLEXÕES DE UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA COM PROFESSORAS DO ENSINO FUNDAMENTAL I
title_fullStr O SABER DOCENTE DO CONHECIMENTO: REFLEXÕES DE UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA COM PROFESSORAS DO ENSINO FUNDAMENTAL I
title_full_unstemmed O SABER DOCENTE DO CONHECIMENTO: REFLEXÕES DE UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA COM PROFESSORAS DO ENSINO FUNDAMENTAL I
title_sort O SABER DOCENTE DO CONHECIMENTO: REFLEXÕES DE UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA COM PROFESSORAS DO ENSINO FUNDAMENTAL I
author Cunha, Marcia Borin da
author_facet Cunha, Marcia Borin da
Ritter, Olga Maria Schimidt
Leite, Rosana Franzen
author_role author
author2 Ritter, Olga Maria Schimidt
Leite, Rosana Franzen
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Cunha, Marcia Borin da
Ritter, Olga Maria Schimidt
Leite, Rosana Franzen
dc.subject.por.fl_str_mv Educação; Ensino de Ciências; Formação de Professores de Química
Ensino de Ciências. Formação de professores. Saberes docentes
topic Educação; Ensino de Ciências; Formação de Professores de Química
Ensino de Ciências. Formação de professores. Saberes docentes
description Os saberes da docência são: a experiência, o conhecimento e os saberes pedagógicos (Pimenta, 2007). Todos estes saberes precisam ser mobilizados no curso de formação inicial, à medida que se constrói a identidade dos futuros professores. Neste artigo trazemos discussões referentes aos saberes docente do conhecimento, saber esse que se refere ao conhecimento produzido e ensinado tanto na universidade quanto na escola e seus questionamentos. São questionamentos como: ─ Qual é significado dos conceitos específicos – da ciência, por exemplo – no curso de formação inicial? ─ E, para a sociedade, o que significam? É importante o professor saber como, por que e para que esse conhecimento se constitui. Ao obter respostas a esses questionamentos, o professor tem disponíveis os aportes necessários para falar aos estudantes sobre determinado conteúdo e/ou conceito. Reflexões sobre o saber docente do conhecimento é o que apresentamos neste artigo, que está fundamentado em um relato de experiência, no qual discutimos com um grupo de professoras (curso de formação continuada), que atuam na educação infantil, o conteúdo “solo”. Nesta atividade fica evidente a falta de conhecimento das professoras sobre o assunto “solo”, bem como a pouca reflexão sobre ele. Ao que foi possível observar, as professoras apresentam aos estudantes o conceito de “solo” de maneira acrítica, sem uma reflexão do que significam os termos científicos envolvidos no conceito.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-31
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Relato
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1585
10.21439/conexoes.v14i4.1585
url http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1585
identifier_str_mv 10.21439/conexoes.v14i4.1585
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1585/1510
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2020 Conexões - Ciência e Tecnologia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2020 Conexões - Ciência e Tecnologia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
dc.source.none.fl_str_mv Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 14, n. 4 (2020); 128-138
2176-0144
1982-176X
reponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
instacron:IFCE
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
instacron_str IFCE
institution IFCE
reponame_str Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
collection Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
repository.name.fl_str_mv Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
repository.mail.fl_str_mv conexoes@ifce.edu.br
_version_ 1757994110753439744