O ensino de astronomia no ensino fundamental : percepção e saberes docentes para a formação de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Buffon, Alessandra Daniela
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
Texto Completo: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/5927
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Marcos Cesar Danhoni Neves
id UEM-10_879fa49cc163fac323bc38da24e1a8d7
oai_identifier_str oai:localhost:1/5927
network_acronym_str UEM-10
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
repository_id_str
spelling O ensino de astronomia no ensino fundamental : percepção e saberes docentes para a formação de professoresEnsino de astronomia - Formação de professoresSaberes docentesPercepção docenteEnsino fundamental - Formação de professores - Ensino de AstronomiaAstronomia - Ensino fundamentalEnsino de ciências - Formação de professores507Ciências Exatas e da TerraMatemáticaOrientador: Prof. Dr. Marcos Cesar Danhoni NevesDissertação (mestrado em Educação para a Ciência e a Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, 2016RESUMO: A pesquisa tem como ponto central compreender o grau de importância que os professores atribuem ao Ensino de Astronomia no Ensino Fundamental, assim como, entender os saberes docentes necessários que permitem o enfrentamento dos desafios do cotidiano escolar /acadêmico. Desse modo, estabelecem-se como problemas, inquietudes como: "Qual a importância da Astronomia no Ensino?" e "O que é necessário fazer para ampliar a Astronomia na sala de aula?". Tais questionamentos tentam ser correspondidos por meio da detecção da importância e pela compreensão dos Saberes docentes necessários, o que por sua vez, possivelmente permitira ampliar o Ensino de Astronomia em sala de aula. Para responder esses questionamentos, os interlocutores da pesquisa são docentes da disciplina de Ciências (Brasil) / Físico-química (Portugal) e pesquisadores da área de formação de professores do Ensino de Astronomia do Brasil e de Portugal. A metodologia utilizada para coleta e análise de dados rege os princípios fenomenológicos, uma vez que as histórias de vida e formação se constituem como uma abordagem das metodologias hermenêuticas de pesquisa. Os dados foram coletados por meio de discursos, gravados em vídeo. As análises dos dados obtidos foram divididas em categorias para que o fenômeno pudesse ser identificado. O presente estudo pretende apontar a necessidade de uma reflexão sobre a relação entre a formação docente e o Ensino de Astronomia, dialogando com Langhi e Nardi (2012); Tardif (2007); entre outros. Como resultado, percebe-se que a importância da Astronomia para o ensino é estabelecida por cinco aspectos: os conteúdos relacionados ao tema; a curiosidade; o gosto do aluno; o interesse pela Ciência; e as questões culturais. Para ampliar a Astronomia em sala de aula, é necessário dar atenção também para cinco apontamentos: os relatos de experiência; o aperfeiçoamento e a formação docente; os recursos didáticos; a ampliação de tempo; e as atividades experimentais e extracurriculares. Conclui-se que, para conquistar um ensino de qualidade para os estudantes, e preciso dar voz aos professores que enfrentam os desafios de introduzir a Astronomia diariamente nas escolas, contrapondo seus discursos com os pesquisadores dessa área, estreitando a relação entre universidades e escolas, a fim de oportunizar formações continuadas voltadas as necessidades emergentes dos docentesABSTRACT: The research has as its central point to understand the importance that teachers assign to Astronomy Teaching in Primary Education, as well as understand the teachers necessary knowledge that allow them to face the challenges of school / academic every day. Thus, it is established key questions of concerns and problems like: "What is the importance of Astronomy in school?" And "What is needed to expand the Astronomy in the classroom?" These questions try to be matched by detecting the importance of the necessary knowledge of teacher and also of its understanding which in tum possibly will expand the Astronomy Teaching in the classroom. In order to answer these questions the interlocutors of the research are teachers of the discipline of Sciences (Brazil) / Physical chemistry (Portugal) and researchers at the teacher training area of Astronomy Teaching countries of Brazil and Portugal. The methodology used for data collection and analysis governs phenomenological principles, since the stories of life and formation are constituted as an approach to hermeneutics research methodologies. The data was collected through discourses recorded on video. The analysis of the data was divided into categories so that the phenomenon could be identified. The present study intends to point out the need for a reflection on the relationship between teacher education and the Astronomy Teaching dialogue with Langhi and Nardi (2012); Tardif (2007); among others. As a result it can be seen that the importance of astronomy for teaching is established by five aspects: the content related to the topic; curiosity; the taste of the student; interest in science; and cultural issues. To expand Astronomy role play in the classroom is necessary to pay attention also to five notes: reports of experience; the improvement and teacher training; teaching resources; the extension of time; and experimental and extracurricular activities. It is concluded that to achieve quality education for students is necessary to give voice to teachers facing the challenges of introducing astronomy every day in schools, opposing his discourses with researchers in this field, strengthening the relationship between universities and schools in order to create opportunities for continued education facing the emerging needs of teachers147 f. : il.Universidade Estadual de MaringáPrograma de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a MatemáticaMaringá, PRCentro de Ciências ExatasNeves, Marcos Cesar Danhoni, 1963-Ramos, Fernanda PeresFusinato, Polonia AltoéBuffon, Alessandra Daniela2020-10-19T15:20:00Z2020-10-19T15:20:00Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfBUFFON, Alessandra Daniela. O ensino de astronomia no ensino fundamental: percepção e saberes docentes para a formação de professores. 2016. 147 f. Dissertação (mestrado em Educação para a Ciência e a Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, 2016, Maringá, PR.http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/5927info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEM2020-10-19T15:26:29Zoai:localhost:1/5927Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.uem.br:8080/oai/requestopendoar:2024-04-23T14:58:59.379087Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino de astronomia no ensino fundamental : percepção e saberes docentes para a formação de professores
title O ensino de astronomia no ensino fundamental : percepção e saberes docentes para a formação de professores
spellingShingle O ensino de astronomia no ensino fundamental : percepção e saberes docentes para a formação de professores
Buffon, Alessandra Daniela
Ensino de astronomia - Formação de professores
Saberes docentes
Percepção docente
Ensino fundamental - Formação de professores - Ensino de Astronomia
Astronomia - Ensino fundamental
Ensino de ciências - Formação de professores
507
Ciências Exatas e da Terra
Matemática
title_short O ensino de astronomia no ensino fundamental : percepção e saberes docentes para a formação de professores
title_full O ensino de astronomia no ensino fundamental : percepção e saberes docentes para a formação de professores
title_fullStr O ensino de astronomia no ensino fundamental : percepção e saberes docentes para a formação de professores
title_full_unstemmed O ensino de astronomia no ensino fundamental : percepção e saberes docentes para a formação de professores
title_sort O ensino de astronomia no ensino fundamental : percepção e saberes docentes para a formação de professores
author Buffon, Alessandra Daniela
author_facet Buffon, Alessandra Daniela
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Neves, Marcos Cesar Danhoni, 1963-
Ramos, Fernanda Peres
Fusinato, Polonia Altoé
dc.contributor.author.fl_str_mv Buffon, Alessandra Daniela
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de astronomia - Formação de professores
Saberes docentes
Percepção docente
Ensino fundamental - Formação de professores - Ensino de Astronomia
Astronomia - Ensino fundamental
Ensino de ciências - Formação de professores
507
Ciências Exatas e da Terra
Matemática
topic Ensino de astronomia - Formação de professores
Saberes docentes
Percepção docente
Ensino fundamental - Formação de professores - Ensino de Astronomia
Astronomia - Ensino fundamental
Ensino de ciências - Formação de professores
507
Ciências Exatas e da Terra
Matemática
description Orientador: Prof. Dr. Marcos Cesar Danhoni Neves
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2020-10-19T15:20:00Z
2020-10-19T15:20:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BUFFON, Alessandra Daniela. O ensino de astronomia no ensino fundamental: percepção e saberes docentes para a formação de professores. 2016. 147 f. Dissertação (mestrado em Educação para a Ciência e a Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, 2016, Maringá, PR.
http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/5927
identifier_str_mv BUFFON, Alessandra Daniela. O ensino de astronomia no ensino fundamental: percepção e saberes docentes para a formação de professores. 2016. 147 f. Dissertação (mestrado em Educação para a Ciência e a Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, 2016, Maringá, PR.
url http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/5927
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática
Maringá, PR
Centro de Ciências Exatas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática
Maringá, PR
Centro de Ciências Exatas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron:UEM
instname_str Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron_str UEM
institution UEM
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
collection Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801841433282347008