A DIFICULDADE DOS ALUNOS NA VISUALIZAÇÃO DE MOLÉCULAS EM TRÊS DIMENSÕES NO ENSINO DE GEOMETRIA MOLECULAR
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
Texto Completo: | https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1400 |
Resumo: | Sempre se ouve dos alunos o quanto a Química é difícil por conter diversas fórmulas e constantes ou até mesmo fenômenos que distanciam-se da realidade do aluno, mas é durante as aulas de Geometria molecular que mais se escutam reclamações, principalmente no que diz respeito a visualizar moléculas em três dimensões, com isso o aluno desmotiva-se e passa apenas a decorar as geometrias propostas, não aprendendo de fato o conteúdo. Uma forma de minimizar essa abstração consiste em utilizar novas ferramentas de ensino como é o caso dos modelos moleculares que podem ser confeccionados pelos próprios alunos com materiais de baixo custo e fácil acesso. Proporcionando assim uma aprendizagem mais significativa do conteúdo de Geometria molecular por facilitar a visualização de moléculas 3D, diminuindo portanto a dificuldade dos alunos. |
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A DIFICULDADE DOS ALUNOS NA VISUALIZAÇÃO DE MOLÉCULAS EM TRÊS DIMENSÕES NO ENSINO DE GEOMETRIA MOLECULARSempre se ouve dos alunos o quanto a Química é difícil por conter diversas fórmulas e constantes ou até mesmo fenômenos que distanciam-se da realidade do aluno, mas é durante as aulas de Geometria molecular que mais se escutam reclamações, principalmente no que diz respeito a visualizar moléculas em três dimensões, com isso o aluno desmotiva-se e passa apenas a decorar as geometrias propostas, não aprendendo de fato o conteúdo. Uma forma de minimizar essa abstração consiste em utilizar novas ferramentas de ensino como é o caso dos modelos moleculares que podem ser confeccionados pelos próprios alunos com materiais de baixo custo e fácil acesso. Proporcionando assim uma aprendizagem mais significativa do conteúdo de Geometria molecular por facilitar a visualização de moléculas 3D, diminuindo portanto a dificuldade dos alunos.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)2020-07-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/140010.21439/conexoes.v14i3.1400Journal Conexões – Ciência e Tecnologia of IFCE; Vol. 14 No. 3 (2020); 45-53Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 14 Núm. 3 (2020); 45-53Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 14 No 3 (2020); 45-53Conexões - Ciência e Tecnologia; V. 14 N. 3 (2020); 45-53Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 14 n. 3 (2020); 45-53Conexões 杂志 – IFCE 科技; 卷 14 编号 3 (2020); 45-532176-01441982-176Xreponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)instacron:IFCEporhttps://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1400/1486Copyright (c) 2020 Conexões - Ciência e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessMartins, Malena GomesFreitas, Geraldo Fernando Gonçalves deVasconcelos, Pedro Hermano Menezes de2020-07-24T11:57:29Zoai:ojs2.conexoesnew.acessoacademico.com.br:article/1400Revistahttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoesPUBhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/oaiconexoes@ifce.edu.br2176-01441982-176Xopendoar:2020-07-24T11:57:29Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)false |
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