A geometria no 1º ciclo: as dificuldades na visualização espacial de alunos do 4º ano do 1º ciclo do ensino básico.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.12207/772 |
Resumo: | Este projeto realizado no âmbito do relatório final do Mestrado em Ensino na Especialidade de Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino básico tem como objetivo principal analisar e avaliar as maiores dificuldades reveladas pelos alunos de 4º ano do 1º ciclo na visualização espacial. Este estudo insere-se na área da geometria e trata-se de um projeto de investigação-ação, no contexto da prática pedagógica que se desenvolveu numa turma de 4ª ano do 1º ciclo do Ensino Básico numa escola de um mega agrupamento. Os participantes deste estudo foram a própria estagiária, a professora titular da turma e os quinze alunos referentes à turma de 4º ano do 1ª ciclo do ensino básico. Através de observação direta de alunos da turma onde se contextualiza o estudo, de uma entrevista semi-estruturada realizada à professora titular da turma e do registo de tarefas realizadas com os alunos respondeu-se às questões deste estudo. Por fim, foi produzida uma proposta de tarefas com o intuito de melhorar as aprendizagens a nível das capacidades espaciais com base nas dificuldades reveladas. |
id |
RCAP_5e3b7dec78dbca4f1d8863bb1a8989cb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipbeja.pt:20.500.12207/772 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A geometria no 1º ciclo: as dificuldades na visualização espacial de alunos do 4º ano do 1º ciclo do ensino básico.Investigação-açãoGeometriaVisualização espacialCapacidades espaciaisEste projeto realizado no âmbito do relatório final do Mestrado em Ensino na Especialidade de Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino básico tem como objetivo principal analisar e avaliar as maiores dificuldades reveladas pelos alunos de 4º ano do 1º ciclo na visualização espacial. Este estudo insere-se na área da geometria e trata-se de um projeto de investigação-ação, no contexto da prática pedagógica que se desenvolveu numa turma de 4ª ano do 1º ciclo do Ensino Básico numa escola de um mega agrupamento. Os participantes deste estudo foram a própria estagiária, a professora titular da turma e os quinze alunos referentes à turma de 4º ano do 1ª ciclo do ensino básico. Através de observação direta de alunos da turma onde se contextualiza o estudo, de uma entrevista semi-estruturada realizada à professora titular da turma e do registo de tarefas realizadas com os alunos respondeu-se às questões deste estudo. Por fim, foi produzida uma proposta de tarefas com o intuito de melhorar as aprendizagens a nível das capacidades espaciais com base nas dificuldades reveladas.Instituto Politécnico de Beja. Escola Superior de Educação2015-01-28T13:25:34Z2015-01-26T00:00:00Z2014-01-01T00:00:00Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.12207/772porCortez, Alice Bailãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T08:14:49Zoai:repositorio.ipbeja.pt:20.500.12207/772Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T14:58:31.462453Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A geometria no 1º ciclo: as dificuldades na visualização espacial de alunos do 4º ano do 1º ciclo do ensino básico. |
title |
A geometria no 1º ciclo: as dificuldades na visualização espacial de alunos do 4º ano do 1º ciclo do ensino básico. |
spellingShingle |
A geometria no 1º ciclo: as dificuldades na visualização espacial de alunos do 4º ano do 1º ciclo do ensino básico. Cortez, Alice Bailão Investigação-ação Geometria Visualização espacial Capacidades espaciais |
title_short |
A geometria no 1º ciclo: as dificuldades na visualização espacial de alunos do 4º ano do 1º ciclo do ensino básico. |
title_full |
A geometria no 1º ciclo: as dificuldades na visualização espacial de alunos do 4º ano do 1º ciclo do ensino básico. |
title_fullStr |
A geometria no 1º ciclo: as dificuldades na visualização espacial de alunos do 4º ano do 1º ciclo do ensino básico. |
title_full_unstemmed |
A geometria no 1º ciclo: as dificuldades na visualização espacial de alunos do 4º ano do 1º ciclo do ensino básico. |
title_sort |
A geometria no 1º ciclo: as dificuldades na visualização espacial de alunos do 4º ano do 1º ciclo do ensino básico. |
author |
Cortez, Alice Bailão |
author_facet |
Cortez, Alice Bailão |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cortez, Alice Bailão |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Investigação-ação Geometria Visualização espacial Capacidades espaciais |
topic |
Investigação-ação Geometria Visualização espacial Capacidades espaciais |
description |
Este projeto realizado no âmbito do relatório final do Mestrado em Ensino na Especialidade de Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino básico tem como objetivo principal analisar e avaliar as maiores dificuldades reveladas pelos alunos de 4º ano do 1º ciclo na visualização espacial. Este estudo insere-se na área da geometria e trata-se de um projeto de investigação-ação, no contexto da prática pedagógica que se desenvolveu numa turma de 4ª ano do 1º ciclo do Ensino Básico numa escola de um mega agrupamento. Os participantes deste estudo foram a própria estagiária, a professora titular da turma e os quinze alunos referentes à turma de 4º ano do 1ª ciclo do ensino básico. Através de observação direta de alunos da turma onde se contextualiza o estudo, de uma entrevista semi-estruturada realizada à professora titular da turma e do registo de tarefas realizadas com os alunos respondeu-se às questões deste estudo. Por fim, foi produzida uma proposta de tarefas com o intuito de melhorar as aprendizagens a nível das capacidades espaciais com base nas dificuldades reveladas. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-01-01T00:00:00Z 2014 2015-01-28T13:25:34Z 2015-01-26T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/20.500.12207/772 |
url |
http://hdl.handle.net/20.500.12207/772 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Beja. Escola Superior de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Beja. Escola Superior de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799129858097283072 |