A geometria no 1º ciclo: as dificuldades na visualização espacial de alunos do 4º ano do 1º ciclo do ensino básico.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cortez, Alice Bailão
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.12207/772
Resumo: Este projeto realizado no âmbito do relatório final do Mestrado em Ensino na Especialidade de Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino básico tem como objetivo principal analisar e avaliar as maiores dificuldades reveladas pelos alunos de 4º ano do 1º ciclo na visualização espacial. Este estudo insere-se na área da geometria e trata-se de um projeto de investigação-ação, no contexto da prática pedagógica que se desenvolveu numa turma de 4ª ano do 1º ciclo do Ensino Básico numa escola de um mega agrupamento. Os participantes deste estudo foram a própria estagiária, a professora titular da turma e os quinze alunos referentes à turma de 4º ano do 1ª ciclo do ensino básico. Através de observação direta de alunos da turma onde se contextualiza o estudo, de uma entrevista semi-estruturada realizada à professora titular da turma e do registo de tarefas realizadas com os alunos respondeu-se às questões deste estudo. Por fim, foi produzida uma proposta de tarefas com o intuito de melhorar as aprendizagens a nível das capacidades espaciais com base nas dificuldades reveladas.
id RCAP_5e3b7dec78dbca4f1d8863bb1a8989cb
oai_identifier_str oai:repositorio.ipbeja.pt:20.500.12207/772
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A geometria no 1º ciclo: as dificuldades na visualização espacial de alunos do 4º ano do 1º ciclo do ensino básico.Investigação-açãoGeometriaVisualização espacialCapacidades espaciaisEste projeto realizado no âmbito do relatório final do Mestrado em Ensino na Especialidade de Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino básico tem como objetivo principal analisar e avaliar as maiores dificuldades reveladas pelos alunos de 4º ano do 1º ciclo na visualização espacial. Este estudo insere-se na área da geometria e trata-se de um projeto de investigação-ação, no contexto da prática pedagógica que se desenvolveu numa turma de 4ª ano do 1º ciclo do Ensino Básico numa escola de um mega agrupamento. Os participantes deste estudo foram a própria estagiária, a professora titular da turma e os quinze alunos referentes à turma de 4º ano do 1ª ciclo do ensino básico. Através de observação direta de alunos da turma onde se contextualiza o estudo, de uma entrevista semi-estruturada realizada à professora titular da turma e do registo de tarefas realizadas com os alunos respondeu-se às questões deste estudo. Por fim, foi produzida uma proposta de tarefas com o intuito de melhorar as aprendizagens a nível das capacidades espaciais com base nas dificuldades reveladas.Instituto Politécnico de Beja. Escola Superior de Educação2015-01-28T13:25:34Z2015-01-26T00:00:00Z2014-01-01T00:00:00Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.12207/772porCortez, Alice Bailãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T08:14:49Zoai:repositorio.ipbeja.pt:20.500.12207/772Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T14:58:31.462453Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A geometria no 1º ciclo: as dificuldades na visualização espacial de alunos do 4º ano do 1º ciclo do ensino básico.
title A geometria no 1º ciclo: as dificuldades na visualização espacial de alunos do 4º ano do 1º ciclo do ensino básico.
spellingShingle A geometria no 1º ciclo: as dificuldades na visualização espacial de alunos do 4º ano do 1º ciclo do ensino básico.
Cortez, Alice Bailão
Investigação-ação
Geometria
Visualização espacial
Capacidades espaciais
title_short A geometria no 1º ciclo: as dificuldades na visualização espacial de alunos do 4º ano do 1º ciclo do ensino básico.
title_full A geometria no 1º ciclo: as dificuldades na visualização espacial de alunos do 4º ano do 1º ciclo do ensino básico.
title_fullStr A geometria no 1º ciclo: as dificuldades na visualização espacial de alunos do 4º ano do 1º ciclo do ensino básico.
title_full_unstemmed A geometria no 1º ciclo: as dificuldades na visualização espacial de alunos do 4º ano do 1º ciclo do ensino básico.
title_sort A geometria no 1º ciclo: as dificuldades na visualização espacial de alunos do 4º ano do 1º ciclo do ensino básico.
author Cortez, Alice Bailão
author_facet Cortez, Alice Bailão
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cortez, Alice Bailão
dc.subject.por.fl_str_mv Investigação-ação
Geometria
Visualização espacial
Capacidades espaciais
topic Investigação-ação
Geometria
Visualização espacial
Capacidades espaciais
description Este projeto realizado no âmbito do relatório final do Mestrado em Ensino na Especialidade de Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino básico tem como objetivo principal analisar e avaliar as maiores dificuldades reveladas pelos alunos de 4º ano do 1º ciclo na visualização espacial. Este estudo insere-se na área da geometria e trata-se de um projeto de investigação-ação, no contexto da prática pedagógica que se desenvolveu numa turma de 4ª ano do 1º ciclo do Ensino Básico numa escola de um mega agrupamento. Os participantes deste estudo foram a própria estagiária, a professora titular da turma e os quinze alunos referentes à turma de 4º ano do 1ª ciclo do ensino básico. Através de observação direta de alunos da turma onde se contextualiza o estudo, de uma entrevista semi-estruturada realizada à professora titular da turma e do registo de tarefas realizadas com os alunos respondeu-se às questões deste estudo. Por fim, foi produzida uma proposta de tarefas com o intuito de melhorar as aprendizagens a nível das capacidades espaciais com base nas dificuldades reveladas.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-01-01T00:00:00Z
2014
2015-01-28T13:25:34Z
2015-01-26T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.12207/772
url http://hdl.handle.net/20.500.12207/772
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Beja. Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Beja. Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129858097283072