ETNOMATEMÁTICA, DESAFIOS E JOGOS: UMA EXPERIÊNCIA COM A EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA MUNDURUKU

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Antônio Nunes
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Munduruku, Jairo Saw, Munduruku, Claudeth Gabriel, Fraga, Wilton Bezerra
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
Texto Completo: http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/958
Resumo: Este trabalho consiste em um relato de experiência da utilização da Etnomatemática, desafios e jogos na educação escolar indígena, ocorrida durante a XII Etapa Intensiva - Tempo Escola do Projeto Ibaorebu de Formação Integral Munduruku, realizado no período de 20 maio a 08 de junho de 2015 na Aldeia Sai Cinza/PA. Durante a etapa objetivamos fazer com que o ensino-aprendizagem da Matemática se tornasse algo prazeroso aos estudantes do projeto e ao mesmo tempo adequado a futuras transposições a serem efetuadas por estes em suas aldeias, valorizando o seu ambiente, sua cultura e tradições. Partimos da hipótese de que um ensino que valoriza a cultura do aprendiz e que ao mesmo tempo faz uso de material concreto com atividades lúdicas seria exitoso. Com esse fim fizemos uso de materiais disponíveis na natureza, dos conhecimentos matemáticos existentes em sua cultura e de jogos e desafios capazes de instigar a participação de todos em atividades de construção do conhecimento. O objetivo principal deste trabalho é fazer com que as experiências compartilhadas, que foram fruto de uma pesquisa de campo com duas turmas de Magistério Intercultural, durante a disciplina de Linguagem Matemática, sirvam de inspiração para aqueles que futuramente estarão trabalhando em projetos semelhantes. Utilizar atividades concretas de forma a valorizar a cultura dos cursistas, seus conhecimentos prévios e, envolvê-los em atividades coletivas, repercutiu positivamente com o bom andamento do processo ensino-aprendizagem dos alunos em questão, como constatamos, através de uma avaliação durante seminário onde os cursistas apresentavam para as outras turmas, os conhecimentos que eles haviam adquirido na etapa.
id IFCE-1_2e54459e694b1bf6ed389efa1f899127
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/958
network_acronym_str IFCE-1
network_name_str Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
repository_id_str
spelling ETNOMATEMÁTICA, DESAFIOS E JOGOS: UMA EXPERIÊNCIA COM A EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA MUNDURUKUEste trabalho consiste em um relato de experiência da utilização da Etnomatemática, desafios e jogos na educação escolar indígena, ocorrida durante a XII Etapa Intensiva - Tempo Escola do Projeto Ibaorebu de Formação Integral Munduruku, realizado no período de 20 maio a 08 de junho de 2015 na Aldeia Sai Cinza/PA. Durante a etapa objetivamos fazer com que o ensino-aprendizagem da Matemática se tornasse algo prazeroso aos estudantes do projeto e ao mesmo tempo adequado a futuras transposições a serem efetuadas por estes em suas aldeias, valorizando o seu ambiente, sua cultura e tradições. Partimos da hipótese de que um ensino que valoriza a cultura do aprendiz e que ao mesmo tempo faz uso de material concreto com atividades lúdicas seria exitoso. Com esse fim fizemos uso de materiais disponíveis na natureza, dos conhecimentos matemáticos existentes em sua cultura e de jogos e desafios capazes de instigar a participação de todos em atividades de construção do conhecimento. O objetivo principal deste trabalho é fazer com que as experiências compartilhadas, que foram fruto de uma pesquisa de campo com duas turmas de Magistério Intercultural, durante a disciplina de Linguagem Matemática, sirvam de inspiração para aqueles que futuramente estarão trabalhando em projetos semelhantes. Utilizar atividades concretas de forma a valorizar a cultura dos cursistas, seus conhecimentos prévios e, envolvê-los em atividades coletivas, repercutiu positivamente com o bom andamento do processo ensino-aprendizagem dos alunos em questão, como constatamos, através de uma avaliação durante seminário onde os cursistas apresentavam para as outras turmas, os conhecimentos que eles haviam adquirido na etapa.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)Oliveira, Antônio NunesMunduruku, Jairo SawMunduruku, Claudeth GabrielFraga, Wilton Bezerra2016-05-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/95810.21439/conexoes.v9i4.958Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 9, n. 4 (2015): EDIÇÃO ESPECIAL: ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA; 91-972176-01441982-176Xreponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)instacron:IFCEporhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/958/698info:eu-repo/semantics/openAccess2022-08-22T12:53:20Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/958Revistahttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoesPUBhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/oaiconexoes@ifce.edu.br2176-01441982-176Xopendoar:2022-08-22T12:53:20Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)false
dc.title.none.fl_str_mv ETNOMATEMÁTICA, DESAFIOS E JOGOS: UMA EXPERIÊNCIA COM A EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA MUNDURUKU
title ETNOMATEMÁTICA, DESAFIOS E JOGOS: UMA EXPERIÊNCIA COM A EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA MUNDURUKU
spellingShingle ETNOMATEMÁTICA, DESAFIOS E JOGOS: UMA EXPERIÊNCIA COM A EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA MUNDURUKU
Oliveira, Antônio Nunes
title_short ETNOMATEMÁTICA, DESAFIOS E JOGOS: UMA EXPERIÊNCIA COM A EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA MUNDURUKU
title_full ETNOMATEMÁTICA, DESAFIOS E JOGOS: UMA EXPERIÊNCIA COM A EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA MUNDURUKU
title_fullStr ETNOMATEMÁTICA, DESAFIOS E JOGOS: UMA EXPERIÊNCIA COM A EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA MUNDURUKU
title_full_unstemmed ETNOMATEMÁTICA, DESAFIOS E JOGOS: UMA EXPERIÊNCIA COM A EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA MUNDURUKU
title_sort ETNOMATEMÁTICA, DESAFIOS E JOGOS: UMA EXPERIÊNCIA COM A EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA MUNDURUKU
author Oliveira, Antônio Nunes
author_facet Oliveira, Antônio Nunes
Munduruku, Jairo Saw
Munduruku, Claudeth Gabriel
Fraga, Wilton Bezerra
author_role author
author2 Munduruku, Jairo Saw
Munduruku, Claudeth Gabriel
Fraga, Wilton Bezerra
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Antônio Nunes
Munduruku, Jairo Saw
Munduruku, Claudeth Gabriel
Fraga, Wilton Bezerra
description Este trabalho consiste em um relato de experiência da utilização da Etnomatemática, desafios e jogos na educação escolar indígena, ocorrida durante a XII Etapa Intensiva - Tempo Escola do Projeto Ibaorebu de Formação Integral Munduruku, realizado no período de 20 maio a 08 de junho de 2015 na Aldeia Sai Cinza/PA. Durante a etapa objetivamos fazer com que o ensino-aprendizagem da Matemática se tornasse algo prazeroso aos estudantes do projeto e ao mesmo tempo adequado a futuras transposições a serem efetuadas por estes em suas aldeias, valorizando o seu ambiente, sua cultura e tradições. Partimos da hipótese de que um ensino que valoriza a cultura do aprendiz e que ao mesmo tempo faz uso de material concreto com atividades lúdicas seria exitoso. Com esse fim fizemos uso de materiais disponíveis na natureza, dos conhecimentos matemáticos existentes em sua cultura e de jogos e desafios capazes de instigar a participação de todos em atividades de construção do conhecimento. O objetivo principal deste trabalho é fazer com que as experiências compartilhadas, que foram fruto de uma pesquisa de campo com duas turmas de Magistério Intercultural, durante a disciplina de Linguagem Matemática, sirvam de inspiração para aqueles que futuramente estarão trabalhando em projetos semelhantes. Utilizar atividades concretas de forma a valorizar a cultura dos cursistas, seus conhecimentos prévios e, envolvê-los em atividades coletivas, repercutiu positivamente com o bom andamento do processo ensino-aprendizagem dos alunos em questão, como constatamos, através de uma avaliação durante seminário onde os cursistas apresentavam para as outras turmas, os conhecimentos que eles haviam adquirido na etapa.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-05-03
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/958
10.21439/conexoes.v9i4.958
url http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/958
identifier_str_mv 10.21439/conexoes.v9i4.958
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/958/698
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
dc.source.none.fl_str_mv Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 9, n. 4 (2015): EDIÇÃO ESPECIAL: ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA; 91-97
2176-0144
1982-176X
reponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
instacron:IFCE
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
instacron_str IFCE
institution IFCE
reponame_str Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
collection Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
repository.name.fl_str_mv Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
repository.mail.fl_str_mv conexoes@ifce.edu.br
_version_ 1757994112629342208