Etnomatemática e Educação Escolar Indígena

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vinhas, Caio Revine de Carvalho
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/26727
Resumo: O objetivo do trabalho é analisar trabalhos sobre Etnomatemática e Educação Escolar Indígena levantados no banco de teses e dissertações da CAPES nos últimos quatro anos e, assim, investigar a atual situação da Educação Escolar Indígena no caminho para se tornar diferenciada, bilíngue e específica. Em nossas pesquisas, foram encontrados 13 (treze) trabalhos e posteriormente divididos em três categorias: Educação Escolar Indígena no Ensino Básico; Formação de professores da Educação Escolar Indígena; Currículo em relação à Educação Escolar Indígena. Com base na investigação das obras, concluímos que a Educação Escolar Indígena, apesar de ainda demonstrar dificuldades e desafios, pode usar o recurso da Etnomatemática para continuar sua caminhada para se tornar uma educação diferenciada, bilíngue e específica.
id UFF-2_e41e009aed5b43930df0f62083dfd910
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/26727
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Etnomatemática e Educação Escolar IndígenaEtnomatemáticaEducação Escolar IndígenaEducação Significativa.Escola indígenaEnsino de MatemáticaEtnomatemáticaAprendizagem significativaEthnomathematicsIndigenous School EducationMeaningful EducationO objetivo do trabalho é analisar trabalhos sobre Etnomatemática e Educação Escolar Indígena levantados no banco de teses e dissertações da CAPES nos últimos quatro anos e, assim, investigar a atual situação da Educação Escolar Indígena no caminho para se tornar diferenciada, bilíngue e específica. Em nossas pesquisas, foram encontrados 13 (treze) trabalhos e posteriormente divididos em três categorias: Educação Escolar Indígena no Ensino Básico; Formação de professores da Educação Escolar Indígena; Currículo em relação à Educação Escolar Indígena. Com base na investigação das obras, concluímos que a Educação Escolar Indígena, apesar de ainda demonstrar dificuldades e desafios, pode usar o recurso da Etnomatemática para continuar sua caminhada para se tornar uma educação diferenciada, bilíngue e específica.The objective of this work is to analyze works about Ethnomathematics and Indigenous School Education searched on the thesis and dissertations bank of CAPES in the last four years and so investigate the current situation of the Indigenous School Education in the way of becoming a dif ferentiated, bilingual and specific education. Our research resulted in thirteen works and we divided it into three categories: Indigenous School Education in the Basic Education; T eacher training in the Indigenous School Education; Curriculum regarding the Indigenous School Education. Based on the investigation of the works, we conclude that the Indigenous School Education, despite still demonstrating dif ficulties and challenges, can use the resources of the Ethnomatematics to keep going on the way of becoming a dif ferentiated, bilingual and specific education.35 p.Mattos, José Roberto Linhares dede Mattos, José Roberto Linharesde Mattos, Sandra Maria NascimentoSilva, Romaro AntonioVinhas, Caio Revine de Carvalho2022-10-31T15:59:51Z2022-10-31T15:59:51Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfVINHAS, Caio Revine de Carvalho Vinhas. Etnomatemática e Educação Escolar Indígena. 2022. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto de Matemática e Estatística, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.http://app.uff.br/riuff/handle/1/26727CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-10-31T15:59:56Zoai:app.uff.br:1/26727Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202022-10-31T15:59:56Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Etnomatemática e Educação Escolar Indígena
title Etnomatemática e Educação Escolar Indígena
spellingShingle Etnomatemática e Educação Escolar Indígena
Vinhas, Caio Revine de Carvalho
Etnomatemática
Educação Escolar Indígena
Educação Significativa.
Escola indígena
Ensino de Matemática
Etnomatemática
Aprendizagem significativa
Ethnomathematics
Indigenous School Education
Meaningful Education
title_short Etnomatemática e Educação Escolar Indígena
title_full Etnomatemática e Educação Escolar Indígena
title_fullStr Etnomatemática e Educação Escolar Indígena
title_full_unstemmed Etnomatemática e Educação Escolar Indígena
title_sort Etnomatemática e Educação Escolar Indígena
author Vinhas, Caio Revine de Carvalho
author_facet Vinhas, Caio Revine de Carvalho
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mattos, José Roberto Linhares de
de Mattos, José Roberto Linhares
de Mattos, Sandra Maria Nascimento
Silva, Romaro Antonio
dc.contributor.author.fl_str_mv Vinhas, Caio Revine de Carvalho
dc.subject.por.fl_str_mv Etnomatemática
Educação Escolar Indígena
Educação Significativa.
Escola indígena
Ensino de Matemática
Etnomatemática
Aprendizagem significativa
Ethnomathematics
Indigenous School Education
Meaningful Education
topic Etnomatemática
Educação Escolar Indígena
Educação Significativa.
Escola indígena
Ensino de Matemática
Etnomatemática
Aprendizagem significativa
Ethnomathematics
Indigenous School Education
Meaningful Education
description O objetivo do trabalho é analisar trabalhos sobre Etnomatemática e Educação Escolar Indígena levantados no banco de teses e dissertações da CAPES nos últimos quatro anos e, assim, investigar a atual situação da Educação Escolar Indígena no caminho para se tornar diferenciada, bilíngue e específica. Em nossas pesquisas, foram encontrados 13 (treze) trabalhos e posteriormente divididos em três categorias: Educação Escolar Indígena no Ensino Básico; Formação de professores da Educação Escolar Indígena; Currículo em relação à Educação Escolar Indígena. Com base na investigação das obras, concluímos que a Educação Escolar Indígena, apesar de ainda demonstrar dificuldades e desafios, pode usar o recurso da Etnomatemática para continuar sua caminhada para se tornar uma educação diferenciada, bilíngue e específica.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-10-31T15:59:51Z
2022-10-31T15:59:51Z
2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv VINHAS, Caio Revine de Carvalho Vinhas. Etnomatemática e Educação Escolar Indígena. 2022. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto de Matemática e Estatística, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.
http://app.uff.br/riuff/handle/1/26727
identifier_str_mv VINHAS, Caio Revine de Carvalho Vinhas. Etnomatemática e Educação Escolar Indígena. 2022. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto de Matemática e Estatística, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/26727
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1807838720503578624