Etnomatemática e Educação Escolar Indígena
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/26727 |
Resumo: | O objetivo do trabalho é analisar trabalhos sobre Etnomatemática e Educação Escolar Indígena levantados no banco de teses e dissertações da CAPES nos últimos quatro anos e, assim, investigar a atual situação da Educação Escolar Indígena no caminho para se tornar diferenciada, bilíngue e específica. Em nossas pesquisas, foram encontrados 13 (treze) trabalhos e posteriormente divididos em três categorias: Educação Escolar Indígena no Ensino Básico; Formação de professores da Educação Escolar Indígena; Currículo em relação à Educação Escolar Indígena. Com base na investigação das obras, concluímos que a Educação Escolar Indígena, apesar de ainda demonstrar dificuldades e desafios, pode usar o recurso da Etnomatemática para continuar sua caminhada para se tornar uma educação diferenciada, bilíngue e específica. |
id |
UFF-2_e41e009aed5b43930df0f62083dfd910 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/26727 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Etnomatemática e Educação Escolar IndígenaEtnomatemáticaEducação Escolar IndígenaEducação Significativa.Escola indígenaEnsino de MatemáticaEtnomatemáticaAprendizagem significativaEthnomathematicsIndigenous School EducationMeaningful EducationO objetivo do trabalho é analisar trabalhos sobre Etnomatemática e Educação Escolar Indígena levantados no banco de teses e dissertações da CAPES nos últimos quatro anos e, assim, investigar a atual situação da Educação Escolar Indígena no caminho para se tornar diferenciada, bilíngue e específica. Em nossas pesquisas, foram encontrados 13 (treze) trabalhos e posteriormente divididos em três categorias: Educação Escolar Indígena no Ensino Básico; Formação de professores da Educação Escolar Indígena; Currículo em relação à Educação Escolar Indígena. Com base na investigação das obras, concluímos que a Educação Escolar Indígena, apesar de ainda demonstrar dificuldades e desafios, pode usar o recurso da Etnomatemática para continuar sua caminhada para se tornar uma educação diferenciada, bilíngue e específica.The objective of this work is to analyze works about Ethnomathematics and Indigenous School Education searched on the thesis and dissertations bank of CAPES in the last four years and so investigate the current situation of the Indigenous School Education in the way of becoming a dif ferentiated, bilingual and specific education. Our research resulted in thirteen works and we divided it into three categories: Indigenous School Education in the Basic Education; T eacher training in the Indigenous School Education; Curriculum regarding the Indigenous School Education. Based on the investigation of the works, we conclude that the Indigenous School Education, despite still demonstrating dif ficulties and challenges, can use the resources of the Ethnomatematics to keep going on the way of becoming a dif ferentiated, bilingual and specific education.35 p.Mattos, José Roberto Linhares dede Mattos, José Roberto Linharesde Mattos, Sandra Maria NascimentoSilva, Romaro AntonioVinhas, Caio Revine de Carvalho2022-10-31T15:59:51Z2022-10-31T15:59:51Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfVINHAS, Caio Revine de Carvalho Vinhas. Etnomatemática e Educação Escolar Indígena. 2022. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto de Matemática e Estatística, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.http://app.uff.br/riuff/handle/1/26727CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-10-31T15:59:56Zoai:app.uff.br:1/26727Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202022-10-31T15:59:56Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Etnomatemática e Educação Escolar Indígena |
title |
Etnomatemática e Educação Escolar Indígena |
spellingShingle |
Etnomatemática e Educação Escolar Indígena Vinhas, Caio Revine de Carvalho Etnomatemática Educação Escolar Indígena Educação Significativa. Escola indígena Ensino de Matemática Etnomatemática Aprendizagem significativa Ethnomathematics Indigenous School Education Meaningful Education |
title_short |
Etnomatemática e Educação Escolar Indígena |
title_full |
Etnomatemática e Educação Escolar Indígena |
title_fullStr |
Etnomatemática e Educação Escolar Indígena |
title_full_unstemmed |
Etnomatemática e Educação Escolar Indígena |
title_sort |
Etnomatemática e Educação Escolar Indígena |
author |
Vinhas, Caio Revine de Carvalho |
author_facet |
Vinhas, Caio Revine de Carvalho |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Mattos, José Roberto Linhares de de Mattos, José Roberto Linhares de Mattos, Sandra Maria Nascimento Silva, Romaro Antonio |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vinhas, Caio Revine de Carvalho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Etnomatemática Educação Escolar Indígena Educação Significativa. Escola indígena Ensino de Matemática Etnomatemática Aprendizagem significativa Ethnomathematics Indigenous School Education Meaningful Education |
topic |
Etnomatemática Educação Escolar Indígena Educação Significativa. Escola indígena Ensino de Matemática Etnomatemática Aprendizagem significativa Ethnomathematics Indigenous School Education Meaningful Education |
description |
O objetivo do trabalho é analisar trabalhos sobre Etnomatemática e Educação Escolar Indígena levantados no banco de teses e dissertações da CAPES nos últimos quatro anos e, assim, investigar a atual situação da Educação Escolar Indígena no caminho para se tornar diferenciada, bilíngue e específica. Em nossas pesquisas, foram encontrados 13 (treze) trabalhos e posteriormente divididos em três categorias: Educação Escolar Indígena no Ensino Básico; Formação de professores da Educação Escolar Indígena; Currículo em relação à Educação Escolar Indígena. Com base na investigação das obras, concluímos que a Educação Escolar Indígena, apesar de ainda demonstrar dificuldades e desafios, pode usar o recurso da Etnomatemática para continuar sua caminhada para se tornar uma educação diferenciada, bilíngue e específica. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-10-31T15:59:51Z 2022-10-31T15:59:51Z 2022 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
VINHAS, Caio Revine de Carvalho Vinhas. Etnomatemática e Educação Escolar Indígena. 2022. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto de Matemática e Estatística, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022. http://app.uff.br/riuff/handle/1/26727 |
identifier_str_mv |
VINHAS, Caio Revine de Carvalho Vinhas. Etnomatemática e Educação Escolar Indígena. 2022. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto de Matemática e Estatística, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022. |
url |
http://app.uff.br/riuff/handle/1/26727 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1807838720503578624 |