ACESSIBILIDADE DE INTERFACES WEB PARA CUIDADORES COM BAIXA ESCOLARIDADE: ASPECTOS E REFLEXÕES
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
Texto Completo: | https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2087 |
Resumo: | A evolução da internet trouxe novas perspectivas de interação e comunicação entre as pessoas, bem como muitos desafios. A interação com conteúdo textual pode ser impactada, especialmente para os analfabetos funcionais, que são pessoas com comprometimento nas habilidades de leitura e escrita ou com baixa escolaridade, de acordo com critérios estabelecidos pela UNESCO. Dentre esses usuários, pode-se encontrar os cuidadores de idosos, uma vez que boa parcela é considerada analfabeta funcional, por causa da baixa escolaridade. Este artigo trata de um levantamento de caráter exploratório, com objetivo de analisar as contribuições disponíveis na literatura acerca da acessibilidade web para esse público, identificando fatores que podem tornar a web acessível aos cuidadores analfabetos funcionais e possíveis lacunas para pesquisas futuras. Para isso, foi realizado um mapeamento sistemático seguindo a abordagem Systematic Literature Review (SLR), a fim de analisar artigos publicados entre 2000 e 2019 em quatro bases acadêmicas internacionais. Foram extraídos 58 artigos e, após triagem e leitura de 23 trabalhos, foram identificadas 12 pesquisas relacionadas ao tema. O mapeamento possibilitou a comparação entre as publicações e a identificação de aspectos que podem influenciar no desenvolvimento de interfaces acessíveis a cuidadores analfabetos funcionais, além de revelar importantes contribuições sobre recomendações, modelos, sistemas e aplicações. Espera-se que os resultados desta pesquisa possam contribuir para a conscientização dos pesquisadores sobre a importância do tema na comunidade de Interação Humano Computador (IHC). |
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