FORMAÇÃO PROFISSIONAL E ENSINO MÉDIO- INDICATIVOS DE INTEGRAÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes da Silva, Eva
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: de Aguiar Gomes, Raimunda Olímpia, Michelle de Lima Silveira, Roseane
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
Texto Completo: http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/352
Resumo: O objetivo desta pesquisa foi compreender a necessidade específica de formação profissional dos jovens e adultos de Maracanaú que detêm apenas o Ensino Fundamental, e/ou Ensino Médio não concluído, fora da faixa etária regular estudantil. Para tanto, foi realizado prospecção com as empresas/indústrias de médio e grande porte para realizar um levantamento das demandas profissionais mais adequadas ao município em referência, tendo como foco a preocupação constante de traçar ações de formação profissional que viessem contribuir com o processo de inclusão social dos jovens e adultos. O resultado de tal estudo aponta para a implantação, no Campus de Maracanaú, de curso na modalidade Educação de Jovens e Adultos dentro de uma perspectiva educacional profissional inclusiva e gestada sob a égide de um currículo voltado para a realidade social e embasado no exercício da cidadania.
id IFCE-1_3c26a5281ebf3db8851d8350555f7c42
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/352
network_acronym_str IFCE-1
network_name_str Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
repository_id_str
spelling FORMAÇÃO PROFISSIONAL E ENSINO MÉDIO- INDICATIVOS DE INTEGRAÇÃOO objetivo desta pesquisa foi compreender a necessidade específica de formação profissional dos jovens e adultos de Maracanaú que detêm apenas o Ensino Fundamental, e/ou Ensino Médio não concluído, fora da faixa etária regular estudantil. Para tanto, foi realizado prospecção com as empresas/indústrias de médio e grande porte para realizar um levantamento das demandas profissionais mais adequadas ao município em referência, tendo como foco a preocupação constante de traçar ações de formação profissional que viessem contribuir com o processo de inclusão social dos jovens e adultos. O resultado de tal estudo aponta para a implantação, no Campus de Maracanaú, de curso na modalidade Educação de Jovens e Adultos dentro de uma perspectiva educacional profissional inclusiva e gestada sob a égide de um currículo voltado para a realidade social e embasado no exercício da cidadania.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)2010-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/35210.21439/conexoes.v4i1.352Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 4, No. 1 (2010); 34-402176-01441982-176Xreponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)instacron:IFCEporhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/352/262Gomes da Silva, Evade Aguiar Gomes, Raimunda OlímpiaMichelle de Lima Silveira, Roseaneinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-08-22T12:52:57Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/352Revistahttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoesPUBhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/oaiconexoes@ifce.edu.br2176-01441982-176Xopendoar:2022-08-22T12:52:57Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)false
dc.title.none.fl_str_mv FORMAÇÃO PROFISSIONAL E ENSINO MÉDIO- INDICATIVOS DE INTEGRAÇÃO
title FORMAÇÃO PROFISSIONAL E ENSINO MÉDIO- INDICATIVOS DE INTEGRAÇÃO
spellingShingle FORMAÇÃO PROFISSIONAL E ENSINO MÉDIO- INDICATIVOS DE INTEGRAÇÃO
Gomes da Silva, Eva
title_short FORMAÇÃO PROFISSIONAL E ENSINO MÉDIO- INDICATIVOS DE INTEGRAÇÃO
title_full FORMAÇÃO PROFISSIONAL E ENSINO MÉDIO- INDICATIVOS DE INTEGRAÇÃO
title_fullStr FORMAÇÃO PROFISSIONAL E ENSINO MÉDIO- INDICATIVOS DE INTEGRAÇÃO
title_full_unstemmed FORMAÇÃO PROFISSIONAL E ENSINO MÉDIO- INDICATIVOS DE INTEGRAÇÃO
title_sort FORMAÇÃO PROFISSIONAL E ENSINO MÉDIO- INDICATIVOS DE INTEGRAÇÃO
author Gomes da Silva, Eva
author_facet Gomes da Silva, Eva
de Aguiar Gomes, Raimunda Olímpia
Michelle de Lima Silveira, Roseane
author_role author
author2 de Aguiar Gomes, Raimunda Olímpia
Michelle de Lima Silveira, Roseane
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes da Silva, Eva
de Aguiar Gomes, Raimunda Olímpia
Michelle de Lima Silveira, Roseane
description O objetivo desta pesquisa foi compreender a necessidade específica de formação profissional dos jovens e adultos de Maracanaú que detêm apenas o Ensino Fundamental, e/ou Ensino Médio não concluído, fora da faixa etária regular estudantil. Para tanto, foi realizado prospecção com as empresas/indústrias de médio e grande porte para realizar um levantamento das demandas profissionais mais adequadas ao município em referência, tendo como foco a preocupação constante de traçar ações de formação profissional que viessem contribuir com o processo de inclusão social dos jovens e adultos. O resultado de tal estudo aponta para a implantação, no Campus de Maracanaú, de curso na modalidade Educação de Jovens e Adultos dentro de uma perspectiva educacional profissional inclusiva e gestada sob a égide de um currículo voltado para a realidade social e embasado no exercício da cidadania.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-06-01
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/352
10.21439/conexoes.v4i1.352
url http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/352
identifier_str_mv 10.21439/conexoes.v4i1.352
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/352/262
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
dc.source.none.fl_str_mv Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 4, No. 1 (2010); 34-40
2176-0144
1982-176X
reponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
instacron:IFCE
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
instacron_str IFCE
institution IFCE
reponame_str Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
collection Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
repository.name.fl_str_mv Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
repository.mail.fl_str_mv conexoes@ifce.edu.br
_version_ 1757994111558746112