As Pesquisas sobre Ciência, Tecnologia e Sociedade no Nordeste: Um Retrato das Dissertações na Área de Ensino de Ciências Naturais e Matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Paulo Gonçalo Farias
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Silva, Gilberlândio Nunes da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
Texto Completo: http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1023
Resumo: Surgindo como um movimento desencadeador de reflexões acerca das relações entre a sociedade e o desenvolvimento científico e tecnológico, a CTS coloca-se como uma perspectiva promissora para a educação. Por constituir-se como uma abordagem em potencial para o ensino de Ciências Naturais e Matemática, o presente artigo tem o intuito de apresentar um retrato das pesquisas que abordaram a perspectiva CTS, desenvolvidas no âmbito de Programas de Pós-graduação de Instituições de Ensino Superior do Nordeste. Constituindo-se como uma pesquisa estado da arte, selecionou-se 10 dissertações desenvolvidas em programas com nota igual ou superior a 4. As pesquisas selecionadas foram categorizadas em função das áreas do conhecimento e dos enfoques das pesquisas. Em relação às áreas do conhecimento, apesar dos trabalhos estarem distribuídos em três dos quatro campos que compõem a área de Ensino de Ciências Naturais e Matemática, ainda é pequeno ou inexistente o número de investiga- ções em Educação Matemática ou Ensino de Biologia. No que se refere aos enfoques das pesquisas, identificou-se que os trabalhos visaram, sobretudo, desenvolver experiências formativas na educação básica ou na formação de professores alinhadas a temas que emergiam da realidade dos sujeitos das pesquisas. Torna-se necessária uma maior difusão da abordagem CTS no âmbito das Pós-graduações e da educação básica, visando contribuir para o debate acerca da necessidade de um desenvolvimento científico e tecnológico alinhado com os anseios e o bem-estar da humanidade e do meio ambiente.
id IFCE-1_3cb541b626a3e0381be45ae2c5e3d050
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1023
network_acronym_str IFCE-1
network_name_str Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
repository_id_str
spelling As Pesquisas sobre Ciência, Tecnologia e Sociedade no Nordeste: Um Retrato das Dissertações na Área de Ensino de Ciências Naturais e MatemáticaSurgindo como um movimento desencadeador de reflexões acerca das relações entre a sociedade e o desenvolvimento científico e tecnológico, a CTS coloca-se como uma perspectiva promissora para a educação. Por constituir-se como uma abordagem em potencial para o ensino de Ciências Naturais e Matemática, o presente artigo tem o intuito de apresentar um retrato das pesquisas que abordaram a perspectiva CTS, desenvolvidas no âmbito de Programas de Pós-graduação de Instituições de Ensino Superior do Nordeste. Constituindo-se como uma pesquisa estado da arte, selecionou-se 10 dissertações desenvolvidas em programas com nota igual ou superior a 4. As pesquisas selecionadas foram categorizadas em função das áreas do conhecimento e dos enfoques das pesquisas. Em relação às áreas do conhecimento, apesar dos trabalhos estarem distribuídos em três dos quatro campos que compõem a área de Ensino de Ciências Naturais e Matemática, ainda é pequeno ou inexistente o número de investiga- ções em Educação Matemática ou Ensino de Biologia. No que se refere aos enfoques das pesquisas, identificou-se que os trabalhos visaram, sobretudo, desenvolver experiências formativas na educação básica ou na formação de professores alinhadas a temas que emergiam da realidade dos sujeitos das pesquisas. Torna-se necessária uma maior difusão da abordagem CTS no âmbito das Pós-graduações e da educação básica, visando contribuir para o debate acerca da necessidade de um desenvolvimento científico e tecnológico alinhado com os anseios e o bem-estar da humanidade e do meio ambiente.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)Gonçalves, Paulo Gonçalo FariasSilva, Gilberlândio Nunes da2016-11-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/102310.21439/conexoes.v10i4.1023Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 10, n. 4 (2016): EDIÇÃO ESPECIAL: ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA; 42-502176-01441982-176Xreponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)instacron:IFCEporhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1023/836info:eu-repo/semantics/openAccess2022-08-22T12:53:24Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1023Revistahttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoesPUBhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/oaiconexoes@ifce.edu.br2176-01441982-176Xopendoar:2022-08-22T12:53:24Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)false
dc.title.none.fl_str_mv As Pesquisas sobre Ciência, Tecnologia e Sociedade no Nordeste: Um Retrato das Dissertações na Área de Ensino de Ciências Naturais e Matemática
title As Pesquisas sobre Ciência, Tecnologia e Sociedade no Nordeste: Um Retrato das Dissertações na Área de Ensino de Ciências Naturais e Matemática
spellingShingle As Pesquisas sobre Ciência, Tecnologia e Sociedade no Nordeste: Um Retrato das Dissertações na Área de Ensino de Ciências Naturais e Matemática
Gonçalves, Paulo Gonçalo Farias
title_short As Pesquisas sobre Ciência, Tecnologia e Sociedade no Nordeste: Um Retrato das Dissertações na Área de Ensino de Ciências Naturais e Matemática
title_full As Pesquisas sobre Ciência, Tecnologia e Sociedade no Nordeste: Um Retrato das Dissertações na Área de Ensino de Ciências Naturais e Matemática
title_fullStr As Pesquisas sobre Ciência, Tecnologia e Sociedade no Nordeste: Um Retrato das Dissertações na Área de Ensino de Ciências Naturais e Matemática
title_full_unstemmed As Pesquisas sobre Ciência, Tecnologia e Sociedade no Nordeste: Um Retrato das Dissertações na Área de Ensino de Ciências Naturais e Matemática
title_sort As Pesquisas sobre Ciência, Tecnologia e Sociedade no Nordeste: Um Retrato das Dissertações na Área de Ensino de Ciências Naturais e Matemática
author Gonçalves, Paulo Gonçalo Farias
author_facet Gonçalves, Paulo Gonçalo Farias
Silva, Gilberlândio Nunes da
author_role author
author2 Silva, Gilberlândio Nunes da
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Paulo Gonçalo Farias
Silva, Gilberlândio Nunes da
description Surgindo como um movimento desencadeador de reflexões acerca das relações entre a sociedade e o desenvolvimento científico e tecnológico, a CTS coloca-se como uma perspectiva promissora para a educação. Por constituir-se como uma abordagem em potencial para o ensino de Ciências Naturais e Matemática, o presente artigo tem o intuito de apresentar um retrato das pesquisas que abordaram a perspectiva CTS, desenvolvidas no âmbito de Programas de Pós-graduação de Instituições de Ensino Superior do Nordeste. Constituindo-se como uma pesquisa estado da arte, selecionou-se 10 dissertações desenvolvidas em programas com nota igual ou superior a 4. As pesquisas selecionadas foram categorizadas em função das áreas do conhecimento e dos enfoques das pesquisas. Em relação às áreas do conhecimento, apesar dos trabalhos estarem distribuídos em três dos quatro campos que compõem a área de Ensino de Ciências Naturais e Matemática, ainda é pequeno ou inexistente o número de investiga- ções em Educação Matemática ou Ensino de Biologia. No que se refere aos enfoques das pesquisas, identificou-se que os trabalhos visaram, sobretudo, desenvolver experiências formativas na educação básica ou na formação de professores alinhadas a temas que emergiam da realidade dos sujeitos das pesquisas. Torna-se necessária uma maior difusão da abordagem CTS no âmbito das Pós-graduações e da educação básica, visando contribuir para o debate acerca da necessidade de um desenvolvimento científico e tecnológico alinhado com os anseios e o bem-estar da humanidade e do meio ambiente.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-11-21
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1023
10.21439/conexoes.v10i4.1023
url http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1023
identifier_str_mv 10.21439/conexoes.v10i4.1023
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1023/836
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
dc.source.none.fl_str_mv Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 10, n. 4 (2016): EDIÇÃO ESPECIAL: ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA; 42-50
2176-0144
1982-176X
reponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
instacron:IFCE
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
instacron_str IFCE
institution IFCE
reponame_str Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
collection Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
repository.name.fl_str_mv Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
repository.mail.fl_str_mv conexoes@ifce.edu.br
_version_ 1757994112160628736