As Pesquisas sobre Ciência, Tecnologia e Sociedade no Nordeste: Um Retrato das Dissertações na Área de Ensino de Ciências Naturais e Matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
Texto Completo: | https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1023 |
Resumo: | Surgindo como um movimento desencadeador de reflexões acerca das relações entre a sociedade e o desenvolvimento científico e tecnológico, a CTS coloca-se como uma perspectiva promissora para a educação. Por constituir-se como uma abordagem em potencial para o ensino de Ciências Naturais e Matemática, o presente artigo tem o intuito de apresentar um retrato das pesquisas que abordaram a perspectiva CTS, desenvolvidas no âmbito de Programas de Pós-graduação de Instituições de Ensino Superior do Nordeste. Constituindo-se como uma pesquisa estado da arte, selecionou-se 10 dissertações desenvolvidas em programas com nota igual ou superior a 4. As pesquisas selecionadas foram categorizadas em função das áreas do conhecimento e dos enfoques das pesquisas. Em relação às áreas do conhecimento, apesar dos trabalhos estarem distribuídos em três dos quatro campos que compõem a área de Ensino de Ciências Naturais e Matemática, ainda é pequeno ou inexistente o número de investiga- ções em Educação Matemática ou Ensino de Biologia. No que se refere aos enfoques das pesquisas, identificou-se que os trabalhos visaram, sobretudo, desenvolver experiências formativas na educação básica ou na formação de professores alinhadas a temas que emergiam da realidade dos sujeitos das pesquisas. Torna-se necessária uma maior difusão da abordagem CTS no âmbito das Pós-graduações e da educação básica, visando contribuir para o debate acerca da necessidade de um desenvolvimento científico e tecnológico alinhado com os anseios e o bem-estar da humanidade e do meio ambiente. |
id |
IFCE-1_db203211d2fe1d534ee63c1af5ad5aa8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.conexoesnew.acessoacademico.com.br:article/1023 |
network_acronym_str |
IFCE-1 |
network_name_str |
Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
As Pesquisas sobre Ciência, Tecnologia e Sociedade no Nordeste: Um Retrato das Dissertações na Área de Ensino de Ciências Naturais e MatemáticaSurgindo como um movimento desencadeador de reflexões acerca das relações entre a sociedade e o desenvolvimento científico e tecnológico, a CTS coloca-se como uma perspectiva promissora para a educação. Por constituir-se como uma abordagem em potencial para o ensino de Ciências Naturais e Matemática, o presente artigo tem o intuito de apresentar um retrato das pesquisas que abordaram a perspectiva CTS, desenvolvidas no âmbito de Programas de Pós-graduação de Instituições de Ensino Superior do Nordeste. Constituindo-se como uma pesquisa estado da arte, selecionou-se 10 dissertações desenvolvidas em programas com nota igual ou superior a 4. As pesquisas selecionadas foram categorizadas em função das áreas do conhecimento e dos enfoques das pesquisas. Em relação às áreas do conhecimento, apesar dos trabalhos estarem distribuídos em três dos quatro campos que compõem a área de Ensino de Ciências Naturais e Matemática, ainda é pequeno ou inexistente o número de investiga- ções em Educação Matemática ou Ensino de Biologia. No que se refere aos enfoques das pesquisas, identificou-se que os trabalhos visaram, sobretudo, desenvolver experiências formativas na educação básica ou na formação de professores alinhadas a temas que emergiam da realidade dos sujeitos das pesquisas. Torna-se necessária uma maior difusão da abordagem CTS no âmbito das Pós-graduações e da educação básica, visando contribuir para o debate acerca da necessidade de um desenvolvimento científico e tecnológico alinhado com os anseios e o bem-estar da humanidade e do meio ambiente.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)2016-11-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/102310.21439/conexoes.v10i4.1023Journal Conexões – Ciência e Tecnologia of IFCE; Vol. 10 No. 4 (2016): EDIÇÃO ESPECIAL: ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA; 42-50Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 10 Núm. 4 (2016): EDIÇÃO ESPECIAL: ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA; 42-50Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 10 No 4 (2016): EDIÇÃO ESPECIAL: ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA; 42-50Conexões - Ciência e Tecnologia; V. 10 N. 4 (2016): EDIÇÃO ESPECIAL: ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA; 42-50Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 10 n. 4 (2016): EDIÇÃO ESPECIAL: ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA; 42-50Conexões 杂志 – IFCE 科技; 卷 10 编号 4 (2016): EDIÇÃO ESPECIAL: ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA; 42-502176-01441982-176Xreponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)instacron:IFCEporhttps://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1023/836Gonçalves, Paulo Gonçalo FariasSilva, Gilberlândio Nunes dainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-08-22T09:53:24Zoai:ojs2.conexoesnew.acessoacademico.com.br:article/1023Revistahttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoesPUBhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/oaiconexoes@ifce.edu.br2176-01441982-176Xopendoar:2022-08-22T09:53:24Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As Pesquisas sobre Ciência, Tecnologia e Sociedade no Nordeste: Um Retrato das Dissertações na Área de Ensino de Ciências Naturais e Matemática |
title |
As Pesquisas sobre Ciência, Tecnologia e Sociedade no Nordeste: Um Retrato das Dissertações na Área de Ensino de Ciências Naturais e Matemática |
spellingShingle |
As Pesquisas sobre Ciência, Tecnologia e Sociedade no Nordeste: Um Retrato das Dissertações na Área de Ensino de Ciências Naturais e Matemática Gonçalves, Paulo Gonçalo Farias |
title_short |
As Pesquisas sobre Ciência, Tecnologia e Sociedade no Nordeste: Um Retrato das Dissertações na Área de Ensino de Ciências Naturais e Matemática |
title_full |
As Pesquisas sobre Ciência, Tecnologia e Sociedade no Nordeste: Um Retrato das Dissertações na Área de Ensino de Ciências Naturais e Matemática |
title_fullStr |
As Pesquisas sobre Ciência, Tecnologia e Sociedade no Nordeste: Um Retrato das Dissertações na Área de Ensino de Ciências Naturais e Matemática |
title_full_unstemmed |
As Pesquisas sobre Ciência, Tecnologia e Sociedade no Nordeste: Um Retrato das Dissertações na Área de Ensino de Ciências Naturais e Matemática |
title_sort |
As Pesquisas sobre Ciência, Tecnologia e Sociedade no Nordeste: Um Retrato das Dissertações na Área de Ensino de Ciências Naturais e Matemática |
author |
Gonçalves, Paulo Gonçalo Farias |
author_facet |
Gonçalves, Paulo Gonçalo Farias Silva, Gilberlândio Nunes da |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Gilberlândio Nunes da |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gonçalves, Paulo Gonçalo Farias Silva, Gilberlândio Nunes da |
description |
Surgindo como um movimento desencadeador de reflexões acerca das relações entre a sociedade e o desenvolvimento científico e tecnológico, a CTS coloca-se como uma perspectiva promissora para a educação. Por constituir-se como uma abordagem em potencial para o ensino de Ciências Naturais e Matemática, o presente artigo tem o intuito de apresentar um retrato das pesquisas que abordaram a perspectiva CTS, desenvolvidas no âmbito de Programas de Pós-graduação de Instituições de Ensino Superior do Nordeste. Constituindo-se como uma pesquisa estado da arte, selecionou-se 10 dissertações desenvolvidas em programas com nota igual ou superior a 4. As pesquisas selecionadas foram categorizadas em função das áreas do conhecimento e dos enfoques das pesquisas. Em relação às áreas do conhecimento, apesar dos trabalhos estarem distribuídos em três dos quatro campos que compõem a área de Ensino de Ciências Naturais e Matemática, ainda é pequeno ou inexistente o número de investiga- ções em Educação Matemática ou Ensino de Biologia. No que se refere aos enfoques das pesquisas, identificou-se que os trabalhos visaram, sobretudo, desenvolver experiências formativas na educação básica ou na formação de professores alinhadas a temas que emergiam da realidade dos sujeitos das pesquisas. Torna-se necessária uma maior difusão da abordagem CTS no âmbito das Pós-graduações e da educação básica, visando contribuir para o debate acerca da necessidade de um desenvolvimento científico e tecnológico alinhado com os anseios e o bem-estar da humanidade e do meio ambiente. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-11-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1023 10.21439/conexoes.v10i4.1023 |
url |
https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1023 |
identifier_str_mv |
10.21439/conexoes.v10i4.1023 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1023/836 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Journal Conexões – Ciência e Tecnologia of IFCE; Vol. 10 No. 4 (2016): EDIÇÃO ESPECIAL: ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA; 42-50 Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 10 Núm. 4 (2016): EDIÇÃO ESPECIAL: ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA; 42-50 Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 10 No 4 (2016): EDIÇÃO ESPECIAL: ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA; 42-50 Conexões - Ciência e Tecnologia; V. 10 N. 4 (2016): EDIÇÃO ESPECIAL: ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA; 42-50 Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 10 n. 4 (2016): EDIÇÃO ESPECIAL: ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA; 42-50 Conexões 杂志 – IFCE 科技; 卷 10 编号 4 (2016): EDIÇÃO ESPECIAL: ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA; 42-50 2176-0144 1982-176X reponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) instacron:IFCE |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) |
instacron_str |
IFCE |
institution |
IFCE |
reponame_str |
Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
collection |
Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) |
repository.mail.fl_str_mv |
conexoes@ifce.edu.br |
_version_ |
1797042065189634048 |