AUTONOMIA, INTERAÇÃO, DIÁLOGO E COLABORAÇÃO: CARACTERÍSTICAS DE UM CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carneiro, Reginaldo Fernando
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da FAEEBA (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/12100
Resumo: A formação do professor em cursos de Educação a Distância cresceu muito nos últimos anos e, por isso, faz parte das discussões no âmbito educacional. Assim, neste artigo, temos como objetivo discutir algumas características – autonomia, interação, diálogo e colaboração – do curso de Pedagogia a distância da Universidade Aberta do Brasil (UAB), oferecido pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), a partir de situações que ocorreram nas disciplinas relacionadas à matemática. Para tanto, realizamos uma pesquisa de natureza qualitativa, desenvolvida entre 2009 e 2012, em que utilizamos, para produção de dados, atividades virtuais e entrevistas semiestruturadas de oito professoras que haviam cursado as disciplinas de matemática. A análise evidenciou a colaboração e a negociação na atividade em que tiveram que elaborar textos coletivos. Além disso, destacou a qualidade do diálogo e a interação na perspectiva do estar junto virtual entre professoras e também com o tutor, ao tornaremse parceiros no processo de aprendizagem. Por fim, as situações explicitaram que as professoras podem ter desenvolvido a autonomia, pois, de forma individual e na relação com o outro, puderam participar ativamente da construção do conhecimento.
id UNEB-3_d89dfbd6af28d1af3ad0693c8efd1231
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uneb.br:article/12100
network_acronym_str UNEB-3
network_name_str Revista da FAEEBA (Online)
repository_id_str
spelling AUTONOMIA, INTERAÇÃO, DIÁLOGO E COLABORAÇÃO: CARACTERÍSTICAS DE UM CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIAAutonomia. Interação. Diálogo. Colaboração. Educação a DistânciaA formação do professor em cursos de Educação a Distância cresceu muito nos últimos anos e, por isso, faz parte das discussões no âmbito educacional. Assim, neste artigo, temos como objetivo discutir algumas características – autonomia, interação, diálogo e colaboração – do curso de Pedagogia a distância da Universidade Aberta do Brasil (UAB), oferecido pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), a partir de situações que ocorreram nas disciplinas relacionadas à matemática. Para tanto, realizamos uma pesquisa de natureza qualitativa, desenvolvida entre 2009 e 2012, em que utilizamos, para produção de dados, atividades virtuais e entrevistas semiestruturadas de oito professoras que haviam cursado as disciplinas de matemática. A análise evidenciou a colaboração e a negociação na atividade em que tiveram que elaborar textos coletivos. Além disso, destacou a qualidade do diálogo e a interação na perspectiva do estar junto virtual entre professoras e também com o tutor, ao tornaremse parceiros no processo de aprendizagem. Por fim, as situações explicitaram que as professoras podem ter desenvolvido a autonomia, pois, de forma individual e na relação com o outro, puderam participar ativamente da construção do conhecimento.UNEB2015-12-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/1210010.21879/faeeba2358-0194.2015.v24.n44.p147-160Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 24 n. 44 (2015): Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; 147-1602358-01940104-704310.21879/faeeba2358-0194.v24.n44reponame:Revista da FAEEBA (Online)instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/12100/8117Carneiro, Reginaldo Fernando info:eu-repo/semantics/openAccess2023-04-18T01:07:17Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/12100Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/PUBhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/oairevistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br2358-01940104-7043opendoar:2023-04-18T01:07:17Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
dc.title.none.fl_str_mv AUTONOMIA, INTERAÇÃO, DIÁLOGO E COLABORAÇÃO: CARACTERÍSTICAS DE UM CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA
title AUTONOMIA, INTERAÇÃO, DIÁLOGO E COLABORAÇÃO: CARACTERÍSTICAS DE UM CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA
spellingShingle AUTONOMIA, INTERAÇÃO, DIÁLOGO E COLABORAÇÃO: CARACTERÍSTICAS DE UM CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA
Carneiro, Reginaldo Fernando
Autonomia. Interação. Diálogo. Colaboração. Educação a Distância
title_short AUTONOMIA, INTERAÇÃO, DIÁLOGO E COLABORAÇÃO: CARACTERÍSTICAS DE UM CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA
title_full AUTONOMIA, INTERAÇÃO, DIÁLOGO E COLABORAÇÃO: CARACTERÍSTICAS DE UM CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA
title_fullStr AUTONOMIA, INTERAÇÃO, DIÁLOGO E COLABORAÇÃO: CARACTERÍSTICAS DE UM CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA
title_full_unstemmed AUTONOMIA, INTERAÇÃO, DIÁLOGO E COLABORAÇÃO: CARACTERÍSTICAS DE UM CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA
title_sort AUTONOMIA, INTERAÇÃO, DIÁLOGO E COLABORAÇÃO: CARACTERÍSTICAS DE UM CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA
author Carneiro, Reginaldo Fernando
author_facet Carneiro, Reginaldo Fernando
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carneiro, Reginaldo Fernando
dc.subject.por.fl_str_mv Autonomia. Interação. Diálogo. Colaboração. Educação a Distância
topic Autonomia. Interação. Diálogo. Colaboração. Educação a Distância
description A formação do professor em cursos de Educação a Distância cresceu muito nos últimos anos e, por isso, faz parte das discussões no âmbito educacional. Assim, neste artigo, temos como objetivo discutir algumas características – autonomia, interação, diálogo e colaboração – do curso de Pedagogia a distância da Universidade Aberta do Brasil (UAB), oferecido pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), a partir de situações que ocorreram nas disciplinas relacionadas à matemática. Para tanto, realizamos uma pesquisa de natureza qualitativa, desenvolvida entre 2009 e 2012, em que utilizamos, para produção de dados, atividades virtuais e entrevistas semiestruturadas de oito professoras que haviam cursado as disciplinas de matemática. A análise evidenciou a colaboração e a negociação na atividade em que tiveram que elaborar textos coletivos. Além disso, destacou a qualidade do diálogo e a interação na perspectiva do estar junto virtual entre professoras e também com o tutor, ao tornaremse parceiros no processo de aprendizagem. Por fim, as situações explicitaram que as professoras podem ter desenvolvido a autonomia, pois, de forma individual e na relação com o outro, puderam participar ativamente da construção do conhecimento.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/12100
10.21879/faeeba2358-0194.2015.v24.n44.p147-160
url https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/12100
identifier_str_mv 10.21879/faeeba2358-0194.2015.v24.n44.p147-160
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/12100/8117
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNEB
publisher.none.fl_str_mv UNEB
dc.source.none.fl_str_mv Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 24 n. 44 (2015): Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; 147-160
2358-0194
0104-7043
10.21879/faeeba2358-0194.v24.n44
reponame:Revista da FAEEBA (Online)
instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron:UNEB
instname_str Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron_str UNEB
institution UNEB
reponame_str Revista da FAEEBA (Online)
collection Revista da FAEEBA (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
repository.mail.fl_str_mv revistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br
_version_ 1800210958288683008