AUTONOMIA, INTERAÇÃO, DIÁLOGO E COLABORAÇÃO: CARACTERÍSTICAS DE UM CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da FAEEBA (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/12100 |
Resumo: | A formação do professor em cursos de Educação a Distância cresceu muito nos últimos anos e, por isso, faz parte das discussões no âmbito educacional. Assim, neste artigo, temos como objetivo discutir algumas características – autonomia, interação, diálogo e colaboração – do curso de Pedagogia a distância da Universidade Aberta do Brasil (UAB), oferecido pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), a partir de situações que ocorreram nas disciplinas relacionadas à matemática. Para tanto, realizamos uma pesquisa de natureza qualitativa, desenvolvida entre 2009 e 2012, em que utilizamos, para produção de dados, atividades virtuais e entrevistas semiestruturadas de oito professoras que haviam cursado as disciplinas de matemática. A análise evidenciou a colaboração e a negociação na atividade em que tiveram que elaborar textos coletivos. Além disso, destacou a qualidade do diálogo e a interação na perspectiva do estar junto virtual entre professoras e também com o tutor, ao tornaremse parceiros no processo de aprendizagem. Por fim, as situações explicitaram que as professoras podem ter desenvolvido a autonomia, pois, de forma individual e na relação com o outro, puderam participar ativamente da construção do conhecimento. |
id |
UNEB-3_d89dfbd6af28d1af3ad0693c8efd1231 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.uneb.br:article/12100 |
network_acronym_str |
UNEB-3 |
network_name_str |
Revista da FAEEBA (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
AUTONOMIA, INTERAÇÃO, DIÁLOGO E COLABORAÇÃO: CARACTERÍSTICAS DE UM CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIAAutonomia. Interação. Diálogo. Colaboração. Educação a DistânciaA formação do professor em cursos de Educação a Distância cresceu muito nos últimos anos e, por isso, faz parte das discussões no âmbito educacional. Assim, neste artigo, temos como objetivo discutir algumas características – autonomia, interação, diálogo e colaboração – do curso de Pedagogia a distância da Universidade Aberta do Brasil (UAB), oferecido pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), a partir de situações que ocorreram nas disciplinas relacionadas à matemática. Para tanto, realizamos uma pesquisa de natureza qualitativa, desenvolvida entre 2009 e 2012, em que utilizamos, para produção de dados, atividades virtuais e entrevistas semiestruturadas de oito professoras que haviam cursado as disciplinas de matemática. A análise evidenciou a colaboração e a negociação na atividade em que tiveram que elaborar textos coletivos. Além disso, destacou a qualidade do diálogo e a interação na perspectiva do estar junto virtual entre professoras e também com o tutor, ao tornaremse parceiros no processo de aprendizagem. Por fim, as situações explicitaram que as professoras podem ter desenvolvido a autonomia, pois, de forma individual e na relação com o outro, puderam participar ativamente da construção do conhecimento.UNEB2015-12-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/1210010.21879/faeeba2358-0194.2015.v24.n44.p147-160Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 24 n. 44 (2015): Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; 147-1602358-01940104-704310.21879/faeeba2358-0194.v24.n44reponame:Revista da FAEEBA (Online)instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/12100/8117Carneiro, Reginaldo Fernando info:eu-repo/semantics/openAccess2023-04-18T01:07:17Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/12100Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/PUBhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/oairevistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br2358-01940104-7043opendoar:2023-04-18T01:07:17Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
AUTONOMIA, INTERAÇÃO, DIÁLOGO E COLABORAÇÃO: CARACTERÍSTICAS DE UM CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA |
title |
AUTONOMIA, INTERAÇÃO, DIÁLOGO E COLABORAÇÃO: CARACTERÍSTICAS DE UM CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA |
spellingShingle |
AUTONOMIA, INTERAÇÃO, DIÁLOGO E COLABORAÇÃO: CARACTERÍSTICAS DE UM CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA Carneiro, Reginaldo Fernando Autonomia. Interação. Diálogo. Colaboração. Educação a Distância |
title_short |
AUTONOMIA, INTERAÇÃO, DIÁLOGO E COLABORAÇÃO: CARACTERÍSTICAS DE UM CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA |
title_full |
AUTONOMIA, INTERAÇÃO, DIÁLOGO E COLABORAÇÃO: CARACTERÍSTICAS DE UM CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA |
title_fullStr |
AUTONOMIA, INTERAÇÃO, DIÁLOGO E COLABORAÇÃO: CARACTERÍSTICAS DE UM CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA |
title_full_unstemmed |
AUTONOMIA, INTERAÇÃO, DIÁLOGO E COLABORAÇÃO: CARACTERÍSTICAS DE UM CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA |
title_sort |
AUTONOMIA, INTERAÇÃO, DIÁLOGO E COLABORAÇÃO: CARACTERÍSTICAS DE UM CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA |
author |
Carneiro, Reginaldo Fernando |
author_facet |
Carneiro, Reginaldo Fernando |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carneiro, Reginaldo Fernando |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Autonomia. Interação. Diálogo. Colaboração. Educação a Distância |
topic |
Autonomia. Interação. Diálogo. Colaboração. Educação a Distância |
description |
A formação do professor em cursos de Educação a Distância cresceu muito nos últimos anos e, por isso, faz parte das discussões no âmbito educacional. Assim, neste artigo, temos como objetivo discutir algumas características – autonomia, interação, diálogo e colaboração – do curso de Pedagogia a distância da Universidade Aberta do Brasil (UAB), oferecido pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), a partir de situações que ocorreram nas disciplinas relacionadas à matemática. Para tanto, realizamos uma pesquisa de natureza qualitativa, desenvolvida entre 2009 e 2012, em que utilizamos, para produção de dados, atividades virtuais e entrevistas semiestruturadas de oito professoras que haviam cursado as disciplinas de matemática. A análise evidenciou a colaboração e a negociação na atividade em que tiveram que elaborar textos coletivos. Além disso, destacou a qualidade do diálogo e a interação na perspectiva do estar junto virtual entre professoras e também com o tutor, ao tornaremse parceiros no processo de aprendizagem. Por fim, as situações explicitaram que as professoras podem ter desenvolvido a autonomia, pois, de forma individual e na relação com o outro, puderam participar ativamente da construção do conhecimento. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/12100 10.21879/faeeba2358-0194.2015.v24.n44.p147-160 |
url |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/12100 |
identifier_str_mv |
10.21879/faeeba2358-0194.2015.v24.n44.p147-160 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/12100/8117 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNEB |
publisher.none.fl_str_mv |
UNEB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 24 n. 44 (2015): Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; 147-160 2358-0194 0104-7043 10.21879/faeeba2358-0194.v24.n44 reponame:Revista da FAEEBA (Online) instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB) instacron:UNEB |
instname_str |
Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
instacron_str |
UNEB |
institution |
UNEB |
reponame_str |
Revista da FAEEBA (Online) |
collection |
Revista da FAEEBA (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br |
_version_ |
1800210958288683008 |