A COMUNICAÇÃO QUÍMICA EM UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR APLICADA AO ENSINO DE CIÊNCIAS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
Texto Completo: | http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2173 |
Resumo: | Muitos dos conteúdos de ciências trabalhados em sala de aula possuem grande potencial no que diz respeito à facilidade de implementá-los em uma perspectiva interdisciplinar, durante o processo de ensino e aprendizagem. A comunicação animal é um deles, pois envolve a química, a física e a biologia de uma forma interligada dentro dos principais tipos de comunicação animal: química, sonora e visual. A comunicação química, em particular, consegue envolver conceitos de química e biologia e seu estudo é extremamente relevante, já que esclarece fatos do reino animal que costumamos perceber, mas nem sempre entendemos o porquê, como a trilha formada pela colônia de formigas, além de fazer parte do nosso dia-a-dia, pois também utilizamos os cheiros para percebermos o mundo. Neste trabalho, apresentaremos o planejamento e a aplicação de uma atividade cujo objetivo foi trazer, dentro da proposta interdisciplinar, uma nova maneira de trabalhar com alunos do ensino fundamental o tema comunicação animal, especialmente a comunicação química. A atividade foi em uma escola estadual do Rio Grande do Norte, pelos bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID. Foram ministradas aulas teóricas e experimentais com o intuito de relacionar o conteúdo teórico com o prático, observando os aspectos qualitativos das experiências realizadas e os conceitos trabalhados sobre a comunicação química entre os animais. A execução da atividade proporcionou aos alunos uma nova forma de enxergar e perceber o quanto as ciências são interligadas, além de despertar neles a curiosidade científica, por meio de novas ferramentas didáticas. |
id |
IFCE-1_45b2aa3e6af5c2beb2891fb5d23a0919 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2173 |
network_acronym_str |
IFCE-1 |
network_name_str |
Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A COMUNICAÇÃO QUÍMICA EM UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR APLICADA AO ENSINO DE CIÊNCIASMULTIDISCIPLINAR; INTERDISCIPLINAR; CIÊNCIASComunicação química. Experimento. Interdisciplinaridade. Docência.Muitos dos conteúdos de ciências trabalhados em sala de aula possuem grande potencial no que diz respeito à facilidade de implementá-los em uma perspectiva interdisciplinar, durante o processo de ensino e aprendizagem. A comunicação animal é um deles, pois envolve a química, a física e a biologia de uma forma interligada dentro dos principais tipos de comunicação animal: química, sonora e visual. A comunicação química, em particular, consegue envolver conceitos de química e biologia e seu estudo é extremamente relevante, já que esclarece fatos do reino animal que costumamos perceber, mas nem sempre entendemos o porquê, como a trilha formada pela colônia de formigas, além de fazer parte do nosso dia-a-dia, pois também utilizamos os cheiros para percebermos o mundo. Neste trabalho, apresentaremos o planejamento e a aplicação de uma atividade cujo objetivo foi trazer, dentro da proposta interdisciplinar, uma nova maneira de trabalhar com alunos do ensino fundamental o tema comunicação animal, especialmente a comunicação química. A atividade foi em uma escola estadual do Rio Grande do Norte, pelos bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID. Foram ministradas aulas teóricas e experimentais com o intuito de relacionar o conteúdo teórico com o prático, observando os aspectos qualitativos das experiências realizadas e os conceitos trabalhados sobre a comunicação química entre os animais. A execução da atividade proporcionou aos alunos uma nova forma de enxergar e perceber o quanto as ciências são interligadas, além de despertar neles a curiosidade científica, por meio de novas ferramentas didáticas.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)SILVA FERRÉ, IARA BEATRIZde Oliveira, José JaelsonFernandes da Silva, Alana TamiresLopes de Sousa, Isabel Andrade2022-05-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/217310.21439/conexoes.v16i0.2173Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 16 (2022); e0220132176-01441982-176Xreponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)instacron:IFCEporhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2173/1604Direitos autorais 2022 Conexões - Ciência e Tecnologiahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-12-06T18:08:22Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2173Revistahttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoesPUBhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/oaiconexoes@ifce.edu.br2176-01441982-176Xopendoar:2022-12-06T18:08:22Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A COMUNICAÇÃO QUÍMICA EM UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR APLICADA AO ENSINO DE CIÊNCIAS |
title |
A COMUNICAÇÃO QUÍMICA EM UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR APLICADA AO ENSINO DE CIÊNCIAS |
spellingShingle |
A COMUNICAÇÃO QUÍMICA EM UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR APLICADA AO ENSINO DE CIÊNCIAS SILVA FERRÉ, IARA BEATRIZ MULTIDISCIPLINAR; INTERDISCIPLINAR; CIÊNCIAS Comunicação química. Experimento. Interdisciplinaridade. Docência. |
title_short |
A COMUNICAÇÃO QUÍMICA EM UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR APLICADA AO ENSINO DE CIÊNCIAS |
title_full |
A COMUNICAÇÃO QUÍMICA EM UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR APLICADA AO ENSINO DE CIÊNCIAS |
title_fullStr |
A COMUNICAÇÃO QUÍMICA EM UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR APLICADA AO ENSINO DE CIÊNCIAS |
title_full_unstemmed |
A COMUNICAÇÃO QUÍMICA EM UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR APLICADA AO ENSINO DE CIÊNCIAS |
title_sort |
A COMUNICAÇÃO QUÍMICA EM UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR APLICADA AO ENSINO DE CIÊNCIAS |
author |
SILVA FERRÉ, IARA BEATRIZ |
author_facet |
SILVA FERRÉ, IARA BEATRIZ de Oliveira, José Jaelson Fernandes da Silva, Alana Tamires Lopes de Sousa, Isabel Andrade |
author_role |
author |
author2 |
de Oliveira, José Jaelson Fernandes da Silva, Alana Tamires Lopes de Sousa, Isabel Andrade |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SILVA FERRÉ, IARA BEATRIZ de Oliveira, José Jaelson Fernandes da Silva, Alana Tamires Lopes de Sousa, Isabel Andrade |
dc.subject.por.fl_str_mv |
MULTIDISCIPLINAR; INTERDISCIPLINAR; CIÊNCIAS Comunicação química. Experimento. Interdisciplinaridade. Docência. |
topic |
MULTIDISCIPLINAR; INTERDISCIPLINAR; CIÊNCIAS Comunicação química. Experimento. Interdisciplinaridade. Docência. |
description |
Muitos dos conteúdos de ciências trabalhados em sala de aula possuem grande potencial no que diz respeito à facilidade de implementá-los em uma perspectiva interdisciplinar, durante o processo de ensino e aprendizagem. A comunicação animal é um deles, pois envolve a química, a física e a biologia de uma forma interligada dentro dos principais tipos de comunicação animal: química, sonora e visual. A comunicação química, em particular, consegue envolver conceitos de química e biologia e seu estudo é extremamente relevante, já que esclarece fatos do reino animal que costumamos perceber, mas nem sempre entendemos o porquê, como a trilha formada pela colônia de formigas, além de fazer parte do nosso dia-a-dia, pois também utilizamos os cheiros para percebermos o mundo. Neste trabalho, apresentaremos o planejamento e a aplicação de uma atividade cujo objetivo foi trazer, dentro da proposta interdisciplinar, uma nova maneira de trabalhar com alunos do ensino fundamental o tema comunicação animal, especialmente a comunicação química. A atividade foi em uma escola estadual do Rio Grande do Norte, pelos bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID. Foram ministradas aulas teóricas e experimentais com o intuito de relacionar o conteúdo teórico com o prático, observando os aspectos qualitativos das experiências realizadas e os conceitos trabalhados sobre a comunicação química entre os animais. A execução da atividade proporcionou aos alunos uma nova forma de enxergar e perceber o quanto as ciências são interligadas, além de despertar neles a curiosidade científica, por meio de novas ferramentas didáticas. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-05-10 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2173 10.21439/conexoes.v16i0.2173 |
url |
http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2173 |
identifier_str_mv |
10.21439/conexoes.v16i0.2173 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2173/1604 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2022 Conexões - Ciência e Tecnologia https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2022 Conexões - Ciência e Tecnologia https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 16 (2022); e022013 2176-0144 1982-176X reponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) instacron:IFCE |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) |
instacron_str |
IFCE |
institution |
IFCE |
reponame_str |
Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
collection |
Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) |
repository.mail.fl_str_mv |
conexoes@ifce.edu.br |
_version_ |
1757994112656605184 |