A COMUNICAÇÃO QUÍMICA EM UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR APLICADA AO ENSINO DE CIÊNCIAS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
Texto Completo: | https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2173 |
Resumo: | Muitos dos conteúdos de ciências trabalhados em sala de aula possuem grande potencial no que diz respeito à facilidade de implementá-los em uma perspectiva interdisciplinar, durante o processo de ensino e aprendizagem. A comunicação animal é um deles, pois envolve a química, a física e a biologia de uma forma interligada dentro dos principais tipos de comunicação animal: química, sonora e visual. A comunicação química, em particular, consegue envolver conceitos de química e biologia e seu estudo é extremamente relevante, já que esclarece fatos do reino animal que costumamos perceber, mas nem sempre entendemos o porquê, como a trilha formada pela colônia de formigas, além de fazer parte do nosso dia-a-dia, pois também utilizamos os cheiros para percebermos o mundo. Neste trabalho, apresentaremos o planejamento e a aplicação de uma atividade cujo objetivo foi trazer, dentro da proposta interdisciplinar, uma nova maneira de trabalhar com alunos do ensino fundamental o tema comunicação animal, especialmente a comunicação química. A atividade foi em uma escola estadual do Rio Grande do Norte, pelos bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID. Foram ministradas aulas teóricas e experimentais com o intuito de relacionar o conteúdo teórico com o prático, observando os aspectos qualitativos das experiências realizadas e os conceitos trabalhados sobre a comunicação química entre os animais. A execução da atividade proporcionou aos alunos uma nova forma de enxergar e perceber o quanto as ciências são interligadas, além de despertar neles a curiosidade científica, por meio de novas ferramentas didáticas. |
id |
IFCE-1_b436c2d5123f10ac94703c364469b780 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.conexoesnew.acessoacademico.com.br:article/2173 |
network_acronym_str |
IFCE-1 |
network_name_str |
Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A COMUNICAÇÃO QUÍMICA EM UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR APLICADA AO ENSINO DE CIÊNCIASComunicação química. Experimento. Interdisciplinaridade. Docência.Muitos dos conteúdos de ciências trabalhados em sala de aula possuem grande potencial no que diz respeito à facilidade de implementá-los em uma perspectiva interdisciplinar, durante o processo de ensino e aprendizagem. A comunicação animal é um deles, pois envolve a química, a física e a biologia de uma forma interligada dentro dos principais tipos de comunicação animal: química, sonora e visual. A comunicação química, em particular, consegue envolver conceitos de química e biologia e seu estudo é extremamente relevante, já que esclarece fatos do reino animal que costumamos perceber, mas nem sempre entendemos o porquê, como a trilha formada pela colônia de formigas, além de fazer parte do nosso dia-a-dia, pois também utilizamos os cheiros para percebermos o mundo. Neste trabalho, apresentaremos o planejamento e a aplicação de uma atividade cujo objetivo foi trazer, dentro da proposta interdisciplinar, uma nova maneira de trabalhar com alunos do ensino fundamental o tema comunicação animal, especialmente a comunicação química. A atividade foi em uma escola estadual do Rio Grande do Norte, pelos bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID. Foram ministradas aulas teóricas e experimentais com o intuito de relacionar o conteúdo teórico com o prático, observando os aspectos qualitativos das experiências realizadas e os conceitos trabalhados sobre a comunicação química entre os animais. A execução da atividade proporcionou aos alunos uma nova forma de enxergar e perceber o quanto as ciências são interligadas, além de despertar neles a curiosidade científica, por meio de novas ferramentas didáticas.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)2022-05-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/217310.21439/conexoes.v16i0.2173Journal Conexões – Ciência e Tecnologia of IFCE; Vol. 16 (2022); e022013Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 16 (2022); e022013Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 16 (2022); e022013Conexões - Ciência e Tecnologia; V. 16 (2022); e022013Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 16 (2022); e022013Conexões 杂志 – IFCE 科技; 卷 16 (2022); e0220132176-01441982-176Xreponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)instacron:IFCEporhttps://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2173/1604Copyright (c) 2022 Conexões - Ciência e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessSILVA FERRÉ, IARA BEATRIZde Oliveira, José JaelsonFernandes da Silva, Alana TamiresLopes de Sousa, Isabel Andrade2022-12-06T16:08:22Zoai:ojs2.conexoesnew.acessoacademico.com.br:article/2173Revistahttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoesPUBhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/oaiconexoes@ifce.edu.br2176-01441982-176Xopendoar:2022-12-06T16:08:22Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A COMUNICAÇÃO QUÍMICA EM UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR APLICADA AO ENSINO DE CIÊNCIAS |
title |
A COMUNICAÇÃO QUÍMICA EM UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR APLICADA AO ENSINO DE CIÊNCIAS |
spellingShingle |
A COMUNICAÇÃO QUÍMICA EM UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR APLICADA AO ENSINO DE CIÊNCIAS SILVA FERRÉ, IARA BEATRIZ Comunicação química. Experimento. Interdisciplinaridade. Docência. |
title_short |
A COMUNICAÇÃO QUÍMICA EM UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR APLICADA AO ENSINO DE CIÊNCIAS |
title_full |
A COMUNICAÇÃO QUÍMICA EM UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR APLICADA AO ENSINO DE CIÊNCIAS |
title_fullStr |
A COMUNICAÇÃO QUÍMICA EM UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR APLICADA AO ENSINO DE CIÊNCIAS |
title_full_unstemmed |
A COMUNICAÇÃO QUÍMICA EM UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR APLICADA AO ENSINO DE CIÊNCIAS |
title_sort |
A COMUNICAÇÃO QUÍMICA EM UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR APLICADA AO ENSINO DE CIÊNCIAS |
author |
SILVA FERRÉ, IARA BEATRIZ |
author_facet |
SILVA FERRÉ, IARA BEATRIZ de Oliveira, José Jaelson Fernandes da Silva, Alana Tamires Lopes de Sousa, Isabel Andrade |
author_role |
author |
author2 |
de Oliveira, José Jaelson Fernandes da Silva, Alana Tamires Lopes de Sousa, Isabel Andrade |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SILVA FERRÉ, IARA BEATRIZ de Oliveira, José Jaelson Fernandes da Silva, Alana Tamires Lopes de Sousa, Isabel Andrade |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunicação química. Experimento. Interdisciplinaridade. Docência. |
topic |
Comunicação química. Experimento. Interdisciplinaridade. Docência. |
description |
Muitos dos conteúdos de ciências trabalhados em sala de aula possuem grande potencial no que diz respeito à facilidade de implementá-los em uma perspectiva interdisciplinar, durante o processo de ensino e aprendizagem. A comunicação animal é um deles, pois envolve a química, a física e a biologia de uma forma interligada dentro dos principais tipos de comunicação animal: química, sonora e visual. A comunicação química, em particular, consegue envolver conceitos de química e biologia e seu estudo é extremamente relevante, já que esclarece fatos do reino animal que costumamos perceber, mas nem sempre entendemos o porquê, como a trilha formada pela colônia de formigas, além de fazer parte do nosso dia-a-dia, pois também utilizamos os cheiros para percebermos o mundo. Neste trabalho, apresentaremos o planejamento e a aplicação de uma atividade cujo objetivo foi trazer, dentro da proposta interdisciplinar, uma nova maneira de trabalhar com alunos do ensino fundamental o tema comunicação animal, especialmente a comunicação química. A atividade foi em uma escola estadual do Rio Grande do Norte, pelos bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID. Foram ministradas aulas teóricas e experimentais com o intuito de relacionar o conteúdo teórico com o prático, observando os aspectos qualitativos das experiências realizadas e os conceitos trabalhados sobre a comunicação química entre os animais. A execução da atividade proporcionou aos alunos uma nova forma de enxergar e perceber o quanto as ciências são interligadas, além de despertar neles a curiosidade científica, por meio de novas ferramentas didáticas. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-05-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2173 10.21439/conexoes.v16i0.2173 |
url |
https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2173 |
identifier_str_mv |
10.21439/conexoes.v16i0.2173 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2173/1604 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Conexões - Ciência e Tecnologia info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Conexões - Ciência e Tecnologia |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Journal Conexões – Ciência e Tecnologia of IFCE; Vol. 16 (2022); e022013 Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 16 (2022); e022013 Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 16 (2022); e022013 Conexões - Ciência e Tecnologia; V. 16 (2022); e022013 Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 16 (2022); e022013 Conexões 杂志 – IFCE 科技; 卷 16 (2022); e022013 2176-0144 1982-176X reponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) instacron:IFCE |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) |
instacron_str |
IFCE |
institution |
IFCE |
reponame_str |
Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
collection |
Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) |
repository.mail.fl_str_mv |
conexoes@ifce.edu.br |
_version_ |
1797042066421710848 |