A COMUNICAÇÃO QUÍMICA EM UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR APLICADA AO ENSINO DE CIÊNCIAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA FERRÉ, IARA BEATRIZ
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: de Oliveira, José Jaelson, Fernandes da Silva, Alana Tamires, Lopes de Sousa, Isabel Andrade
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
Texto Completo: https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2173
Resumo: Muitos dos conteúdos de ciências trabalhados em sala de aula possuem grande potencial no que diz respeito à facilidade de implementá-los em uma perspectiva interdisciplinar, durante o processo de ensino e aprendizagem. A comunicação animal é um deles, pois envolve a química, a física e a biologia de uma forma interligada dentro dos principais tipos de comunicação animal: química, sonora e visual. A comunicação química, em particular, consegue envolver conceitos de química e biologia e seu estudo é extremamente relevante, já que esclarece fatos do reino animal que costumamos perceber, mas nem sempre entendemos o porquê, como a trilha formada pela colônia de formigas, além de fazer parte do nosso dia-a-dia, pois também utilizamos os cheiros para percebermos o mundo. Neste trabalho, apresentaremos o planejamento e a aplicação de uma atividade cujo objetivo foi trazer, dentro da proposta interdisciplinar, uma nova maneira de trabalhar com alunos do ensino fundamental o tema comunicação animal, especialmente a comunicação química. A atividade foi em uma escola estadual do Rio Grande do Norte, pelos bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID. Foram ministradas aulas teóricas e experimentais com o intuito de relacionar o conteúdo teórico com o prático, observando os aspectos qualitativos das experiências realizadas e os conceitos trabalhados sobre a comunicação química entre os animais. A execução da atividade proporcionou aos alunos uma nova forma de enxergar e perceber o quanto as ciências são interligadas, além de despertar neles a curiosidade científica, por meio de novas ferramentas didáticas.
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