A Experimentação no Ensino de Ciências: Identificando e Analisando as Etapas de uma Aula do Nono Ano do Ensino Fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fortaleza, Francisca Janice dos Santos
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Coelho, Antonia Ediele de Freitas, Rocha, Maria Lúcia Pessoa Chaves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
Texto Completo: http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/990
Resumo: Este trabalho tem por objetivo identificar e analisar as etapas de uma aula ministrada por um professor de ciências do ensino fundamental, focalizando a discussão nos elementos que são essenciais para um enfoque de experimentação investigativa que leva a uma aprendizagem significativa. A abordagem tomada pela pesquisa é qualitativa, a qual se constituiu a partir da análise da transcrição das falas dos sujeitos de uma aula de ciências do nono ano que foi vídeo gravada. A partir das análises concluímos que a forma como o professor conduziu a experimentação é condizente com a experimentação investigativa, dedutivista-racionalista e construtivista; que a experimentação foi desenvolvida em quatro fases: inicial, de desenvolvimento, de busca de referencial teórico e reflexão e de elaboração de um relatório. A experimentação propiciou resultados notórios, visto que os alunos mostraram ter aprendido significativamente o conhecimento que surgiu ao longo do processo investigativo e o conceito final pretendido pelo professor.
id IFCE-1_4dc6f26db060fc62e50dbdcd4cc33f90
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/990
network_acronym_str IFCE-1
network_name_str Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
repository_id_str
spelling A Experimentação no Ensino de Ciências: Identificando e Analisando as Etapas de uma Aula do Nono Ano do Ensino FundamentalEste trabalho tem por objetivo identificar e analisar as etapas de uma aula ministrada por um professor de ciências do ensino fundamental, focalizando a discussão nos elementos que são essenciais para um enfoque de experimentação investigativa que leva a uma aprendizagem significativa. A abordagem tomada pela pesquisa é qualitativa, a qual se constituiu a partir da análise da transcrição das falas dos sujeitos de uma aula de ciências do nono ano que foi vídeo gravada. A partir das análises concluímos que a forma como o professor conduziu a experimentação é condizente com a experimentação investigativa, dedutivista-racionalista e construtivista; que a experimentação foi desenvolvida em quatro fases: inicial, de desenvolvimento, de busca de referencial teórico e reflexão e de elaboração de um relatório. A experimentação propiciou resultados notórios, visto que os alunos mostraram ter aprendido significativamente o conhecimento que surgiu ao longo do processo investigativo e o conceito final pretendido pelo professor.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)Fortaleza, Francisca Janice dos SantosCoelho, Antonia Ediele de FreitasRocha, Maria Lúcia Pessoa Chaves2016-10-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/99010.21439/conexoes.v10i4.990Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 10, n. 4 (2016): EDIÇÃO ESPECIAL: ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA; 7-152176-01441982-176Xreponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)instacron:IFCEporhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/990/831info:eu-repo/semantics/openAccess2022-08-22T12:53:24Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/990Revistahttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoesPUBhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/oaiconexoes@ifce.edu.br2176-01441982-176Xopendoar:2022-08-22T12:53:24Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)false
dc.title.none.fl_str_mv A Experimentação no Ensino de Ciências: Identificando e Analisando as Etapas de uma Aula do Nono Ano do Ensino Fundamental
title A Experimentação no Ensino de Ciências: Identificando e Analisando as Etapas de uma Aula do Nono Ano do Ensino Fundamental
spellingShingle A Experimentação no Ensino de Ciências: Identificando e Analisando as Etapas de uma Aula do Nono Ano do Ensino Fundamental
Fortaleza, Francisca Janice dos Santos
title_short A Experimentação no Ensino de Ciências: Identificando e Analisando as Etapas de uma Aula do Nono Ano do Ensino Fundamental
title_full A Experimentação no Ensino de Ciências: Identificando e Analisando as Etapas de uma Aula do Nono Ano do Ensino Fundamental
title_fullStr A Experimentação no Ensino de Ciências: Identificando e Analisando as Etapas de uma Aula do Nono Ano do Ensino Fundamental
title_full_unstemmed A Experimentação no Ensino de Ciências: Identificando e Analisando as Etapas de uma Aula do Nono Ano do Ensino Fundamental
title_sort A Experimentação no Ensino de Ciências: Identificando e Analisando as Etapas de uma Aula do Nono Ano do Ensino Fundamental
author Fortaleza, Francisca Janice dos Santos
author_facet Fortaleza, Francisca Janice dos Santos
Coelho, Antonia Ediele de Freitas
Rocha, Maria Lúcia Pessoa Chaves
author_role author
author2 Coelho, Antonia Ediele de Freitas
Rocha, Maria Lúcia Pessoa Chaves
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Fortaleza, Francisca Janice dos Santos
Coelho, Antonia Ediele de Freitas
Rocha, Maria Lúcia Pessoa Chaves
description Este trabalho tem por objetivo identificar e analisar as etapas de uma aula ministrada por um professor de ciências do ensino fundamental, focalizando a discussão nos elementos que são essenciais para um enfoque de experimentação investigativa que leva a uma aprendizagem significativa. A abordagem tomada pela pesquisa é qualitativa, a qual se constituiu a partir da análise da transcrição das falas dos sujeitos de uma aula de ciências do nono ano que foi vídeo gravada. A partir das análises concluímos que a forma como o professor conduziu a experimentação é condizente com a experimentação investigativa, dedutivista-racionalista e construtivista; que a experimentação foi desenvolvida em quatro fases: inicial, de desenvolvimento, de busca de referencial teórico e reflexão e de elaboração de um relatório. A experimentação propiciou resultados notórios, visto que os alunos mostraram ter aprendido significativamente o conhecimento que surgiu ao longo do processo investigativo e o conceito final pretendido pelo professor.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-10-17
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/990
10.21439/conexoes.v10i4.990
url http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/990
identifier_str_mv 10.21439/conexoes.v10i4.990
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/990/831
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
dc.source.none.fl_str_mv Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 10, n. 4 (2016): EDIÇÃO ESPECIAL: ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA; 7-15
2176-0144
1982-176X
reponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
instacron:IFCE
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
instacron_str IFCE
institution IFCE
reponame_str Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
collection Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
repository.name.fl_str_mv Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
repository.mail.fl_str_mv conexoes@ifce.edu.br
_version_ 1757994112813891584