A Sequência Fedathi na Produção do Material Didático de Matemática: Estudo de Caso do IFCE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Marília Maia
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Joye, Cassandra Ribeiro, Araújo, Ana Cláudia Uchôa, Borges Neto, Hermínio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
Texto Completo: https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1321
Resumo: Este artigo apresenta uma análise qualitativa das narrativas de uma amostra composta por professores-tutores da licenciatura em Matemática semipresencial, do Instituto Federal do Ceará (IFCE) sobre a adequabilidade do material didático de Cálculo. O referencial teórico pautava-se em estudos baseados nas metodologias de produção e ensino, respectivamente, Design Instrucional Contextualizado e a Sequência Fedathi (SF). Como instrumental, utilizou-se um roteiro de entrevista individual com os sujeitos participantes (professores-tutores), composto por perguntas respaldadas nas etapas da SF. As reflexões a partir dos resultados indicam que havia elementos presentes da metodologia de ensino SF no material didático de Cálculo I em um nível microestrutural, ou seja, em cada aula. Concluiu-se, a partir da análise, que a SF é, pedagogicamente, uma metodologia de ensino possivelmente recomendável para elaboração de um material didático de Matemática para um curso semipresencial de sua área, contudo, corre-se o risco de nem todas as etapas serem exequíveis, por exigirem a presença física do discente, demandando estudo e readequação da metodologia para o ensino à distância.
id IFCE-1_657aa9fe533ae55578bb40db8935d409
oai_identifier_str oai:ojs2.conexoesnew.acessoacademico.com.br:article/1321
network_acronym_str IFCE-1
network_name_str Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
repository_id_str
spelling A Sequência Fedathi na Produção do Material Didático de Matemática: Estudo de Caso do IFCEEste artigo apresenta uma análise qualitativa das narrativas de uma amostra composta por professores-tutores da licenciatura em Matemática semipresencial, do Instituto Federal do Ceará (IFCE) sobre a adequabilidade do material didático de Cálculo. O referencial teórico pautava-se em estudos baseados nas metodologias de produção e ensino, respectivamente, Design Instrucional Contextualizado e a Sequência Fedathi (SF). Como instrumental, utilizou-se um roteiro de entrevista individual com os sujeitos participantes (professores-tutores), composto por perguntas respaldadas nas etapas da SF. As reflexões a partir dos resultados indicam que havia elementos presentes da metodologia de ensino SF no material didático de Cálculo I em um nível microestrutural, ou seja, em cada aula. Concluiu-se, a partir da análise, que a SF é, pedagogicamente, uma metodologia de ensino possivelmente recomendável para elaboração de um material didático de Matemática para um curso semipresencial de sua área, contudo, corre-se o risco de nem todas as etapas serem exequíveis, por exigirem a presença física do discente, demandando estudo e readequação da metodologia para o ensino à distância.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)2018-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/132110.21439/conexoes.v12i1.1321Journal Conexões – Ciência e Tecnologia of IFCE; Vol. 12 No. 1 (2018); 8-17Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 12 Núm. 1 (2018); 8-17Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 12 No 1 (2018); 8-17Conexões - Ciência e Tecnologia; V. 12 N. 1 (2018); 8-17Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 12 n. 1 (2018); 8-17Conexões 杂志 – IFCE 科技; 卷 12 编号 1 (2018); 8-172176-01441982-176Xreponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)instacron:IFCEporhttps://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1321/1176Copyright (c) 2018 Conexões - Ciência e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessMoreira, Marília MaiaJoye, Cassandra RibeiroAraújo, Ana Cláudia UchôaBorges Neto, Hermínio2022-08-22T09:53:43Zoai:ojs2.conexoesnew.acessoacademico.com.br:article/1321Revistahttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoesPUBhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/oaiconexoes@ifce.edu.br2176-01441982-176Xopendoar:2022-08-22T09:53:43Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)false
dc.title.none.fl_str_mv A Sequência Fedathi na Produção do Material Didático de Matemática: Estudo de Caso do IFCE
title A Sequência Fedathi na Produção do Material Didático de Matemática: Estudo de Caso do IFCE
spellingShingle A Sequência Fedathi na Produção do Material Didático de Matemática: Estudo de Caso do IFCE
Moreira, Marília Maia
title_short A Sequência Fedathi na Produção do Material Didático de Matemática: Estudo de Caso do IFCE
title_full A Sequência Fedathi na Produção do Material Didático de Matemática: Estudo de Caso do IFCE
title_fullStr A Sequência Fedathi na Produção do Material Didático de Matemática: Estudo de Caso do IFCE
title_full_unstemmed A Sequência Fedathi na Produção do Material Didático de Matemática: Estudo de Caso do IFCE
title_sort A Sequência Fedathi na Produção do Material Didático de Matemática: Estudo de Caso do IFCE
author Moreira, Marília Maia
author_facet Moreira, Marília Maia
Joye, Cassandra Ribeiro
Araújo, Ana Cláudia Uchôa
Borges Neto, Hermínio
author_role author
author2 Joye, Cassandra Ribeiro
Araújo, Ana Cláudia Uchôa
Borges Neto, Hermínio
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreira, Marília Maia
Joye, Cassandra Ribeiro
Araújo, Ana Cláudia Uchôa
Borges Neto, Hermínio
description Este artigo apresenta uma análise qualitativa das narrativas de uma amostra composta por professores-tutores da licenciatura em Matemática semipresencial, do Instituto Federal do Ceará (IFCE) sobre a adequabilidade do material didático de Cálculo. O referencial teórico pautava-se em estudos baseados nas metodologias de produção e ensino, respectivamente, Design Instrucional Contextualizado e a Sequência Fedathi (SF). Como instrumental, utilizou-se um roteiro de entrevista individual com os sujeitos participantes (professores-tutores), composto por perguntas respaldadas nas etapas da SF. As reflexões a partir dos resultados indicam que havia elementos presentes da metodologia de ensino SF no material didático de Cálculo I em um nível microestrutural, ou seja, em cada aula. Concluiu-se, a partir da análise, que a SF é, pedagogicamente, uma metodologia de ensino possivelmente recomendável para elaboração de um material didático de Matemática para um curso semipresencial de sua área, contudo, corre-se o risco de nem todas as etapas serem exequíveis, por exigirem a presença física do discente, demandando estudo e readequação da metodologia para o ensino à distância.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1321
10.21439/conexoes.v12i1.1321
url https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1321
identifier_str_mv 10.21439/conexoes.v12i1.1321
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1321/1176
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Conexões - Ciência e Tecnologia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Conexões - Ciência e Tecnologia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
dc.source.none.fl_str_mv Journal Conexões – Ciência e Tecnologia of IFCE; Vol. 12 No. 1 (2018); 8-17
Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 12 Núm. 1 (2018); 8-17
Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 12 No 1 (2018); 8-17
Conexões - Ciência e Tecnologia; V. 12 N. 1 (2018); 8-17
Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 12 n. 1 (2018); 8-17
Conexões 杂志 – IFCE 科技; 卷 12 编号 1 (2018); 8-17
2176-0144
1982-176X
reponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
instacron:IFCE
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
instacron_str IFCE
institution IFCE
reponame_str Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
collection Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
repository.name.fl_str_mv Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
repository.mail.fl_str_mv conexoes@ifce.edu.br
_version_ 1797042065636327424