A Sequência Fedathi na Produção do Material Didático de Matemática: Estudo de Caso do IFCE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
Texto Completo: | https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1321 |
Resumo: | Este artigo apresenta uma análise qualitativa das narrativas de uma amostra composta por professores-tutores da licenciatura em Matemática semipresencial, do Instituto Federal do Ceará (IFCE) sobre a adequabilidade do material didático de Cálculo. O referencial teórico pautava-se em estudos baseados nas metodologias de produção e ensino, respectivamente, Design Instrucional Contextualizado e a Sequência Fedathi (SF). Como instrumental, utilizou-se um roteiro de entrevista individual com os sujeitos participantes (professores-tutores), composto por perguntas respaldadas nas etapas da SF. As reflexões a partir dos resultados indicam que havia elementos presentes da metodologia de ensino SF no material didático de Cálculo I em um nível microestrutural, ou seja, em cada aula. Concluiu-se, a partir da análise, que a SF é, pedagogicamente, uma metodologia de ensino possivelmente recomendável para elaboração de um material didático de Matemática para um curso semipresencial de sua área, contudo, corre-se o risco de nem todas as etapas serem exequíveis, por exigirem a presença física do discente, demandando estudo e readequação da metodologia para o ensino à distância. |
id |
IFCE-1_657aa9fe533ae55578bb40db8935d409 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.conexoesnew.acessoacademico.com.br:article/1321 |
network_acronym_str |
IFCE-1 |
network_name_str |
Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A Sequência Fedathi na Produção do Material Didático de Matemática: Estudo de Caso do IFCEEste artigo apresenta uma análise qualitativa das narrativas de uma amostra composta por professores-tutores da licenciatura em Matemática semipresencial, do Instituto Federal do Ceará (IFCE) sobre a adequabilidade do material didático de Cálculo. O referencial teórico pautava-se em estudos baseados nas metodologias de produção e ensino, respectivamente, Design Instrucional Contextualizado e a Sequência Fedathi (SF). Como instrumental, utilizou-se um roteiro de entrevista individual com os sujeitos participantes (professores-tutores), composto por perguntas respaldadas nas etapas da SF. As reflexões a partir dos resultados indicam que havia elementos presentes da metodologia de ensino SF no material didático de Cálculo I em um nível microestrutural, ou seja, em cada aula. Concluiu-se, a partir da análise, que a SF é, pedagogicamente, uma metodologia de ensino possivelmente recomendável para elaboração de um material didático de Matemática para um curso semipresencial de sua área, contudo, corre-se o risco de nem todas as etapas serem exequíveis, por exigirem a presença física do discente, demandando estudo e readequação da metodologia para o ensino à distância.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)2018-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/132110.21439/conexoes.v12i1.1321Journal Conexões – Ciência e Tecnologia of IFCE; Vol. 12 No. 1 (2018); 8-17Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 12 Núm. 1 (2018); 8-17Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 12 No 1 (2018); 8-17Conexões - Ciência e Tecnologia; V. 12 N. 1 (2018); 8-17Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 12 n. 1 (2018); 8-17Conexões 杂志 – IFCE 科技; 卷 12 编号 1 (2018); 8-172176-01441982-176Xreponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)instacron:IFCEporhttps://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1321/1176Copyright (c) 2018 Conexões - Ciência e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessMoreira, Marília MaiaJoye, Cassandra RibeiroAraújo, Ana Cláudia UchôaBorges Neto, Hermínio2022-08-22T09:53:43Zoai:ojs2.conexoesnew.acessoacademico.com.br:article/1321Revistahttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoesPUBhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/oaiconexoes@ifce.edu.br2176-01441982-176Xopendoar:2022-08-22T09:53:43Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Sequência Fedathi na Produção do Material Didático de Matemática: Estudo de Caso do IFCE |
title |
A Sequência Fedathi na Produção do Material Didático de Matemática: Estudo de Caso do IFCE |
spellingShingle |
A Sequência Fedathi na Produção do Material Didático de Matemática: Estudo de Caso do IFCE Moreira, Marília Maia |
title_short |
A Sequência Fedathi na Produção do Material Didático de Matemática: Estudo de Caso do IFCE |
title_full |
A Sequência Fedathi na Produção do Material Didático de Matemática: Estudo de Caso do IFCE |
title_fullStr |
A Sequência Fedathi na Produção do Material Didático de Matemática: Estudo de Caso do IFCE |
title_full_unstemmed |
A Sequência Fedathi na Produção do Material Didático de Matemática: Estudo de Caso do IFCE |
title_sort |
A Sequência Fedathi na Produção do Material Didático de Matemática: Estudo de Caso do IFCE |
author |
Moreira, Marília Maia |
author_facet |
Moreira, Marília Maia Joye, Cassandra Ribeiro Araújo, Ana Cláudia Uchôa Borges Neto, Hermínio |
author_role |
author |
author2 |
Joye, Cassandra Ribeiro Araújo, Ana Cláudia Uchôa Borges Neto, Hermínio |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moreira, Marília Maia Joye, Cassandra Ribeiro Araújo, Ana Cláudia Uchôa Borges Neto, Hermínio |
description |
Este artigo apresenta uma análise qualitativa das narrativas de uma amostra composta por professores-tutores da licenciatura em Matemática semipresencial, do Instituto Federal do Ceará (IFCE) sobre a adequabilidade do material didático de Cálculo. O referencial teórico pautava-se em estudos baseados nas metodologias de produção e ensino, respectivamente, Design Instrucional Contextualizado e a Sequência Fedathi (SF). Como instrumental, utilizou-se um roteiro de entrevista individual com os sujeitos participantes (professores-tutores), composto por perguntas respaldadas nas etapas da SF. As reflexões a partir dos resultados indicam que havia elementos presentes da metodologia de ensino SF no material didático de Cálculo I em um nível microestrutural, ou seja, em cada aula. Concluiu-se, a partir da análise, que a SF é, pedagogicamente, uma metodologia de ensino possivelmente recomendável para elaboração de um material didático de Matemática para um curso semipresencial de sua área, contudo, corre-se o risco de nem todas as etapas serem exequíveis, por exigirem a presença física do discente, demandando estudo e readequação da metodologia para o ensino à distância. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-03-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1321 10.21439/conexoes.v12i1.1321 |
url |
https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1321 |
identifier_str_mv |
10.21439/conexoes.v12i1.1321 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1321/1176 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Conexões - Ciência e Tecnologia info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Conexões - Ciência e Tecnologia |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Journal Conexões – Ciência e Tecnologia of IFCE; Vol. 12 No. 1 (2018); 8-17 Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 12 Núm. 1 (2018); 8-17 Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 12 No 1 (2018); 8-17 Conexões - Ciência e Tecnologia; V. 12 N. 1 (2018); 8-17 Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 12 n. 1 (2018); 8-17 Conexões 杂志 – IFCE 科技; 卷 12 编号 1 (2018); 8-17 2176-0144 1982-176X reponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) instacron:IFCE |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) |
instacron_str |
IFCE |
institution |
IFCE |
reponame_str |
Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
collection |
Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) |
repository.mail.fl_str_mv |
conexoes@ifce.edu.br |
_version_ |
1797042065636327424 |