BIOTECNOLOGIA SOB O ENFOQUE CTS: CONCEPÇÕES DE LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Corrêa, Raquel da Silva
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Galieta, Tatiana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
Texto Completo: http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1470
Resumo: Nesta pesquisa são investigadas as concepções sobre Biotecnologia de licenciandos em Ciências Biológicas de uma universidade pública fluminense tendo como base o enfoque Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS). Foi utilizado como instrumento de coleta de dados um questionário que foi respondido por 137 estudantes e analisados a partir de uma abordagem quantiqualitativa. Os resultados apontam que os licenciandos reconhecem nas disciplinas do núcleo pedagógico o principal espaço de discussão de temas relacionados à Biotecnologia sob o enfoque CTS. Ademais, quase a metade desses graduandos apresentou uma visão reducionista sobre os processos em Biotecnologia, reconhecendo apenas melhorias na qualidade de vida da sociedade em detrimento dos riscos oferecidos. Defendemos que discussões de temas de Biotecnologia em uma perspectiva CTS devem ser focadas também em disciplinas do núcleo biológico na formação inicial dos professores de Ciências Biológicas, a fim de formar profissionais capazes de contextualizar as relações CTS no cotidiano junto aos seus futuros alunos da Educação Básica.
id IFCE-1_66d295e43efb72989868faecbe2e99ea
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1470
network_acronym_str IFCE-1
network_name_str Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
repository_id_str
spelling BIOTECNOLOGIA SOB O ENFOQUE CTS: CONCEPÇÕES DE LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICASCiências Humanas / EducaçãoBiotecnologia. Ciência-Tecnologia-Sociedade. Formação de Professores.Nesta pesquisa são investigadas as concepções sobre Biotecnologia de licenciandos em Ciências Biológicas de uma universidade pública fluminense tendo como base o enfoque Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS). Foi utilizado como instrumento de coleta de dados um questionário que foi respondido por 137 estudantes e analisados a partir de uma abordagem quantiqualitativa. Os resultados apontam que os licenciandos reconhecem nas disciplinas do núcleo pedagógico o principal espaço de discussão de temas relacionados à Biotecnologia sob o enfoque CTS. Ademais, quase a metade desses graduandos apresentou uma visão reducionista sobre os processos em Biotecnologia, reconhecendo apenas melhorias na qualidade de vida da sociedade em detrimento dos riscos oferecidos. Defendemos que discussões de temas de Biotecnologia em uma perspectiva CTS devem ser focadas também em disciplinas do núcleo biológico na formação inicial dos professores de Ciências Biológicas, a fim de formar profissionais capazes de contextualizar as relações CTS no cotidiano junto aos seus futuros alunos da Educação Básica.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)Corrêa, Raquel da SilvaGalieta, Tatiana2020-04-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/147010.21439/conexoes.v14i2.1470Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 14, n. 2 (2020); 118-1262176-01441982-176Xreponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)instacron:IFCEporhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1470/1450Direitos autorais 2020 Conexões - Ciência e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-04-27T18:03:32Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1470Revistahttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoesPUBhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/oaiconexoes@ifce.edu.br2176-01441982-176Xopendoar:2020-04-27T18:03:32Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)false
dc.title.none.fl_str_mv BIOTECNOLOGIA SOB O ENFOQUE CTS: CONCEPÇÕES DE LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
title BIOTECNOLOGIA SOB O ENFOQUE CTS: CONCEPÇÕES DE LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
spellingShingle BIOTECNOLOGIA SOB O ENFOQUE CTS: CONCEPÇÕES DE LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
Corrêa, Raquel da Silva
Ciências Humanas / Educação
Biotecnologia. Ciência-Tecnologia-Sociedade. Formação de Professores.
title_short BIOTECNOLOGIA SOB O ENFOQUE CTS: CONCEPÇÕES DE LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
title_full BIOTECNOLOGIA SOB O ENFOQUE CTS: CONCEPÇÕES DE LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
title_fullStr BIOTECNOLOGIA SOB O ENFOQUE CTS: CONCEPÇÕES DE LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
title_full_unstemmed BIOTECNOLOGIA SOB O ENFOQUE CTS: CONCEPÇÕES DE LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
title_sort BIOTECNOLOGIA SOB O ENFOQUE CTS: CONCEPÇÕES DE LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
author Corrêa, Raquel da Silva
author_facet Corrêa, Raquel da Silva
Galieta, Tatiana
author_role author
author2 Galieta, Tatiana
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Corrêa, Raquel da Silva
Galieta, Tatiana
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências Humanas / Educação
Biotecnologia. Ciência-Tecnologia-Sociedade. Formação de Professores.
topic Ciências Humanas / Educação
Biotecnologia. Ciência-Tecnologia-Sociedade. Formação de Professores.
description Nesta pesquisa são investigadas as concepções sobre Biotecnologia de licenciandos em Ciências Biológicas de uma universidade pública fluminense tendo como base o enfoque Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS). Foi utilizado como instrumento de coleta de dados um questionário que foi respondido por 137 estudantes e analisados a partir de uma abordagem quantiqualitativa. Os resultados apontam que os licenciandos reconhecem nas disciplinas do núcleo pedagógico o principal espaço de discussão de temas relacionados à Biotecnologia sob o enfoque CTS. Ademais, quase a metade desses graduandos apresentou uma visão reducionista sobre os processos em Biotecnologia, reconhecendo apenas melhorias na qualidade de vida da sociedade em detrimento dos riscos oferecidos. Defendemos que discussões de temas de Biotecnologia em uma perspectiva CTS devem ser focadas também em disciplinas do núcleo biológico na formação inicial dos professores de Ciências Biológicas, a fim de formar profissionais capazes de contextualizar as relações CTS no cotidiano junto aos seus futuros alunos da Educação Básica.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-04-27
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1470
10.21439/conexoes.v14i2.1470
url http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1470
identifier_str_mv 10.21439/conexoes.v14i2.1470
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1470/1450
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2020 Conexões - Ciência e Tecnologia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2020 Conexões - Ciência e Tecnologia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
dc.source.none.fl_str_mv Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 14, n. 2 (2020); 118-126
2176-0144
1982-176X
reponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
instacron:IFCE
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
instacron_str IFCE
institution IFCE
reponame_str Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
collection Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
repository.name.fl_str_mv Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
repository.mail.fl_str_mv conexoes@ifce.edu.br
_version_ 1757994112528678912