PROCESSO DE AVALIAÇÃO DE DISCIPLINAS A DISTÂNCIA DE CURSOS TÉCNICOS NA REGIÃO DO CARIRI NA PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monteiro, Francisco Ney Vasques
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Costa, Rodrigo Carvalho Souza, Ferraz, Carlos André Guimarães, Monteiro, Maria de Fátima Vasques
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
Texto Completo: https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/698
Resumo: O Ensino a Distância (EAD) é ferramenta essencial no desenvolvimento educacional devido ao seu elemento inovador e estimulante. Através do EAD, pode-se oferecer recursos variados que possibilita o alcance da educação a localidades remotas ou de difícil acesso. Neste artigo é apresentada uma reflexão sobre o processo de avaliação do aluno na modalidade de ensino a distância, na percepção do professor, por meio de relatos e vivência, bem como conhecer, compreender, subsidiar e descrever os métodos utilizados nesta avaliação. A percepção dos docentes entrevistados foi de fundamental relevância no sentido de como esta pode contribuir para a melhoria do processo avaliativo na modalidade do ensino a distância. Os resultados da pesquisa mostram uma grande preocupação dos professores envolvidos no processo de ensino a distância, requerendo cautela com a metodologia de avaliação devido a lacunas quanto à fragilidade da avaliação não presencial, limitação do AVA (MOODLE) ou da dificuldade natural para identificar o nível de conhecimento do aluno, que também ocorre nas avaliações presenciais, que propiciam a este tipo de avaliação não atingir os objetivos avaliativos.
id IFCE-1_6ce25631ee7db12c23fdae87f7d89457
oai_identifier_str oai:ojs2.conexoesnew.acessoacademico.com.br:article/698
network_acronym_str IFCE-1
network_name_str Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
repository_id_str
spelling PROCESSO DE AVALIAÇÃO DE DISCIPLINAS A DISTÂNCIA DE CURSOS TÉCNICOS NA REGIÃO DO CARIRI NA PERCEPÇÃO DOS PROFESSORESO Ensino a Distância (EAD) é ferramenta essencial no desenvolvimento educacional devido ao seu elemento inovador e estimulante. Através do EAD, pode-se oferecer recursos variados que possibilita o alcance da educação a localidades remotas ou de difícil acesso. Neste artigo é apresentada uma reflexão sobre o processo de avaliação do aluno na modalidade de ensino a distância, na percepção do professor, por meio de relatos e vivência, bem como conhecer, compreender, subsidiar e descrever os métodos utilizados nesta avaliação. A percepção dos docentes entrevistados foi de fundamental relevância no sentido de como esta pode contribuir para a melhoria do processo avaliativo na modalidade do ensino a distância. Os resultados da pesquisa mostram uma grande preocupação dos professores envolvidos no processo de ensino a distância, requerendo cautela com a metodologia de avaliação devido a lacunas quanto à fragilidade da avaliação não presencial, limitação do AVA (MOODLE) ou da dificuldade natural para identificar o nível de conhecimento do aluno, que também ocorre nas avaliações presenciais, que propiciam a este tipo de avaliação não atingir os objetivos avaliativos.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)2015-02-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/69810.21439/conexoes.v9i2.698Journal Conexões – Ciência e Tecnologia of IFCE; Vol. 9 No. 2 (2015): Educação a Distância: Realidades, Desafios e PerspectivasConexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 9 Núm. 2 (2015): Educação a Distância: Realidades, Desafios e PerspectivasConexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 9 No 2 (2015): Educação a Distância: Realidades, Desafios e PerspectivasConexões - Ciência e Tecnologia; V. 9 N. 2 (2015): Educação a Distância: Realidades, Desafios e PerspectivasConexões - Ciência e Tecnologia; v. 9 n. 2 (2015): Educação a Distância: Realidades, Desafios e PerspectivasConexões 杂志 – IFCE 科技; 卷 9 编号 2 (2015): Educação a Distância: Realidades, Desafios e Perspectivas2176-01441982-176Xreponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)instacron:IFCEporhttps://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/698/538Monteiro, Francisco Ney VasquesCosta, Rodrigo Carvalho SouzaFerraz, Carlos André GuimarãesMonteiro, Maria de Fátima Vasquesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-08-22T09:53:09Zoai:ojs2.conexoesnew.acessoacademico.com.br:article/698Revistahttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoesPUBhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/oaiconexoes@ifce.edu.br2176-01441982-176Xopendoar:2022-08-22T09:53:09Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)false
dc.title.none.fl_str_mv PROCESSO DE AVALIAÇÃO DE DISCIPLINAS A DISTÂNCIA DE CURSOS TÉCNICOS NA REGIÃO DO CARIRI NA PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES
title PROCESSO DE AVALIAÇÃO DE DISCIPLINAS A DISTÂNCIA DE CURSOS TÉCNICOS NA REGIÃO DO CARIRI NA PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES
spellingShingle PROCESSO DE AVALIAÇÃO DE DISCIPLINAS A DISTÂNCIA DE CURSOS TÉCNICOS NA REGIÃO DO CARIRI NA PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES
Monteiro, Francisco Ney Vasques
title_short PROCESSO DE AVALIAÇÃO DE DISCIPLINAS A DISTÂNCIA DE CURSOS TÉCNICOS NA REGIÃO DO CARIRI NA PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES
title_full PROCESSO DE AVALIAÇÃO DE DISCIPLINAS A DISTÂNCIA DE CURSOS TÉCNICOS NA REGIÃO DO CARIRI NA PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES
title_fullStr PROCESSO DE AVALIAÇÃO DE DISCIPLINAS A DISTÂNCIA DE CURSOS TÉCNICOS NA REGIÃO DO CARIRI NA PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES
title_full_unstemmed PROCESSO DE AVALIAÇÃO DE DISCIPLINAS A DISTÂNCIA DE CURSOS TÉCNICOS NA REGIÃO DO CARIRI NA PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES
title_sort PROCESSO DE AVALIAÇÃO DE DISCIPLINAS A DISTÂNCIA DE CURSOS TÉCNICOS NA REGIÃO DO CARIRI NA PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES
author Monteiro, Francisco Ney Vasques
author_facet Monteiro, Francisco Ney Vasques
Costa, Rodrigo Carvalho Souza
Ferraz, Carlos André Guimarães
Monteiro, Maria de Fátima Vasques
author_role author
author2 Costa, Rodrigo Carvalho Souza
Ferraz, Carlos André Guimarães
Monteiro, Maria de Fátima Vasques
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Monteiro, Francisco Ney Vasques
Costa, Rodrigo Carvalho Souza
Ferraz, Carlos André Guimarães
Monteiro, Maria de Fátima Vasques
description O Ensino a Distância (EAD) é ferramenta essencial no desenvolvimento educacional devido ao seu elemento inovador e estimulante. Através do EAD, pode-se oferecer recursos variados que possibilita o alcance da educação a localidades remotas ou de difícil acesso. Neste artigo é apresentada uma reflexão sobre o processo de avaliação do aluno na modalidade de ensino a distância, na percepção do professor, por meio de relatos e vivência, bem como conhecer, compreender, subsidiar e descrever os métodos utilizados nesta avaliação. A percepção dos docentes entrevistados foi de fundamental relevância no sentido de como esta pode contribuir para a melhoria do processo avaliativo na modalidade do ensino a distância. Os resultados da pesquisa mostram uma grande preocupação dos professores envolvidos no processo de ensino a distância, requerendo cautela com a metodologia de avaliação devido a lacunas quanto à fragilidade da avaliação não presencial, limitação do AVA (MOODLE) ou da dificuldade natural para identificar o nível de conhecimento do aluno, que também ocorre nas avaliações presenciais, que propiciam a este tipo de avaliação não atingir os objetivos avaliativos.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-02-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/698
10.21439/conexoes.v9i2.698
url https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/698
identifier_str_mv 10.21439/conexoes.v9i2.698
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/698/538
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
dc.source.none.fl_str_mv Journal Conexões – Ciência e Tecnologia of IFCE; Vol. 9 No. 2 (2015): Educação a Distância: Realidades, Desafios e Perspectivas
Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 9 Núm. 2 (2015): Educação a Distância: Realidades, Desafios e Perspectivas
Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 9 No 2 (2015): Educação a Distância: Realidades, Desafios e Perspectivas
Conexões - Ciência e Tecnologia; V. 9 N. 2 (2015): Educação a Distância: Realidades, Desafios e Perspectivas
Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 9 n. 2 (2015): Educação a Distância: Realidades, Desafios e Perspectivas
Conexões 杂志 – IFCE 科技; 卷 9 编号 2 (2015): Educação a Distância: Realidades, Desafios e Perspectivas
2176-0144
1982-176X
reponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
instacron:IFCE
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
instacron_str IFCE
institution IFCE
reponame_str Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
collection Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
repository.name.fl_str_mv Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
repository.mail.fl_str_mv conexoes@ifce.edu.br
_version_ 1797042064723017728