PROCESSO DE AVALIAÇÃO DE DISCIPLINAS A DISTÂNCIA DE CURSOS TÉCNICOS NA REGIÃO DO CARIRI NA PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
Texto Completo: | http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/698 |
Resumo: | O Ensino a Distância (EAD) é ferramenta essencial no desenvolvimento educacional devido ao seu elemento inovador e estimulante. Através do EAD, pode-se oferecer recursos variados que possibilita o alcance da educação a localidades remotas ou de difícil acesso. Neste artigo é apresentada uma reflexão sobre o processo de avaliação do aluno na modalidade de ensino a distância, na percepção do professor, por meio de relatos e vivência, bem como conhecer, compreender, subsidiar e descrever os métodos utilizados nesta avaliação. A percepção dos docentes entrevistados foi de fundamental relevância no sentido de como esta pode contribuir para a melhoria do processo avaliativo na modalidade do ensino a distância. Os resultados da pesquisa mostram uma grande preocupação dos professores envolvidos no processo de ensino a distância, requerendo cautela com a metodologia de avaliação devido a lacunas quanto à fragilidade da avaliação não presencial, limitação do AVA (MOODLE) ou da dificuldade natural para identificar o nível de conhecimento do aluno, que também ocorre nas avaliações presenciais, que propiciam a este tipo de avaliação não atingir os objetivos avaliativos. |
id |
IFCE-1_fae067f3c20b9cf4985041f485c5f02a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/698 |
network_acronym_str |
IFCE-1 |
network_name_str |
Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
PROCESSO DE AVALIAÇÃO DE DISCIPLINAS A DISTÂNCIA DE CURSOS TÉCNICOS NA REGIÃO DO CARIRI NA PERCEPÇÃO DOS PROFESSORESO Ensino a Distância (EAD) é ferramenta essencial no desenvolvimento educacional devido ao seu elemento inovador e estimulante. Através do EAD, pode-se oferecer recursos variados que possibilita o alcance da educação a localidades remotas ou de difícil acesso. Neste artigo é apresentada uma reflexão sobre o processo de avaliação do aluno na modalidade de ensino a distância, na percepção do professor, por meio de relatos e vivência, bem como conhecer, compreender, subsidiar e descrever os métodos utilizados nesta avaliação. A percepção dos docentes entrevistados foi de fundamental relevância no sentido de como esta pode contribuir para a melhoria do processo avaliativo na modalidade do ensino a distância. Os resultados da pesquisa mostram uma grande preocupação dos professores envolvidos no processo de ensino a distância, requerendo cautela com a metodologia de avaliação devido a lacunas quanto à fragilidade da avaliação não presencial, limitação do AVA (MOODLE) ou da dificuldade natural para identificar o nível de conhecimento do aluno, que também ocorre nas avaliações presenciais, que propiciam a este tipo de avaliação não atingir os objetivos avaliativos.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)Monteiro, Francisco Ney VasquesCosta, Rodrigo Carvalho SouzaFerraz, Carlos André GuimarãesMonteiro, Maria de Fátima Vasques2015-02-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/69810.21439/conexoes.v9i2.698Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 9, n. 2 (2015): Educação a Distância: Realidades, Desafios e Perspectivas2176-01441982-176Xreponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)instacron:IFCEporhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/698/538info:eu-repo/semantics/openAccess2022-08-22T12:53:09Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/698Revistahttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoesPUBhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/oaiconexoes@ifce.edu.br2176-01441982-176Xopendoar:2022-08-22T12:53:09Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PROCESSO DE AVALIAÇÃO DE DISCIPLINAS A DISTÂNCIA DE CURSOS TÉCNICOS NA REGIÃO DO CARIRI NA PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES |
title |
PROCESSO DE AVALIAÇÃO DE DISCIPLINAS A DISTÂNCIA DE CURSOS TÉCNICOS NA REGIÃO DO CARIRI NA PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES |
spellingShingle |
PROCESSO DE AVALIAÇÃO DE DISCIPLINAS A DISTÂNCIA DE CURSOS TÉCNICOS NA REGIÃO DO CARIRI NA PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES Monteiro, Francisco Ney Vasques |
title_short |
PROCESSO DE AVALIAÇÃO DE DISCIPLINAS A DISTÂNCIA DE CURSOS TÉCNICOS NA REGIÃO DO CARIRI NA PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES |
title_full |
PROCESSO DE AVALIAÇÃO DE DISCIPLINAS A DISTÂNCIA DE CURSOS TÉCNICOS NA REGIÃO DO CARIRI NA PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES |
title_fullStr |
PROCESSO DE AVALIAÇÃO DE DISCIPLINAS A DISTÂNCIA DE CURSOS TÉCNICOS NA REGIÃO DO CARIRI NA PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES |
title_full_unstemmed |
PROCESSO DE AVALIAÇÃO DE DISCIPLINAS A DISTÂNCIA DE CURSOS TÉCNICOS NA REGIÃO DO CARIRI NA PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES |
title_sort |
PROCESSO DE AVALIAÇÃO DE DISCIPLINAS A DISTÂNCIA DE CURSOS TÉCNICOS NA REGIÃO DO CARIRI NA PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES |
author |
Monteiro, Francisco Ney Vasques |
author_facet |
Monteiro, Francisco Ney Vasques Costa, Rodrigo Carvalho Souza Ferraz, Carlos André Guimarães Monteiro, Maria de Fátima Vasques |
author_role |
author |
author2 |
Costa, Rodrigo Carvalho Souza Ferraz, Carlos André Guimarães Monteiro, Maria de Fátima Vasques |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Monteiro, Francisco Ney Vasques Costa, Rodrigo Carvalho Souza Ferraz, Carlos André Guimarães Monteiro, Maria de Fátima Vasques |
description |
O Ensino a Distância (EAD) é ferramenta essencial no desenvolvimento educacional devido ao seu elemento inovador e estimulante. Através do EAD, pode-se oferecer recursos variados que possibilita o alcance da educação a localidades remotas ou de difícil acesso. Neste artigo é apresentada uma reflexão sobre o processo de avaliação do aluno na modalidade de ensino a distância, na percepção do professor, por meio de relatos e vivência, bem como conhecer, compreender, subsidiar e descrever os métodos utilizados nesta avaliação. A percepção dos docentes entrevistados foi de fundamental relevância no sentido de como esta pode contribuir para a melhoria do processo avaliativo na modalidade do ensino a distância. Os resultados da pesquisa mostram uma grande preocupação dos professores envolvidos no processo de ensino a distância, requerendo cautela com a metodologia de avaliação devido a lacunas quanto à fragilidade da avaliação não presencial, limitação do AVA (MOODLE) ou da dificuldade natural para identificar o nível de conhecimento do aluno, que também ocorre nas avaliações presenciais, que propiciam a este tipo de avaliação não atingir os objetivos avaliativos. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-02-23 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/698 10.21439/conexoes.v9i2.698 |
url |
http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/698 |
identifier_str_mv |
10.21439/conexoes.v9i2.698 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/698/538 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 9, n. 2 (2015): Educação a Distância: Realidades, Desafios e Perspectivas 2176-0144 1982-176X reponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) instacron:IFCE |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) |
instacron_str |
IFCE |
institution |
IFCE |
reponame_str |
Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
collection |
Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) |
repository.mail.fl_str_mv |
conexoes@ifce.edu.br |
_version_ |
1757994111239979008 |