Abordagem STEAM na educação básica brasileira: uma revisão de literatura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maia, Dennys Leite
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Carvalho, Rodolfo Araújo de, Appelt, Veridiana Kelin
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Tecnologia e Sociedade (Online)
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/13536
Resumo: A abordagem STEAM tem sido central nas discussões sobre inovação educacional. O objetivo deste trabalho é levantar trabalhos acadêmicos acerca de práticas em abordagem STEAM desenvolvidas na Educação Básica brasileira, com vistas a construir um construto teórico-metodológico. O levantamento foi realizado na base Google Scholar com a definição de algumas strings de buscas e os achados categorizadas conforme questões de pesquisa. Os resultados indicam que as poucas práticas de abordagem STEAM, desenvolvidas no Brasil, são alinhadas à metodologia Aprendizagem Baseada em Projetos (PBL), associada à Cultura Maker, com ênfase na disciplina de Ciências. As experiências são majoritariamente implementadas no Ensino Médio e nas regiões Sudeste e Sul. Os resultados sugerem que a abordagem STEAM gera ganhos ao desenvolver a autonomia e criatividade discente, além de favorecer aprendizagem por meio experimentação e criação e de forma interdisciplinar. Ademais, é preciso difundir as práticas em abordagem STEAM em outras regiões do Brasil, em especial aquelas com menor desenvolvimento econômico e social, como é o caso das regiões Norte e Nordeste.
id UTFPR-6_8fd1a44635d9b09958680b4d3280581a
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/13536
network_acronym_str UTFPR-6
network_name_str Revista Tecnologia e Sociedade (Online)
repository_id_str
spelling Abordagem STEAM na educação básica brasileira: uma revisão de literatura7.08.04.03-6 Tecnologia EducacionalAbordagem STEAM; STEM; Tecnologia Educacional; Metodologia Ativa; Inovação EducacionalA abordagem STEAM tem sido central nas discussões sobre inovação educacional. O objetivo deste trabalho é levantar trabalhos acadêmicos acerca de práticas em abordagem STEAM desenvolvidas na Educação Básica brasileira, com vistas a construir um construto teórico-metodológico. O levantamento foi realizado na base Google Scholar com a definição de algumas strings de buscas e os achados categorizadas conforme questões de pesquisa. Os resultados indicam que as poucas práticas de abordagem STEAM, desenvolvidas no Brasil, são alinhadas à metodologia Aprendizagem Baseada em Projetos (PBL), associada à Cultura Maker, com ênfase na disciplina de Ciências. As experiências são majoritariamente implementadas no Ensino Médio e nas regiões Sudeste e Sul. Os resultados sugerem que a abordagem STEAM gera ganhos ao desenvolver a autonomia e criatividade discente, além de favorecer aprendizagem por meio experimentação e criação e de forma interdisciplinar. Ademais, é preciso difundir as práticas em abordagem STEAM em outras regiões do Brasil, em especial aquelas com menor desenvolvimento econômico e social, como é o caso das regiões Norte e Nordeste.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Maia, Dennys LeiteCarvalho, Rodolfo Araújo deAppelt, Veridiana Kelin2021-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/1353610.3895/rts.v17n49.13536Revista Tecnologia e Sociedade; v. 17, n. 49 (2021); 68-88Revista Tecnologia e Sociedade; v. 17, n. 49 (2021); 68-881984-35261809-004410.3895/rts.v17n49reponame:Revista Tecnologia e Sociedade (Online)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/13536/8538Direitos autorais 2021 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-10-01T20:42:59Zoai:periodicos.utfpr:article/13536Revistahttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tearPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/oai||rts-ct@utfpr.edu.br1984-35261809-0044opendoar:2021-10-01T20:42:59Revista Tecnologia e Sociedade (Online) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Abordagem STEAM na educação básica brasileira: uma revisão de literatura
title Abordagem STEAM na educação básica brasileira: uma revisão de literatura
spellingShingle Abordagem STEAM na educação básica brasileira: uma revisão de literatura
Maia, Dennys Leite
7.08.04.03-6 Tecnologia Educacional
Abordagem STEAM; STEM; Tecnologia Educacional; Metodologia Ativa; Inovação Educacional
title_short Abordagem STEAM na educação básica brasileira: uma revisão de literatura
title_full Abordagem STEAM na educação básica brasileira: uma revisão de literatura
title_fullStr Abordagem STEAM na educação básica brasileira: uma revisão de literatura
title_full_unstemmed Abordagem STEAM na educação básica brasileira: uma revisão de literatura
title_sort Abordagem STEAM na educação básica brasileira: uma revisão de literatura
author Maia, Dennys Leite
author_facet Maia, Dennys Leite
Carvalho, Rodolfo Araújo de
Appelt, Veridiana Kelin
author_role author
author2 Carvalho, Rodolfo Araújo de
Appelt, Veridiana Kelin
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Maia, Dennys Leite
Carvalho, Rodolfo Araújo de
Appelt, Veridiana Kelin
dc.subject.por.fl_str_mv 7.08.04.03-6 Tecnologia Educacional
Abordagem STEAM; STEM; Tecnologia Educacional; Metodologia Ativa; Inovação Educacional
topic 7.08.04.03-6 Tecnologia Educacional
Abordagem STEAM; STEM; Tecnologia Educacional; Metodologia Ativa; Inovação Educacional
description A abordagem STEAM tem sido central nas discussões sobre inovação educacional. O objetivo deste trabalho é levantar trabalhos acadêmicos acerca de práticas em abordagem STEAM desenvolvidas na Educação Básica brasileira, com vistas a construir um construto teórico-metodológico. O levantamento foi realizado na base Google Scholar com a definição de algumas strings de buscas e os achados categorizadas conforme questões de pesquisa. Os resultados indicam que as poucas práticas de abordagem STEAM, desenvolvidas no Brasil, são alinhadas à metodologia Aprendizagem Baseada em Projetos (PBL), associada à Cultura Maker, com ênfase na disciplina de Ciências. As experiências são majoritariamente implementadas no Ensino Médio e nas regiões Sudeste e Sul. Os resultados sugerem que a abordagem STEAM gera ganhos ao desenvolver a autonomia e criatividade discente, além de favorecer aprendizagem por meio experimentação e criação e de forma interdisciplinar. Ademais, é preciso difundir as práticas em abordagem STEAM em outras regiões do Brasil, em especial aquelas com menor desenvolvimento econômico e social, como é o caso das regiões Norte e Nordeste.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-10-01
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/13536
10.3895/rts.v17n49.13536
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/13536
identifier_str_mv 10.3895/rts.v17n49.13536
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/13536/8538
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Tecnologia e Sociedade; v. 17, n. 49 (2021); 68-88
Revista Tecnologia e Sociedade; v. 17, n. 49 (2021); 68-88
1984-3526
1809-0044
10.3895/rts.v17n49
reponame:Revista Tecnologia e Sociedade (Online)
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Tecnologia e Sociedade (Online)
collection Revista Tecnologia e Sociedade (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Tecnologia e Sociedade (Online) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||rts-ct@utfpr.edu.br
_version_ 1800223877966594048