O cultivo da uva Isabel (Vitis labrusca 'Isabella') no município de Natuba: uma análise entre a interface da etnoquímica e a abordagem STEAM no ensino de Química
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
Texto Completo: | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4658 |
Resumo: | O currículo escolar tem se adequado diante das necessidades exercidas em contribuir para a formação cidadã dos estudantes. O ensino de Química, por sua vez, tem desempenhado um papel fundamental no que se refere a formação crítica a partir de questões sociais que vem sendo um desafio no que se refere a inserção de questões multidisciplinares. Neste sentido, o presente trabalho tem por objetivo analisar uma proposta de intervenção didática seguindo os pressupostos da Etnoquímica a partir de discussões sobre a cultura da Uva Isabel (Vitis labrusca 'Isabella') junto aos estudantes do Ensino Médio. Buscando investigar o contexto social por trás da temática alinhada aos saberes que envolvem a cultura da cidade de Natuba-PB, abrindo espaço para discutir os conceitos científicos por meio de uma abordagem multidisciplinar junto a abordagem STEAM e a Etnoquímica. Buscando relatar as principais características desta cultura tão vasta em conhecimentos, além de proporcionar que seja desenvolvida uma abordagem metodológica para gerar discussões em sala de aula. Nessa perspectiva, o presente trabalho apresenta como público alvo, uma produtora, que compartilhou seus conhecimentos sobre o plantio e cultivo da Uva Isabel na cidade de Natuba-PB, junto a 28 estudantes do Ensino Médio. O percurso metodológico é direcionado para a aplicação de cinco questionários, cujo objetivo é buscar conhecer o público alvo, analisar a visão dos estudantes a partir das etapas dessa pesquisa até a sua conclusão, além de compor também a entrevista realizada com a produtora. Esta pesquisa é caracterizada como qualitativa, de caráter interpretativo que apresenta características ligadas a pesquisa participante e a pesquisa etnográfica, apresentando como instrumento de coleta de dados a análise descritiva proposta pro Bardin. Com base nos resultados obtidos, é possível considerar o fato de que os estudantes não tinham conhecimento da importância em se conhecer a cultura local, bem como o de vivenciar momentos que proporcionariam ideias para garantia de uma renda futura, além de despertar o interesse em se tornar cidadãos ativos quanto a contribuir para o crescimento da diversidade cultural da cidade de Natuba-PB, sendo possível analisar o perfil dos estudantes a partir da exploração do seu lado empreendedor junto aos conhecimentos ensinados pela matemática vinculados ao empreendedorismo. Tratando também de temáticas relevantes quanto a conscientização quanto ao alto risco de acidentes ocasionados a partir do consumo de bebidas alcóolicas, conforme discutidos a partir da fermentação alcoólica e os conceitos voltados para a função química álcool junto as reações químicas presentes em todo o contexto. Sendo assim, a pesquisa buscou apresentar uma proposta de intervenção didática que possibilitasse a inserção de uma abordagem multidisciplinar a partir da Abordagem STEAM, delimitando cada uma de suas áreas e suas principais relações a partir da cultivar da Uva Isabel. Servindo como possibilidade para que os pesquisadores e pesquisadoras que tenham interesse em conhecer mais sobre a cultura local, possam conhecer as etapas desta pesquisa afim de construir sua própria proposta e adequar de acordo com a sua realidade e cultura local. Servindo também como arcabouço teórico a partir da abordagem metodológica. |
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O cultivo da uva Isabel (Vitis labrusca 'Isabella') no município de Natuba: uma análise entre a interface da etnoquímica e a abordagem STEAM no ensino de QuímicaThe cultivation of Isabel grape (Vitis labrusca 'Isabella') in the municipality of Natuba: an analysis between the interface of ethnochemistry and the STEAM approach in teaching ChemistryCultura da uvaAbordagem STEAMEnsino de QuímicaCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICAO currículo escolar tem se adequado diante das necessidades exercidas em contribuir para a formação cidadã dos estudantes. O ensino de Química, por sua vez, tem desempenhado um papel fundamental no que se refere a formação crítica a partir de questões sociais que vem sendo um desafio no que se refere a inserção de questões multidisciplinares. Neste sentido, o presente trabalho tem por objetivo analisar uma proposta de intervenção didática seguindo os pressupostos da Etnoquímica a partir de discussões sobre a cultura da Uva Isabel (Vitis labrusca 'Isabella') junto aos estudantes do Ensino Médio. Buscando investigar o contexto social por trás da temática alinhada aos saberes que envolvem a cultura da cidade de Natuba-PB, abrindo espaço para discutir os conceitos científicos por meio de uma abordagem multidisciplinar junto a abordagem STEAM e a Etnoquímica. Buscando relatar as principais características desta cultura tão vasta em conhecimentos, além de proporcionar que seja desenvolvida uma abordagem metodológica para gerar discussões em sala de aula. Nessa perspectiva, o presente trabalho apresenta como público alvo, uma produtora, que compartilhou seus conhecimentos sobre o plantio e cultivo da Uva Isabel na cidade de Natuba-PB, junto a 28 estudantes do Ensino Médio. O percurso metodológico é direcionado para a aplicação de cinco questionários, cujo objetivo é buscar conhecer o público alvo, analisar a visão dos estudantes a partir das etapas dessa pesquisa até a sua conclusão, além de compor também a entrevista realizada com a produtora. Esta pesquisa é caracterizada como qualitativa, de caráter interpretativo que apresenta características ligadas a pesquisa participante e a pesquisa etnográfica, apresentando como instrumento de coleta de dados a análise descritiva proposta pro Bardin. Com base nos resultados obtidos, é possível considerar o fato de que os estudantes não tinham conhecimento da importância em se conhecer a cultura local, bem como o de vivenciar momentos que proporcionariam ideias para garantia de uma renda futura, além de despertar o interesse em se tornar cidadãos ativos quanto a contribuir para o crescimento da diversidade cultural da cidade de Natuba-PB, sendo possível analisar o perfil dos estudantes a partir da exploração do seu lado empreendedor junto aos conhecimentos ensinados pela matemática vinculados ao empreendedorismo. Tratando também de temáticas relevantes quanto a conscientização quanto ao alto risco de acidentes ocasionados a partir do consumo de bebidas alcóolicas, conforme discutidos a partir da fermentação alcoólica e os conceitos voltados para a função química álcool junto as reações químicas presentes em todo o contexto. Sendo assim, a pesquisa buscou apresentar uma proposta de intervenção didática que possibilitasse a inserção de uma abordagem multidisciplinar a partir da Abordagem STEAM, delimitando cada uma de suas áreas e suas principais relações a partir da cultivar da Uva Isabel. Servindo como possibilidade para que os pesquisadores e pesquisadoras que tenham interesse em conhecer mais sobre a cultura local, possam conhecer as etapas desta pesquisa afim de construir sua própria proposta e adequar de acordo com a sua realidade e cultura local. Servindo também como arcabouço teórico a partir da abordagem metodológica.The school curriculum has adapted to the needs exercised in contributing to the citizenship formation of students. The teaching of Chemistry, in turn, has played a fundamental role in terms of critical education based on social issues, which has been a challenge regarding the inclusion of multidisciplinary issues. In this sense, the present work aims to analyze a didactic intervention proposal following the assumptions of Ethnochemistry based on discussions about the cultivation of Isabella grape (Vitis labrusca 'Isabella') with high school students. Seeking to investigate the social context behind the theme aligned with the knowledge that involves the culture of the city of Natuba-PB, opening space to discuss scientific concepts through a multidisciplinary approach together with the STEAM approach and Ethnochemistry. Seeking to report the main characteristics of this culture so vast in knowledge, in addition to providing the development of a methodological approach to generate discussions in the classroom. In this perspective, the present work presents as target audience, a producer, who shared her knowledge about the planting and cultivation of Isabel grape in the city of Natuba-PB, along with 28 high school students. The methodological course is directed to the application of five questionnaires, whose objective is to seek to know the target audience, to analyze the students' vision from the stages of this research to its conclusion, in addition to also composing the interview with the producer. This research is characterized as qualitative, with an interpretative character that presents characteristics related to participant research and ethnographic research, presenting as a data collection instrument the descriptive analysis proposed by Bardin. Based on the results obtained, it is possible to consider the fact that the students were not aware of the importance of getting to know the local culture, as well as of experiencing moments that would provide ideas to guarantee a future income, in addition to awakening their interest in becoming become active citizens in terms of contributing to the growth of cultural diversity in the city of Natuba-PB, making it possible to analyze the profile of students from the exploration of their entrepreneurial side along with the knowledge taught by mathematics linked to entrepreneurship. Also dealing with relevant issues regarding awareness of the high risk of accidents caused by the consumption of alcoholic beverages, as discussed from the point of view of alcoholic fermentation and the concepts focused on the chemical function of alcohol along with the chemical reactions present throughout the context. Therefore, the research sought to present a didactic intervention proposal that would allow the insertion of a multidisciplinary approach based on the STEAM Approach, delimiting each of its areas and its main relationships based on the cultivar of Grape Isabel. Serving as a possibility for researchers who are interested in knowing more about the local culture, to know the stages of this research in order to build their own proposal and adapt it according to their reality and local culture. Also serving as a theoretical framework from the methodological approach.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPESUniversidade Estadual da ParaíbaPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEMDantas Filho, Francisco Ferreirahttp://lattes.cnpq.br/9209322069666549Diniz Júnior, Antônio Ináciohttp://lattes.cnpq.br/4807751048303686Onofre, Eduardo Gomeshttp://lattes.cnpq.br/5339741056906369Borba, Joellyson Ferreira da Silva2023-05-30T19:49:39Z2999-12-312023-05-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfBORBA, Joellyson Ferreira da Silva. O cultivo da uva Isabel (Vitis labrusca 'Isabella') no município de Natuba: uma análise entre a interface da etnoquímica e a abordagem STEAM no ensino de Química. 2023. 128f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4658porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2023-05-30T19:49:57Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/4658Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2023-05-30T19:49:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false |
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