IMPACTOS DO PROGRAMA MULHERES MIL NA VIDA DAS DISCENTES DO IFCE CAMPUS CANINDÉ

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Renata Maria Paiva
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Liberato, Juliana Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
Texto Completo: https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/683
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo conhecer os impactos que o Programa Mulheres Mil provocou na vida das mulheres participantes, assim como observar qual importância da educação na transformação social. Trata-se de um estudo de campo realizado com o grupo de estudantes de um curso de qualificação profissional desenvolvido através do Programa Mulheres Mil no campus de Canindé, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará. A partir de uma abordagem qualitativa, tem-se a intenção de apreender as compreensões e elaborações das discentes ao vivenciarem uma experiência educacional que tem como foco a perspectiva da inclusão social. A pesquisa se desenvolveu por meio de questionário estruturado com perguntas abertas, em que as estudantes puderam expor, através de um discurso livre, suas opiniões sobre a experiência de participar do Programa. Dessa forma, pôde-se observar que as mulheres que receberam a capacitação profissional por meio do Programa desenvolveram não apenas sua capacidade laborativa, mas também outras habilidades intelectuais e emocionais que poderão contribuir para a construção de sua autonomia e para o vislumbre de novas perspectivas de vida.
id IFCE-1_809f3a495094a6e578d47dc2749ab5a8
oai_identifier_str oai:ojs2.conexoesnew.acessoacademico.com.br:article/683
network_acronym_str IFCE-1
network_name_str Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
repository_id_str
spelling IMPACTOS DO PROGRAMA MULHERES MIL NA VIDA DAS DISCENTES DO IFCE CAMPUS CANINDÉO presente trabalho tem como objetivo conhecer os impactos que o Programa Mulheres Mil provocou na vida das mulheres participantes, assim como observar qual importância da educação na transformação social. Trata-se de um estudo de campo realizado com o grupo de estudantes de um curso de qualificação profissional desenvolvido através do Programa Mulheres Mil no campus de Canindé, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará. A partir de uma abordagem qualitativa, tem-se a intenção de apreender as compreensões e elaborações das discentes ao vivenciarem uma experiência educacional que tem como foco a perspectiva da inclusão social. A pesquisa se desenvolveu por meio de questionário estruturado com perguntas abertas, em que as estudantes puderam expor, através de um discurso livre, suas opiniões sobre a experiência de participar do Programa. Dessa forma, pôde-se observar que as mulheres que receberam a capacitação profissional por meio do Programa desenvolveram não apenas sua capacidade laborativa, mas também outras habilidades intelectuais e emocionais que poderão contribuir para a construção de sua autonomia e para o vislumbre de novas perspectivas de vida.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)2014-09-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/68310.21439/conexoes.v8i1.683Journal Conexões – Ciência e Tecnologia of IFCE; Vol. 8 No. 1 (2014): Edição Especial sobre GêneroConexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 8 Núm. 1 (2014): Edição Especial sobre GêneroConexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 8 No 1 (2014): Edição Especial sobre GêneroConexões - Ciência e Tecnologia; V. 8 N. 1 (2014): Edição Especial sobre GêneroConexões - Ciência e Tecnologia; v. 8 n. 1 (2014): Edição Especial sobre GêneroConexões 杂志 – IFCE 科技; 卷 8 编号 1 (2014): Edição Especial sobre Gênero2176-01441982-176Xreponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)instacron:IFCEporhttps://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/683/416Costa, Renata Maria PaivaLiberato, Juliana Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-08-22T09:53:05Zoai:ojs2.conexoesnew.acessoacademico.com.br:article/683Revistahttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoesPUBhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/oaiconexoes@ifce.edu.br2176-01441982-176Xopendoar:2022-08-22T09:53:05Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)false
dc.title.none.fl_str_mv IMPACTOS DO PROGRAMA MULHERES MIL NA VIDA DAS DISCENTES DO IFCE CAMPUS CANINDÉ
title IMPACTOS DO PROGRAMA MULHERES MIL NA VIDA DAS DISCENTES DO IFCE CAMPUS CANINDÉ
spellingShingle IMPACTOS DO PROGRAMA MULHERES MIL NA VIDA DAS DISCENTES DO IFCE CAMPUS CANINDÉ
Costa, Renata Maria Paiva
title_short IMPACTOS DO PROGRAMA MULHERES MIL NA VIDA DAS DISCENTES DO IFCE CAMPUS CANINDÉ
title_full IMPACTOS DO PROGRAMA MULHERES MIL NA VIDA DAS DISCENTES DO IFCE CAMPUS CANINDÉ
title_fullStr IMPACTOS DO PROGRAMA MULHERES MIL NA VIDA DAS DISCENTES DO IFCE CAMPUS CANINDÉ
title_full_unstemmed IMPACTOS DO PROGRAMA MULHERES MIL NA VIDA DAS DISCENTES DO IFCE CAMPUS CANINDÉ
title_sort IMPACTOS DO PROGRAMA MULHERES MIL NA VIDA DAS DISCENTES DO IFCE CAMPUS CANINDÉ
author Costa, Renata Maria Paiva
author_facet Costa, Renata Maria Paiva
Liberato, Juliana Silva
author_role author
author2 Liberato, Juliana Silva
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Renata Maria Paiva
Liberato, Juliana Silva
description O presente trabalho tem como objetivo conhecer os impactos que o Programa Mulheres Mil provocou na vida das mulheres participantes, assim como observar qual importância da educação na transformação social. Trata-se de um estudo de campo realizado com o grupo de estudantes de um curso de qualificação profissional desenvolvido através do Programa Mulheres Mil no campus de Canindé, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará. A partir de uma abordagem qualitativa, tem-se a intenção de apreender as compreensões e elaborações das discentes ao vivenciarem uma experiência educacional que tem como foco a perspectiva da inclusão social. A pesquisa se desenvolveu por meio de questionário estruturado com perguntas abertas, em que as estudantes puderam expor, através de um discurso livre, suas opiniões sobre a experiência de participar do Programa. Dessa forma, pôde-se observar que as mulheres que receberam a capacitação profissional por meio do Programa desenvolveram não apenas sua capacidade laborativa, mas também outras habilidades intelectuais e emocionais que poderão contribuir para a construção de sua autonomia e para o vislumbre de novas perspectivas de vida.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-09-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/683
10.21439/conexoes.v8i1.683
url https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/683
identifier_str_mv 10.21439/conexoes.v8i1.683
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/683/416
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
dc.source.none.fl_str_mv Journal Conexões – Ciência e Tecnologia of IFCE; Vol. 8 No. 1 (2014): Edição Especial sobre Gênero
Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 8 Núm. 1 (2014): Edição Especial sobre Gênero
Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 8 No 1 (2014): Edição Especial sobre Gênero
Conexões - Ciência e Tecnologia; V. 8 N. 1 (2014): Edição Especial sobre Gênero
Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 8 n. 1 (2014): Edição Especial sobre Gênero
Conexões 杂志 – IFCE 科技; 卷 8 编号 1 (2014): Edição Especial sobre Gênero
2176-0144
1982-176X
reponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
instacron:IFCE
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
instacron_str IFCE
institution IFCE
reponame_str Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
collection Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
repository.name.fl_str_mv Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
repository.mail.fl_str_mv conexoes@ifce.edu.br
_version_ 1797042064715677696