USABILIDADE APLICADA AOS SISTEMAS M-LEARNING: ANÁLISE DE DISPOSITIVOS MÓVEIS COMO FERRAMENTA DE ENSINO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
Texto Completo: | http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2317 |
Resumo: | O presente estudo, fruto de uma dissertação produzida no curso de mestrado em Design, propõe avaliar a interação entre estudantes e dispositivos móveis sob a ótica da Usabilidade, buscando averiguar os principais problemas de uso inseridos no contexto educacional. O método utilizado divide-se em três etapas: Revisão Bibliográfica, que explora as especificidades, conceitos e teorias aplicados a este domínio. Coleta de Dados, realizada com oito participantes, sendo cinco estudantes de curso pré-vestibular (público-alvo) e três especialistas na área de usabilidade móvel, convidados a contribuir com o estudo por meio de pareceres técnicos sobre usabilidade. A amostra de estudantes foi submetida a simulações de atividades educacionais nas interfaces da plataforma móvel de aprendizagem AppProva, por onde se tornou possível investigar a satisfação do usuário em relação à navegabilidade do sistema, engajamento de atividades, padronização e consistência de elementos visuais e liberdade de controle na plataforma. Por fim, realiza-se a análise dos resultados encontrados, apurando as principais complexidades e limitações presentes no m-learning, sendo estas: isolamento do aluno, baixa autonomia da bateria, instabilidade de conexão com a internet, esforço excessivo da visão, distrações e interferências virtuais, barreiras de acessibilidade e dificuldade para corrigir erros apresentados pelo sistema. |
id |
IFCE-1_96f7d56f776e4045a7b6e4b24d58c6bc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2317 |
network_acronym_str |
IFCE-1 |
network_name_str |
Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
USABILIDADE APLICADA AOS SISTEMAS M-LEARNING: ANÁLISE DE DISPOSITIVOS MÓVEIS COMO FERRAMENTA DE ENSINOInterdisciplinarusabilidade; aprendizagem móvel; educação; ergonomiaO presente estudo, fruto de uma dissertação produzida no curso de mestrado em Design, propõe avaliar a interação entre estudantes e dispositivos móveis sob a ótica da Usabilidade, buscando averiguar os principais problemas de uso inseridos no contexto educacional. O método utilizado divide-se em três etapas: Revisão Bibliográfica, que explora as especificidades, conceitos e teorias aplicados a este domínio. Coleta de Dados, realizada com oito participantes, sendo cinco estudantes de curso pré-vestibular (público-alvo) e três especialistas na área de usabilidade móvel, convidados a contribuir com o estudo por meio de pareceres técnicos sobre usabilidade. A amostra de estudantes foi submetida a simulações de atividades educacionais nas interfaces da plataforma móvel de aprendizagem AppProva, por onde se tornou possível investigar a satisfação do usuário em relação à navegabilidade do sistema, engajamento de atividades, padronização e consistência de elementos visuais e liberdade de controle na plataforma. Por fim, realiza-se a análise dos resultados encontrados, apurando as principais complexidades e limitações presentes no m-learning, sendo estas: isolamento do aluno, baixa autonomia da bateria, instabilidade de conexão com a internet, esforço excessivo da visão, distrações e interferências virtuais, barreiras de acessibilidade e dificuldade para corrigir erros apresentados pelo sistema.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)Universidade do Estado de Santa CatarinaCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorNunes Tolentino Costa, KarolinaAnthero Nunes Vianna dos Santos, Flávio2022-11-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Empíricaapplication/pdfhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/231710.21439/conexoes.v16i0.2317Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 16 (2022); e0220272176-01441982-176Xreponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)instacron:IFCEporhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2317/1621Direitos autorais 2022 Conexões - Ciência e Tecnologiahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-12-06T18:08:22Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2317Revistahttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoesPUBhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/oaiconexoes@ifce.edu.br2176-01441982-176Xopendoar:2022-12-06T18:08:22Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
USABILIDADE APLICADA AOS SISTEMAS M-LEARNING: ANÁLISE DE DISPOSITIVOS MÓVEIS COMO FERRAMENTA DE ENSINO |
title |
USABILIDADE APLICADA AOS SISTEMAS M-LEARNING: ANÁLISE DE DISPOSITIVOS MÓVEIS COMO FERRAMENTA DE ENSINO |
spellingShingle |
USABILIDADE APLICADA AOS SISTEMAS M-LEARNING: ANÁLISE DE DISPOSITIVOS MÓVEIS COMO FERRAMENTA DE ENSINO Nunes Tolentino Costa, Karolina Interdisciplinar usabilidade; aprendizagem móvel; educação; ergonomia |
title_short |
USABILIDADE APLICADA AOS SISTEMAS M-LEARNING: ANÁLISE DE DISPOSITIVOS MÓVEIS COMO FERRAMENTA DE ENSINO |
title_full |
USABILIDADE APLICADA AOS SISTEMAS M-LEARNING: ANÁLISE DE DISPOSITIVOS MÓVEIS COMO FERRAMENTA DE ENSINO |
title_fullStr |
USABILIDADE APLICADA AOS SISTEMAS M-LEARNING: ANÁLISE DE DISPOSITIVOS MÓVEIS COMO FERRAMENTA DE ENSINO |
title_full_unstemmed |
USABILIDADE APLICADA AOS SISTEMAS M-LEARNING: ANÁLISE DE DISPOSITIVOS MÓVEIS COMO FERRAMENTA DE ENSINO |
title_sort |
USABILIDADE APLICADA AOS SISTEMAS M-LEARNING: ANÁLISE DE DISPOSITIVOS MÓVEIS COMO FERRAMENTA DE ENSINO |
author |
Nunes Tolentino Costa, Karolina |
author_facet |
Nunes Tolentino Costa, Karolina Anthero Nunes Vianna dos Santos, Flávio |
author_role |
author |
author2 |
Anthero Nunes Vianna dos Santos, Flávio |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado de Santa Catarina CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nunes Tolentino Costa, Karolina Anthero Nunes Vianna dos Santos, Flávio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Interdisciplinar usabilidade; aprendizagem móvel; educação; ergonomia |
topic |
Interdisciplinar usabilidade; aprendizagem móvel; educação; ergonomia |
description |
O presente estudo, fruto de uma dissertação produzida no curso de mestrado em Design, propõe avaliar a interação entre estudantes e dispositivos móveis sob a ótica da Usabilidade, buscando averiguar os principais problemas de uso inseridos no contexto educacional. O método utilizado divide-se em três etapas: Revisão Bibliográfica, que explora as especificidades, conceitos e teorias aplicados a este domínio. Coleta de Dados, realizada com oito participantes, sendo cinco estudantes de curso pré-vestibular (público-alvo) e três especialistas na área de usabilidade móvel, convidados a contribuir com o estudo por meio de pareceres técnicos sobre usabilidade. A amostra de estudantes foi submetida a simulações de atividades educacionais nas interfaces da plataforma móvel de aprendizagem AppProva, por onde se tornou possível investigar a satisfação do usuário em relação à navegabilidade do sistema, engajamento de atividades, padronização e consistência de elementos visuais e liberdade de controle na plataforma. Por fim, realiza-se a análise dos resultados encontrados, apurando as principais complexidades e limitações presentes no m-learning, sendo estas: isolamento do aluno, baixa autonomia da bateria, instabilidade de conexão com a internet, esforço excessivo da visão, distrações e interferências virtuais, barreiras de acessibilidade e dificuldade para corrigir erros apresentados pelo sistema. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-11-08 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa Empírica |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2317 10.21439/conexoes.v16i0.2317 |
url |
http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2317 |
identifier_str_mv |
10.21439/conexoes.v16i0.2317 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2317/1621 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2022 Conexões - Ciência e Tecnologia https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2022 Conexões - Ciência e Tecnologia https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 16 (2022); e022027 2176-0144 1982-176X reponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) instacron:IFCE |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) |
instacron_str |
IFCE |
institution |
IFCE |
reponame_str |
Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
collection |
Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) |
repository.mail.fl_str_mv |
conexoes@ifce.edu.br |
_version_ |
1757994112808648704 |