FILOSOFIA DA MATEMÁTICA NUM CURSO DE LICENCIATURA: IMPLICAÇÕES PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
Texto Completo: | http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/384 |
Resumo: | O modelo standart de disposição das disciplinas obrigatórias na formação de um licenciado em Matemática oportuniza a constituição e evolução profissional dicotômicas. De um lado, as disciplinas de cunho específico; do outro, as disciplinas de natureza pedagógica. Este modo de organização curricular e concepção de formação é alvo de questionamentos no âmbito nacional e internacional. Além disso, há que se observar determinadas incoerências da contribuição de cada área, tais como: apresentação de teorias pedagógicas gerais que se prestam apenas como um conteúdo informacional e não operacional para o ensino de Matemática; o formalismo extremado dos conteúdos específicos e a carência de propostas metodológicas para o ensino de Matemática; o tratamento meramente lógico e axiomático de conteúdos que poderiam propiciar ao professor em formação um viés histórico, filosófico e epistemológico. Desta forma, discuti-se neste artigo a incorporação de Filosofia da Educação Matemática como uma dimensão necessária para a formação do professor de Matemática. Além disso, sugerem-se alguns conteúdos que frequentemente não são objeto de análise nos currículos da graduação. Concluí-se com a proposição de um quadro de formação que proporcione ao aluno a compreensão de outras facetas do saber matemático, além do lógico-formal que se apresenta como o modelo predominante nas universidades. |
id |
IFCE-1_b5f3a244ce108fca085b949ff28e976d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/384 |
network_acronym_str |
IFCE-1 |
network_name_str |
Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
FILOSOFIA DA MATEMÁTICA NUM CURSO DE LICENCIATURA: IMPLICAÇÕES PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSORO modelo standart de disposição das disciplinas obrigatórias na formação de um licenciado em Matemática oportuniza a constituição e evolução profissional dicotômicas. De um lado, as disciplinas de cunho específico; do outro, as disciplinas de natureza pedagógica. Este modo de organização curricular e concepção de formação é alvo de questionamentos no âmbito nacional e internacional. Além disso, há que se observar determinadas incoerências da contribuição de cada área, tais como: apresentação de teorias pedagógicas gerais que se prestam apenas como um conteúdo informacional e não operacional para o ensino de Matemática; o formalismo extremado dos conteúdos específicos e a carência de propostas metodológicas para o ensino de Matemática; o tratamento meramente lógico e axiomático de conteúdos que poderiam propiciar ao professor em formação um viés histórico, filosófico e epistemológico. Desta forma, discuti-se neste artigo a incorporação de Filosofia da Educação Matemática como uma dimensão necessária para a formação do professor de Matemática. Além disso, sugerem-se alguns conteúdos que frequentemente não são objeto de análise nos currículos da graduação. Concluí-se com a proposição de um quadro de formação que proporcione ao aluno a compreensão de outras facetas do saber matemático, além do lógico-formal que se apresenta como o modelo predominante nas universidades.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)Alves, Francisco Regis VieiraBorges Neto, Hermínio2011-10-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/38410.21439/conexoes.v6i1.384Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 6, No. 1 (2012)2176-01441982-176Xreponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)instacron:IFCEporhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/384/320info:eu-repo/semantics/openAccess2022-08-22T12:53:00Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/384Revistahttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoesPUBhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/oaiconexoes@ifce.edu.br2176-01441982-176Xopendoar:2022-08-22T12:53Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
FILOSOFIA DA MATEMÁTICA NUM CURSO DE LICENCIATURA: IMPLICAÇÕES PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR |
title |
FILOSOFIA DA MATEMÁTICA NUM CURSO DE LICENCIATURA: IMPLICAÇÕES PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR |
spellingShingle |
FILOSOFIA DA MATEMÁTICA NUM CURSO DE LICENCIATURA: IMPLICAÇÕES PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR Alves, Francisco Regis Vieira |
title_short |
FILOSOFIA DA MATEMÁTICA NUM CURSO DE LICENCIATURA: IMPLICAÇÕES PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR |
title_full |
FILOSOFIA DA MATEMÁTICA NUM CURSO DE LICENCIATURA: IMPLICAÇÕES PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR |
title_fullStr |
FILOSOFIA DA MATEMÁTICA NUM CURSO DE LICENCIATURA: IMPLICAÇÕES PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR |
title_full_unstemmed |
FILOSOFIA DA MATEMÁTICA NUM CURSO DE LICENCIATURA: IMPLICAÇÕES PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR |
title_sort |
FILOSOFIA DA MATEMÁTICA NUM CURSO DE LICENCIATURA: IMPLICAÇÕES PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR |
author |
Alves, Francisco Regis Vieira |
author_facet |
Alves, Francisco Regis Vieira Borges Neto, Hermínio |
author_role |
author |
author2 |
Borges Neto, Hermínio |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alves, Francisco Regis Vieira Borges Neto, Hermínio |
description |
O modelo standart de disposição das disciplinas obrigatórias na formação de um licenciado em Matemática oportuniza a constituição e evolução profissional dicotômicas. De um lado, as disciplinas de cunho específico; do outro, as disciplinas de natureza pedagógica. Este modo de organização curricular e concepção de formação é alvo de questionamentos no âmbito nacional e internacional. Além disso, há que se observar determinadas incoerências da contribuição de cada área, tais como: apresentação de teorias pedagógicas gerais que se prestam apenas como um conteúdo informacional e não operacional para o ensino de Matemática; o formalismo extremado dos conteúdos específicos e a carência de propostas metodológicas para o ensino de Matemática; o tratamento meramente lógico e axiomático de conteúdos que poderiam propiciar ao professor em formação um viés histórico, filosófico e epistemológico. Desta forma, discuti-se neste artigo a incorporação de Filosofia da Educação Matemática como uma dimensão necessária para a formação do professor de Matemática. Além disso, sugerem-se alguns conteúdos que frequentemente não são objeto de análise nos currículos da graduação. Concluí-se com a proposição de um quadro de formação que proporcione ao aluno a compreensão de outras facetas do saber matemático, além do lógico-formal que se apresenta como o modelo predominante nas universidades. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-10-26 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/384 10.21439/conexoes.v6i1.384 |
url |
http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/384 |
identifier_str_mv |
10.21439/conexoes.v6i1.384 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/384/320 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 6, No. 1 (2012) 2176-0144 1982-176X reponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) instacron:IFCE |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) |
instacron_str |
IFCE |
institution |
IFCE |
reponame_str |
Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
collection |
Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) |
repository.mail.fl_str_mv |
conexoes@ifce.edu.br |
_version_ |
1757994112466812929 |