FILOSOFIA DA MATEMÁTICA NUM CURSO DE LICENCIATURA: IMPLICAÇÕES PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Francisco Regis Vieira
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Borges Neto, Hermínio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
Texto Completo: http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/384
Resumo: O modelo standart de disposição das disciplinas obrigatórias na formação de um licenciado em Matemática oportuniza a constituição e evolução profissional dicotômicas. De um lado, as disciplinas de cunho específico; do outro, as disciplinas de natureza pedagógica. Este modo de organização curricular e concepção de formação é alvo de questionamentos no âmbito nacional e internacional. Além disso, há que se observar determinadas incoerências da contribuição de cada área, tais como: apresentação de teorias pedagógicas gerais que se prestam apenas como um conteúdo informacional e não operacional para o ensino de Matemática; o formalismo extremado dos conteúdos específicos e a carência de propostas metodológicas para o ensino de Matemática; o tratamento meramente lógico e axiomático de conteúdos que poderiam propiciar ao professor em formação um viés histórico, filosófico e epistemológico. Desta forma, discuti-se neste artigo a incorporação de Filosofia da Educação Matemática como uma dimensão necessária para a formação do professor de Matemática. Além disso, sugerem-se alguns conteúdos que frequentemente não são objeto de análise nos currículos da graduação. Concluí-se com a proposição de um quadro de formação que proporcione ao aluno a compreensão de outras facetas do saber matemático, além do lógico-formal que se apresenta como o modelo predominante nas universidades.
id IFCE-1_b5f3a244ce108fca085b949ff28e976d
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/384
network_acronym_str IFCE-1
network_name_str Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
repository_id_str
spelling FILOSOFIA DA MATEMÁTICA NUM CURSO DE LICENCIATURA: IMPLICAÇÕES PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSORO modelo standart de disposição das disciplinas obrigatórias na formação de um licenciado em Matemática oportuniza a constituição e evolução profissional dicotômicas. De um lado, as disciplinas de cunho específico; do outro, as disciplinas de natureza pedagógica. Este modo de organização curricular e concepção de formação é alvo de questionamentos no âmbito nacional e internacional. Além disso, há que se observar determinadas incoerências da contribuição de cada área, tais como: apresentação de teorias pedagógicas gerais que se prestam apenas como um conteúdo informacional e não operacional para o ensino de Matemática; o formalismo extremado dos conteúdos específicos e a carência de propostas metodológicas para o ensino de Matemática; o tratamento meramente lógico e axiomático de conteúdos que poderiam propiciar ao professor em formação um viés histórico, filosófico e epistemológico. Desta forma, discuti-se neste artigo a incorporação de Filosofia da Educação Matemática como uma dimensão necessária para a formação do professor de Matemática. Além disso, sugerem-se alguns conteúdos que frequentemente não são objeto de análise nos currículos da graduação. Concluí-se com a proposição de um quadro de formação que proporcione ao aluno a compreensão de outras facetas do saber matemático, além do lógico-formal que se apresenta como o modelo predominante nas universidades.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)Alves, Francisco Regis VieiraBorges Neto, Hermínio2011-10-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/38410.21439/conexoes.v6i1.384Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 6, No. 1 (2012)2176-01441982-176Xreponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)instacron:IFCEporhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/384/320info:eu-repo/semantics/openAccess2022-08-22T12:53:00Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/384Revistahttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoesPUBhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/oaiconexoes@ifce.edu.br2176-01441982-176Xopendoar:2022-08-22T12:53Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)false
dc.title.none.fl_str_mv FILOSOFIA DA MATEMÁTICA NUM CURSO DE LICENCIATURA: IMPLICAÇÕES PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR
title FILOSOFIA DA MATEMÁTICA NUM CURSO DE LICENCIATURA: IMPLICAÇÕES PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR
spellingShingle FILOSOFIA DA MATEMÁTICA NUM CURSO DE LICENCIATURA: IMPLICAÇÕES PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR
Alves, Francisco Regis Vieira
title_short FILOSOFIA DA MATEMÁTICA NUM CURSO DE LICENCIATURA: IMPLICAÇÕES PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR
title_full FILOSOFIA DA MATEMÁTICA NUM CURSO DE LICENCIATURA: IMPLICAÇÕES PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR
title_fullStr FILOSOFIA DA MATEMÁTICA NUM CURSO DE LICENCIATURA: IMPLICAÇÕES PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR
title_full_unstemmed FILOSOFIA DA MATEMÁTICA NUM CURSO DE LICENCIATURA: IMPLICAÇÕES PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR
title_sort FILOSOFIA DA MATEMÁTICA NUM CURSO DE LICENCIATURA: IMPLICAÇÕES PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR
author Alves, Francisco Regis Vieira
author_facet Alves, Francisco Regis Vieira
Borges Neto, Hermínio
author_role author
author2 Borges Neto, Hermínio
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Francisco Regis Vieira
Borges Neto, Hermínio
description O modelo standart de disposição das disciplinas obrigatórias na formação de um licenciado em Matemática oportuniza a constituição e evolução profissional dicotômicas. De um lado, as disciplinas de cunho específico; do outro, as disciplinas de natureza pedagógica. Este modo de organização curricular e concepção de formação é alvo de questionamentos no âmbito nacional e internacional. Além disso, há que se observar determinadas incoerências da contribuição de cada área, tais como: apresentação de teorias pedagógicas gerais que se prestam apenas como um conteúdo informacional e não operacional para o ensino de Matemática; o formalismo extremado dos conteúdos específicos e a carência de propostas metodológicas para o ensino de Matemática; o tratamento meramente lógico e axiomático de conteúdos que poderiam propiciar ao professor em formação um viés histórico, filosófico e epistemológico. Desta forma, discuti-se neste artigo a incorporação de Filosofia da Educação Matemática como uma dimensão necessária para a formação do professor de Matemática. Além disso, sugerem-se alguns conteúdos que frequentemente não são objeto de análise nos currículos da graduação. Concluí-se com a proposição de um quadro de formação que proporcione ao aluno a compreensão de outras facetas do saber matemático, além do lógico-formal que se apresenta como o modelo predominante nas universidades.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-10-26
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/384
10.21439/conexoes.v6i1.384
url http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/384
identifier_str_mv 10.21439/conexoes.v6i1.384
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/384/320
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
dc.source.none.fl_str_mv Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 6, No. 1 (2012)
2176-0144
1982-176X
reponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
instacron:IFCE
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
instacron_str IFCE
institution IFCE
reponame_str Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
collection Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
repository.name.fl_str_mv Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
repository.mail.fl_str_mv conexoes@ifce.edu.br
_version_ 1757994112466812929