A formação de professores de matemática nos cursos de Licenciatura em Educação do Campo.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LIMA, Aldinete Silvino de.
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: LIMA, Iranete Maria da Silva.
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35916
Resumo: Apresentamos um recorte do projeto de doutorado em fase inicial de desenvolvimento que objetiva compreender a formação de professores de Matemática nas Licenciaturas em Educação do Campo e a prática do professor formador quanto ao ensino de conteúdos matemáticos articulados aos processos formativos inerentes à Educação do Campo. Para tanto, tomamos por referência sobre Educação do Campo os estudos de Molina (2015), Caldart (2012) e Fernandes (2012) e sobre a formação de professores de Matemática, os estudos de Nacarato e Paiva (2013), Fiorentini (2008) e Curi (2000). Apoiamo-nos também na perspectiva da Educação Matemática Crítica especificamente no que se refere à cenários para investigação segundo Skovsmose (2008, 2014). Buscamos, portanto, estabelecer uma articulação entre esses domínios na perspectiva da Educação Matemática Crítica. Em seguida apresentamos a metodologia e breves considerações sobre a pesquisa.
id UFCG_5afe346e17a9d94a1322455156d76538
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/35916
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling A formação de professores de matemática nos cursos de Licenciatura em Educação do Campo.The training of mathematics teachers in Degree courses in Rural Education.Professores de matemáticaLicenciatura em Educação do CampoFormação docente - matemáticaEducação do CampoEducação MatemáticaMath teachersDegree in Rural EducationTeacher training - mathematicsCountryside EducationMathematics EducationEducação.Apresentamos um recorte do projeto de doutorado em fase inicial de desenvolvimento que objetiva compreender a formação de professores de Matemática nas Licenciaturas em Educação do Campo e a prática do professor formador quanto ao ensino de conteúdos matemáticos articulados aos processos formativos inerentes à Educação do Campo. Para tanto, tomamos por referência sobre Educação do Campo os estudos de Molina (2015), Caldart (2012) e Fernandes (2012) e sobre a formação de professores de Matemática, os estudos de Nacarato e Paiva (2013), Fiorentini (2008) e Curi (2000). Apoiamo-nos também na perspectiva da Educação Matemática Crítica especificamente no que se refere à cenários para investigação segundo Skovsmose (2008, 2014). Buscamos, portanto, estabelecer uma articulação entre esses domínios na perspectiva da Educação Matemática Crítica. Em seguida apresentamos a metodologia e breves considerações sobre a pesquisa.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20152024-06-05T11:27:58Z2024-06-052024-06-05T11:27:58Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35916LIMA, Aldinete Silvino de; LIMA, Iranete Maria da Silva. A formação de professores de matemática nos cursos de licenciatura em educação do campo. In: IV SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NOS CONTEXTOS DE EDUCAÇÃO DO CAMPO, 4., 2015, Caruaru-PE. Anais [...]. Universidade Federal de Pernambuco - UFPE, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35916porLIMA, Aldinete Silvino de.LIMA, Iranete Maria da Silva.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-06-05T11:28:22Zoai:localhost:riufcg/35916Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-06-05T11:28:22Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv A formação de professores de matemática nos cursos de Licenciatura em Educação do Campo.
The training of mathematics teachers in Degree courses in Rural Education.
title A formação de professores de matemática nos cursos de Licenciatura em Educação do Campo.
spellingShingle A formação de professores de matemática nos cursos de Licenciatura em Educação do Campo.
LIMA, Aldinete Silvino de.
Professores de matemática
Licenciatura em Educação do Campo
Formação docente - matemática
Educação do Campo
Educação Matemática
Math teachers
Degree in Rural Education
Teacher training - mathematics
Countryside Education
Mathematics Education
Educação.
title_short A formação de professores de matemática nos cursos de Licenciatura em Educação do Campo.
title_full A formação de professores de matemática nos cursos de Licenciatura em Educação do Campo.
title_fullStr A formação de professores de matemática nos cursos de Licenciatura em Educação do Campo.
title_full_unstemmed A formação de professores de matemática nos cursos de Licenciatura em Educação do Campo.
title_sort A formação de professores de matemática nos cursos de Licenciatura em Educação do Campo.
author LIMA, Aldinete Silvino de.
author_facet LIMA, Aldinete Silvino de.
LIMA, Iranete Maria da Silva.
author_role author
author2 LIMA, Iranete Maria da Silva.
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv LIMA, Aldinete Silvino de.
LIMA, Iranete Maria da Silva.
dc.subject.por.fl_str_mv Professores de matemática
Licenciatura em Educação do Campo
Formação docente - matemática
Educação do Campo
Educação Matemática
Math teachers
Degree in Rural Education
Teacher training - mathematics
Countryside Education
Mathematics Education
Educação.
topic Professores de matemática
Licenciatura em Educação do Campo
Formação docente - matemática
Educação do Campo
Educação Matemática
Math teachers
Degree in Rural Education
Teacher training - mathematics
Countryside Education
Mathematics Education
Educação.
description Apresentamos um recorte do projeto de doutorado em fase inicial de desenvolvimento que objetiva compreender a formação de professores de Matemática nas Licenciaturas em Educação do Campo e a prática do professor formador quanto ao ensino de conteúdos matemáticos articulados aos processos formativos inerentes à Educação do Campo. Para tanto, tomamos por referência sobre Educação do Campo os estudos de Molina (2015), Caldart (2012) e Fernandes (2012) e sobre a formação de professores de Matemática, os estudos de Nacarato e Paiva (2013), Fiorentini (2008) e Curi (2000). Apoiamo-nos também na perspectiva da Educação Matemática Crítica especificamente no que se refere à cenários para investigação segundo Skovsmose (2008, 2014). Buscamos, portanto, estabelecer uma articulação entre esses domínios na perspectiva da Educação Matemática Crítica. Em seguida apresentamos a metodologia e breves considerações sobre a pesquisa.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2024-06-05T11:27:58Z
2024-06-05
2024-06-05T11:27:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35916
LIMA, Aldinete Silvino de; LIMA, Iranete Maria da Silva. A formação de professores de matemática nos cursos de licenciatura em educação do campo. In: IV SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NOS CONTEXTOS DE EDUCAÇÃO DO CAMPO, 4., 2015, Caruaru-PE. Anais [...]. Universidade Federal de Pernambuco - UFPE, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35916
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35916
identifier_str_mv LIMA, Aldinete Silvino de; LIMA, Iranete Maria da Silva. A formação de professores de matemática nos cursos de licenciatura em educação do campo. In: IV SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NOS CONTEXTOS DE EDUCAÇÃO DO CAMPO, 4., 2015, Caruaru-PE. Anais [...]. Universidade Federal de Pernambuco - UFPE, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35916
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744623207186432