Multiculturalismo e alfabetização sob a perspectiva da pedagogia histórico-crítica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/240601 |
Resumo: | Este artigo discorre sobre o multiculturalismo na alfabetização e objetiva discutir essa temática sob a perspectiva da Pedagogia Histórico-Crítica, a fim de contribuir com os estudos acerca do currículo. Para tanto, desenvolveu-se uma pesquisa documental, fundamentada nos pressupostos da Pedagogia Histórico-Crítica e da Psicologia Histórico-Cultural, em documentos que orientam a alfabetização no Brasil, buscando aproximações e contradições com multiculturalismo. Como resultado preliminar, constata-se que a maioria desses documentos prioriza a inserção do multiculturalismo no currículo, em detrimento das formas mais elaboradas de leitura e de escrita, bem como de conteúdos primordiais para a aprendizagem. Desse modo, defende-se um currículo pensado a partir da Pedagogia Histórico-Crítica, a qual apresenta contribuições imprescindíveis para uma educação emancipatória e humanizadora. |
id |
UFSC_c225566e366b708b4ea00505b158eb80 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/240601 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Multiculturalismo e alfabetização sob a perspectiva da pedagogia histórico-críticaPedagogia Histórico-CríticacurrículomulticulturalismoEste artigo discorre sobre o multiculturalismo na alfabetização e objetiva discutir essa temática sob a perspectiva da Pedagogia Histórico-Crítica, a fim de contribuir com os estudos acerca do currículo. Para tanto, desenvolveu-se uma pesquisa documental, fundamentada nos pressupostos da Pedagogia Histórico-Crítica e da Psicologia Histórico-Cultural, em documentos que orientam a alfabetização no Brasil, buscando aproximações e contradições com multiculturalismo. Como resultado preliminar, constata-se que a maioria desses documentos prioriza a inserção do multiculturalismo no currículo, em detrimento das formas mais elaboradas de leitura e de escrita, bem como de conteúdos primordiais para a aprendizagem. Desse modo, defende-se um currículo pensado a partir da Pedagogia Histórico-Crítica, a qual apresenta contribuições imprescindíveis para uma educação emancipatória e humanizadora.2022-10-13T13:01:32Z2022-10-13T13:01:32Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/240601Leonardo, Adriany de MoraisPureza, Demilto Yamaguchi daHack, Cássiaporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-13T13:01:32Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/240601Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-10-13T13:01:32Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Multiculturalismo e alfabetização sob a perspectiva da pedagogia histórico-crítica |
title |
Multiculturalismo e alfabetização sob a perspectiva da pedagogia histórico-crítica |
spellingShingle |
Multiculturalismo e alfabetização sob a perspectiva da pedagogia histórico-crítica Leonardo, Adriany de Morais Pedagogia Histórico-Crítica currículo multiculturalismo |
title_short |
Multiculturalismo e alfabetização sob a perspectiva da pedagogia histórico-crítica |
title_full |
Multiculturalismo e alfabetização sob a perspectiva da pedagogia histórico-crítica |
title_fullStr |
Multiculturalismo e alfabetização sob a perspectiva da pedagogia histórico-crítica |
title_full_unstemmed |
Multiculturalismo e alfabetização sob a perspectiva da pedagogia histórico-crítica |
title_sort |
Multiculturalismo e alfabetização sob a perspectiva da pedagogia histórico-crítica |
author |
Leonardo, Adriany de Morais |
author_facet |
Leonardo, Adriany de Morais Pureza, Demilto Yamaguchi da Hack, Cássia |
author_role |
author |
author2 |
Pureza, Demilto Yamaguchi da Hack, Cássia |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leonardo, Adriany de Morais Pureza, Demilto Yamaguchi da Hack, Cássia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pedagogia Histórico-Crítica currículo multiculturalismo |
topic |
Pedagogia Histórico-Crítica currículo multiculturalismo |
description |
Este artigo discorre sobre o multiculturalismo na alfabetização e objetiva discutir essa temática sob a perspectiva da Pedagogia Histórico-Crítica, a fim de contribuir com os estudos acerca do currículo. Para tanto, desenvolveu-se uma pesquisa documental, fundamentada nos pressupostos da Pedagogia Histórico-Crítica e da Psicologia Histórico-Cultural, em documentos que orientam a alfabetização no Brasil, buscando aproximações e contradições com multiculturalismo. Como resultado preliminar, constata-se que a maioria desses documentos prioriza a inserção do multiculturalismo no currículo, em detrimento das formas mais elaboradas de leitura e de escrita, bem como de conteúdos primordiais para a aprendizagem. Desse modo, defende-se um currículo pensado a partir da Pedagogia Histórico-Crítica, a qual apresenta contribuições imprescindíveis para uma educação emancipatória e humanizadora. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021 2022-10-13T13:01:32Z 2022-10-13T13:01:32Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/240601 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/240601 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652032465174528 |